Tópico das Casas

Acho que estás a generalizar muito.
Primeiro o tema transportes públicos é sempre o mesmo. Se não sabes as vidas das pessoas como podes dizer para irem de transportes?
Há crianças, há empregos, há necessidades que possam "obrigar" a carro. Digo "obrigar" porque de certeza que também se faz de transportes. Pode é demorar horas e horas.

Depois continuas na teimosia da cidade, falaste em queluz.
Procurei por T3 queluz, construção nova. Só há isto:
https://www.idealista.pt/imovel/32222957/?xtmc=1_1_queluz&xtcr=0
440.000€ por uma moradia em Casal de Cambra.... :sh)

Também me apareceu depois um apartamento novo de 390.000€

Já não estamos a falar de pechinchas. E queluz não tem metro.

E compra lá construção de 40/50 em Sintra a ver se aguenta um terramoto.

Mas olha que no fundo é aí que quero chegar.
A procura desenfreada por cidade, faz os preços na periferia proxima chegarem a preços...ridiculos ! Incluindo queluz que é ao lado da amadora.

E nao tem metro nao.
Uma autêntica porcaria em autocarros.
Só safa o comboio e mesmo assim se n morares perto da estação, é um 31 de subidas e descidas ou estacionamento lá.

Eu nao sei nem é esse o ponto, cada 1 tem a sua vida.
Mas há que encarar que carro seja em LX centro ou à volta ou mesmo periferia para ir todos os dias po centro, é preciso....coragem !

Leiam o que foi anunciado.

só é pago metade do excesso acima de 3 pontos do contratado, até esse valor.

é uma mão cheia de nada para a maioria dos casos.
E mais uma vez, quem se precaveu com taxas ou prestações fixas fica a xuxar no dedo e a pagar para a festa dos vizinhos... 😤🥂

Edd :)

• Like
Reactions: AMR
Em Lisboa os mais caros estão sempre cheios, a clientela deve ser os mesmos que comprar as casas vendidas a peso de ouro.

Last edited:
Os ultimos meses os restaurantes aumentaram os preços, alguem já notou menos gente nos restaurantes?

há medida que os juros sobem, e os créditos forem atualizados, as pessoas retraem-se nos consumos

por isso manter os juros altos durante muito tempo é mau para a economia

há menos dinheiro disponível

há medida que os juros sobem, e os créditos forem atualizados, as pessoas retraem-se nos consumos

A ideia é mesmo essa!

Até conheço algumas coisas que tem comprado casa em Lisboa, todas têm uma coisa em comum, o dinheiro não vem de trabalho em Portugal, ou são emigrantes, ou poupanças de família, ou trabalham em Portugal diretamente para o estrangeiro.

mas também digo que a maioria usou empréstimos e está muito alavancada a continuar receber bons salários, se a situação económica se alterar facilmente podem ter um problema.

constrasta um pouco com o que leio que anda tudo a comprar casas em lisboa a pronto e com muita robustez financeira.

entretanto nos EUA as empresas de imobiliário para escritórios já estão a começar a ir ao ar, com o mercado de escritórios a não se esperar que recupere para níveis pre covid até 2030.

Para quem não tem divida e tem capital aplicado em poupanças, talvez seja o contrário.
Juros altos -> mais dinheiro disponível. 😊

Eu estou cada vez mais inclinado a estourar as poupanças todas para amortizar.

Na próxima atualização vai ser um estouro.

Pelas minhas contas por alto, se não tivéssemos feito amortizacoes, na próxima atualização iria certamente passar os 36% de taxa de esforço.

