Tópico das Casas

Simples, façam menos desperdício. Consumam menos e sejam mais criteriosos nas escolhas que fazem e que podem criar lixo e desperdício.

Típico. A culpa é sempre do mexilhão. [:D]

Eu já faço inúmeras escolhas para poupar, e ter menos desperdício, menos lixo e menos reciclagem.
Mas uma ida às compras é sempre igual a dois sacos de reciclagem para ir para o depósito.

Sim, são os centros de reciclagem. No meu município existem 3. Chegas de carro, e é só escolher onde depositar, desde cartão, electrodomésticos, entulho (pequenas obras), jardim, etc, etc

IMI na casa de residência é o maior absurdo que existe. :sh)
Metam IMI para quem tem mais casas, mas gratuito para quem só tem uma.

Por uma casal "normal" pagar 30/40/50€ MÊS para o estado é completamente absurdo e até devia ser ilegal.
Segundo a constituição todos têm direito a habitação... Mas mesmo paga com dinheiro "limpo" há que pagar ainda mais impostos.

Como é nos outros países? Alguém tem ideia?

Pago mais de £200 por mês, mas também inclui água, esgotos, lixo…
Toda a gente paga, incluindo os inquilinos e o valor depende do valor (banda) da casa. Apenas se fores estudante e sem outro adulto, não estudante, é que não pagas

Típico. A culpa é sempre do mexilhão. [:D]

Eu já faço inúmeras escolhas para poupar, e ter menos desperdício, menos lixo e menos reciclagem.
Mas uma ida às compras é sempre igual a dois sacos de reciclagem para ir para o depósito.

Mas aqui é doa poucos casos que temos mesmo de lixar o mexilhão.

Continuamos a produzir imenso desperdício, muita vezes atrás de umas supostas ideias e leis em prol do ambiente.

Temos mesmo de reduzir o consumo. [;)]

Para quem segue estas coisas no Youtube: Está à venda salvo erro desde o início do ano o apt mais caro do mundo. É em NY e é de facto único.

Está tão alto que mesmo sendo no centro da cidade não se ouve qlq ruído no terraço (sim, tem o terraço mais alto do mundo num apt residencial) pq o som não chega lá acima!

Pedem 250M e tenho para mim que o IMI/property tax é um dos entraves a estas casas.

Em números redondos deve pagar 5M/ano de "IMI". Claro que me podem dizer que isto são casas para bilionários (neste caso convém ter até bem mais de 1B de net worth) e que 5M/ano são "peanuts", mas sinceramente acho que ng no mundo gosta de pagar 5M/ano apenas para um imposto de apenas um apt, mesmo que sejas o tipo mais rico do mundo.

Até pq em condomínio e outras despesas são certamente outros milhões por ano...

Recomendo o livro "A Hacker's Mind" de Bruce Schneier

Ele fala sobre o facto de uma parte significativa dessas casas estarem vazias e servirem para lavar dinheiro.

Claro que todos têm de remar para o mesmo lado.

Mas as pessoas que fazem reciclagem alimentam uma industria de milhões onde todos ganham, menos que faz o trabalho de separar as coisas.
Além disso ainda paga taxas enormes de resíduos e limpezas e afins.

Não sei como está agora em Lisboa, mas há uns anos quando começaram com a recolha selectiva, avisaram as empresas da responsabilidade dos contentores e do conteudo. Claro nas empresas onde é mais fácil taxas e multar. A ideia é que se o contentor do papel tinha mais qq coisa do que papel a empresa era multada. O que é absurdo já que a recolha é nocturna e em espaço público nenhuma empresa pode garantir que o caixote que deixa na rua as 19h fica selado até que venha o camião as 2h...
Ou seja a CML queria ter as pessoas a separar e a garantir que estava bem separado, sobre o peso de grandes multas. :sh)
O que é que muitas empresas fizeram? *****am na reciclagem...

Pois, e eu percebo essa coisa que todos devemos ter bom senso e etc.
E é vdd.
Se me perguntarem se faz sentido não reciclar? se calhar digo que não faz sentido e que é mais que logico fazê-lo.

Só não acho correcto quando se começa com conversa bafienta como se fossem uns santinhos.

Quem não recicla por preguiça, é mais culpado que quem anda 2 km de carro também nos casos em que é preguiça e podia ir a pé?
Acho que o melhor é cada um fazer a sua parte mas sem moralismos...

