Tópico das Casas

Não és o único. Já aí atrás dei o exemplo do concelho onde vivo que viu a oferta quase a dobrar em 2 ou 3 anos.
O que passamos é um período estranho que não sei definir, nem para o de vai. Mas a realidade é que há hoje mais casas no mercado que há 2 ou 3 anos.
O preço das mesmas parece indicar que há procura para as mesmas, eu não estou tão certo disso, não sei se será tudo uma maquilhagem que se está a esticar ao limite e que vai ter que rebentar.
Há 2 dias via no jornal que o desemprego que mais aumentou foi nos agentes imobiliários... Por isso... Alguma coisa está para acontecer.

O teu concelho tem menos de 1000 apartamentos para venda. Está longe de ser um exemplo daquilo que se passa no resto do país.

O que passamos é que como as taxas subiram muito, muitas pessoas adiaram a compra de casa.

Por outro lado os arrendamentos continuam em alta porque existe procura.

vi esta noticia:
https://www.dn.pt/sociedade/menos-al...-16921333.html

Desconfio bastante, mas não sou jornalista para ir investigar, que a razão que a média mais alta em Aeroespacial é no Minho não Lisboa (técnico), simplesmente o custo de vida e das casas em Lisboa já está a afastar os melhores candidatos das melhores universidades.

O tal fenomeno de Lisboa perder atratividade para quem é de fora, parece estar a começar aos poucos a acontecer. Começa aos poucos, quando o fenomeno ficar visivel a toda a gente já é dificil de reverter.

Isso não tem nada a ver com este assunto.

As médias de entrada são mais altas no Norte em diversos cursos (Direito é outro exemplo) porque a maioria dos melhores alunos estão no Norte. Analisa os resultados dos exames do secundário e vais constatar que as melhores escolas públicas e privadas estão na AM do Porto e no Minho. Naturalmente por norma os alunos preferem ficar perto de casa quando as Universidades são boas como é o caso da Universidade do Porto e do Minho.

Muita malta do alto da sua arrogância e/ou ignorância não entende que há mais e acima de tudo melhor vida em Portugal fora de Lisboa.

O teu concelho tem menos de 1000 apartamentos para venda. Está longe de ser um exemplo daquilo que se passa no resto do país.

O que passamos é que como as taxas subiram muito, muitas pessoas adiaram a compra de casa.

Por outro lado os arrendamentos continuam em alta porque existe procura.

É uma amostra pequena, mas é uma amostra real.
Outras pessoas que acompanhem outras zonas que partilhem se o inventário não está a subir nessas zonas.

Epa desculpem lá mas quem tem mesmo planos de carreira de sucesso não vai deixar de tirar Economia ou Gestão nas escolas de topo do país (que estão em Lisboa) por causa de 3 ou 4 anos de rendas altas...
É um investimento para o futuro.
3 ou 4 anos de custos altos para depois colher 30 ou 40 de salarios acima da média.
​​Quem não souber fazer esse cálculo simples não merece salários de topo dessas carreiras...

Enquanto profissional de uma grande empresa multinacional que já colaborou na selecção de seguramente umas 30 pessoas nos últimos 15/20 anos, lamento desiludir-te, mas a instituição onde a pessoa tirou a licentiatura/mestrado conta para o primeiro emprego, e nunca como primeiro critério. O candidato até pode vir da London Business School. Se não demonstrar energia, traquejo, eloquência e uma cultura geral generosa, não passa da entrevista.

É isso que as pessoas não entendem, depois do primeiro emprego o que conta é a experiência, traquejo.

Ser o melhor aluno do secundário ou mesmo da licenciatura não é garantia de nada. Cresci com essa ideia porque foi-me incutida ao longo dos anos mas depois conheci n indivíduos licenciados em Universidades sem prestígio e alcançaram o topo e muitos que eram considerados os melhores alunos ficaram pelo caminho. Nos dias de hoje considero que a inteligência emocional e mesmo social são componentes super importantes.

30 ou 40 salários acima da media?
Acho que estou a interpretar mal. Salario médio em Portugal é de quase 1400 brutos.
30 salarios médios? Nem o formador do topico ao lado [:D]

Topo em Lisboa? não sei não. se formos comparar numero de alunos que entraram em cada curso vs media do ultimo a entrar, diria que a universidade do Porto se saiu melhor que a Nova em Lisboa

Ele refere 30 ou 40 anos de salários acima da média é não 30 a 40 salários acima da média.

