Tópico das Casas

Há uns tempos estava a ver este video e o tipo diz que o apartamento tem 97m2 uteis, a olhar não daria mais de 75 m2, não sei como andam a medir as areas.

https://www.youtube.com/watch?v=11Aq...b_channel=epsy

A sala / cozinha open space é a única coisa de dimensões relativamente grandes...

Eu diria que o conjunto sala + cozinha tem entre 30-35m2

O quarto pequeno não tem mais de 10..
A suite tem uns 15, se tiver...
A casa de banho maior é capaz de ter uns 7, a da suite não tem mais de 5... Já a ser generoso.

Sem contar com o corredor, esse apartamento deve ter uns 70-75m2 no máximo..... 97 úteis? Sem a mínima chance.

Por coincidência, ainda ontem estive a ver um T3 cuja sala / cozinha deve ser um bocadinho maior do que essa, tem 2 quartos de 11m2 cada um, uma suite grande, uma casa de banho bem grande e uma pequena, e esse sim tem exatamente 97m2... E nota-se perfeitamente que é bem maior do que esse do vídeo..

Depende de quem faz. Eu conto com tudo e atribuo valores por m2 consoante o tipo de espaço e fatores de majoração para a exposição solar, vistas, etc.

Tenho 2 amigos que vivem em predios com garagem por elevador.
poupa muito espaço mas quando avaria ninguem sai ou entra e os custos de condomínio aumentam substancialmente.
mas é uma solução....

Vivo num prédio com elevador de carros. Devido à reduzida área de implantação do prédio nem havia outra opção.

Na minha óptica é uma solução de recurso absoluto, só mesmo quando não há outra maneira

Resumindo, um bom apartamento deveria ter:
-Todos os quartos suites
-1 wc social
-garagem fechada de acordo com a tipologia (t1 - 1 lugar, t2 - 2 lugares, t3 - 3 lugares, etc) se não for possível garagem fechada, lugares de garagem
-idealmente terraço ou varanda
-despensa
-arrecadação

Quanto a áreas não precisava de ser gigante
- Quartos 15m2 + 5m2 wc
​​​​​​- Cozinha 15m2
- Sala 20m2 (t1), 30m2 (t2), 40m2(t3),
- Despensa 5m2
- Varanda 10m2 / Terraço - 30m2
- wc social - 3m2

Penso que não me esqueci de nada 😁

Contas à merceeiro um t2 uns 100m2 (com corredores).

Cheguei a partilhar as fotos das chapas que comprei para os tampos da cozinha, um ano e um mês depois estão transformadas.
c8bdb7c9174fa2eea4d90d74ed1d7443.jpg

a16d43724a8ac03b3092228430b141e8.jpg

39812628b8474cd24b54a9dc4a1a9689.jpg

Apresento-vos finalmente um T2 que reputo de muito bom, em termos de áreas e em termos de organização do espaço.

EDC341F7-9AE9-4D4A-A7C6-DC3E6B2BD3A6.png

Foi o único até agora que me encheu as medidas a 100%.

Depende. Mas já se começa a ver sim. Quando as diferenças são muito grandes.
Há prédios onde a cada piso sobes 10.000€ e isto num prédio de 15 andares quer dizer que o mesmo T2 custa mais 150.000€ no último andar do que no 1º.
Já vi casos da mesma casa (T3) com a sala virada a sul 830.000€ com a sala virada a norte 720.000€... A mesma casa e o mesmo piso.

Mas tudo depende de quem faz a Propriedade Horizontal. A grande maioria faz por área. Mas alguns não. Até porque pode entrar também a arrecadação, o lugar de garagem, os terraços, ou varandas. Tanta coisa.
Conheço casos de Permilagens todas iguais, mesmo em prédios altos, mas que têm lugares de garagem muito diferentes, ou arrecadações. O que também é chato.

A verdade é que a "lei" refere o valor do apartamento. Agora que para chegar a esse valor o m2 tem muito peso, também é verdade.

no meu havia variação grande consoante o piso e até consoante a posição no piso para uma mesma área mas a permilagem é rigorosamente para a mesma tipologia (e apesar da área exterior variar bastante com o piso).

Last edited:
A nivel de contratos de manutenção de cobertura, pintura de fachada, porteira, luz, lavagem de escada, manutenção de elevadores ou cuidados de garagem comum o que raio tem a ver a vista ou brisa do decimo andar compararivamente ou primeiro?não usufruem todos do mesmo? Ou agora já andam a tentar meter o r/c no patamar das lojas........

Resumindo, um bom apartamento deveria ter:
-Todos os quartos suites
-1 wc social
-garagem fechada de acordo com a tipologia (t1 - 1 lugar, t2 - 2 lugares, t3 - 3 lugares, etc) se não for possível garagem fechada, lugares de garagem
-idealmente terraço ou varanda
-despensa
-arrecadação

Quanto a áreas não precisava de ser gigante
- Quartos 15m2 + 5m2 wc
​​​​​​- Cozinha 15m2
- Sala 20m2 (t1), 30m2 (t2), 40m2(t3),
- Despensa 5m2
- Varanda 10m2 / Terraço - 30m2
- wc social - 3m2

Penso que não me esqueci de nada 😁

Contas à merceeiro um t2 uns 100m2 (com corredores).

Para mim este está proximo de um t3 perfeito, só peca pelo facto da cozinha não estar ao lado da sala.
https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/luxuoso-t3-com-garagem-e-terracos-ID19we5.html#dda3271a7c

Back