Tópico das Casas

E carros não? É que estamos num fórum de carros. 😁

Mesmo com carros tenho o princípio que gastar pouco com prestações mensais. Empréstimos com prestações altas somente para negócios e por períodos curtos.

Em 2019 tinha 4 carros de gama alta e neste momento só tenho um. A paixão continua mas as prioridades mudaram muito. Tiro mais prazer em viagens e prática de desportos do que em carros

Last edited:
Gavela, deverás ter alguma razão no que comentas, mas sabes que nós indivíduos geralmente achamos um pouco mais oneroso o que nos sai do próprio bolso, mas eu e a minha mulher (e até os meus vizinhos) depois de adquirirmos em 1998 este apartamento novo tivemos um pouco mais tarde noção que foi uma óptima aquisição.

Não te esqueças que logo depois ou seja em 1999 foi inaugurada a travessia de comboio da Ponte 25 de Abril e também em 2002 a inauguração do centro Comercial Almada Fórum e como esta urbanização que foi construída em 1998 está localizada muitíssimo perto deste local também fez que o imobiliário nesta zona subisse de valor (e até nas redondezas). Tal como comentas esse apartamento que foi adquirido por ti também novo e que foi mais oneroso em aproximadamente mais 50% em 2003 (comparando-o com o adquirido por nós).

Qualquer casa comprada nessa época foi uma boa aquisição![:D]

Até a minha no deserto alentejano e comprada 2 anos mais tarde já valorizou 70 a 80%!

Não consegues, sei de vários arrendamentos a esse publico alvo, são pessoas a ganhar 15 mil dolares por mês, 1500euros de renda são trocos, são pessoas que não compram as casas porque não querem chatices, apenas estar aqui uns tempos, aproveitar o bom tempo, os 20% de impostos, e depois partir.

Mas cair na tentação de tonar o pais pouco atrativo para estas pessoas seria um erro na minha opinião.

- Se os bancos estiverem a cumprir com as regras e recomendações do Banco de Portugal, o acesso ao crédito está bastante dificultado devido aos testes de stress impostos para conceder o CH neste momento, onde aplicam uma majoração de 3% à TAN (euribor + spread) para o calculo da taxa de esforço.

Traduzindo isto no exemplo aí falado atrás de um CH de 200K a 35 anos.

Com uma TAN de 4,3% (3,5 + 0,8 (spread)) -> uma prestação de 922 euros, com seguros(vida/multirriscos) e comissões ainda à parte.

Agora somando os 3% para o teste de stress - > TAN de 7,3% -> 1320 euros.

Estes 1320 euros estão para 1/3 do rendimento disponível.

Portanto são precisos 4000 líquidos para pedir 200K ao banco.

Fácil não está mesmo..!​

Creio que o limite da tx de esforço são os 50% do rendimento liquido.

O limite de 1/3 é talvez o desejável.

https://www.bportugal.pt/perguntas-frequentes/8187

Não consegues, sei de vários arrendamentos a esse publico alvo, são pessoas a ganhar 15 mil dolares por mês, 1500euros de renda são trocos, são pessoas que não compram as casas porque não querem chatices, apenas estar aqui uns tempos, aproveitar o bom tempo, os 20% de impostos, e depois partir.

Mas cair na tentação de tonar o pais pouco atrativo para estas pessoas seria um erro na minha opinião.

Pau de 2 bicos, sem criar condições para os locais aumentarem a sua qualidade de vida, o que vais ter, é cada vez mais tugas apenas a "servir à mesa" aos estrangeiros...

É urgente criar 2 tipos de condições, aumentarmos a riqueza média produzida pelos locais, enquanto criamos formas de atrair investimento estrangeiro!

Senão.... mais vale fechar mesmo a margem sul para os Franceses, a costa Alentejana aos Holandeses, dar o Barlavanto Algarvio aos britânicos e Sotavento aos espanhóis .... os tugas que se amanhem. Só servem para repor stock nos hipermercados...

Creio que o limite da tx de esforço são os 50% do rendimento liquido.

O limite de 1/3 é talvez o desejável.

https://www.bportugal.pt/perguntas-frequentes/8187

Sim, parece que tens razão que fazem os calculos para no limite ser 50% de taxa de esforço.
Indo ao pormenor de simular 20% de perda de rendimento referente ao período do contrato em que a idade do mutuário excede os 70 anos.

Por outro lado ainda não se convergiu para o prazo máximo de 30 anos nas maturidades, como o banco de Portugal quer. E isso tem/teria impacto também!

Pau de 2 bicos, sem criar condições para os locais aumentarem a sua qualidade de vida, o que vais ter, é cada vez mais tugas apenas a "servir à mesa" aos estrangeiros...

É urgente criar 2 tipos de condições, aumentarmos a riqueza média produzida pelos locais, enquanto criamos formas de atrair investimento estrangeiro!

Senão.... mais vale fechar mesmo a margem sul para os Franceses, a costa Alentejana aos Holandeses, dar o Barlavanto Algarvio aos britânicos e Sotavento aos espanhóis .... os tugas que se amanhem. Só servem para repor stock nos hipermercados...

