Tópico das Casas

Interessante a proposta do NB
O que eles pedem em termos de seguros? Se for fora agrava em quanto o spread?
E os outros requisitos? Ordenado, cartao credito, debitos directos, mais alguma coisa?

Esqueci-me de responder. 🤷‍♂️
Não faço ideia porque como é variável não estou interessado.
Na mista acabo por poupar consideravelmente.

Pessoalmente, e comparando com o que tens actualmente (que será renovado em Setembro, provavelmente com uma taxa+spread acima dos 5%), tens aí algumas boas propostas nos próximos 2 anos.
Fixa a taxa pelo valor mais baixo que conseguires, e daqui a 2 anos voltas a renegociar novamente.

Nota: Não percebi o cálculo da TAEG. Pela minha experiência, cada banco calcula da sua maneira...

Sim, tenho propostas que me permitem poupar bastante em relação ao oferecido pelo Bankinter.

Quanto à TAEG apenas coloquei o que está no documento facultado com a simulação.

Para mim, mais importante que a TAEG é saber efetivamente o que preciso para firmar contrato (cartões, seguros no banco ou fora, etc)

Ninguém te ofereceu Euribor 3M??? :confused:
Metade das ofertas com Euribor 12M??? :confused:

Obrigado pela partilha mas eu deixaria logo informado à partida com os bancos que não aceitava nada que não fosse Euribor 3M ou como second best 6M. Deixava bem claro que Euribor 12M não iria perder tempo a analisar....

Euribor 12M não me deixa desconfortável, é o que tenho é da alguma estabilidade.
Claro que na descida é melhor descer logo mas vamos ver.

O que pretendo é poupar o mais possível dentro das condicionantes.

Eu arriscava o Abanca por um ano, depois abria-te a possibilidade do Bankinter daqui a 1 ano.

Apesar que o Abanca tem uma serie de requisitos manhosos.

O Abanca não nos compensa porque devido às amortizações que temos vindo a fazer neste momento temos uma dívida inferior a 50k (não pagam transferências de valor inferior a 100k)

Só o Montepio e o Santander estão na corrida.

Como sabem encontro-me neste momento à procura de alternativas mais baratas no CH.

No momento atual tenho 1.05+12M sendo que vai ser atualizada em setembro (tendo em conta julho).
No banco onde tenho o CH - Bankinter - propuseram variável passar para 0.9.
Taxa mista propuseram 2 anos a 4.65%

Posto isto recorri a um desses serviços agregadores de propostas e foram-me apresentadas algumas alternativas.

A questão é que pretendo taxa mista (por considerar ser a mais vantajosa para os próximos 2 anos) e nesta opção só me apresentaram 2 propostas. Assim sendo la fui eu aos bancos ver quais eram as suas melhores propostas.

Coloco aqui os dados recolhidos pois pode ser útil para outros.

Uma dúvida porque daqui a uns tempos vou fazer a mesma coisa....
Foste tu bater à porta dos bancos....
Os documentos (IRS, recibo vencimentos, etc) levaste inpresso em papel, levaste numa pen para dar a cada gestor, ou eles facultaram o email e pediram para enviares para lá?

O Abanca não nos compensa porque devido às amortizações que temos vindo a fazer neste momento temos uma dívida inferior a 50k (não pagam transferências de valor inferior a 100k)

Então não há muito, é ver as comissões e depois disso o menor spread.

Uma dúvida porque daqui a uns tempos vou fazer a mesma coisa....
Foste tu bater à porta dos bancos....
Os documentos (IRS, recibo vencimentos, etc) levaste inpresso em papel, levaste numa pen para dar a cada gestor, ou eles facultaram o email e pediram para enviares para lá?

Os documentos todos foram enviados para o tal serviço agregador de propostas mas não serviu de muito porque como já referi só apresentaram 2 propostas.

Eu ir aos balcões foi sem documentos a não ser o cartão de cidadão.

No entanto eles têm os documentos devido a ter sido solicitada proposta pelo tal serviço agregador (a questão é que utilizaram os dados nas propostas variáveis - que a mim não me interessam).

Embora pense que não é preciso - eu tenho na mesma que pedir a aprovação de crédito, tem de ser feita uma avaliação, etc

Então não há muito, é ver as comissões e depois disso o menor spread.

Já vi as comissões, tudo o que pago.

So que um faz taxa mista a 2 anos (Montepio), o outro a 3 (Santander).

Um obriga ao seguro multirriscos dentro (Montepio) o outro podes ter os seguros todos fora.

Depois há uns euros para um e outro (cartões e manutenção de conta - entre 5 e 10€ mês).

Já vi as comissões, tudo o que pago.

So que um faz taxa mista a 2 anos (Montepio), o outro a 3 (Santander).

Um obriga ao seguro multirriscos dentro (Montepio) o outro podes ter os seguros todos fora.

Depois há uns euros para um e outro (cartões e manutenção de conta - entre 5 e 10€ mês).

