Tópico das Casas

Como sou do setor da construção, já estou "vacinado" para certas coisas.

Mas sim, há sempre chatices, decisões a tomar e abrir mais os cordões à bolsa do que seria suposto.

Km's também não vão faltar, como a obra é a 250km de casa, vou ter de fazer mais piscinas de 500km's...
A minha casa está a 10 kms do apartamento onde vivia e a 25kms do trabalho, já achei complicado e fiz milhares de kms a mais, nem quero imaginar 250kms para controlar uma obra.

Vou fazer todos os esforços para isso não acontecer! Isso e a obra esticar-se no tempo (já chega o tempo de espera até começar a construir).

Mas no final faço um resumo da situação.

Posso dizer que gastei o dobro do que imaginava.
Também apanhei com uma pandemia pelo meio e esta maldita guerra que veio mudar muita coisa, para pior.
A nível de tempo de construção não foi muito mau, mas no total foram 3 anos de sofrimento.

Posso dizer que gastei o dobro do que imaginava.
Também apanhei com uma pandemia pelo meio e esta maldita guerra que veio mudar muita coisa, para pior.
A nível de tempo de construção não foi muito mau, mas no total foram 3 anos de sofrimento.

A construção aumentou sim.
E não sei qual era a expectativa inicial.
Mas eu continuo a ver muita gente a apontar valores irreais de construção.
Ainda há bem pouco tempo uns falavam em 750€ m2 para construção nova, do zero.

750€ m2 há pouco tempo? No inicio de 2020 já contava com 1000€ m2, contas por alto ficou-me em 1600€ m2 sem contar com o terreno claro.

Realmente, assim torna-se incomportável a aventura da construção, ter um orçamento/ adjudicação por exemplo de 300 K€ na contrução de uma moradia e acaba por gastar 600k€! Se fosse comigo, nem vendendo dois rins conseguiria acabar a obra.

Provavelmente, venderia a contrução a meio por concluir.

750€ m2 há pouco tempo? No inicio de 2020 já contava com 1000€ m2, contas por alto ficou-me em 1600€ m2 sem contar com o terreno claro.

Sim, um dos casos falou-me disso há uns 3 meses. [:)]

Eu há anos que recomenda a nunca pensar em menos de 1000€ e depois claro o céu é o limite.
Agora com os aumentos que houve. Menos de 1.500€ só a poupar em diversos detalhes.

Só de pensar que a minha casa ficou a €906 por m2.

Mas não foi preço de construção foi mesmo de aquisição.

Só de pensar que a minha casa ficou a €906 por m2.

Mas não foi preço de construção foi mesmo de aquisição.
Se calhar falas de preços de há mais de 10 anos.
A realidade de hoje é outra.
Sim, um dos casos falou-me disso há uns 3 meses. [:)]

Eu há anos que recomenda a nunca pensar em menos de 1000€ e depois claro o céu é o limite.
Agora com os aumentos que houve. Menos de 1.500€ só a poupar em diversos detalhes.
Eu não andei a espremer nenhum orçamento, fui tentando sondar os preços e ver quem me oferecia mais garantias de um bom trabalho. Poupei em algumas coisas, outras não tive hipótese. Talvez com experiência no ramo conseguisse poupar mais, mas um gajo verdinho a construir uma casa não consegue grandes milagres.
Contudo, se fosse comprar a minha casa, se calhar pediam-me 700€ mil pelo contexto.

Ora aí está um problema real.
há quem queira acreditar no pai natal, e há quem lhes minta a dizer que o pai natal existe. Depois afinal o pai natal, ou não vem, ou traz uns brinquedos dos chineses [:D]

Pessoal que já fez obras pequenas (neste caso renovação das casas de banho) enquanto já viviam na casa: dão a chave ao empreiteiro? Tiram tudo da casa? Tiveram sempre alguém em casa para ir deitando um olho?

A ideia de dar as chaves de casa ao empreiteiro e não estar cá ninguém durante o dia todo está a fazer-me comichão [:D]

É complicado, ou confias no empreiteiro que escolhes ou então ficas em casa de plantão.
Se tirares os bens de maior valor não deves ter problemas. Um empreiteiro pelo menos que tenha boa fama não se vai queimar por roubar uma TV ou assim.