Não sei a que hiper vais mas aos que vou só vejo brasileiros a repor stock 😅
Eu acho que o problema maior dos portugueses em geral, é mesmo acharem que não se sujeitem a qualquer trabalho. Se for um trabalho sujo bem pago, recusam na hora.
Portanto, eu ainda me pergunto é como é que há tanto português a passar tão boa vida e com que rendimentos, quando há falta de mão de obra…

Sei. :-) 😊
Em 2003 eu achei Muito caro os 167K por aquele T3.. mas não havia muitas hipóteses de alternativas...

167K em 2003, serão agora +- equivalentes a 220K segundo o pordata.
E a verdade é que agora não se consegue comprar nenhum T3 novo equivalente por 220K nem talvez com mais 100K em cima :-(

A construção está quase toda virada para o segmento que eles agora chamam de "luxo"... e muitas vezes vou ver as plantas e os apartamentos/áreas são ridículas e as casas não valem metade do que pedem por elas. Esta é a triste realidade do sector atualmente por cá. 😢

Gavela, também eu (e quase todos nós) temos noção que os imóveis estão muitíssimo onerosos, principalmente a construção completamente nova !!!

Qualquer casa comprada nessa época foi uma boa aquisição![:D]

Até a minha no deserto alentejano e comprada 2 anos mais tarde já valorizou 70 a 80%!

Topolino, sim, principalmente a maioria dos imóveis novos adquiridos no final dos anos 90 valorizaram imenso (e não só), mas eu tenho noção que essa valorização é mais benéfica para quem possua uma 2ª casa e possa vender essa adquirida nos finais dos anos 90 e não necessite presentemente de comprar outra nova (pois de contrário esta recente será bem mais onerosa).

A mais valia a meu ver é que se na zona onde vivemos as casas forem mais valorizadas isso impede um pouco que indivíduos algo "duvidosos/estranhos" (se me faço entender e peço já aqui desculpa) habitem nestas zonas e que revertam uma urbanização tranquila e agradável numa zona algo "desagradável".

O que tenho de fazer para ganhar 15k $ /mês? 😁

Mesmo com carros tenho o princípio que gastar pouco com prestações mensais. Empréstimos com prestações altas somente para negócios e por períodos curtos.

Em 2019 tinha 4 carros de gama alta e neste momento só tenho um. A paixão continua mas as prioridades mudaram muito. Tiro mais prazer em viagens e prática de desportos do que em carros

MrEr, sim, já aqui neste fórum repeti algumas vezes e retorno a repetir: Para nós entusiastas de automóveis os mesmos (ou pelo menos alguns) fornecem-nos bastante prazer, mas desde há alguns anos que tenho noção que as viagens (e as suas vivências) ainda nos fornecem mais (por uma boa margem de diferença).

Presumo que já aqui tinhas comentado (noutro tópico), ou seja, pelo que tinhas comentado já estiveste alojado no St.Regis Vommuli nas Maldivas (em que ano o visitaste) ?

Parece muito gira.

Porque achas que não tem privacidade ?

No jardim, tens ali uma vivenda quase colada a ela e com janelas em que vês perfeitamente tudo o que lá se passa.
Passas na rua e vêm tudo, do gmaps dá para ver a TV [:blush:]

Depois é a zona, compreendo que seja cara mas não seria para mim.

Sobretudo se tiver o zumbido da A5, mas ali não consigo perceber se fica afectada por isso ou não.

Isto porque falamos de 3 milhões né.

No jardim, tens ali uma vivenda quase colada a ela e com janelas em que vês perfeitamente tudo o que lá se passa.
Passas na rua e vêm tudo, do gmaps dá para ver a TV [:blush:]

Depois é a zona, compreendo que seja cara mas não seria para mim.

Sobretudo se tiver o zumbido da A5, mas ali não consigo perceber se fica afectada por isso ou não.

Isto porque falamos de 3 milhões né.

Concordo a 200%.

Não consigo compreender esse tipo de concessões numa casa de 3 milhões! Sei que os últimos 10/20 anos vieram alterar o panorama radicalmente, e agora já se fala de milhões como se nada fosse, mas cresci nos anos 80/90, pelo que ainda tenho inconscientemente a ideia de que uma casa de 3 milhões é sempre uma propriedade com uma área considerável, em que a privacidade é um conceito inquestionável.

Não consigo mesmo conceber, nesta casa, a piscina com total ausência de privacidade. Simplesmente não faz sentido.

Renovei recentemente uma casa antiga nos arredores de Braga, onde fiz uma piscina no jardim, e um dos fatores determinantes na escolha da casa foi precisamente a privacidade na zona da piscina.

3 milhões por uma moradia é o novo 1M.... da mesma maneira que 900k por um T4 é o novo 300k de há +10 anos...

Sinal dos tempos... por curiosidade fui ver como estavam as moradias ali na Aroeira... voltei a fechar a app quase tão depressa como a abri [:)][:)]:sh):sh)

Isso de moradias expostas.

No fds passei pela ericeira e vi esta:
https://www.remax.pt/120521374-797

80c5a6cb-2a69-4785-8406-26a0f20b1502.jpg

Esta foto prova a exposição ao exterior que a casa tem...

Back