Tópico das Casas

Meu rico T3 do outro lado do rio e por uma ínfima fração de 640k

filedata/fetch?filedataid=167173
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Mas como tu bem o frisas "do outro lado do rio".

Dados de 2023
>90% das transacções são casas usadas
em PT
Cerca de 73% das familias tem casa própria
cerca de 65% já tem a casa 100%paga

Os vistos gold totalizam cerca de 12.000imoveis em 10 anos
Uma completa insignificância, mas serve para tanto circo politico.

Bom dia a todos,

Alguém que esteja por dentro do assunto pode dar uma pequena ajuda pf para preenchimento de um documento das finanças.

Com base nestes dados tirados do projeto de arquitetura:

Área total terreno 70.00
Área de Implantação 70.00
Área bruta de construção 210.00
Área para habitação153.60
Área para comercio/serviços 56.40
Área Habitável 69.20
Área Útil 163.92
Área Impermeável 70.00
Volume 609.00m3
Nº de pisos acima da cota de soleira 3
Nº de pisos abaixo da cota de soleira 0
Cércea 9.40ml

Consigo daqui tirar a area bruta dependente e a area bruta privativa?

No meu entender, área bruta dependente é 0, uma vez que não tenho "garagens, arrecadações ou arrumos, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas​"

Neste caso a área bruta privativa são à mesma os 210m2 ou 163,92m2 (area útil?).
Já ali em alguns sites que posso também tirar a area útil do projeto acústico e isso já altera os valores outra vez. Comércio = 45,50m2 e Habitação 98,80m2.

Obrigado desde já a quem puder ajudar.​

Last edited:
Para verem o estado de algum do imobiliário em Lisboa, e se vende ou não...

T3 de 96m2. Bem "desenhado" em termos de mobiliário para parecer maior do que é...

Preço? 640.000€, onde? Algés. [:cool:]

Dos 67 que o promotor meteu a venda em aberto na net, 49 estão vendidos.
Os preços começam nos 350k o T1 de 50m2 até 1.3 milhões o T4 de 200m2.
Havia ainda uma "villa" T5 que passava os 2 milhões.

Este está mesmo espremido em termos de área, não há muito mais de onde tirar.
A única coisa que eu faria no lugar do construtor, seria assumir que é um T3 muito pequeno, e em vez de parecer o que não é, tirava uns metros à suite e acrescentava à sala.

Quanto à planta, meter uma cama de casal com duas mesas de cabeceira em um quarto de 9.8m2 é mesmo muito otimista...

Alguém fez uma casa espetacular, num sitio mais ou menos. Agora para vender vai ser o cabo dos trabalhos.

O que acham da casa ?

https://www.portadafrente.com/imovei...Y00000WGN1YQAX

Esta casa pelo menos não sofre daquele problema que muitas pessoas apontam, que é falta de personalidade.

O problema é que há umas 30 personalidades diferentes dentro da casa, já que a decoração parece totalmente aleatória, e nada combina entre as diversas zonas da casa. [:D][:D]

A minha peça aleatória "favorita" é aquele candeeiro feito de garrafas, que provavelmente deve ter sido feito por encomenda e custado uma fortuna. É um ótimo exemplo de que por ser diferente, não signifca que algo seja bom.

Pessoal estou em processo de oficializar a compra da nossa primeira casa e gostava de ajuda/opiniões sff

O que acham desta planta? Qualquer comentário é bem vindo porque tenho medo de não ter experiência nestas andanças e deixar escapar pormenores básicos.

O apartamento é novo no centro de Lisboa custa pouco mais que 350 mil euros. (Se tiverem alternativas neste range agradeço também )

Vimos o andar modelo (mais pequeno que esta planta) e ficamos bastantes satisfeitos quer com o tamanho quer com a qualidade dos matérias e de construção.

Avançamos com a compra porque penso que é impossível encontrar nova construção em Lisboa T2 com esta qualidade e tamanho na casa dos 350K

O que acham? Obrigada

Bem já cá estou há 8/9 meses e até agora tudo a correr bem 👍 piscina privativa, ginásio privativo e o parque Oeste os pontos positivos “extra” que mais me enchem as medidas. Tbm pensei que fosse pagar mais de condomínio (100 euros actualmente) e de IMI (650 euros).

Pontos negativos: não me importava que a sala em vez de ter 30 m2 úteis tivesse 40m2. A suite principal tbm tem uma casa de banho enorme, no futuro é criar um closet e trocar a banheira por chuveiro.

Não queremos ter filhos, portanto a trocar só se vendermos esta por 625k (como este vizinho com uma fração pior mas semelhante e do mesmo promotor) 😂
https://www.idealista.pt/imovel/33130292/

e depois fugir para as Caraíbas com as mais valias 😅

Last edited:
Bem já cá estou há 8/9 meses e até agora tudo a correr bem 👍 piscina privativa, ginásio privativo e o parque Oeste os pontos positivos que mais me enchem as medidas. Pensei que fosse pagar mais de condomínio (100 euros actualmente) e de IMI (650 euros).

Pontos negativos: não me importava que a sala em vez de ter 30 m2 úteis tivesse 40m2. A suite principal tbm tem uma casa de banho enorme, no futuro criar um closet e trocar a banheira por chuveiro.

Não queremos ter filhos, portanto a trocar só se vendermos esta por 625k 😂

Antes ou depois de dares parte das mais valias ao sócio invisível? [:D]

Bem já cá estou há 8/9 meses e até agora tudo a correr bem 👍 piscina privativa, ginásio privativo e o parque Oeste os pontos positivos “extra” que mais me enchem as medidas. Tbm pensei que fosse pagar mais de condomínio (100 euros actualmente) e de IMI (650 euros).

