Tópico das Casas

Tenho um primo que construiu há uns anos uma fantástica moradia num hectare de terreno que adquiriu mas que estava classificado como rústico no PDM.

Falamos de uma pequena cidade do interior Norte, este meu primo, bem como a restante família é uma pessoa importante e conhecida na terra com vários negócios de comércio, etc. Na altura foi inclusivé candidato a presidente da Junta pelo CDS e conhecia muito bem o presidente da câmara, que lhe disse informalmente para avançar.

Entretanto a câmara mudou e houve um órgão de comunicação social da região que denunciou a situação. A coisa foi para tribunal e tem sido complicada, o risco de ter que demolir tudo é real e já teve que tapar a piscina.

Engim as pessoas abusam como tudo e ainda põe sempre as culpas no estado, autarquias, etc.

Estes meios pequenos e no Norte é tudo na base dos compadriios, favores, cunhas, etc.

É preciso uma cara de pau para construir uma casa ilegalmente e ainda ser candidato à junta. 😂😂😂

Obrigado. Apesar de bastante técnico, deu para entender as diferenças.

Esta é a solução mais "tradicional" de que falas, certo?

Esse tipo de laje é mais comum na construção tradicional e na laje de cobertura que depois leva telhado inclinado em telha.

Nas construções recentes com cobertura plana não se vê esse tipo de laje.

Após 3 meses do início das conversações lá fui hoje fazer a transferência de crédito e escritura..

Transferido para ABanca com taxa fixa a 2% durante 1 ano.

Parabéns!

Eles demoram muito na analise dos processos. Já me disseram que possuem uma área de análise de risco pequena....

Parabéns!

Eles demoram muito na analise dos processos. Já me disseram que possuem uma área de análise de risco pequena....

Obrigado.

Avisaram-me logo desde início que são lentos na análise.... Também não apressei as coisas, entre demoras da abanca e atrasos do banco anterior demorou bastante tempo, mas está feito.

Agora durante 1 ano não olho para a Euribor... (fico a torcer que as previsões que descida se concretizem)

É preciso uma cara de pau para construir uma casa ilegalmente e ainda ser candidato à junta. 😂😂😂

O mais provável é ser mais uma história inventada.

Se reparares bem, o SalvadorP tem sempre um primo, um tio, um amigo, etc... que se encaixa nas mais variadas situações.

São quase sempre pessoas muito ricas com casas e carros fantásticos.

Isso e aquele odiozinho de estimação ao Norte em geral e ao Porto em particular.

O meu pai falou-me de um processo de pedir reavaliação do IMI, fui simular no site da DECO e dá-me isto:

Screenshot 2023-12-27 at 23.15.13.png

Já alguém simulou? Isto é fiável?

Se sim, estive a ver o formulário de preencher online e é um grande berbicacho e não me está a apetecer ir às Finanças [:D] , conhecem um step by step for dummies que possa seguir sem fazer asneira?

Uma das casas está em meu nome há menos de 3 anos, sabem se posso pedir reavaliação nesse cenário?

O meu pai falou-me de um processo de pedir reavaliação do IMI, fui simular no site da DECO e dá-me isto:

Se sim, estive a ver o formulário de preencher online e é um grande berbicacho e não me está a apetecer ir às Finanças [:D] , conhecem um step by step for dummies que possa seguir sem fazer asneira?

Uma das casas está em meu nome há menos de 3 anos, sabem se posso pedir reavaliação nesse cenário?

Tens o simulador no site das finanças.

Podes pedir a reavaliação online pelo portal. Os dados estão todos na caderneta predial. O processo demora uns 6 meses a ter resposta.

Acho que podes pedir de 3 em 3 anos pelo que no teu caso ainda não deves poder.

Mas temos de ir pedindo senão os vigaristas não vão actualizando o coeficiente de vetustez.

Acabei de ter uma redução de uns 25 por cento na garagem e agora estou à espera para a habitação.

Vai à página 1786 e ss (26.10.2023) onde se abordou esse tema.

Se reparares bem, o SalvadorP tem sempre um primo, um tio, um amigo, etc... que se encaixa nas mais variadas situações.

Isso e aquele odiozinho de estimação ao Norte em geral e ao Porto em particular.

