Tópico das Casas

Tenho visto CH para aquisição (não transferência), e a melhor taxa que vi foi essa do EuroBIC (0.75%). Adicionalmente, eles têm um seguro de vida que é bem mais barato do que na concorrência (MetLife). Não andei a comparar as cláusulas do seguro, mas é natural que haja alguma diferença.

Seguros fora.

O seguro é sempre para manter o que tenho

SilverArrow só por curiosidade, quanto custa o apartamento? O que tem a piscina no exterior?

Nunca menos de 2M.

Com a quantidade de apartamentos acima dos 500k ou 1M e com as taxas de juros pela hora da morte, começo a achar que um casal jovem precisa ganhar pelo menos 100k limpos para ter uma vida decente na capital do País.

Antigamente com 500k já se comprava um apartamento de sonho em Lisboa, neste momento da para um T2 com 80 metros + lugar de estacionamento.

Mais valias e menos valias neste T3?

DaXoWSW.png

Para mim essa planta está muito fraca! Qualquer aluno do 3o ano que apresente um projeto assim deve reprovar [:D]

Com tanta área disponível havia obrigação de fazer melhor.

Ora vejamos:
- o edifício está num topo, e parece que o alçado ficou por resolver. Espetaram lá uma varanda que liga a sala à I.S. da suíte...
- com tanto espaço disponível fizeram um átrio que é um corredor
- com tanto espaço junto à varanda fazem uma lavandaria interior no átrio de entrada, lol...nesse sítio poderia ser uma I.S. de serviço.
- o acesso à cozinha é feito através da sala, para mim não é o ideal, mas ok.
- a sala tem uma forma próxima do limite de 2*1. Abre no topo, não é muito bom...
- uma casa desse tamanho não ter 3 suítes para mim é inaceitável, e como não bastasse, uma das IS completas funciona como serviço.
- para agravar a situação, quem abre a porta da IS de serviço dá de caras com a sanita, não é nada interessante [:D]
- tal como a sala, o formato dos quartos está demasiado longo, os closets poderiam ter sido melhor pensados, mas aceita-se.
- ter a máquina do AC na varanda do quarto não acho que faça sentido quando há tanto espaço do outro lado.

Agora siga cascar no próximo [:)][:)]

Muito acima da média.. O quarto com menos área tem quase 17m2, e isso costuma ser o quarto maior nos T3 "normais". As duas suites são maiores do que muitas salas. O espaço "openspace" também é bem grande, tem 60m2. É comum encontrares T3 com 35 ou 40m2 de open space, e muitas vezes até menos. Já vi alguns com menos de 30m2.

Falta saber é a orientação solar, localização, e principalmente preço. Se isso for na zona de Lisboa, deve ser coisa para custar mais de 1M, não?

É grande é, nisso as áreas neste tipo de T3 são boas. Mas terá outros T3 minúsculos(117m2) e os T4 (188m2)serão cerca de 7m2 maiores que este T3 grande.

A orientação solar não é das melhores, este será o primeiro edifício de 4 todos seguidos, em que os outros vão ter melhor orientação principalmente o 3º e 4º, visto que vão rodando para a direita formando um "quarto de lua". Mas só conheço ainda as planas do 1º bloco.

Neste o Norte aponta +- na diagonal do canto inferior esquerdo da Suite principal.
Ou seja se tiver uma pessoa ali sentada naquele cadeirão do canto, estará voltada de costas para o Norte +-.

Fica na margem "errada" do rio Tejo e pedem 465K.

Deve ser top estar no trono de porta aberta a ver o por do sol [:D][:D]

Esse inovação, num apartamento, confesso que não tinha visto ainda!

Já as camas de meio metro (não exclusivo desta planta, mas o normal hoje em dia, é que são mesmo ridículas) :sh)

Por último, só uma questão de flow, preferia ter a mesa de jantar no prolongamento da cozinha, e a sala de estar do outro lado, percebo que esteja próxima da varanda, mas acho que da outra forma não seria pior. Mas isso é peaners.

Claramente vocês são mesmo urbanistas. É que chegar a casa, depois de uma noite de copos, e mijar da varanda cá para baixo é qlq coisa

Voto sempre em ter varandas na WC!

Alguém com negociação/renegociação recente do CH?

Tive proposta do Eurobic para transferência de CH. Spread 0.75.

Actualmente tenho 0.9 e sinceramente está-me a custar ponderar o trabalho todo da troca do CH por 0.15 de diferença. Estou a ponderar esperar um pouco mais para forçar a barra mais ainda no spread.

Alguém tem conseguido melhor do que isto?

Fechei recentemente com 0,8 spread Euribor 3M - Cashback 1% crédito no AB.

Tomem lá.

Um T4 que na realidade é mais um T3+1, com uma cozinha mínima e onde é preciso atravessar a sala p+ara se chegar aos quartos.

Pelo menos é no centro de Lisboa, num prédio que estava abandonado há anos.

Custa é 1.435.000€ [:D]

ID5c196c01-0000-0500-0000-0000115f8b95.jpg

Acho a ideia do pátio interessante, mas aquele quarto tinha de ser a cozinha.
a cozinha no meio da sala acho mau, e ter de a atravessar para chegar aos quartos, pior ainda.