Estar sempre em casa não sei bem como conseguiria sem gastar férias, que não pretendo fazer...
Acho que vai mesmo ter de ser à confiança e tirando muita coisa da casa.

Outra hipótese é teres umas câmaras escondidas por casa 😂 mas as vezes o melhor é não ver nada para não causar mais ansiedade ainda.

Se calhar falas de preços de há mais de 10 anos.
A realidade de hoje é outra.

6 anos.

O problema da construção é mesmo esse.

O preço de construção disparou e os rendimentos das pessoas não acompanhou de modo nenhum.

Daí que por % do rendimento, ter casa própria ainda se tornou menos acessível do que o era há relativamente pouco tempo.

Pessoal que já fez obras pequenas (neste caso renovação das casas de banho) enquanto já viviam na casa: dão a chave ao empreiteiro? Tiram tudo da casa? Tiveram sempre alguém em casa para ir deitando um olho?

A ideia de dar as chaves de casa ao empreiteiro e não estar cá ninguém durante o dia todo está a fazer-me comichão [:D]

Situação muito complicada, passei por isso várias vezes ao longo dos últimos 2 anos.

Nunca dou a chave a ninguém que não conheça caso a casa não esteja vazia. E das vezes em que dei a chave ao empreiteiro no final mudei os canhões das fechaduras.

Posso-te indicar 2 casos em que a coisa correu mal a dar acesso a terceiros, ainda que num deles seja impossível provar a relação directa entre uma coisa e a outra.

Quando iniciei o meu processo de construção, tinha um orçamento de 230k chave na mão (já tenho o terreno).

Entretanto meteu-se a pandemia e quando finalmente obtive a licença de construção e fez-se novo orçamento, este tinha passado para 260k + IVA e excluía o valor dos projetos (+-10k).

Não avancei...

Eu já passei por isso mais que uma vez e fiz sempre desta maneira, porque era possível, estava sempre para os receber e abrir a porta, depois ia embora e ou eu chegava antes deles irem ou eles batiam a porta quando saiam. Quando havia pausas para almoço, pedia sempre a alguém de família para ir lá fazer o mesmo procedimento.
Nunca, mas nunca, dar as chaves de casa a desconhecidos.

Quando iniciei o meu processo de construção, tinha um orçamento de 230k chave na mão (já tenho o terreno).

Entretanto meteu-se a pandemia e quando finalmente obtive a licença de construção e fez-se novo orçamento, este tinha passado para 260k + IVA e excluía o valor dos projetos (+-10k).

Não avancei...

grande treta, é uma pena.

Pode ser que no futuro isto dê a volta.

grande treta, é uma pena.

Pode ser que no futuro isto dê a volta.

Não me acredito. A tendência será piorar em todos os aspectos.

- cada vez há menos oferta de mão de obra, e mais procura que oferta, os preços sobem. Maior proximidade de vencimentos na sociedade, significa mais custos de construção e menos famílias capazes de o suportar nos mesmos padrões que conseguiam por exemplo há 20 anos atrás
- materiais cada vez mais caros.
- cada vez há mais exigência, seja técnica, construtiva, térmica, etc. E maior complexidade significa mais custos. Basta pensar como se construía uma parede e uma janela há 40 anos atrás e comparar com a exigência térmica de agora. A diferença numa caixilharia é brutal.

- os financiamentos cada vez são mais difícil, já foi tempo a época onde se emprestava de forma fácil (este aspecto não é propriamente mau para controlar os valores da construção)
- hoje em dia não basta ter um terreno e querer construir, os municípios começam a ter PDM's cada vez mais complexos que limitam muito a capacidade e possibilidade construtiva, logo os valores também sobem.
- cada vez um processo tem de passar por mais especialidades e entidades, e tudo isso custa dinheiro! É infraestruturas, é RSU, é património, é vegetação/possível abate de árvores...tudo coisas que muitas vezes só servem para consumir tempo e uns bons milhares de € que a maioria não estão a contar.

Eu acredito que a médio prazo vamos começar a ver cada vez mais soluções de construção alternativas, com vista a reduzir a mão de obra necessária em obra. Idem para construção cada vez mais compacta (maior significa mais custos).
No entanto não me acredito muito que isso se reflita em custos propriamente mais baratos.

Back