Tópico das Casas

Eu arriscava o Abanca por um ano, depois abria-te a possibilidade do Bankinter daqui a 1 ano.

Apesar que o Abanca tem uma serie de requisitos manhosos.

Interessante a proposta do NB
O que eles pedem em termos de seguros? Se for fora agrava em quanto o spread?
E os outros requisitos? Ordenado, cartao credito, debitos directos, mais alguma coisa?

Esqueci-me de responder. 🤷‍♂️
Não faço ideia porque como é variável não estou interessado.
Na mista acabo por poupar consideravelmente.

Pessoalmente, e comparando com o que tens actualmente (que será renovado em Setembro, provavelmente com uma taxa+spread acima dos 5%), tens aí algumas boas propostas nos próximos 2 anos.
Fixa a taxa pelo valor mais baixo que conseguires, e daqui a 2 anos voltas a renegociar novamente.

Nota: Não percebi o cálculo da TAEG. Pela minha experiência, cada banco calcula da sua maneira...

Sim, tenho propostas que me permitem poupar bastante em relação ao oferecido pelo Bankinter.

Quanto à TAEG apenas coloquei o que está no documento facultado com a simulação.

Para mim, mais importante que a TAEG é saber efetivamente o que preciso para firmar contrato (cartões, seguros no banco ou fora, etc)

Ninguém te ofereceu Euribor 3M??? :confused:
Metade das ofertas com Euribor 12M??? :confused:

Obrigado pela partilha mas eu deixaria logo informado à partida com os bancos que não aceitava nada que não fosse Euribor 3M ou como second best 6M. Deixava bem claro que Euribor 12M não iria perder tempo a analisar....

Euribor 12M não me deixa desconfortável, é o que tenho é da alguma estabilidade.
Claro que na descida é melhor descer logo mas vamos ver.

O que pretendo é poupar o mais possível dentro das condicionantes.

Eu arriscava o Abanca por um ano, depois abria-te a possibilidade do Bankinter daqui a 1 ano.

Apesar que o Abanca tem uma serie de requisitos manhosos.

O Abanca não nos compensa porque devido às amortizações que temos vindo a fazer neste momento temos uma dívida inferior a 50k (não pagam transferências de valor inferior a 100k)

Só o Montepio e o Santander estão na corrida.

Como sabem encontro-me neste momento à procura de alternativas mais baratas no CH.

No momento atual tenho 1.05+12M sendo que vai ser atualizada em setembro (tendo em conta julho).
No banco onde tenho o CH - Bankinter - propuseram variável passar para 0.9.
Taxa mista propuseram 2 anos a 4.65%

Posto isto recorri a um desses serviços agregadores de propostas e foram-me apresentadas algumas alternativas.

A questão é que pretendo taxa mista (por considerar ser a mais vantajosa para os próximos 2 anos) e nesta opção só me apresentaram 2 propostas. Assim sendo la fui eu aos bancos ver quais eram as suas melhores propostas.

Coloco aqui os dados recolhidos pois pode ser útil para outros.

Uma dúvida porque daqui a uns tempos vou fazer a mesma coisa....
Foste tu bater à porta dos bancos....
Os documentos (IRS, recibo vencimentos, etc) levaste inpresso em papel, levaste numa pen para dar a cada gestor, ou eles facultaram o email e pediram para enviares para lá?

O Abanca não nos compensa porque devido às amortizações que temos vindo a fazer neste momento temos uma dívida inferior a 50k (não pagam transferências de valor inferior a 100k)

Então não há muito, é ver as comissões e depois disso o menor spread.

Uma dúvida porque daqui a uns tempos vou fazer a mesma coisa....
Foste tu bater à porta dos bancos....
Os documentos (IRS, recibo vencimentos, etc) levaste inpresso em papel, levaste numa pen para dar a cada gestor, ou eles facultaram o email e pediram para enviares para lá?

Os documentos todos foram enviados para o tal serviço agregador de propostas mas não serviu de muito porque como já referi só apresentaram 2 propostas.

Eu ir aos balcões foi sem documentos a não ser o cartão de cidadão.

No entanto eles têm os documentos devido a ter sido solicitada proposta pelo tal serviço agregador (a questão é que utilizaram os dados nas propostas variáveis - que a mim não me interessam).

Embora pense que não é preciso - eu tenho na mesma que pedir a aprovação de crédito, tem de ser feita uma avaliação, etc

Então não há muito, é ver as comissões e depois disso o menor spread.

Já vi as comissões, tudo o que pago.

So que um faz taxa mista a 2 anos (Montepio), o outro a 3 (Santander).

Um obriga ao seguro multirriscos dentro (Montepio) o outro podes ter os seguros todos fora.

Depois há uns euros para um e outro (cartões e manutenção de conta - entre 5 e 10€ mês).

Já vi as comissões, tudo o que pago.

So que um faz taxa mista a 2 anos (Montepio), o outro a 3 (Santander).

