Situação muito complicada, passei por isso várias vezes ao longo dos últimos 2 anos.
Nunca dou a chave a ninguém que não conheça caso a casa não esteja vazia. E das vezes em que dei a chave ao empreiteiro no final mudei os canhões das fechaduras.
Posso-te indicar 2 casos em que a coisa correu mal a dar acesso a terceiros, ainda que num deles seja impossível provar a relação directa entre uma coisa e a outra.
Estou a ficar um bocado farto de t2 novos com 80m2.
Os meus avós moram num T2 digno desse nome, de 2002 e tem 110m2.
Eu sei que as áreas da nova construção estão mais pequenas, mas há mínimos…
Pois, não sei como raio vou fazer isto. Ainda por cima a porta/fechadura foi mudada há apenas 2 anos quando comprei a casa, agora ter de mudar outra vez o canhão... :sh)
Entretanto como side note, estou em processo de transferência de crédito habitação, recebi o resultado da avaliação: 35% acima do valor da avaliação quando comprei em 2021. Ou está tudo doido ou estás avaliações são feitas a olhómetro.
Vai viver em sítios onde o m2 começa nos 4/5 mil e depois logo dizes se os 80m2 não são suficientes...
E quanto maior fosse o apartamento mais exigente seria também o vendedor, não? Se fossem uns 100m2 ficaria mais próximo dos 400k, e a tua exigência mudaria novamente.O problema reside aí.
Quanto maior é o preço por m2, mais exigente sou.
No concelho do Seixal , há t2 absolutamente normais sem condomínios xpto, a custar 300.000€. Depois vais a ver e estamos a falar de 70 e tal, 80m2.
Fui ver um T2 em odivelas também, no jardim da amoreira , e pediram-me 320k por nem 80m2.
Isto para mim não é razoável, mas pode efetivamente ser problema meu.
É confirmation bias meu ou no idealista começam a aparecer várias baixas nos preços em casas usadas?
Andou tudo a atirar o barro à parede e agora começam a ficar com pressa...
Quando iniciei o meu processo de construção, tinha um orçamento de 230k chave na mão (já tenho o terreno).
Entretanto meteu-se a pandemia e quando finalmente obtive a licença de construção e fez-se novo orçamento, este tinha passado para 260k + IVA e excluía o valor dos projetos (+-10k).
Não avancei...
O problema reside aí.
No concelho do Seixal , há t2 absolutamente normais sem condomínios xpto, a custar 300.000€. Depois vais a ver e estamos a falar de 70 e tal, 80m2.
Fui ver um T2 em odivelas também, no jardim da amoreira , e pediram-me 320k por nem 80m2.
Ou seja passava para 330k. Mais 100k e só para construção ou seja nem considerando os preços dos terrenos que tb aumentaram.
É confirmation bias meu ou no idealista começam a aparecer várias baixas nos preços em casas usadas?
Andou tudo a atirar o barro à parede e agora começam a ficar com pressa...
O problema reside aí.

Ultima hora: moradias isentas de:
- Taxa extraordinária sobre o AL
- Proibição de novas licenças de AL
- Arrendamento forçado
Estas 3 medidas apenas se irão aplicar a apartamentos.
Relativamente ao arrendamento forçadom este é aplicado apenas se o apartamento já estiver devoluto há mais de 2 anos e se encontrar numa zona de forte procura.