Tópico das Casas

Complicado perceber o teu ponto, basicamente não estás muito longe dos comunistas que tanto detestas, entras em modo cassete e não adaptas o discurso para a audiencia.

Claramente tens um odio, algo recalcado em relação a Portugal, que te tolda um pouco a visão, devias fazer as pazes com Portugal, e ser capaz de reconhecer o bom, o mau, e o muito mau.

Concordo 100% contigo no teu post, vou apenas comentar estes 2 prontos.

É a primeira vez que me apelidam de comunista, nem sei como reagir. Abomino essa ideologia política e não existe nenhum ponto em comum.
Tive a sorte de viver na China na década de 90 e de visitar países como o Laos e o Cambodja.
É uma ideologia absolutamente abjecta, apenas em países atrasados como Portugal ainda tem uma presença forte na sociedade.

Eu não tenho ao ódio a Portugal, é exactamente o oposto.
Tive a sorte de viver em 3 continentes boa parte da minha vida a adulta, visitar mais de 40 países e ter uma percepção alargada da realidade comparativa.

Vejo portugal como um país deslocado da realidade, sempre com o futuro adiado e sem um rumo para tornar o país melhor para os seus cidadãos.

Mas o português médio não vê nada disso, vive alheado, convive bem com a corrupção generalizada na sociedade, sem perspectivas de um futuro melhor e não se preocupa de fato com o Estado do país.
Não há movimentos cívicos fortes, tudo centrado no clientelismo político.

E isto chateia-me profundamente, mantenho ligações a portugal, incluindo profissionais e custa -me muito assistir as dificuldades com que as pessoas têm de lidar no dia a dia.

E nota final, trabalhar em Portugal é um inferno.
Trabalhamos mal, somos desorganizados, desplacentes, pouco éticos e até preguiçosos.

E no fim do dia, não temos noção desta realidade que retrato.
E até termos noção do que somos e onde estamos , nada vai mudar.

Vamos continuar de mão estendida as esmolas da união europeia, vamos continuar cada vez mais pobres, vamos continuar a assistir aos jovens que tem 2 dedos de testa a procurar o futuro noutro país.

Esta é a mensagem que tento passar num fórum público, é o meu alerta.
Do ponto de vista profissional, na posição em que me encontro, procuro colocar Portugal no mapa e ajudar a trazer investimento para a indústria do país.

Cumprimentos

Os bancos vão de vento em popa! Quando o vento parar pagamos Nós!

Lucros dos grandes bancos aumentam 60% na primeira metade do ano Resultado líquido dos cinco maiores bancos a operar no País ascendeu a quase dois mil milhões de euros até junho. Juros altos renderam 4,2 mil milhões na margem financeira, que catapultou mais de 70% em termos homólogos. Banco do Estado voltou a encabeçar os ganhos, depois de registar mais metade dos lucros alcançados em 2022, mas foi o BCP o que mais cresceu, multiplicando o resultado por sete.

https://www.google.com/amp/s/www.di...r-dia-na-primeira-metade-do-ano-16770421.html

Os bancos vão de vento em popa! Quando o vento parar pagamos Nós!

Lucros dos grandes bancos aumentam 60% na primeira metade do ano Resultado líquido dos cinco maiores bancos a operar no País ascendeu a quase dois mil milhões de euros até junho. Juros altos renderam 4,2 mil milhões na margem financeira, que catapultou mais de 70% em termos homólogos. Banco do Estado voltou a encabeçar os ganhos, depois de registar mais metade dos lucros alcançados em 2022, mas foi o BCP o que mais cresceu, multiplicando o resultado por sete.

https://www.google.com/amp/s/www.di...r-dia-na-primeira-metade-do-ano-16770421.html

Outra vez?
Notícia de parolos para parolos, não saímos disto?

A banca portuguesa tem índices de rendabilidade mas altos que a média da EU ou OCDE?

Se a banca portuguesa fosse rentável, seria uma banca com um elevado valor de mercado, e não seria comprada por meia dúzia de tostões.
Qual o valor bolsista de toda a banca nacional? Meia dúzia de tostões.

O somatório dos lucros de todos os bancos nacionais não chega a 1/10 dos lucros do Santander (55 mil no em 2022)

A banca portuguesa é frágil, e com estas notícias ainda mais frágil fica.
Querem bancos a dar prejuízo outra vez?
Um país precisa de uma banca forte.

Col notícias destas e com a população a consumir, qualquer dia estamos como uma qualquer república Latino americana.

São apenas árvores de natal, ainda por cima eco-friendly. (por acaso também tinha visto, só ali está um carrito jeitoso....isso, mais o C4cabrio na garagem...há ali muita massa)

[:)]

O SilverArrow teve bom olho nas caixas da Hermes, estão ali uns milhares 😅.

Tem também um carregador da Porsche, por isso mora lá mais um Porsche ou PHEV ou Eléctrico.

