É assim mesmo [

]
Ora vejamos:
- o edifício está num topo, e parece que o alçado ficou por resolver. Espetaram lá uma varanda que liga a sala à I.S. da suíte...
A fachada exterior penso que deve ser alguma imposição... porque vai ficar afastado uns bons metros de outro edificado que tem umas galerias altas por baixo com lojas e também já tem na sua fachada apenas assim uma varanda! Estes 4 novos blocos também vão ter galerias altas com lojas no piso 0 (em que o pé direito deve ser o dobro de um apartamento).
R: existe afastamento mínimos que têm de ser cumpridos, ou alinhamentos com o existente. Mas se abre ali uma varanda, é porque não se trata de uma empena onde vai encostar outro edifício, mas sim uma fachada onde não vai encostar o edifício. É possível ser assim, mas para mim não é o ideal, ainda para mais este edifício tem a agravante de ter mais de 20m de profundidade.
- com tanto espaço disponível fizeram um átrio que é um corredor
concordo
- com tanto espaço junto à varanda fazem uma lavandaria interior no átrio de entrada, lol...nesse sítio poderia ser uma I.S. de serviço.
Podia sim ser uma I.S de serviço. Na minha casa tenho a lavandaria do outro lado onde diz "varanda" e tenho a vantagem de até poder lá secar roupa sem fazer uso de secador, por outro lado as roupas sujas ou lavadas passam pela sala e cozinha...
- o acesso à cozinha é feito através da sala, para mim não é o ideal, mas ok.
como fazias ali para entrar na cozinha sem perder parte da bancada do L?
R. Parece-me que essa cozinha tem armários mais que suficientes, e no caso da lavandaria não ser naquele sítio, penso que daria espaço para encaixar ali uma IS de Serviço, uma entrada para a cozinha e talvez também uma despensa. No mínimo, na passagem dava para encaixar armários, ainda ficava com mais do que está no desenho [

]
- a sala tem uma forma próxima do limite de 2*1. Abre no topo, não é muito bom...
Eu prefiro uma sala assim mais retangular, a minha atual é mais quadrada e com um recuperador de calor um bocado puxado de mais para o meio e com 48m2 é pior aproveitada que esta de 43,60m2. Não percebi a parte de abrir no topo?
R. Concordo contigo que uma sala mais quadrada desperdiça mais área, no entanto é uma questão de proporção e percepção espacial. A partir do momento que abres o topo e não na lateral, faz com que esta sala ainda pareça mais comprida e fechada, e como é grande, isto ainda é agravado pelo pé direito que não deverá ter mais de 2.6m (para ser simpático). Entendo que isto seja perfeitamente válido, mas não me parece a melhor qualidade para tanta área disponível.
- uma casa desse tamanho não ter 3 suítes para mim é inaceitável, e como não bastasse, uma das IS completas funciona como serviço.
Para mim com mais a IS social, já seriam 4 wc's e com 2 suites estava mais que bom. Os Wc's ainda encarem mais a coisa..
R. Essa do preço das IS. a mim soa-me sempre a desculpa esfarrapada. Entendo quem critique que são muitas, não precisa, etc, mas para mim, uma casa para estes valores a construir no século XXI deveria ser tudo suítes, e isso não é luxo. Luxo é ter uma master suite com 2 IS e 2 closets para o casal, mais uma sala de estar, etc [

]
- para agravar a situação, quem abre a porta da IS de serviço dá de caras com a sanita, não é nada interessante [

]
- tal como a sala, o formato dos quartos está demasiado longo, os closets poderiam ter sido melhor pensados, mas aceita-se.
O formato dos quartos não me chateia tenho assim também todos +- com 20m2 de média e "apenas" ~3,40m de largura. Ainda sobra 1,3m aos pés da cama.
R. Existem regras de largura mínima para determinada área, da mesma forma que existe comprimento máximo para determinada largura. Neste caso metem os armários um de cada lado. Pessoalmente eu até não sou grande fã de closets, mas neste caso a proporção do quarto resulta estranha, vai ficar um charuto.
- ter a máquina do AC na varanda do quarto não acho que faça sentido quando há tanto espaço do outro lado.
Eu acho estranho é só ter uma, talvez uma de cada lado fosse o melhor! Mas não domino os atuais sistemas de AC (capacidades/distancias entre aparelhos).
R. Depende do sistema que for implementado. Mas na legenda do outro lado só refere a Bomba de Calor.