Tópico das Casas

Não considerei a chaise para o lado da mesa de jantar porque tenho receio que “feche” demasiado o espaço da sala.

Para quem sai da mesa de jantar acho mais prático ir para o sofá direto do que contornar a chaise.

O meu tema é mesmo dois aparadores lado a lado na mesma parede…

Se não tivesses sido forreta e tivesses comprado com lareira não tinhas essas dúvidas. TV na parede da lareira! [:D]

Obrigado.

Fica então em madeira, tal como está o original.

Relativamente à fachada a tardoz, irá avaliar-se se vale a pena correr o risco.

Fazem bem em manter a madeira. E se tem tetos em abóbada, brutal 😍, não estraguem isso! Ainda para mais uma casa centenária, que presumo, seja pelo Ribatejo ou Alentejo, certo?

Relativamente às licenças, existem vários tipos conforme o tipo de obra, mas legalmente deve-se fazer, no mínimo, informar a câmara, que é o processo mais simples e rápido para aquilo que queres fazer, que presumo, seja só reconstrução/substituição de alguns elementos.

Mas recomendo ponderarem todos os cenários, sendo um meio rural o processo deverá ser mais rápido e menos moroso, além disso, recomendo confirmar se a casa está dentro de uma ARU, que permite usufruir de alguns benefícios fiscais, como por exemplo pedido para redução do IVA da mão de obra para 6%.
Confirma também se existe algum tipo de apoio financeiro ao qual se possam candidatar.

Precisava aqui das vossas opiniões sobre a disposição a utilizar numa sala.

Opção 1:

Opção 2:

Vantagens da opção 1:

- TV centrada na parede
- Quem entra em casa, vinda do hall, vê a mesa de centro e um espaço “aberto” no campo de visão, que é a distância entre o sofá e a tv
- As costas do sofá dividem a sala de estar da sala de jantar

Desvantagens opção 1:
- Tv em contraluz para as portas da sala para a varanda (viradas a Norte)
- Em caso de jantarada, quem esta no sofá fica de costas para quem está na mesa de jantar.

Vantagens opção 2:
- Aproveitamento do espaço, dado que a parede da TV neste caso é maior.
- O sofá fica ali lateral à mesa de jantar, melhor para convívios

Desvantagens opção 2:
- Não sei se vou gostar de ver na mesma parede o aparador da TV e o aparador da sala de jantar
- Também não sei se vou gostar de entrar em casa e ver as costas do sofá, embora se veja ao fundo o painel da TV com um ripado que ajuda a tirar as atenções das costas do sofá.

Estou bastante dividido , o que dizem?

É sempre uma escolha pessoal, mas para mim era a solução 1, sem dúvida.
simplesmente por não ter a televisão de frente e o sofá de costas para a entrada

A casa do dia do Idealista pode-te dar algumas ideias: https://www.idealista.pt/imovel/32832034/

Eu tenho algo como a tua opção 1, com as costas do sofá a dividir sala de estar de sala de jantar, nunca me fez confusão ver as costas do sofá. Mas escolhi um sofá propositadamente para esse efeito, cujas costas não são daquelas que merecem ser escondidas [:D]

Bastante interessante essa casa.
mas estragaram tudo na imitação de soalho cor de burro a fugir :(

Fazem bem em manter a madeira. E se tem tetos em abóbada, brutal 😍, não estraguem isso! Ainda para mais uma casa centenária, que presumo, seja pelo Ribatejo ou Alentejo, certo?

Relativamente às licenças, existem vários tipos conforme o tipo de obra, mas legalmente deve-se fazer, no mínimo, informar a câmara, que é o processo mais simples e rápido para aquilo que queres fazer, que presumo, seja só reconstrução/substituição de alguns elementos.

Mas recomendo ponderarem todos os cenários, sendo um meio rural o processo deverá ser mais rápido e menos moroso, além disso, recomendo confirmar se a casa está dentro de uma ARU, que permite usufruir de alguns benefícios fiscais, como por exemplo pedido para redução do IVA da mão de obra para 6%.
Confirma também se existe algum tipo de apoio financeiro ao qual se possam candidatar.
Não são em formato de abóbada, aquilo é uma laje plana, feita com elementos cerâmicos. Isto pelo que se pode ver nos locais em que o reboco do teto caiu.

