Tópico das Casas

Mesmo Cá por baixo vejo mais esse tipo de solução de salas com pé direito até ao primeiro piso em zonas tipicas de calor e praia estilo aroeira, troia e restante sul veraneante.

Nem quero imaginar um inverno num tecto alto em invernos de microclimas estilo sintra.

Tem que se ir para A/C

Há algum levantamento do número de casas compradas segmentado por preço?
Do tipo - 2000 habitações até 200k, 1000 até 500k, 200 até 1M, etc

Confesso que além da perplexidade com que vejo alguns valores pedidos tenho uma certa curiosidade em saber se se vendem assim tantas casas destes valores.

Adoro o conceito de pé direito alto, mas depois vem a racionalidade e lá me demove facilmente.

A casa onde cresci tinha uma cozinha com pé direito de 5 m, e limpar aquilo das teias de aranha era um bico de obra, aquecer o espaço também é difícil..

Não há grande vantagens salvo a sensação visual de conforto.

Neste momento vivo num T4, 1 só piso, penthouse, terraço +40m2, sala com varanda e cozinha e sala ligada ao terraço no mm piso, virada a sul. Deve ter uns 180m2 e tem 3 casas de banho. A suíte tem 25 m2 e a sala + cozinha (open space mas separação física sem portas) tem 50m2. Até se vivia bem cá se não tivesse vizinhos e não ouvisse barulho. As pessoas são mesmo pouco civilizadas
isto em Lisboa devia valer uns 1.5kk

Se fizesse hoje uma casa normal (térrea) com jardim à volta, seguia a mesma abordagem. Planta c menos de 200m2, grande jardim e abertura clara para o jardim.

Estes devaneios arquitetónicos de pés direitos duplos apenas se comportam quando há budget para empregados a tempo inteiro, para vidas normais façam coisas mais normais!

Esse de Belém, depende da zona. Mas com garagem, remodelado, 615.000€ nem foi mau.
Foi num destes prédios:

https://maps.app.goo.gl/kJ89MPVBinSEpkg88
Na altura, no 2º semestre 2020 / 1º semestre de 2021 não foi assim tão fácil vender. Acredito que no último trimestre de 2021 e 1º trimestre de 2022 que foi quando, pelo que sei, que se atingiu o pico tivesse sido fácil a venda, até por um valor superior. Andava tudo louco. ​

Não há casas, não se constroem casas novas em quantidade suficiente, segundo a pordata em 2002 construíram-se 125.708 casas e em 2021 19.081 casas!!!!

Cerca de 6,5x menos casas é obra.

Sobra as usadas e essas upa, upa também, é o que há.

Não há solução e as medidas prevista não vão fazer baixar o preço das casas, vão mas é arruinar outros sectores da economia.

Hoje ao almoço a pergunta era “quem é que aqui tinha direito para comprar a casa que tem…” a conclusão foi que ninguém.

Última edição:
Não há casas, não se constroem casas novas em quantidade suficiente, segundo a pordata em 2002 construíram-se 125.708 casas e em 2021 19.081 casas!!!!

Não há solução e as medidas prevista não vão fazer baixar o preço das casas, vão mas é arruinar outros sectores da economia.

Hoje ao almoço a pergunta era “quem é que aqui tinha direito para comprar a casa que tem…” a conclusão foi que ninguém.

Isso é uma verdade, mas em 2013, 2014, 2015 as casas eram baratas e ainda se construíam menos casas do que agora...

Adoro o conceito de pé direito alto, mas depois vem a racionalidade e lá me demove facilmente.

A casa onde cresci tinha uma cozinha com pé direito de 5 m, e limpar aquilo das teias de aranha era um bico de obra, aquecer o espaço também é difícil..

Neste momento vivo num T4, 1 só piso, penthouse, terraço +40m2, sala com varanda e cozinha e sala ligada ao terraço no mm piso, virada a sul. Deve ter uns 180m2 e tem 3 casas de banho. A suíte tem 25 m2 e a sala + cozinha (open space mas separação física sem portas) tem 50m2. Até se vivia bem cá se não tivesse vizinhos e não ouvisse barulho. As pessoas são mesmo pouco civilizadas

Se fizesse hoje uma casa normal (térrea) com jardim à volta, seguia a mesma abordagem. Planta c menos de 200m2, grande jardim e abertura clara para o jardim.