De vez em quando lá estou eu em pleno marquês à espera de transporte.
E tenho colegas que vivem ali, e tambem pelo Saldanha.
Eu só penso, porra, eu nem 10 min aqui me sinto confortável quanto mais morar aqui :D

Mas é como dizes, são gostos

Gosto mt de LX mas é só de passagem por baixo do chão :D

Isso normalmente também tem muito a ver com idades, jovens gostam de estar centrais, ir beber copos sem stress de como voltar para casa, espontâneadade para combinar coisas, apenas possível quando vivem todos perto. Conveniência de acesso a
serviços e actividades ao virar da esquina.

com a idade, outras responsabilidades, outros gostos, em que para muita gente com a idade a tolerância para barulhos e confusão reduz e é normal preferirem zonas mais afastadas.

Isso normalmente também tem muito a ver com idades, jovens gostam de estar centrais, ir beber copos sem stress de como voltar para casa, espontâneadade para combinar coisas, apenas possível quando vivem todos perto. Conveniência de acesso a
serviços e actividades ao virar da esquina.

com a idade, outras responsabilidades, outros gostos, em que para muita gente com a idade a tolerância para barulhos e confusão reduz e é normal preferirem zonas mais afastadas.

acho que tens razão

os jovens querem é conviver, divertir-se, e preferem os grandes centros urbanos

e os velhos querem é sossego, tranquilidade, entreterem-se com alguma coisa no jardim, ou no campo

não há mesmo pachorra para as confusões, barulho

Após mais uma pesquisa pelos portais de imobiliário continuo a não ver muitas casas com descida de preço.

Normalmente o preço mantém - se ou reduz muito pouco 5%.

Já na construção nova, vejo subidas de preço. E muito significativas.

A ideia é mesmo essa!

Pois é. Menos consumo e idealmente a inflação baixa, os preços corrigem

Só que a ser à bruta leva facilmente a um cenário de despedimentos e insolvência em massa. E aí, o que acontece?
Mais, a dívida pública, cada vez mais cara de se financiar, como fica?

Também existem casas no centro.
Custam é normalmente uma pequena fortuna.

por falar nisso

eu trabalho ali na zona do metro do campo grande, ao lado do estádio de alvalade

e no início da Alameda das Linhas de Torres tem lá cada palacete...com enormes espaços verdes

aquilo deve valer uma fortuna

um desses palacetes tem uma placa de Prémio Valmor, ou algo assim, de arquitetura, uma fachada linda mas tudo o resto em ruínas

estes palacetes estão "abandonados" há décadas

Pois é. Menos consumo e idealmente a inflação baixa, os preços corrigem

Só que a ser à bruta leva facilmente a um cenário de despedimentos e insolvência em massa. E aí, o que acontece?
Mais, a dívida pública, cada vez mais cara de se financiar, como fica?

Mas está a ser à bruta?

Só para informar que o Bankinter está com imensos processos de crédito habitação ou transferência de crédito com taxa fixa e bastante atrasado nas respostas.

Eles têm uma campanha de taxa fixa de 3,25% a 2 ou 5 anos, que penso ser a mais baixa disponível no mercado, neste momento.
Esta campanha devia ter acabado no dia 28 de Fevereiro, mas a "avalanche" de processos foi de tal ordem, que alargaram o período da campanha até dia 10 de Março. (Esta informação consta no site do Bankinter, quando se faz a simulação do crédito).

Nota: aguardo aprovação da transferência do meu crédito para o Bankinter, há quase 2 semanas.​

Só para informar que o Bankinter está com imensos processos de crédito habitação ou transferência de crédito com taxa fixa e bastante atrasado nas respostas.

Eles têm uma campanha de taxa fixa de 3,25% a 2 ou 5 anos, que penso ser a mais baixa disponível no mercado, neste momento.
Esta campanha devia ter acabado no dia 28 de Fevereiro, mas a "avalanche" de processos foi de tal ordem, que alargaram o período da campanha até dia 10 de Março. (Esta informação consta no site do Bankinter, quando se faz a simulação do crédito).

Nota: aguardo aprovação da transferência do meu crédito para o Bankinter, há quase 2 semanas.​

Até fico tentado a pedir alteração da variável para a fixa.

Back