A casa não é minha, eu só dou aconselhamento, por isso, a opção do proprietário é soberana. Quando se retirar a tralha que lá está vou tirar medidas, passar aquilo para CAD e começar a estudar as poucas alterações planeadas. Vão ser preservadas algumas características originais, até porque os <40 m2 por piso não dão muita margem de manobra, e o proprietário quer manter a traça antiga.

O objectivo é reparar e colocar no mercado de arrendamento. Para já não está a ponderar uma venda, mas depois de pronta vou ver se o convenço a anunciar a casa uns tempos, para ver o que pode receber.

Não sei o que ele pretende fazer relativamente a ARUs e semelhantes burocracias.

Obrigado pelo aconselhamento 😉🙏

Última edição:
Não são em formato de abóbada, aquilo é uma laje plana, feita com elementos cerâmicos. Isto pelo que se pode ver nos locais em que o reboco do teto caiu.

A casa não é minha, eu só dou aconselhamento, por isso, a opção do proprietário é soberana. Quando se retirar a tralha que lá está vou tirar medidas, passar aquilo para CAD e começar a estudar as poucas alterações planeadas. Vão ser preservadas algumas características originais, até porque os <40 m2 por piso não dão muita margem de manobra, e o proprietário quer manter a traça antiga.

O objectivo é reparar e colocar no mercado de arrendamento.

Laje aligeirada? Vigotas e abobadilhas cerâmicas?

Precisava aqui das vossas opiniões sobre a disposição a utilizar numa sala.

Opção 1:

Opção 2:

Vantagens da opção 1:

- TV centrada na parede
- Quem entra em casa, vinda do hall, vê a mesa de centro e um espaço “aberto” no campo de visão, que é a distância entre o sofá e a tv
- As costas do sofá dividem a sala de estar da sala de jantar

Desvantagens opção 1:
- Tv em contraluz para as portas da sala para a varanda (viradas a Norte)
- Em caso de jantarada, quem esta no sofá fica de costas para quem está na mesa de jantar.

Vantagens opção 2:
- Aproveitamento do espaço, dado que a parede da TV neste caso é maior.
- O sofá fica ali lateral à mesa de jantar, melhor para convívios

Desvantagens opção 2:
- Não sei se vou gostar de ver na mesma parede o aparador da TV e o aparador da sala de jantar
- Também não sei se vou gostar de entrar em casa e ver as costas do sofá, embora se veja ao fundo o painel da TV com um ripado que ajuda a tirar as atenções das costas do sofá.

Estou bastante dividido , o que dizem?

É mesmo uma questão pessoal, a única coisa que poderia referir é que na opção 2 não consegues ver TV (ou pelo menos tão bem) se estiveres na mesa de Jantar, enquanto na Opção 1 isso seria possivel.

Isto caso seja uma coisa que valorizes claro

Adeus bidets!

Simplex do licenciamento de obras entra em vigor a 4 de março
Diploma põe fim aos licenciamentos para obras que subam pisos dos edifícios sem alterações de fachada, por exemplo, e dita o fim obrigatório de bidés em casas de banho...

https://eco.sapo.pt/2024/01/08/simpl...-a-4-de-marco/

Não vou ler isto tudo agora que já é tarde, mas tropecei logo na parte: "Desta forma, ficam isentas de licenciamento as obras “que aumentam o número de pisos”, desde que não alterem a fachada dos edifícios;​"
parece-me que isto colide com o aumento, ou simples alteração à área bruta, sujeita por isso a licenciamento 🤔
​​​​
Vamos lá ver se um "simplex" assim, não vai ser um "compliclex" na hora de entregar as telas finais e obter a licença de utilização...

Pode ser, não sabia de já se usar esse tipo de construção há 90 ou 100 anos...