Outra vez?
Notícia de parolos para parolos, não saímos disto?

A banca portuguesa tem índices de rendabilidade mas altos que a média da EU ou OCDE?

Se a banca portuguesa fosse rentável, seria uma banca com um elevado valor de mercado, e não seria comprada por meia dúzia de tostões.
Qual o valor bolsista de toda a banca nacional? Meia dúzia de tostões.

O somatório dos lucros de todos os bancos nacionais não chega a 1/10 dos lucros do Santander (55 mil no em 2022)

A banca portuguesa é frágil, e com estas notícias ainda mais frágil fica.
Querem bancos a dar prejuízo outra vez?
Um país precisa de uma banca forte.

Col notícias destas e com a população a consumir, qualquer dia estamos como uma qualquer república Latino americana.

Estás a confundir dimensão com solidez. São fatores pouco relacionados.

Já te respondo mais logo, estou em viagem apenas parei para por gasolina e responder ao Rasec.
Mas faz esta análise, qual o valor das acções do BCP nos últimos 20 anos e conheces algum banco (maior do país) com acções a valer 30 cêntimos.
Qual o valor de mercado do BCP?

Prelude, fiquei à espera da resposta ao meu desafio, mas afinal parece que já ficou esquecido.

Sobre as acções do BCP, embora não seja o tópico mais correcto, para uma pessoa financeiramente letrada como tu, deves saber perfeitamente que o BCP foi alvo de vários aumentos de capital desde 2008, com a correspondente emissão e diluição de novas ações, e daí vemos a brutal desvalorização do valor nominal da acção do BCP para valores de cêntimos.
Mas mesmo assim, vamos a um exemplo: Se o Millenium BCP fizer um reverse stock split 100:1, e indicar aos seus accionistas que cada lote de 100 acções a 30 cêntimos, passam a valer 1 acção de 30€ (que seria a acção mais valiosa da bolsa nacional) já te assusta menos ou é igual?

A capitalização bolsista de uma acção não é sequer um bom indicador do valor real da empresa.
O que não faltam para aí são empresas com capitalizações bolsistas completamente desadequadas ao seu valor real (tanto para cima como para baixo)
Mas isto é tema para outro tópico que não este....

Solução não cair no mesmo erro 2X.

Com a crise do subprime Portugal foi dos países que mais sofreu, as pessoas as vezes esquecem-se mas uma parte do resgate da Troika foi para a banca, e não chegou nem a metade do que foi injectado.

Mas vou colocar alguns exemplos do que poderia ser feito

1- crédito habitação de taxa fixa obrigatório até um determinado tipo de rendimento ou valor se rendimento disponível após a prestação. O grupo mais vulnerável á flutuação das taxas de juro. Já que gostamos que o estado seja paizinho até pode ser uma taxa bonificada.

2- regulação de imigração, a pressão no mercado de habitação de uma emigração totalmente desregulada é enorme, tempos hoje o triplo de população emigrantes de há 6 anos atrás.
Quando a economia arrefecer, problemas sociais surgirão.

3-incentivos a construção nova, agilização de processos, desregulamentação, redução de IVA nos materiais de construção etc

4- mercado de arrendamento funcional, incentivo a colocar casas no mercado, redução de IRS, proteção do senhorio em caso de falta de pagamento etc

5- investimento com conta peso e medida em habitacao subsídiada, tipo Lispolis bem regulamentada. Os muitos milhões do fundo de resiliência seriam aplicados no futuro dos jovens.

Nota, a bolha vai arrebentar, a Alemanha está em vias de entrar em recessão, portugal como economia periférica leva com o estrondo sempre com um atraso de 2 ou 3 semestres.
As taxas de juro não vão baixar tão cedo, o FED voltou a subir na semana passada e já vai com 1 ano de avanço.

A banca portuguesa mais uma vez está demasiado exposta ao crédito habitação.

Just my thoughts...

Tudo o que tu dizes embora muito correcto, é semelhante a comentários de adeptos de bancada, que quando o jogo já acabou, é que dizem o que deveria ter sido feito.
Infelizmente estamos em Portugal, onde o planeamento estratégico e a longo prazo não existe, fruto de vários factores: políticos, económicos, sociais, educacionais e até mesmo culturais.

Já te perguntaram várias vezes que soluções propões, e a única coisa que sabes responder é criticar o que foi feito, ou dizer o que deveria ter sido feito.
Se tu fores ver, parte das medidas que tu indicas, já estão a ser aplicadas por este governo (ou pelo menos a serem discutidas).
E nenhuma dessas medidas terá um resultado a curto prazo. Tudo vai demorar o seu tempo...

Mas o que queremos que tu respondas é se actualmente devemos fixar as taxas ou continuamos com as taxas variáveis...
Ainda não percebi se somos todos iletrados financeiramente ou não...

Voltar
Superior