Eu reciclo e não critico quem não o faça, n sou melhor nem pior cidadão por causa disso.

Quanto aos lixos. Depois de ter vivido uns anos em 2 países diferentes, fica-se com uma noção de como somos tratados como bebés no que diz respeito ao lixo.

o quanto é fácil e irresponsável produzir lixo por cá porque há uma frequencia de recolha e poucas ou nenhumas obrigações, sem paralelo a boa parte dos países ditos civilizados.

e a conta reflecte-se nos impostos (municipais), andmaos todos a alimentar uma máquina absurda de recursos e custos no tratamenbto e processamento na base do conforto da irresponsabilidade como tratamos o nosso lixo e nos deixam continuar a fazer.

o pessoal nem noção tem.

ainda reclama que têm poucos lixos ou pouca recolha

falta de noção [:D][;)]

Aqui na minha rua existem 3 ou 4 caixotes gerais, e tambem ecopontos, espaçados entre si por uns....40 metros?

Mesmo assim se um deles estiver cheio, a malta deixa o lixo no chão encostado ao contentor, sem andar mais 40 metros para ir ao próximo que tá vazio, que estupidez...

Falamos de 20 ou 30 seg, mas tudo bem, é como deixar a luz acesa sem razão. Mas tb, quem sou eu....lá está, tou aqui a comentar, longe de mim ir lá chamá-los de retardados.

Bom, indo ao que interessa, Bonfim, Porto, café/restaurante , Prato+pão+sopa : 5.50 euros !!

Volto a explicar porque parece que o elitismo aqui cega alguns raciocinios: isto nao é restaurante ! O Lucro quase todo vem dos cafés, bebidas, peq almoços, sandes, etc...

Na simulação que fiz no Bankinter, fiquei muito mal impressionado com o serviço. Eles divulgam no site que podes tratar de quase todo o processo online, mas quando fiz a pré-aprovação, liguei de seguida para saber detalhes, e disseram que para isso teria de ir a um balcão :sh):sh)

Perguntei porque motivo é que teria de ir a um balcão, quando são eles próprios que propõem o processo todo online, inclusive com alguns descontos em comissões por causa disso. O colaborador do call-center, que por sinal não era nada simpático, ficou um pouco baralhado, e disse que então havia a possibilidade de agendar uma "reunião" por telefone, e eu concordei.

No dia e hora marcados, nada de chamada.... :sh) Desisti imediatamente de tratar com eles. Bancos há muitos, e a não ser que eles tivessem condições espetaculares, nunca iria dar seguimento a um processo destes, quando a impressão inicial que tive é que eles nem sequer são muito profissionais no trato com os clientes..

Bom, indo ao que interessa, Bonfim, Porto, café/restaurante , Prato+pão+sopa : 5.50 euros !!

Volto a explicar porque parece que o elitismo aqui cega alguns raciocinios: isto nao é restaurante ! O Lucro quase todo vem dos cafés, bebidas, peq almoços, sandes, etc...

E dos pratos que saem sem fatura [:D][:D]

E dos pratos que saem sem fatura [:D][:D]

Sim, também haverá casos desses.
Neste que vi ontem, não sei pk n fui lá, mas o ano passado, os que fui a 4.5 / 5 euros ( só prato ) , paguei com multibanco.

De qq forma continua a impressionar-me.
Aqui o Porto n é propriamente 1 aldeia , as casas tb devem ser caras e ainda assim tem tascos baratos, que lá está , condizem com quem já cá vivia ( todo o tipo de carteiras ) e não com os preços actuais que só chamam teixeiradas.

Neste que vi ontem, não sei pk n fui lá, mas o ano passado, os que fui a 4.5 / 5 euros ( só prato ) , paguei com multibanco.

Aqui o Porto n é propriamente 1 aldeia , as casas tb devem ser caras e ainda assim tem tascos baratos, que lá está , condizem com quem já cá vivia ( todo o tipo de carteiras ) e não com os preços actuais que só chamam teixeiradas.

Sim, o Porto tem dessas coisas. Na zona turística tens alguns restaurantes de 50€-60€ / pessoa, mas também tens esses "tascos" que aparecem de vez em quando. Se reparares bem, até nas lojas tens o mesmo fenómeno. Na Avenida dos Aliados tens vários hotéis de 5 estrelas novos, tens a loja da Burberry, um stand XPTO da BMW, lojas de design caras, sedes de vários bancos, mas do outro lado da rua ainda encontras dois hotéis de 2 estrelas, e lojas de souvenirs ao melhor estilo chinês.