Não sei se é o caso, mas há muitas por aí que a dada altura a laje original foi substituída pela famosa "placa" nas tais vigotas e abobadidas calculadas pelo construtor ou pelo dono da casa

Há 100 anos já se faziam coisas fora da caixa na corrente modernista.
A Rietveld house, por exemplo, foi construída em 1924.

The-Rietveld-Schro%CC%88der-House_2018_084-F-360-RietveldSchro%CC%88derhuis-2009-07-foto-EM.jpg

A Villa Savoye do Le Corbisier, faz também 95 este ano.
entre outras.

Não sei se é o caso, mas há muitas por aí que a dada altura a laje original foi substituída pela famosa "placa" nas tais vigotas e abobadidas calculadas pelo construtor ou pelo dono da casa

Há 100 anos já se faziam coisas fora da caixa na corrente modernista.
A Rietveld house, por exemplo, foi construída em 1924.

The-Rietveld-Schro%CC%88der-House_2018_084-F-360-RietveldSchro%CC%88derhuis-2009-07-foto-EM.jpg

A Villa Savoye do Le Corbisier, faz também 95 este ano.
entre outras.

Não sei quando começou mas há 60 anos aqui na zona essas lajes aligeiradas eram o mais comum.

Qual é a diferença entre isso e nós, que compramos um carro, e a primeira coisa que fazemos é tirar 500 fotos, sendo que alguns também colocam em diversos sítios (aqui por exemplo)?

Não estou a dizer que concordo, e eu pessoalmente não ligo nada a roupas, mas neste caso é uma simples questão de gostos. Tambem há muita gente que acha estúpido adorar carros, sendo que em alguns casos essa adoração chega ao nível de se ter saudades de carros antigos, ou até mesmo tratá-los carinhosamente. Mas isto já não é considerado "falta de QI tremenda"... pelo menos neste forum [:D][:D][:D]

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Uma coisa é comprares algo com um intervalo de vários anos (tipo um carro) e partilhares o mesmo num fórum de carros, outra coisa é a cultura actual do showoff quase diário.

Eu explico porque a maior parte dos mais velhos não deve ter ainda percebido. E os vossos filhos estão a entrar de cabeça nesta nova cultura/religião.
Experimentem por exemplo colocar numa rede social o acrônimo​ GRWM para começarem a ter uma pequena noção de como a ostentação de produtos de marca "conceituada" está embrenhada na forma como os miúdos se relacionam uns com os outros e com o mundo.

Infelizmente há uma cultura crescente (fortíssima) da validação da pessoa pelos bens materiais que possui, ou usas ou estás fora! É normal ver nas redes, criadores de conteúdo que fazem uma viagem apenas para visitar as lojas ("daquelas" marcas) dessa cidade e comprar artigos, sem nunca mostrarem a cidade ou a sua cultura. Como isto está em crescendo, é uma pescadinha de rabo na boca, porque os seguidores ampliados pelo poder das redes, querem fazer o mesmo, comprar o mesmo, mostrar o mesmo, daí que não fico nada admirado que pessoas comprem sacos ou peçam sacos de marcas apenas para a foto no instagram, é uma realidade.
Nao sei qual é o nome que dão a esta geração actual, mas para mim é a geração do mais vale parecer.

A casa do dia do Idealista pode-te dar algumas ideias: https://www.idealista.pt/imovel/32832034/

Eu tenho algo como a tua opção 1, com as costas do sofá a dividir sala de estar de sala de jantar, nunca me fez confusão ver as costas do sofá. Mas escolhi um sofá propositadamente para esse efeito, cujas costas não são daquelas que merecem ser escondidas [:D]

Aquela suíte atrás da cozinha é para a empregada? :confused:

Não deixa de ser algo parvo estar ali, completamente separada do resto da zona de descanço, e logo parades meias com a zona mais ruidosa da zona social.

Falo por mim, ou estou na cozinha, ou na sala a socializar, ou no quarto a dormir. Nunca nos 3 sítios ao mesmo tempo [:)][:)]

Portanto, até diria que é o melhor sítio para ter a suite. Se estou lá no quarti, é porque já não há gente na sala!

Voltar
Superior