Tópico das Casas

Certo, é uma questão de fazer projeções (ninguém sabe quando vai parar a Euribor ) e fazer contas.

Em 100k, os 2% são 2k

E certamente dará mais tarde para renegociar

Eu estou a dizer isto, mas transferi no inicio deste mes um dos emprestimos para o bankinter.
O meu contrato ia ser renegociado agora em Março.
Fixei a 5 anos e a diferenca ainda sao algumas centenas de euros a menos por mes.
A tx do bce, ja vai em 3%. Geralmente, as txs euribor costumam estar ligeiramente acima da tx do bce.
a tx do bce, ao que tudo indica, ira ja em julho para 3,75%.
Isto mais o spread...
Como dizia um filosofo da nossa praca, é fazer as contas [:D]

As rendas até posso concordar que quando fizeram o contrato já sabiam se era grande ou não a taxa de esforço (tirando situações de morte, desemprego, divórcio, etc).

Mas no CH as pessoas foram um bocado apanhadas de surpresa, podem ter feito CH com taxa de esforço de 1/3 e com a subida da Euribor facilmente estarem com taxas de esforço de 60% ou +.

Posto isto não irei beneficiar por isso estou à vontade para falar.

No CH é dar um beneficio fiscal em termos de IRS aos sujeitos passivos, uma determinada % sobre os juros. Pronto.

Nas rendas é colocar tetos ao preço das rendas para diminuir a especulação. Pronto

No CH é dar um beneficio fiscal em termos de IRS aos sujeitos passivos, uma determinada % sobre os juros. Pronto.

Nas rendas é colocar tetos ao preço das rendas para diminuir a especulação. Pronto

Sim, por mim poderiam ser essas medidas.

Embora como disse, nas rendas não me parece que faça muito sentido porque quem arrendou já sabia ao que ia.

No crédito é que ainda há a mudança brusca da conjuntura.

Sim, por mim poderiam ser essas medidas.

Embora como disse, nas rendas não me parece que faça muito sentido porque quem arrendou já sabia ao que ia.

No crédito é que ainda há a mudança brusca da conjuntura.

Discordo totalmente.

Quando contratas taxa variável no CH sabes ao que vais: sabes que uma das componentes da TAN é precisamente variável, dependente de diversos factores que tu não controlas, e até te apresentam os custos baseados no pior cenário dos últimos 20 anos.

Neste momento, estou a renegociar transferência do crédito habitação.
Proposta Bankinter:
- Prazo 30 anos
- Taxa fixa 3,25%, nos primeiros 5 anos
- Após este período, taxa variável Euribor 12 meses + Spread 1,10%
- Inclui reembolso de custos de transferência

Condições:
- Domiciliação de ordenado ou transferência mensal de 700€
- Seguro Multi Riscos no Bankinter

Aguarda aprovação do seguro de vida fora do banco, sem aumento de spread.

Proposta negociada através de intermediário de crédito.

Discordo totalmente.

Quando contratas taxa variável no CH sabes ao que vais: sabes que uma das componentes da TAN é precisamente variável, dependente de diversos factores que tu não controlas, e até te apresentam os custos baseados no pior cenário dos últimos 20 anos.

Uma coisa é uma subida aos poucos ao longo dos anos dos empréstimos.

Outra completamente diferente é o que se está a passar agora.

Eu que sou uma pessoa que tenta estar acautelado e que felizmente para já não estou a ter dificuldades em lidar com a situação pois fruto de capital acumulado temos feito amortizações, aceito perfeitamente que uma pessoa que tenha tido o cuidado em escolher algo de acordo com as suas posses e tenha feito um CH cuja mensalidade seja 1/3 do rendimento mensal possa estar agora em dificuldades com mensalidade de 50/60%.

A subida foi / tem sido expressiva (muito) e rápida , penso que deve ser feito algo.

Falamos das casas das pessoas e de uma política monetária que vemos agora que fracassou e mais uma vez as pessoas é que estão a pagar.

As pessoas devem ser precavidas mas parece-me que este acontecimento ultrapassa essa situação.