Na minha área normalmente os melhores alunos até são os que se dão menos bem.

Mas isso vai depender de área para área.

Da mesma forma que normalmente quem tem empresa /s são os que se dão melhor (ganham mais) e muitos também não são licenciados.

Já dei por mim a pensar: Salários de médicos e enfermeiros são genericamente baixos face aos custos actuais da habitação, sobretudo dentro da AML e AMP.

Mas talvez não seja mt lógico um médico ou enfermeiro após turnos intensos conduzir 60km para casa ou 1h30 de transportes para poupar na habitação, colocando em causa o seu descanso após 10h, 12h de turno ( ? )

Não seria util o estado ter residências de quartos individuais para os profissionais de saúde ? Assim sempre compensava um pouco o facto de ganharem pouco e conseguiam juntar mt mais facilmente para uma futura entrada.

Por acaso. Uma vida a matarem-se a estudar e com a responsabilidade que têm nas mãos, bem que podiam aspirar a um quartito numa casa social do estado. Isto está mesmo mau. [:)]

Por acaso. Uma vida a matarem-se a estudar e com a responsabilidade que têm nas mãos, bem que podiam aspirar a um quartito numa casa social do estado. Isto está mesmo mau. [:)]

Eu não falei em habitação social...pelo menos nos modos que tantas vezes é ( bairros manhosos ).

Também podemos dizer se o estado teria logo de pagar um T2 a 300K para novos medicos.

Deixemo-nos de parvoíces ok? não era nada disso que eu estava a falar, mas se é para trollar também não vale a pena.

Entretanto deixemos os policias em camaratas com 900 brutos/mês.

O que te está a falhar é que a Uminho é uma das melhores universidades do país, foi crescendo e foi-se impondo ao longo dos anos nas mais diversas áreas. Longe, muito longe vão os tempos em que os professores tinham que vir do Porto, Coimbra e por vezes até Lisboa.
A Uminho já não é a primeira vez que tem a nota mais alta do país, já teve em medicina também.
Se o problema fosse o que dizes há 10anos ou há 20 um quarto em Braga custava 25% ou 30% de Lisboa.
Diria que hoje Braga está mais perto de Lisboa nos custos do que alguma vez esteve a quase todos os níveis.
Ainda abriu agora uma residência cujo quarto mais barato é 450€. Isso nos 20anos anteriores em Braga dava para alugar um apartamento, hoje é impossível, nem um T0.
E como Braga, Aveiro por exemplo.

Engenharia Aeroespacial é em Guimarães, não em Braga.

O que não altera o teu raciocínio, dado que os preços da habitação em ambas as cidades é muito semelhante.

Epá. É preciso ver o lado positivo. Partilhar casa com colegas boazonas.....[:p][:D]

Pode ser apartamentos...
Não é dificil perceber a ideia, para quem quiser ou conseguir chegar lá. Não me parece grande o desafio.

Para quem defende a solução: "Construa-se!"eu pergunto, construções em que depois o T1 vai custar 200k (quando não é mais), vão realmente contrubuir para resolver o problema da habitação? É que para haver construção suficiente para baixar os preços estilo efeito dominó, é preciso construir mesmo muito.. Tipo décadas de construção [:D]

Para quem defende a solução: "Construa-se!"eu pergunto, construções em que depois o T1 vai custar 200k (quando não é mais), vão realmente contrubuir para resolver o problema da habitação? É que para haver construção suficiente para baixar os preços estilo efeito dominó, é preciso construir mesmo muito BARATO.. Tipo décadas de construção [:D]

Corrigido [;)]

Para quem defende a solução: "Construa-se!"eu pergunto, construções em que depois o T1 vai custar 200k (quando não é mais), vão realmente contrubuir para resolver o problema da habitação? É que para haver construção suficiente para baixar os preços estilo efeito dominó, é preciso construir mesmo muito.. Tipo décadas de construção [:D]

E já não se constrói barato. Desde o covid que os custos aumentaram +-50%. Se houver mais obras com a escassez de mão de obra que existe, os salários na construção vão disparar e as casas vão custar mais. Isto tem que ser muito bem analisado.

Falando da AML diria que T1 a 200k e T2 novos a 250k é o sonho de muita gente, eu incluído.

Acho que o comboio dos T1 a 90-120k em bairros seguros nos subúrbios já passou e não volta atrás.

Back