Tópico das Casas

Estou a ficar um bocado farto de t2 novos com 80m2.

Os meus avós moram num T2 digno desse nome, de 2002 e tem 110m2.

Eu sei que as áreas da nova construção estão mais pequenas, mas há mínimos…

É confirmation bias meu ou no idealista começam a aparecer várias baixas nos preços em casas usadas?
Andou tudo a atirar o barro à parede e agora começam a ficar com pressa...

Eu já falei nisso aqui há quase 1 mês.

Já se notam em alguns casos baixas em torno dos 10% ou até mais.

Isto sobretudo em casas até 10 anos, que eram aquelas em que a malta estava a abrir mais a boca.

Em nova construção, que é o que ando a ver com mais olhos de ver, ainda não noto grande coisa.

Tenho sábado de manhã uma reunião com um construtor de um prédio que ainda é um… terreno, e já começou com a palhaçada de que já não tem todos os andares disponíveis. lol

Avenida Brasil [:D] Cascais é cada vez mais dos Brasileiros e um dia eles serão a maioria da população em Portugal. Desde que não venham os bandidos por mim podem vir todos. Agora com a derrota do Bolsonaro muitos com dinheiro estão a fugir de lá e Portugal é cada vez mais atractivo porque os EUA estão cada vez pior com a elevada criminalidade a fazer lembrar muitas cidades do Brasil.

Situação muito complicada, passei por isso várias vezes ao longo dos últimos 2 anos.

Nunca dou a chave a ninguém que não conheça caso a casa não esteja vazia. E das vezes em que dei a chave ao empreiteiro no final mudei os canhões das fechaduras.

Posso-te indicar 2 casos em que a coisa correu mal a dar acesso a terceiros, ainda que num deles seja impossível provar a relação directa entre uma coisa e a outra.

Pois, não sei como raio vou fazer isto. Ainda por cima a porta/fechadura foi mudada há apenas 2 anos quando comprei a casa, agora ter de mudar outra vez o canhão... :sh)

Entretanto como side note, estou em processo de transferência de crédito habitação, recebi o resultado da avaliação: 35% acima do valor da avaliação quando comprei em 2021. Ou está tudo doido ou estás avaliações são feitas a olhómetro.

Last edited:
Estou a ficar um bocado farto de t2 novos com 80m2.

Os meus avós moram num T2 digno desse nome, de 2002 e tem 110m2.

Eu sei que as áreas da nova construção estão mais pequenas, mas há mínimos…

Vai viver em sítios onde o m2 começa nos 4/5 mil e depois logo dizes se os 80m2 não são suficientes...

Pois, não sei como raio vou fazer isto. Ainda por cima a porta/fechadura foi mudada há apenas 2 anos quando comprei a casa, agora ter de mudar outra vez o canhão... :sh)

Entretanto como side note, estou em processo de transferência de crédito habitação, recebi o resultado da avaliação: 35% acima do valor da avaliação quando comprei em 2021. Ou está tudo doido ou estás avaliações são feitas a olhómetro.

Eu fiz transferência de credito há uns meses, e o avaliador ligou-me a perguntar quanto queria de avaliação "para não complicar a transferencia"... vale o que vale.

Vai viver em sítios onde o m2 começa nos 4/5 mil e depois logo dizes se os 80m2 não são suficientes...

O problema reside aí.

Quanto maior é o preço por m2, mais exigente sou.

No concelho do Seixal , há t2 absolutamente normais sem condomínios xpto, a custar 300.000€. Depois vais a ver e estamos a falar de 70 e tal, 80m2.

Fui ver um T2 em odivelas também, no jardim da amoreira , e pediram-me 320k por nem 80m2.

Isto para mim não é razoável, mas pode efetivamente ser problema meu.

O problema reside aí.

No concelho do Seixal , há t2 absolutamente normais sem condomínios xpto, a custar 300.000€. Depois vais a ver e estamos a falar de 70 e tal, 80m2.

Fui ver um T2 em odivelas também, no jardim da amoreira , e pediram-me 320k por nem 80m2.

E quanto maior fosse o apartamento mais exigente seria também o vendedor, não? Se fossem uns 100m2 ficaria mais próximo dos 400k, e a tua exigência mudaria novamente.

É confirmation bias meu ou no idealista começam a aparecer várias baixas nos preços em casas usadas?

Confirmo a tendência. Está a acontecer o mesmo nas minhas pesquisas guardadas.

A mais gritante é uma casa T3 que esteve nos 275k, baixou para os 255k e hoje já tem um anúncio a 220k.

Quando iniciei o meu processo de construção, tinha um orçamento de 230k chave na mão (já tenho o terreno).

Entretanto meteu-se a pandemia e quando finalmente obtive a licença de construção e fez-se novo orçamento, este tinha passado para 260k + IVA e excluía o valor dos projetos (+-10k).

Não avancei...

Ou seja passava para 330k. Mais 100k e só para construção ou seja nem considerando os preços dos terrenos que tb aumentaram.

O problema reside aí.

Mas isso é uma bola de neve.

Fica mais caro queres casas melhores, mas para serem melhores são ainda mais caras. [:D]

Numa zona de 4.500€ o m2, são 45.000€ a mais por cada 10m2... Ou seja o T2 de 80 se passar a 100 custa mais 100.000€

E em Lisboa tens muitas zonas ainda acima de 6000€ o m2 o que agrava ainda mais.

Ou seja passava para 330k. Mais 100k e só para construção ou seja nem considerando os preços dos terrenos que tb aumentaram.

Exactamente. E como não sou novo (já tenho 45 anos), o número de anos para pagar um empréstimo destes faz com que a prestação seja incomportável.. E ainda não estavamos neste cenário de taxas Euribor a subirem.

Ainda bem que não me meti num empréstimo...

Os preços já estão, não só a travar, mas a travar fortemente. O aumento das taxas de juros já se está a fazer sentir muito bem e os bancos já estão a orientar os avaliadores para serem mais conservadores. É preciso ver que o aumento das taxas de juros dificulta o acesso ao crédito por parte do comprador final, mas também dificulta o acesso ao acrédito por parte dos promotores imobiliários.
Só não digo que os preços vão travar a fundo porque continua a haver um hiato grande entre oferta e procura, mas que já estão a travar claramente, isso estão.

Vamos entrar daqui a 2 dias no 2.ºT.

Estimo que a partir de agora seja a altura dos mediadores imobiliários começarem a guinchar.

O volume de negócios baixou fortemente já e sem negócios não há comissões.💸

O problema reside aí.

O preco do m2 e baseado essencialmente na localizacao.

Se queres um T2 com mais de 100m2 a menos de 200K tens de ir para Braga, Castelo Branco, Guarda....

Ultima hora: moradias isentas de:

- Taxa extraordinária sobre o AL
- Proibição de novas licenças de AL
- Arrendamento forçado

Estas 3 medidas apenas se irão aplicar a apartamentos.

Relativamente ao arrendamento forçadom este é aplicado apenas se o apartamento já estiver devoluto há mais de 2 anos e se encontrar numa zona de forte procura.

Ultima hora: moradias isentas de:

- Taxa extraordinária sobre o AL
- Proibição de novas licenças de AL
- Arrendamento forçado

Estas 3 medidas apenas se irão aplicar a apartamentos.

Relativamente ao arrendamento forçadom este é aplicado apenas se o apartamento já estiver devoluto há mais de 2 anos e se encontrar numa zona de forte procura.

Boas notícias para quem tem moradias

Back