Eu sabia que o post do v7 a apontar para o norte iria logo criar triggers [:D]
Os tempos de provocador dele já lá vão faz mt tempo.
Diria que não foi intencional mas só ele poderá dizer.

Quanto ao ter familia e amigos ricos, como podeis imaginar, ele é mais um dos users de classe média/alta que por aqui andam e AINDA BEM, tomara eu, hehe.

Já dizia o SRLA que este forum atrai muito essa classe. Está ou estava agregado a uma revista focada em carros novos/média/alta gama e isso atraía este publico alvo, em certa medida.

Eu invejo-o é pelos carrões com que ele já andou.

Bom, chega de v7 ne, ainda se fosse 1 gaija boa [:)]

NOTA para Ontopicar: os conhecimentos que ele traz acerca de casas e processos de compra , legislação e etc são muito úteis num tópico como este, e o que ele relata do primo não só não é descabido como é uma prática algo comum em tantas autarquias....

Tens o simulador no site das finanças.

Podes pedir a reavaliação online pelo portal. Os dados estão todos na caderneta predial. O processo demora uns 6 meses a ter resposta.

Acho que podes pedir de 3 em 3 anos pelo que no teu caso ainda não deves poder.

Mas temos de ir pedindo senão os vigaristas não vão actualizando o coeficiente de vetustez.

Acabei de ter uma redução de uns 25 por cento na garagem e agora estou à espera para a habitação.

Não há o risco de avaliar para cima?

Na verdade é bastante discutível que aquela zona deva ser considerada agrícola, uma vez que é mesmo nos limítrofes da parte urbana. Penso que na altura haveria expectativa de conseguir alterar o PDM !?

Quanto ao resto do que vou vendo e conhecendo, este género de pequena ilegalidade não sendo desejável, também não define as pessoas só por si.

Se quisermos só na politica e cargos publicos e autárquicos, etc. só pessoas que nunca fugiram aos impostos, que pedem sempre factura, etc. corremos o risco de ficar sem ninguém verdadeiramente interessante.

Essa tua reflexão diz mais sobre ti do que sobre mim. Qual seria o interesse de inventar fosse o que fosse para por aqui ? É que sinceramente não vejo qualquer interesse nisso.

Quanto ao Norte gosto muito, o meu pai era de trás os montes e gosto muito das pessoas, das paisagens, das comidas, ... mas sim há muito compadrio.

O Porto conheço razoavelmente porque trabalhei 10 anos numa multinacional com sede no Porto e filiais por todo o país e nalguns outros. É certo que já lá vão uns anos. Não adoro, não detesto, tem coisas boas e coisas más.

"compadrio" foi algures por Lisboa, os fiscais da câmara chegam lá no dia X no sítio Y para receber o suborno, e recebem em troca um distintivo da PJ .

Imagino o melão [:D]

Na verdade é bastante discutível que aquela zona deva ser considerada agrícola, uma vez que é mesmo nos limítrofes da parte urbana. Penso que na altura haveria expectativa de conseguir alterar o PDM !?

Quanto ao resto do que vou vendo e conhecendo, este género de pequena ilegalidade não sendo desejável, também não define as pessoas só por si.

Se quisermos só na politica e cargos publicos e autárquicos, etc. só pessoas que nunca fugiram aos impostos, que pedem sempre factura, etc. corremos o risco de ficar sem ninguém verdadeiramente interessante.

O PDM está acessível a qualquer pessoa, basta uma pesquisa na internet, as câmaras disponibilizam as plantas e os relatórios.

Construir uma casa em lugar proibido está longe de ser uma pequena irregularidade...mas também cabe às câmaras fiscalizarem essas situações.
Se no governo central cada vez mais existem pessoas que cometem ilegalidades por estupidez (desconhecimento, ou assinar o que não deviam, não perceber nada do assunto), imagina nas autarquias...uma boa parte dos detentores de cargos políticos vivem numa realidade paralela, e não me espanta que a alguns apareça o Ministério Público à porta devido a irregularidades/corrupção nestes temas do urbanismo, mesmo que não tenham consciência que as estavam a cometer.

E o povo, neste aspecto não é nada diferente dos políticos.

Back