Mas amigos na mesma. 😀

Neste momento, estou a renegociar transferência do crédito habitação.
Proposta Bankinter:
- Prazo 30 anos
- Taxa fixa 3,25%, nos primeiros 5 anos
- Após este período, taxa variável Euribor 12 meses + Spread 1,10%
- Inclui reembolso de custos de transferência

Condições:
- Domiciliação de ordenado ou transferência mensal de 700€
- Seguro Multi Riscos no Bankinter

Aguarda aprovação do seguro de vida fora do banco, sem aumento de spread.

Proposta negociada através de intermediário de crédito.

Depois diz se autorizaram, na altura quando fiz o meu, ficou acordado ser um seguro de via no banco e outro fora.

Por preguiça tenho mantido os dois…

Por outro lado, uma boa forma de agarrar as pessoas a uma taxa fixa alta a muitos anos, ainda para mais nesta altura.

O € fica garantido. Tudo Mais previsível. Para
Ambos os lados

O banco nunca perde 👌

Pois....
Cheira-me mais a esta opção...
Alguém a procura de comprar seguros com a casa a arder... E do outro lado o vendedor a esfregar as mãos porque sabe que pode cobrar qualquer valor...

Boas pessoal. Ontem foi a minha vez de ir ao Montepio renegociar o meu crédito habitação. Antes tinha spread de 1.2 com taxa variável de 12 meses, proposta atual 0.85 spread taxa variável de 3 meses poupança na volta de 120 e tal euros que acham?

Fico a pagar por volta dos 465 euros mensais.

Spread de 0.85 e Euribor 3M?????
Eu diria ACEITA isso.... Ontem!

O que tens que comprar para te darem esse spread/condições?

Uma coisa é uma subida aos poucos ao longo dos anos dos empréstimos.

Outra completamente diferente é o que se está a passar agora.

Eu que sou uma pessoa que tenta estar acautelado e que felizmente para já não estou a ter dificuldades em lidar com a situação pois fruto de capital acumulado temos feito amortizações, aceito perfeitamente que uma pessoa que tenha tido o cuidado em escolher algo de acordo com as suas posses e tenha feito um CH cuja mensalidade seja 1/3 do rendimento mensal possa estar agora em dificuldades com mensalidade de 50/60%.

A subida foi / tem sido expressiva (muito) e rápida , penso que deve ser feito algo.

Falamos das casas das pessoas e de uma política monetária que vemos agora que fracassou e mais uma vez as pessoas é que estão a pagar.

As pessoas devem ser precavidas mas parece-me que este acontecimento ultrapassa essa situação.

Mas amigos na mesma. 😀

A maior parte dos que arrendaram foi porque não conseguiram comprar, e ficam prejudicados também porque subsidiar quem tem CH faz com que os preços continuem a subir.

Acho que a haver intervenção deveria ser com moratórias por exemplo ficar 1 ou 2 anos a pagar apenas juro.

Por outro lado, uma boa forma de agarrar as pessoas a uma taxa fixa alta a muitos anos, ainda para mais nesta altura.

O € fica garantido. Tudo Mais previsível. Para
Ambos os lados

O banco nunca perde 👌

Certo, mas nesta conjuntura 3.5% não me parece escandaloso.

Quando descer irá para quanto ? 2% Euribor + 1% spread?

E quando é que será?

A maior parte dos que arrendaram foi porque não conseguiram comprar, e ficam prejudicados também porque subsidiar quem tem CH faz com que os preços continuem a subir.

Acho que a haver intervenção deveria ser com moratórias por exemplo ficar 1 ou 2 anos a pagar apenas juro.

A questão aqui é tentar combater algo que apareceu repentinamente podem ser as medidas que referes ou outras mas algo provavelmente será necessário.

Deixar cair não me parece que aconteça porque têm o passado muito fresco.

Daí esqueçam as casas baratas

isso é um comentário da treta, porque no final de 2021 haviam bancos a fazer CH a 40 anos com 1,3% de taxa fixa..

Quando não havia guerra nem era expectável que as taxas subissem desta forma.

Eu trabalho com bancos há 14 anos. E tenho uma visão muito especial sobre a forma como funcionam. De forma transversal diga se. Novamente, o banco nunca perde, como já aqui tinha referido

Portanto da treta é o teu comentário.

Voltar
Superior