Tópico das Casas

Dasseee...

Um gajo paga imposto daquilo que ganha, paga imposto para comprar casa, paga imposto anual para manter a casa e ainda há quem ache que se deve pagar imposto por não se usar casa segundo a vontade do Costa aldrabilhas. :sh)

É mesmo o povo ideal para ser extorquido!
Tu tens casas e eu não tenho casas, paga capitalista!

É assim que funcionam os caranguejos no balde....

Só queria exemplicar, com sucesso, o que o DMA disse, com um exemplo prático, de como grupos de interesse se sobrepoe ao interesse geral,

O problema das casas é global, Portugal como pequeno pais num puzzle maior, ou está abaixo ou acima da média, e estamos pior que a média, em termos de afordabilidade. E são vários motivos para isso, mas aparentemente, as casas vazias não são razão para isso segundo um grupo, excepto as do estado claro.

Era a mesma coisa que alguem ir dizer num grupo de reformados que não existe dinheiro para lhes pagar a reforma, uma pessoa é corrida ao tiro, normal.

Já agora, se vos ajuda, penso que a minha familia faz parte dos novos milionários, devido as valorizações recentes de uns terrenos.

A questão é que eu gostava que as coisas quando chegar aos filhos e netos, ou seja longo prazo valessem dinheiro, e pelo caminho que Portugal vai, duvido que vá valer muito em 2035 ou 2040.. como o DMA disse, estou a ver o acidente em camera lenta. E não passarmos a questão do imobiliario para jovens, de pior que a média para melhor que a média, os efeitos vão ser multiplicadores em 1 ou 2 decadas.

Last edited:
Hecho, eu adorava meter casas no mercado de arrendamento, não meto porque não confio no xuxalismo! É só isso.

Num mercado liberal, seguro e livre, garantidamente, estavam no mercado de arrendamento e eu muito feliz.

Agora quando mudam as regras do jogo a cada 6 meses, vão para longe!

O problema não se resolve com comunismo, há varias casas desabitadas no interior e ninguém quer ir para lá, há muito espaço para construir e não há mão de obra para construir, o problema resolvesse a construir mas é preciso que se mudem as coisas.

Quando eu andava a estudar no final da década de 90 na minha escola havia no secundário a variante de construção civil e tal como em muitas escolas fechou tudo, abram novos cursos valorizem a profissão, descompliquem os processos e tornem mais barato, e mais importante que tudo controlem a imigração porque parece que toda a gente tem medo de dizer que é por causa dos milhares de imigrantes que estão a chegar que o preço subiu em flecha..

Hecho, eu adorava meter casas no mercado de arrendamento, não meto porque não confio no xuxalismo! É só isso.

Num mercado liberal, seguro e livre, garantidamente, estavam no mercado de arrendamento e eu muito feliz.

Isso não interessa a ninguém.
Isso e ninguém fala.
Clientes que querem fazer um prédio de habitação para alugar e desistem precisamente pela mudança de politica a cada 2 meses.

Não defendo, esquerdas, direitas nem centros.., todos estão lá para nos sacarem massa dos bolsos.

Mas o que tenho notado com as mudanças dos últimos anos:
- Antes pagava 28%.
- Depois deram a hipoteses de se fazerem contratos mais longos com beneficios, escolhi um prazo que me pareceu mais favorável baixei para 14%.
- A seguir o aumento anual poderia ter sido de 5,43% (não o iria aplicar, as pessoas têm-se portado bem e precisam de viver com dignidade sem asfixias), baixaram para 2%. Ok, com esta medida a Base de tributação baixa dos 100% para 79%.
- Última mudança anunciada os 14% vão passar para 10%.

Last edited:
Não defendo, esquerdas, direitas nem centros.., todos estão lá para nos sacarem massa dos bolsos.

Mas o que tenho notado com as mudanças dos últimos anos:
- Antes pagava 28%.
- Depois deram a hipoteses de se fazerem contratos mais longos, escolhi um prazo que me pareceu mais favorável baixei para 14%.
- A seguir o aumento anual poderia ter sido de 5,43% (não o iria aplicar, as pessoas têm-se portado bem e precisam de viver com dignidade sem asfixias), baixaram para 2%. Ok, com esta media a Base de tributação baixa dos 100% para 79%.
- Última mudança anunciada os 14% vão passar para 10%.

os 28% não se aplicam a todos os casos. Em muitos casos englobando nos outros rendimentos paga menos.

Mudam as regras a cada 6 meses, normalmente para pior, e já sabes que o próximo governo vai trocar tudo novamente, e nem um cão 3h confio ao PS.

eu também já disse algures, nao sei se foi neste tópico, que comigo nenhuma casa da família será alugada a longo prazo em Portugal, se chegar a mim, sem família a viver, são vendidas e compro na Alemanha para arrendamento, que tem um regime muito semelhante e foi a inspiração para a lista de possíveis medidas de mitigação dos preços, mas naturalmente o assunto ficou à volta dos impostos. Que aliás já la tenho 1 alugada na Alemanha, e sei como é, e por causa dos seguros de parte a parte até ver estou muito descansado, se deixar de pagar o seguro paga-me a renda durante 6 meses (podia ter escolhido 1ano) mais as custas legais de o expulsar (que demora máximo 1 ano).

Foi o que eu disse, ninguem fica contente com este tipo de medidas. Mas não é nada que não exista na europa central. Alemanha tem um sistema de tributação de casas sem morador semelhante.