​​​​​​Suponho que essa lavandaria dê para uma zona de serviço, ou até de serviços de lavandaria por parte do condomínio?

Mais um que se abre as portas das IS e dá-se de caras com a cagadeira [:D]

Para mim essa planta está muito fraca! Qualquer aluno do 3o ano que apresente um projeto assim deve reprovar [:D]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Com tanta área disponível havia obrigação de fazer melhor.

Agora siga cascar no próximo [:)]
​[:)]

É assim mesmo [:cool:]

Ora vejamos:
- o edifício está num topo, e parece que o alçado ficou por resolver. Espetaram lá uma varanda que liga a sala à I.S. da suíte... A fachada exterior penso que deve ser alguma imposição... porque vai ficar afastado uns bons metros de outro edificado que tem umas galerias altas por baixo com lojas e também já tem na sua fachada apenas assim uma varanda! Estes 4 novos blocos também vão ter galerias altas com lojas no piso 0 (em que o pé direito deve ser o dobro de um apartamento).

- com tanto espaço disponível fizeram um átrio que é um corredor concordo

- com tanto espaço junto à varanda fazem uma lavandaria interior no átrio de entrada, lol...nesse sítio poderia ser uma I.S. de serviço. Podia sim ser uma I.S de serviço. Na minha casa tenho a lavandaria do outro lado onde diz "varanda" e tenho a vantagem de até poder lá secar roupa sem fazer uso de secador, por outro lado as roupas sujas ou lavadas passam pela sala e cozinha...

- o acesso à cozinha é feito através da sala, para mim não é o ideal, mas ok. como fazias ali para entrar na cozinha sem perder parte da bancada do L?

- a sala tem uma forma próxima do limite de 2*1. Abre no topo, não é muito bom... Eu prefiro uma sala assim mais retangular, a minha atual é mais quadrada e com um recuperador de calor um bocado puxado de mais para o meio e com 48m2 é pior aproveitada que esta de 43,60m2. Não percebi a parte de abrir no topo?

- uma casa desse tamanho não ter 3 suítes para mim é inaceitável, e como não bastasse, uma das IS completas funciona como serviço.
Para mim com mais a IS social, já seriam 4 wc's e com 2 suites estava mais que bom. Os Wc's ainda encarem mais a coisa..
- para agravar a situação, quem abre a porta da IS de serviço dá de caras com a sanita, não é nada interessante [:D]

- tal como a sala, o formato dos quartos está demasiado longo, os closets poderiam ter sido melhor pensados, mas aceita-se. O formato dos quartos não me chateia tenho assim também todos +- com 20m2 de média e "apenas" ~3,40m de largura. Ainda sobra 1,3m aos pés da cama.

- ter a máquina do AC na varanda do quarto não acho que faça sentido quando há tanto espaço do outro lado. Eu acho estranho é só ter uma, talvez uma de cada lado fosse o melhor! Mas não domino os atuais sistemas de AC (capacidades/distancias entre aparelhos).

Já tive em algumas seguradoras tradicionais e começou por ser interessante, após o boom dos seguros de recheio, a coisa começou a ficar incomportavél pelo preço e altamente complexo para tratar de um sinistro. Mudei para a OK, deve ser o mesmo no que toca a sinistros mas é bem mais barato.
Fiz uma simulação na OK, meti tudo o que havia para meter, sem franquia, valores seguros muito mais altos do que tenho hoje na Liberty e ainda assim saiu muito mais barato, centenas de euros anual mais barato 🤦🏻🤦🏻🤦🏻

A minha dúvida é qual o valor recomendado para segurar no imóvel, seria o valor patrimonial? Valor de mercado? Há alguma fórmula de referência?

A minha dúvida é qual o valor recomendado para segurar no imóvel, seria o valor patrimonial? Valor de mercado? Há alguma fórmula de referência?
Valor de reconstrução. No teu caso, julgo que um apartamento "normal", sem madeira exóticas, pedras esculpidas, etc. o valor atribuído pelo simulador será adequado.

Objectos especiais, está prevista uma percentagem do capital seguro, mas vê se precisas de mais.

Penso que nos seguros multirriscos dos edifícios, o capital segurado segue um índice de vencimento publicados pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

Eu tenho o seguro de recheio à parte, no seguro multirriscos, levam-me praticamente 1 euro por cada 1000 euros de Capital segurado. Nem sei se está caro ou não!

É assim mesmo [:cool:]

Ora vejamos:
- o edifício está num topo, e parece que o alçado ficou por resolver. Espetaram lá uma varanda que liga a sala à I.S. da suíte... A fachada exterior penso que deve ser alguma imposição... porque vai ficar afastado uns bons metros de outro edificado que tem umas galerias altas por baixo com lojas e também já tem na sua fachada apenas assim uma varanda! Estes 4 novos blocos também vão ter galerias altas com lojas no piso 0 (em que o pé direito deve ser o dobro de um apartamento).
R: existe afastamento mínimos que têm de ser cumpridos, ou alinhamentos com o existente. Mas se abre ali uma varanda, é porque não se trata de uma empena onde vai encostar outro edifício, mas sim uma fachada onde não vai encostar o edifício. É possível ser assim, mas para mim não é o ideal, ainda para mais este edifício tem a agravante de ter mais de 20m de profundidade.