Com a habitação é igual. Na zona um pouco mais afastada da Avenida dos Aliados, encontras na mesma rua um Hotel de 5 estrelas, com casas super velhas como vizinhos, em quase toda a extensão da rua.

É um fenómeno de uma cidade que, apesar de ter mudado bastante nos últimos 20 anos, ainda não se desenvolveu o suficiente para que essas coisas desapareçam. Se o desenvolvimento imobiliário naquela zona continuar no mesmo ritmo, acredito que daqui a uns 10 anos a situação já esteja bem diferente

Last edited:
Sim, o Porto tem dessas coisas. Na zona turística tens alguns restaurantes de 50€-60€ / pessoa, mas também tens esses "tascos" que aparecem de vez em quando. Se reparares bem, até nas lojas tens o mesmo fenómeno. Na Avenida dos Aliados tens vários hotéis de 5 estrelas novos, tens a loja da Burberry, um stand XPTO da BMW, lojas de design caras, sedes de vários bancos, mas do outro lado da rua ainda encontras dois hotéis de 2 estrelas, e lojas de souvenirs ao melhor estilo chinês.

Com a habitação é igual. Na zona um pouco mais afastada da Avenida dos Aliados, encontras na mesma rua um Hotel de 5 estrelas, com casas super velhas como vizinhos, em quase toda a extensão da rua.

É um fenómeno de uma cidade que, apesar de ter mudado bastante nos últimos 20 anos, ainda não se desenvolveu o suficiente para que essas coisas desapareçam. Se o desenvolvimento imobiliário naquela zona continuar no mesmo ritmo, acredito que daqui a uns 10 anos a situação já esteja bem diferente

Sim, mas mudou no que é mais importante: o bem estar dos cidadãos e visitantes.
Não fosse diversas ruas em empedrado e olha que daria mm 5* a isto.
Pa quem anda de mota acredito que seja agressivo algumas ruas aqui.

Se tivesse de voltar para uma grande cidade ou periferia colada, acho que vinha po Porto.

Ou Braga, mas essa eu adoro [kiss]

Sim, mas mudou no que é mais importante: o bem estar dos cidadãos e visitantes.
Não fosse diversas ruas em empedrado e olha que daria mm 5* a isto.
Pa quem anda de mota acredito que seja agressivo algumas ruas aqui.

Se tivesse de voltar para uma grande cidade ou periferia colada, acho que vinha po Porto.

Ou Braga, mas essa eu adoro [kiss]

Sim, as ruas do centro do Porto são um pesadelo, principalmente a Rua do Almada. É um bom teste para quem quiser comprar carro, e quiser testar o conforto do mesmo. Se conseguir descer a Rua do Almada toda a 50 Km/h e não ficar com nenhuma dor pelo corpo, pode comprar [:D]

Sim, as ruas do centro do Porto são um pesadelo, principalmente a Rua do Almada. É um bom teste para quem quiser comprar carro, e quiser testar o conforto do mesmo. Se conseguir descer a Rua do Almada toda a 50 Km/h e não ficar com nenhuma dor pelo corpo, pode comprar [:D]
Nesse caso concreto acaba por ser também um teste à segurança. 😬

Neste momento o trânsito em parte da Rua do Almada faz-se no sentido ascendente.

O valor do imobiliário condiciona tudo.

Mas claro a partir do momento que a subida do valor das rendas afete o estabelecimento em concreto.

Acredito que os valores mais baixos de refeições se situem ou em estabelecimentos cujo imóvel pertence ao mesmo dono ou então aos que tenham arredamentos antigos com rendas mto baixas.

De resto nota-se mto a diferença de valores cobrados - não só nos restaurantes mas tb em todos os outros serviços com porta aberta para a rua - entre o mesmo serviço no centro ou em zona cara e os situados na periferia. Os preços nos shoppings tb são inflacionados precisamente por causa do valor base de renda que normalmente é elevada.

Andei tambem pela Av Fernão de Magalhães, alcatrão impecável, em contraste com algumas perpendiculares em empedrado.

Mas porra, aquilo a descer tem 1 faixa só pa BUS, mas vi lá corridas de uber eats, skates, patins em linha, etc hahahha, bem divertido.

Back