Conheço casos de construção em terrenos onde nem sequer eram proprietários.
Aqui perto de casa conheço um caso desses, pessoas começaram a construir num terreno, vai um, vão dois, vão três...de repente há uma rua cheia de casas.
Anos mais tarde aparece o dono que estava emigrado no estrangeiro, e depara-se com aquilo [

]
Acho que acabou por vender o terreno, mas parece-me que as casas continuam ilegais. E irão continuar, visto que, com as alterações ao PDM sempre para pior, cada vez vai ser mais difícil alguém as conseguir legalizar.
Este é, aliás, outro problema. Ok, fez-se coisas ilegais umas décadas atrás, mas entretanto os burocratas que governam e criam os PDMs não observam o território nem pretendem resolver os casos que estão ilegais, que são muitos.
Eu próprio tenho na família um caso desses, o proprietário do imóvel deixou-se a dormir quando podia ter pago uma multa para legalizar como fizeram outros vizinhos (na altura não estavam a autorizar a construção na zona devido a um grande projeto, mas construíam na mesma), agora é tarde... Há uns anos a câmara publicou que pretendia resolver esses casos. Treta! Nada mais era do que um processo de licenciamento normal, pelos parâmetros urbanísticos atuais, ou seja: não resolveram nada.
Recomendaram deixar como está, que a meu ver é o pior que se pode fazer, pois vai continuar ilegal, não se pode vender, qualquer intervenção tem de ser de forma ilegal, e o caminho mais natural desses imóveis é a ruína.