Tópico das Casas

Voltando às casa...

Imaginem uma pequen(issim)a moradia, com cerca de 90/100 anos, com 2 pisos, com cerca de 50% da separação entre pisos em alvenaria/abobadilhas (não sei o nome técnico daquilo), e os restantes 50% em madeira.

Os elementos da zona em madeira estão deteriorados, devido a infiltrações no telhado, e necessitam de uma substituição completa. A substituição destes elementos, por outros de características similares, ou por outra solução construtiva, carece de burocracia (projecto de especialidades, licenciamento, etc.)? Que outras soluções se poderão adoptar? Lembrei-me do LSF.

Para ganhar alguma altura na zona mais baixa, nas traseiras, do piso cimeiro, está a equacionar-se subir duas fiadas de tijolo, sem alterar a altura da cumeeira. O imóvel confronta directamente com outro. Esta alteração também carece de burocracia?

Voltando às casa...

Imaginem uma pequen(issim)a moradia, com cerca de 90/100 anos, com 2 pisos, com cerca de 50% da separação entre pisos em alvenaria/abobadilhas (não sei o nome técnico daquilo), e os restantes 50% em madeira.

Os elementos da zona em madeira estão deteriorados, devido a infiltrações no telhado, e necessitam de uma substituição completa. A substituição destes elementos, por outros de características similares, ou por outra solução construtiva, carece de burocracia (projecto de especialidades, licenciamento, etc.)? Que outras soluções se poderão adoptar? Lembrei-me do LSF.

Para ganhar alguma altura na zona mais baixa, nas traseiras, do piso cimeiro, está a equacionar-se subir duas fiadas de tijolo, sem alterar a altura da cumeeira. O imóvel confronta directamente com outro. Esta alteração também carece de burocracia?

Se vais alterar a fachada ou a estrutura, carece de projecto.

Agora se substituires a estrutura de madeira por elementos iguais, não.
​​​​

Precisava aqui das vossas opiniões sobre a disposição a utilizar numa sala.

Opção 1:

FullSizeRender.jpg

Opção 2:

FullSizeRender.jpg

Vantagens da opção 1:

- TV centrada na parede
- Quem entra em casa, vinda do hall, vê a mesa de centro e um espaço “aberto” no campo de visão, que é a distância entre o sofá e a tv
- As costas do sofá dividem a sala de estar da sala de jantar

Desvantagens opção 1:
- Tv em contraluz para as portas da sala para a varanda (viradas a Norte)
- Em caso de jantarada, quem esta no sofá fica de costas para quem está na mesa de jantar.

Vantagens opção 2:
- Aproveitamento do espaço, dado que a parede da TV neste caso é maior.
- O sofá fica ali lateral à mesa de jantar, melhor para convívios

Desvantagens opção 2:
- Não sei se vou gostar de ver na mesma parede o aparador da TV e o aparador da sala de jantar
- Também não sei se vou gostar de entrar em casa e ver as costas do sofá, embora se veja ao fundo o painel da TV com um ripado que ajuda a tirar as atenções das costas do sofá.

Estou bastante dividido , o que dizem?

Casa, e projecto típica para aparecer em revistas de ARQ. e artigos como esse.

Por norma é preciso um cliente muito especial que esteja disposto a investir em algo assim. Mas as vezes é mesmo intencional, para depois vender a casa como "casa de revista" "casa com prémio de arquitectura" "casa de arquitecto". Tentar ir buscar alguma diferenciação na venda.

Outra opção é usar toda esta publicidade para Airbnb, para quem vive ali 2 ou 3 noites é uma experiência a contar, é instagramável, etc etc. É o mundo actual onde vivemos, há situações que devido à sua publicidade ganham um destaque que nunca teriam.

Quabdo os meus pais construiram casa e nos mudámos para lá, houve divisoes nao essenciais que estavam parecidas. Já tive a minha dose deste tipo de arquitetura.

Aquela casa é fria e pouco acolhedora. Até a minha garagem consegue ser mais confortável.

Se vais alterar a fachada ou a estrutura, carece de projecto.