Isto é tudo muito imprevisível, no final do ano passado andava na duvida se fixava por 2 anos ou por 5 anos, acabei por ir para 5 anos, e atualmente começo a pensar que os juros vão andar altos uns anos valentes, mas era preciso uma bola de cristal.

Entre essas duas acho que neste momento ia para os 3 anos do santander até porque tem os seguros fora.

Deixar ir para taxa variável, amortizar o restante até ao final do ano com 0% de comissão.

Deixar ir para taxa variável, amortizar o restante até ao final do ano com 0% de comissão.

Na minha opinião isso não entra na equação.
A dívida dele está abaixo dos 50k.
Mesmo que amortizasse o crédito inteiro antecipado, os 0.5% a pagar seriam 250 euros.... Não creio que isso seja factor na hora de decidir a melhor proposta.

Muitas vezes isso do custo da comissão antecipada é overrated...

Na minha opinião isso não entra na equação.
A dívida dele está abaixo dos 50k.
Mesmo que amortizasse o crédito inteiro antecipado, os 0.5% a pagar seriam 250 euros.... Não creio que isso seja factor na hora de decidir a melhor proposta.

Muitas vezes isso do custo da comissão antecipada é overrated...

Pelo contrário.
Se o user (ou qualquer um de nós), tiver disponibilidade financeira para o fazer, essa seria a única opção da equação.

Isto é tudo muito imprevisível, no final do ano passado andava na duvida se fixava por 2 anos ou por 5 anos, acabei por ir para 5 anos, e atualmente começo a pensar que os juros vão andar altos uns anos valentes, mas era preciso uma bola de cristal.

Entre essas duas acho que neste momento ia para os 3 anos do santander até porque tem os seguros fora.

Eu, por acaso estou tentado para o Montepio pelos 2 anos porque pretendo amortizar o mais cedo possível.

O plano ideal passaria por nos próximos 12 meses ganhar folga financeira e depois começar novamente a amortizar.

Escolhendo taxa fixa o plano tem de ser alterado e durante dois anos ou três não amortizo esperando pelo fim da taxa fixa para depois amortizar.

Ja agora faltou referir que o Montepio oferece 1% do CH em cartão Worten e o Santander 500€ + 150€ em produtos da boutique deles.

Para finalizar no Montepio o CH tem de durar no mínimo 5 anos, se for menos tens de devolver o valor do cartão Worten.

Mas podes ter dívida de 1000€ no CH durante os 5 anos.

O Santander não tem mínimo temporal para o CH ( tem para a conta ordenado - 2 anos).

Por exemplo, o Millenium “obriga” o CH a ter no mínimo 10 anos (não sei quais as implicações de acabar mais cedo).

Eu, por acaso estou tentado para o Montepio pelos 2 anos porque pretendo amortizar o mais cedo possível.

O plano ideal passaria por nos próximos 12 meses ganhar folga financeira e depois começar novamente a amortizar.

Escolhendo taxa fixa o plano tem de ser alterado e durante dois anos ou três não amortizo esperando pelo fim da taxa fixa para depois amortizar.

Ja agora faltou referir que o Montepio oferece 1% do CH em cartão Worten e o Santander 500€ + 150€ em produtos da boutique deles.

Para finalizar no Montepio o CH tem de durar no mínimo 5 anos, se for menos tens de devolver o valor do cartão Worten.

Mas podes ter dívida de 1000€ no CH durante os 5 anos.

O Santander não tem mínimo temporal para o CH ( tem para a conta ordenado - 2 anos).

Por exemplo, o Millenium “obriga” o CH a ter no mínimo 10 anos (não sei quais as implicações de acabar mais cedo).

Pois tens que ponderar isso tudo, eu quando fiz o credito pensa amortizar rapidamente, mas depois fui mudando de ideias e gostando da ideia de ficar com o capital do meu lado de maneira a poder aproveitar algum negocio no medio prazo.

Há bancos muito complicados só dinheiros em cartão, valores minimos de compra com Cartoes, debitos, comissoes de conta etc..

Mais um trabalho muito interessante da Fundação Manuel dos Santos. A ler com atenção por quem se interessa pelo imobiliário.

O Mercado Imobiliário em Portugal

Já li , jovens a terem +50.000 paus para entrada numa qualquer barraca e pagar o restante a 40 anos …..

Quem tem filhos , educar para bazarem deste pardieiro.

Entretanto justos do FED e BCE continuam a ir a cima e avaliações das casas continuam a subir ….

🤷‍♂️

Mais um trabalho muito interessante da Fundação Manuel dos Santos. A ler com atenção por quem se interessa pelo imobiliário.

O Mercado Imobiliário em Portugal

Fui aluno de dois dos membros dessa equipa.
Desenvolvem um trabalho muito interessante no âmbito do apoio à decisão em Políticas Públicas, mas depois quem está no poder acaba por ir mais pela via do achismo.

Voltar
Superior