Estes devaneios arquitetónicos de pés direitos duplos apenas se comportam quando há budget para empregados a tempo inteiro, para vidas normais façam coisas mais normais!

Subscrevo a parte do pé direito duplo, tenho uma moradia com esta caracteristica e realmente visualmente é bonito, é diferente, entra muita luz, dá uma sensaçao de mais espaço e vê se a sala do piso de cima, mas no inverno aquela parte da sala mesmo com a temperatura do piso radiante mais elevada relativamente ao resto da sala, dá sempre aquela sensaçao de estar mais fresco, pois o calor sobe. Para limpar é também mais complicado, os vidros da parte de dentro são limpos 2 vezes por ano e o candeeiro também, tive que arranjar um escadote de propósito para o efeito😂.
Hoje, se calhar não voltava a fazer e fazia mais uma divisão no piso de cima.

Isso é uma verdade, mas em 2013, 2014, 2015 as casas eram baratas e ainda se construíam menos casas do que agora...

Haviam poucas haviam… do mal parado então.

A crise do imobiliário deixou montes de casas por vender, ainda hoje deve andar por aí uma ou outra casa dessas por concluir/vender.

Deixamos de construir de raiz e passamos para a reabilitação, o que fez dispara o preço das casas usadas.

Não há almoços grátis.

Não encarem a realidade e nunca vão resolver nada.

Só vão dar tiros ao lado do problema.

Tenho vindo a ler neste tópico e noutros sítios a repetição de: "não há casas, não se constroem casas..."
Ora bem, uma casa nova não se compra numa qualquer superfície ou loja online e produzida na China (por enquanto), é um produto que requer em primeiro lugar mão-de-obra, e isso, neste momento anda extremamente complicado.

Para haver casas, tem se haver em primeiro lugar quem as construa, e baratas de preferência 😉

Tanta gente a esquecer-se disso!
Tenho um caso bem pertinho que ilustra isso!
Moradia enorme, vários pisos, áreas gigantes, jardins... uma fortuna em manutenção, aquecimento, empregada de limpeza a tempo inteiro... para agora passarem a maior parte do tempo apenas os dois!

Vou escrever o óbvio: à medida que os anos avançam (e todos envelhecemos) cada vez faz menos sentido ter coisas que não sejam mais normais, a menos que haja muito dinheiro e aí fica ao critério de cada um... pelo menos enquanto o dinheiro durar!

Tanta gente a esquecer-se disso!
Tenho um caso bem pertinho que ilustra isso!
Moradia enorme, vários pisos, áreas gigantes, jardins... uma fortuna em manutenção, aquecimento, empregada de limpeza a tempo inteiro... para agora passarem a maior parte do tempo apenas os dois!

Vou escrever o óbvio: à medida que os anos avançam (e todos envelhecemos) cada vez faz menos sentido ter coisas que não sejam mais normais, a menos que haja muito dinheiro e aí fica ao critério de cada um... pelo menos enquanto o dinheiro durar!

Eu adoro casas grandes, mas adoro quando estão cheias com família, amigos etc

A minha casa, para apartamento, é grande! Mas quando as crias saírem vamos ver se vou ficar num apartamento de 200m2

Valer 1,5 milhões em Lisboa é completamente vago. Há várias Lisboa, se for no Saldanha ou Av. Liberdade é uma coisa se for em Benfica ou Penha de França é outra e a maior parte das localizações em termos de preço estão entre uma coisa e outra.

Eu adoro casas grandes, mas adoro quando estão cheias com família, amigos etc

A minha casa, para apartamento, é grande! Mas quando as crias saírem vamos ver se vou ficar num apartamento de 200m2

da maneira que as coisas estão os filhos saem cada vez mais tarde da casa dos pais

Preço até razoável se isso for perto do centro. Está mais engraçado se vier acompanhado com boa garagem.

Preferia não ter escadas, mas o alto pé direito da um conceito giro à casa!

Não trocava pelo meu ainda assim.

Sim aqui é mais pela diferença.
Acaba por ser uma moradia no topo de um prédio. O que até é engraçado. Acho que o pé direito duplo na sala ficou espectacular e a casa é boa.
Falta só fazer ali um acesso da cozinha para a sala.
A escada não me choca, até permite separar a zona privada da zona social (se bem que neste caso a escada está na sala... não é o ideal).
E há sempre uma suite no piso de baixo.

Voltar
Superior