Um obriga ao seguro multirriscos dentro (Montepio) o outro podes ter os seguros todos fora.

Depois há uns euros para um e outro (cartões e manutenção de conta - entre 5 e 10€ mês).

Isto é tudo muito imprevisível, no final do ano passado andava na duvida se fixava por 2 anos ou por 5 anos, acabei por ir para 5 anos, e atualmente começo a pensar que os juros vão andar altos uns anos valentes, mas era preciso uma bola de cristal.

Entre essas duas acho que neste momento ia para os 3 anos do santander até porque tem os seguros fora.

Deixar ir para taxa variável, amortizar o restante até ao final do ano com 0% de comissão.

Deixar ir para taxa variável, amortizar o restante até ao final do ano com 0% de comissão.

Na minha opinião isso não entra na equação.
A dívida dele está abaixo dos 50k.
Mesmo que amortizasse o crédito inteiro antecipado, os 0.5% a pagar seriam 250 euros.... Não creio que isso seja factor na hora de decidir a melhor proposta.

Muitas vezes isso do custo da comissão antecipada é overrated...

Na minha opinião isso não entra na equação.
A dívida dele está abaixo dos 50k.
Mesmo que amortizasse o crédito inteiro antecipado, os 0.5% a pagar seriam 250 euros.... Não creio que isso seja factor na hora de decidir a melhor proposta.

Muitas vezes isso do custo da comissão antecipada é overrated...

Pelo contrário.
Se o user (ou qualquer um de nós), tiver disponibilidade financeira para o fazer, essa seria a única opção da equação.

Isto é tudo muito imprevisível, no final do ano passado andava na duvida se fixava por 2 anos ou por 5 anos, acabei por ir para 5 anos, e atualmente começo a pensar que os juros vão andar altos uns anos valentes, mas era preciso uma bola de cristal.

Entre essas duas acho que neste momento ia para os 3 anos do santander até porque tem os seguros fora.

Eu, por acaso estou tentado para o Montepio pelos 2 anos porque pretendo amortizar o mais cedo possível.

O plano ideal passaria por nos próximos 12 meses ganhar folga financeira e depois começar novamente a amortizar.

Escolhendo taxa fixa o plano tem de ser alterado e durante dois anos ou três não amortizo esperando pelo fim da taxa fixa para depois amortizar.

Ja agora faltou referir que o Montepio oferece 1% do CH em cartão Worten e o Santander 500€ + 150€ em produtos da boutique deles.

Para finalizar no Montepio o CH tem de durar no mínimo 5 anos, se for menos tens de devolver o valor do cartão Worten.

Mas podes ter dívida de 1000€ no CH durante os 5 anos.

O Santander não tem mínimo temporal para o CH ( tem para a conta ordenado - 2 anos).

Por exemplo, o Millenium “obriga” o CH a ter no mínimo 10 anos (não sei quais as implicações de acabar mais cedo).

Eu, por acaso estou tentado para o Montepio pelos 2 anos porque pretendo amortizar o mais cedo possível.

O plano ideal passaria por nos próximos 12 meses ganhar folga financeira e depois começar novamente a amortizar.

Escolhendo taxa fixa o plano tem de ser alterado e durante dois anos ou três não amortizo esperando pelo fim da taxa fixa para depois amortizar.

Ja agora faltou referir que o Montepio oferece 1% do CH em cartão Worten e o Santander 500€ + 150€ em produtos da boutique deles.

Para finalizar no Montepio o CH tem de durar no mínimo 5 anos, se for menos tens de devolver o valor do cartão Worten.

Mas podes ter dívida de 1000€ no CH durante os 5 anos.

O Santander não tem mínimo temporal para o CH ( tem para a conta ordenado - 2 anos).

Por exemplo, o Millenium “obriga” o CH a ter no mínimo 10 anos (não sei quais as implicações de acabar mais cedo).

Pois tens que ponderar isso tudo, eu quando fiz o credito pensa amortizar rapidamente, mas depois fui mudando de ideias e gostando da ideia de ficar com o capital do meu lado de maneira a poder aproveitar algum negocio no medio prazo.

Há bancos muito complicados só dinheiros em cartão, valores minimos de compra com Cartoes, debitos, comissoes de conta etc..

Quando vais mudar a alcatifa da sala e descobres que tinhas tapado um poço de petróleo que valoriza o imóvel em mais €100 000

Semana do Mar no Porto Moniz! Está a acontecer 🍾
​​​​​​​
Screenshot_2023-07-25-13-03-38-827_com.microsoft.office.outlook.jpg

Mais um trabalho muito interessante da Fundação Manuel dos Santos. A ler com atenção por quem se interessa pelo imobiliário.

O Mercado Imobiliário em Portugal

Já li , jovens a terem +50.000 paus para entrada numa qualquer barraca e pagar o restante a 40 anos …..

Quem tem filhos , educar para bazarem deste pardieiro.

Entretanto justos do FED e BCE continuam a ir a cima e avaliações das casas continuam a subir ….

🤷‍♂️

Back