- com tanto espaço disponível fizeram um átrio que é um corredor concordo

- com tanto espaço junto à varanda fazem uma lavandaria interior no átrio de entrada, lol...nesse sítio poderia ser uma I.S. de serviço. Podia sim ser uma I.S de serviço. Na minha casa tenho a lavandaria do outro lado onde diz "varanda" e tenho a vantagem de até poder lá secar roupa sem fazer uso de secador, por outro lado as roupas sujas ou lavadas passam pela sala e cozinha...

- o acesso à cozinha é feito através da sala, para mim não é o ideal, mas ok. como fazias ali para entrar na cozinha sem perder parte da bancada do L?
R. Parece-me que essa cozinha tem armários mais que suficientes, e no caso da lavandaria não ser naquele sítio, penso que daria espaço para encaixar ali uma IS de Serviço, uma entrada para a cozinha e talvez também uma despensa. No mínimo, na passagem dava para encaixar armários, ainda ficava com mais do que está no desenho [;)]

- a sala tem uma forma próxima do limite de 2*1. Abre no topo, não é muito bom... Eu prefiro uma sala assim mais retangular, a minha atual é mais quadrada e com um recuperador de calor um bocado puxado de mais para o meio e com 48m2 é pior aproveitada que esta de 43,60m2. Não percebi a parte de abrir no topo?
R. Concordo contigo que uma sala mais quadrada desperdiça mais área, no entanto é uma questão de proporção e percepção espacial. A partir do momento que abres o topo e não na lateral, faz com que esta sala ainda pareça mais comprida e fechada, e como é grande, isto ainda é agravado pelo pé direito que não deverá ter mais de 2.6m (para ser simpático). Entendo que isto seja perfeitamente válido, mas não me parece a melhor qualidade para tanta área disponível.

Para mim com mais a IS social, já seriam 4 wc's e com 2 suites estava mais que bom. Os Wc's ainda encarem mais a coisa..
R. Essa do preço das IS. a mim soa-me sempre a desculpa esfarrapada. Entendo quem critique que são muitas, não precisa, etc, mas para mim, uma casa para estes valores a construir no século XXI deveria ser tudo suítes, e isso não é luxo. Luxo é ter uma master suite com 2 IS e 2 closets para o casal, mais uma sala de estar, etc [:D]

- tal como a sala, o formato dos quartos está demasiado longo, os closets poderiam ter sido melhor pensados, mas aceita-se. O formato dos quartos não me chateia tenho assim também todos +- com 20m2 de média e "apenas" ~3,40m de largura. Ainda sobra 1,3m aos pés da cama.
R. Existem regras de largura mínima para determinada área, da mesma forma que existe comprimento máximo para determinada largura. Neste caso metem os armários um de cada lado. Pessoalmente eu até não sou grande fã de closets, mas neste caso a proporção do quarto resulta estranha, vai ficar um charuto.

- ter a máquina do AC na varanda do quarto não acho que faça sentido quando há tanto espaço do outro lado. Eu acho estranho é só ter uma, talvez uma de cada lado fosse o melhor! Mas não domino os atuais sistemas de AC (capacidades/distancias entre aparelhos).
R. Depende do sistema que for implementado. Mas na legenda do outro lado só refere a Bomba de Calor.

​​​Aí está a contra resposta.

Só quero realçar que muitas das minhas impressões são mera opinião pessoal do que para mim pode ser um bom ou mau projeto.
Este, para mim está bastante fraco, e ainda nem vi o resto do edifício, que é tão ou mais importante...

Só quero realçar que muitas das minhas impressões são mera opinião pessoal do que para mim pode ser um bom ou mau projeto.
Este, para mim está bastante fraco, e ainda nem vi o resto do edifício, que é tão ou mais importante...

Do lado esquerdo na lateral terá apenas 1 varanda. Do lado direito último bloco já terá 2 varandas na lateral!!!

MFnviGI.png

Também seria interessante partilhares connosco projetos que consideres apelativos.

De preferência no Porto. 😁

Nunca menos de 2M.

Com a quantidade de apartamentos acima dos 500k ou 1M e com as taxas de juros pela hora da morte, começo a achar que um casal jovem precisa ganhar pelo menos 100k limpos para ter uma vida decente na capital do País.

Antigamente com 500k já se comprava um apartamento de sonho em Lisboa, neste momento da para um T2 com 80 metros + lugar de estacionamento.

Por acaso é menos de 2 milhões.
1.860.000€ [:D]

Aquilo que voces chamam de lavandaria = casa das maquinas? É que no meu caso se tivesse, seria somente para maq de lavar roupa ( a da loiça deduzo que fique na cozinha na mesma ne? )
E é aí tb que estão caldeiras e afins?

Ou seja, é usado normalmente para acomodar estes equipamentos ou é basicamente apenas para maq lavar+maq secar?

Back