Tópico das Casas

Um amigo meu comprou um terreno em segunda linha de praia em Gaia, há 3/4 anos por 120k (entretanto houve quem tentasse revender pelo dobro), construção começou no ultimo trimestre de 2022 e deverá estar pronta lá para Novembro.

Por isso como disse o SilverArrow, são 3 a 4 anos sim.

Estava aqui a pensar com os meus botões…

Ora se atualmente aqui no Porto um T4 custa no mínimo dos mínimos 450-500k não será mais vantajoso a construção de uma casa?

Contas por alto:
150k terreno
200m2 - 200k
Total - 350k

Claro que o terreno terá de ser afastado e não no centro mas mesmo assim…
Sempre será algo a gosto…

Eu fiz isso mas tive a sorte de ter comprado terreno no centro do Porto, perto do Marquês na base inferior da curva de preços quando da crise do imobiliário. E depois a construção ter sido antes da burrice de subida de preços pós-covid.

No entanto, quem for para esta solução, terá que ter estomago e coração forte para aguentar toda a burocracia com a CM Porto. E Águas do Porto. É impressionante e louco toda a burocracia e chatices.

Não falei das chatices dos empreiteiros, porque tive sorte, Ou escolher bem o meu. Sem problema algum, construção iniciada antes da pandemia continuou mesmo durante.

Há que ter capital €€€€ para fazer a obra e depois com emprestimo à construção, o dinheiro é entregue em tranches. Quanto mais se fizer no inicio, mais é entregue na 1ª visita do "fiscal" do banco. E assim sucessivamente.

Por curiosidade, a minha construção (fora terreno) ficou em 750€ o m2, valores de 2019/2020.

Meses depois e a 100m da minha, o mesmo empreiteiro começou outra, e com menos área, menos pormenores e acabamentos inferiores da minha, o valor já era de 1000€ o m2.

Última edição:
1 ano e meio só à espera da Câmara?
Só para a Arquitectura?

Sim, projeto submetido em Novembro 2021
Mas como disse, sem pressão nenhuma

A principal razão era resolver algumas questões de financiamento (done) e correção em baixa do preço construção m2, que já está a corrigir.
A minha meta seria começar a construir em Dez/jan e feita em abril / maio 2025

Pois, as dores de cabeça toda a gente fala nisso.
Que é um terror e que deviam começar de novo depois de acabar porque agora é que sabem. 😁

Quanto a valores, se for 1500€ já se manda para os 450k.

Terreno - 150k (há mais baratos)
Casa 200m2 - 300k
Total - 450k

Atenção aos valores de construção.
Os 1.500€/m2 +iva

Ou seja estamos a falar de 1.800€…

Sim, projeto submetido em Novembro 2021
Mas como disse, sem pressão nenhuma

A principal razão era resolver algumas questões de financiamento (done) e correção em baixa do preço construção m2, que já está a corrigir.
A minha meta seria começar a construir em Dez/jan e feita em abril / maio 2025

A pressão ás vezes funciona. Mas muitas vezes nada.
Mas não deixa de ser estranho tanta demora para um projecto "simples" numa zona loteada.
A menos que tenham inventado ou enganado em alguma coisa, a arquitectura deveria ter sido aprovada muito mais depressa.
Ser uma Câmara pequena não ajuda claro.

Mas não deixa de ser estranho tanta demora para um projecto "simples" numa zona loteada.
A menos que tenham inventado ou enganado em alguma coisa, a arquitectura deveria ter sido aprovada muito mais depressa.

São as licenças de construção que demoram mais?

Camara (Alcácer do Sal) pequena e com muitíssimos projetos como sabes.
Aliás o departamento de urbanismo é grande, mas provavelmente curto para a procura da zona

Camara (Alcácer do Sal) pequena e com muitíssimos projetos como sabes.
Aliás o departamento de urbanismo é grande, mas provavelmente curto para a procura da zona

Eu entendo, e bem sei que há muita procura.
Mas numa zona com loteamento, e cumprindo os parâmetros e sem grandes "inovações" não vejo razão para tanto tempo.
Aliás todo o processo deveria ser na teoria muito rápido, com os parâmetros todos dentro dos limites e com um termo de responsabilidade, diria que se vê um projecto em menos de 1 dia.

Atendendo ao que se passa à nossa volta (preços dos bens de consumo), e apesar das noticias que nos enfiam, a inflação está pior que há uns meses

A inflação está pior !?

Os preços estão a aumentar mais agora do que há uns meses ? não creio

Pelo teu post dá a ideia que achas que a inflação é as coisas estarem mais caras .... e não a tx de crescimento dos aumentos.

Para mim a construção tem uma grande vantagem que é o pagamento faseado.

E nos tempos que correm ao valor dos apartamentos cada vez será mais tida em conta.

Outra hipótese provavelmente mais rápida será a remodelação.

O pagamento faseado é porreiro se não pretenderes recorrer a crédito.

Crédito para construir é muito mais chato e complicado e tens que pagar o terreno do teu bolso normalmente.

A inflação está pior !?

Os preços estão a aumentar mais agora do que há uns meses ? não creio

Pelo teu post dá a ideia que achas que a inflação é as coisas estarem mais caras .... e não a tx de crescimento dos aumentos.

Exactamente isso, a aumentar mais agora que há uns meses. Sei bem o que é a inflação.[:cool:]
É olhometro, a sensação que tenho quando vou às compras não me diz que está em 5%.

Eu não os dava, nem metade!

​[:cool:]
7s8qjl.jpg

O pagamento faseado é porreiro se não pretenderes recorrer a crédito.

Crédito para construir é muito mais chato e complicado e tens que pagar o terreno do teu bolso normalmente.

O valor que se gasta para o terreno, arquitectura, especialidades e as obras iniciais é muito superior aos 1020% que os bancos exigem na compra de um imóvel.

Além disso temos que contar com o valor das derrapagens.

O valor que se gasta para o terreno, arquitectura, especialidades e as obras iniciais é muito superior aos 1020% que os bancos exigem na compra de um imóvel.

Além disso temos que contar com o valor das derrapagens.

A construção é porreira para capitais próprios ou para quem pede tipo 50%
Para ir a pele com empréstimo pode ser uma bela dor de cabeça

Voltar
Superior