Agora se substituires a estrutura de madeira por elementos iguais, não.
​​​​
Obrigado.

Fica então em madeira, tal como está o original.

Relativamente à fachada a tardoz, irá avaliar-se se vale a pena correr o risco.

Obrigado.

Fica então em madeira, tal como está o original.

Relativamente à fachada a tardoz, irá avaliar-se se vale a pena correr o risco.

É sempre um risco. Se ninguém fizer queixa e a coisa passar despercebida....
Depende dos vizinhos! [;)]

Opção 1:

Opção 2:

Vantagens da opção 1:

- TV centrada na parede
- Quem entra em casa, vinda do hall, vê a mesa de centro e um espaço “aberto” no campo de visão, que é a distância entre o sofá e a tv

Desvantagens opção 1:
- Em caso de jantarada, quem esta no sofá fica de costas para quem está na mesa de jantar.

Vantagens opção 2:

Desvantagens opção 2:
- Não sei se vou gostar de ver na mesma parede o aparador da TV e o aparador da sala de jantar
- Também não sei se vou gostar de entrar em casa e ver as costas do sofá, embora se veja ao fundo o painel da TV com um ripado que ajuda a tirar as atenções das costas do sofá.

Isto parece a minha anterior casa.

Sempre tive a opção 2, mas com algumas diferenças: Tinha a chaise longue montada ao lado da mesa e o aparador na parede de "fundo", ou seja, na parede onde tu na opçao 1 tens a TV.

Eu nao sou nenhum expert em decoraçao, mas a chaise longue montada ao lado da mesa é fixe, como estou a ficar velho e rabugento, em algum jantar ja com 2 ou 3 GIN's em cima mandava-me pra cima daquilo enquanto o resto continuava à mesa, sou grande anfitriao eu sei lol

Opção 1:

Opção 2:

Vantagens da opção 1:

- TV centrada na parede

Desvantagens opção 1:

Vantagens opção 2:

Desvantagens opção 2:

Eu tenho a opção 1. Com a diferença de ter uma janela também na lateral esquerda. O único contra é mesmo a luz no ecrã da televisão. Nas jantaradas ou tá tudo na mesa ou tá tudo no sofá! [:D]

Não considerei a chaise para o lado da mesa de jantar porque tenho receio que “feche” demasiado o espaço da sala.

Para quem sai da mesa de jantar acho mais prático ir para o sofá direto do que contornar a chaise.

O meu tema é mesmo dois aparadores lado a lado na mesma parede…

Não considerei a chaise para o lado da mesa de jantar porque tenho receio que “feche” demasiado o espaço da sala.

Para quem sai da mesa de jantar acho mais prático ir para o sofá direto do que contornar a chaise.

O meu tema é mesmo dois aparadores lado a lado na mesma parede…

A casa do dia do Idealista pode-te dar algumas ideias: https://www.idealista.pt/imovel/32832034/

Eu tenho algo como a tua opção 1, com as costas do sofá a dividir sala de estar de sala de jantar, nunca me fez confusão ver as costas do sofá. Mas escolhi um sofá propositadamente para esse efeito, cujas costas não são daquelas que merecem ser escondidas [:D]

Eu sei que vocês gostam de configurar uma casa da mesma forma que o lino aprecia a combinação de cores de interior/exterior dos carros, e até aí tudo OK , mas pf decidam conforme voc~es mais gostam, e não se preocupem com os convidados ok? [:p][:D]

Eles se não gostarem que se ponham no crl [:cool:]

Claro que não vou decorar a casa às 3 pancadas. E claro que também não a vou decorar para os outros, mas sendo um casal sem filhos que comprou um t3 (para o grande), claro que foi a pensar em jantaradas com amigos, família e afins.

Mas nem me referia à decoração, era mesmo a disposição.

Provavelemente vou avançar pela opção 2, que me parece rentabilizar melhor o espaço.

Quebra cabeças é perceber como na mesma parede disto, mas com o aparador tendencialmente suspenso:

IMG_7865.webp

Enquadro um aparador baixo para dar apoio à mesa de jantar.

Back