O ponto do que propus em cima do joelho é simples:
- 1. Dar condições para os senhorios colocarem em segurança casas no mercado de arrendamento sem receios de danos ou não receber pagamentos)
- 2. Dar condições aos inquilinos para poderem alugar uma casa (limitações de cauções, fiadores, e informação pessoal)
- 3. Tratar como um luxo e tributar como tal casas sem residencia permanente (exceções razoáveis a ser definidas)

O ponto 3 percebo que faça muita comichão, mas tem de ser, muita familia e muita gente, por heranca e afins, vai acumulando casas que prefere manter vazia, e tudo bem, mas tem de pagar por esse luxo, vendendo ou colocando no mercado para aumentar a oferta.

Mas uma reforma deste genero tem de ser feita por ordem, ponto 1 2 e 3, só o 3 não resolve nada, o 1 deve estar cheio de inconstitucionalidades, e o 2 sem o ponto 1 tambem só torna tudo pior.

Já para não falar que uma fiscalidade agressiva em segundas residencias mandava o preço das casas para baixo em muitas zonas, e isso por si só cria muitos anti-corpos.. os preços das casas e arrendamentos é daqueles assuntos onde existe muita lagrima de crocodilo, incluindo do proprio estado que mete muito dinheiro ao bolso enquanto se queixa dos aumentos.

Tu falas sempre da Alemanha como exemplo para quase tudo, como vives aí é praticamente tudo perfeito, típica mentalidade de emigrante.

A solução dos governos para resolver problemas passa sempre por taxar e regular, o que é um absurdo.

O problema da habitação resolve-se com liberalização da construção e aumento de oferta.

Se eu quero sair de Lisboa e fazer uma moradia dos meus sonhos a 50 km porque raio é que tenho de cumprir tantas regras absurdas e me impedem de fazer o que eu quero ao meu gosto?

Em 2000 em Portugal construíam-se mais de 100 mil casas por ano, atualmente são cerca de 15 mil por ano, isso fez com que na ultima década por haver tanta casa no mercado os preços fossem muito baixos, se a tributação fosse alta para segundas casas neste momento a crise seria muito maior...

Eu tenho uma casa que herdei, está desabitada tenho um quintal vou la todas as semanas , e segundo a tua ideia brilhante tenho que a arrendar porque o Costa acha que Portugal fica bem com milhares de emigrantes indianos e Brasileiros a chegar todos os meses... tá certo.

Exatamente, o problema passa por construir mais. Uma pessoa compra um terreno e só pode fazer (quando pode) o que uns atrasados mentais acham que se pode construir, tem que ter X m2, X divisões, regras sem sentido para tudo e mais alguma coisa, impostos para sacar o mais possível, o problema de base está aqui. O que não falta é espaço em Portugal isto não é Hong Kong, tirando reservas naturais, deveria ser muito fácil construir tal como acontece nos EUA.

O problema não se resolve com comunismo, há varias casas desabitadas no interior e ninguém quer ir para lá, há muito espaço para construir e não há mão de obra para construir, o problema resolvesse a construir mas é preciso que se mudem as coisas.

Quando eu andava a estudar no final da década de 90 na minha escola havia no secundário a variante de construção civil e tal como em muitas escolas fechou tudo, abram novos cursos valorizem a profissão, descompliquem os processos e tornem mais barato, e mais importante que tudo controlem a imigração porque parece que toda a gente tem medo de dizer que é por causa dos milhares de imigrantes que estão a chegar que o preço subiu em flecha..
Ah? Se não fossem os emigrantes a salários baixos e com a falta de mão de obra nacional a construção civil estava bem mais cara.

Estava a ver os portais de anúncios e constato uma situação caricata.

Eu comprei há 2 anos e nessa altura no concelho onde comprei tinha cerca 600 apartamento à venda.
Hoje no mesmo concelho tem cerca de 1000 apartamentos à venda. é uma oferta 70% maior.

Ora, o problema não é oferta. Ou pelo menos, não é só oferta.

Os preços estão naturalmente mais altos, mas o curioso é que os preços não têm uma lógica, vê-se imóveis semelhantes com preços por m2 com diferenças de 100%.

Alguém escrevia por aí que as imobiliárias andam a criar um mundo de fantasia e o que eu concluo é que é mesmo isso, os preços estão elevadíssimos, mas não se vende nada de extraordinário. E desconfio que o que se vende, desce valores substanciais aos preços anunciados.

Há 2 anos os preços eram altos mas os imóveis vendiam-se em 2 meses. Hoje, os preços estão ainda mais caros, mas vejo muitos imóveis com mais de 1 ano de anuncio.

mas vejo muitos imóveis com mais de 1 ano de anuncio.

porque se calhar os preços estão inflacionados para aquilo que é

mesmo em épocas de crise, com juros altos, as coisas vendem-se, desde que os preços sejam justos

alguns proprietários pedem preços absurdos

Estava a ver os portais de anúncios e constato uma situação caricata.

Eu comprei há 2 anos e nessa altura no concelho onde comprei tinha cerca 600 apartamento à venda.
Hoje no mesmo concelho tem cerca de 1000 apartamentos à venda. é uma oferta 70% maior.

Ora, o problema não é oferta. Ou pelo menos, não é só oferta.

Os preços estão naturalmente mais altos, mas o curioso é que os preços não têm uma lógica, vê-se imóveis semelhantes com preços por m2 com diferenças de 100%.

Alguém escrevia por aí que as imobiliárias andam a criar um mundo de fantasia e o que eu concluo é que é mesmo isso, os preços estão elevadíssimos, mas não se vende nada de extraordinário. E desconfio que o que se vende, desce valores substanciais aos preços anunciados.

Há 2 anos os preços eram altos mas os imóveis vendiam-se em 2 meses. Hoje, os preços estão ainda mais caros, mas vejo muitos imóveis com mais de 1 ano de anuncio.

Um concelho com 700 apartamentos à venda também não será o exemplo mais típico. Mas os preços baixam sempre se a oferta aumentar e a procura não aumentar na mesma proporção.

Last edited:
Back