Pontos negativos: não me importava que a sala em vez de ter 30 m2 úteis tivesse 40m2. A suite principal tbm tem uma casa de banho enorme, no futuro é criar um closet e trocar a banheira por chuveiro.

Não queremos ter filhos, portanto a trocar só se vendermos esta por 625k (como este vizinho com uma fração pior mas semelhante e do mesmo promotor) 😂

Antes demais, parabéns!
Fizeste um bom negócio, e neste ano que passou, entre a casa estar em obras e pronta, já valorizou. Claro que esse teu vizinho está maluco... Mas cada um pede o que quer.

Já agora queres contar um pouco mais do processo? Sei que nessa zona há pelo menos um prédio que está com problemas de licença de habitação, mas os outros tem corrido bem.
Tu quando compraste já a obra ia a meio não? Tiveste liberdade para mudar alguma coisa na casa? Os contactos com o promotor foram bons? Sabes quanto tempo demorou desde o 1º dia de obra ao dia que ficou e acabado e depois até à licença e escritura?
Eu como ando a ver em planta e estou a acompanhar mais de 10 construções diferentes, noto que há muito pouca informação sobre todo o processo, os problemas, as vantagens e as desvantagens.
Mais para a frente quero ver se faço um calendário do que outros podem esperar.

Antes ou depois de dares parte das mais valias ao sócio invisível? [:D]

Pelo que percebi a ideia é fugir antes de as pagar [:D][:D].... mas com 300k de mais valias tb não vai longe nas Caraibas...

Screenshot 2024-02-19 at 09.52.58.png

Olha outra baratinha [:)][:)][:)]

Gente louca.... ​

Last edited:
Outro tempos eu sei... mas não deixa de ser curioso que estamos a falar de um t3 (vá.. T4 com o quarto da "criada"), 200m2... e tanque para lavar roupa!

FB_IMG_1708272867530.jpg - Click image for larger version  Name:	FB_IMG_1708272867530.jpg Size:	344.2 KB ID:	14415411

Last edited:
😂

Andei a ver casas em Lisboa recentemente e questiono-me como é os ar condicionados nas paredes ainda são tão comuns, principalmente em casas acima de meio milhão.

Pisos radiantes, ventiloconvectores embutidos,... há tantas soluções que esteticamente funcionam tão melhor.

Limitações de custo ou optimização de volumes?

Last edited:
Bom dia a todos,

Alguém que esteja por dentro do assunto pode dar uma pequena ajuda pf para preenchimento de um documento das finanças.

Com base nestes dados tirados do projeto de arquitetura:

Área total terreno 70.00
Área de Implantação 70.00
Área bruta de construção 210.00
Área para habitação153.60
Área para comercio/serviços 56.40
Área Habitável 69.20
Área Útil 163.92
Área Impermeável 70.00
Volume 609.00m3
Nº de pisos acima da cota de soleira 3
Nº de pisos abaixo da cota de soleira 0
Cércea 9.40ml

Consigo daqui tirar a area bruta dependente e a area bruta privativa?

No meu entender, área bruta dependente é 0, uma vez que não tenho "garagens, arrecadações ou arrumos, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas​"

Neste caso a área bruta privativa são à mesma os 210m2 ou 163,92m2 (area útil?).
Já ali em alguns sites que posso também tirar a area útil do projeto acústico e isso já altera os valores outra vez. Comércio = 45,50m2 e Habitação 98,80m2.

Obrigado desde já a quem puder ajudar.​

A área bruta de 210 que está aí contemplada é o somatório da área bruta de comércio (56.4) + área bruta habitação (153.6), que totaliza os 210m2.
- A "área bruta" é o somatório da "área bruta privativa" + "área bruta dependente". Sendo a dependente "0", a outra será os 210 (chamo a atenção aqui para o facto de poderem ser 2 frações - 2 proprietários diferentes? - não foi esclarecida essa situação...).

- o conceito de área bruta de construção contempla a medição pelo limite exterior das paredes exteriores, e inclui a área correspondente às paredes
- o conceito de área útil é basicamente o espaço utilizável, mede-se pelo limite interior das paredes, ou seja, exclui a área correspondente às paredes.

- o conceito de área habitável, baseia-se no conceito de área útil, mas exclui alguns compartimentos como casas de banho ou outros espaços abaixo de "x área", de acordo com o que está na lei.

- existe ainda o conceito de área total de construção que também é utilizado. É muito semelhante à área bruta, a única diferença é que na área bruta exclui-se a área correspondente a dutos, fosso de elevador, ultimo piso de caixas de escadas...enquanto a área total considera a medição pelo extradorso das paredes e contempla também essas áreas.

Espero ter ajudado!

PS. Só uma nota, essas áreas apresentadas poderão não estar 100% corretas.
Se tem área de implantação 70m2 (que ocupa a totalidade do terreno), os 210 M2 (70 x 3 = 210) deverão ser da área total de construção e não dá área bruta [;)]

Andei a ver casas em Lisboa recentemente e questiono-me como é os ar condicionados nas paredes ainda são tão comuns, principalmente em casas acima de meio milhão.

Pisos radiantes, ventiloconvectores embutidos,... há tantas soluções que esteticamente funcionam tão melhor.

Limitações de custo ou optimização de volumes?

Piso radiante na casa toda ainda é raro.
Curiosamente é mais usual no Algarve, porque os clientes estrangeiros estão habituados e procuram isso.
Ventiloconvectores é raro de facto. o AC ainda tem mais adeptos, tanto em cliente como em promotores.

Coisas embutidas curiosamente aqui em tempos discutiu-se isso e havia muita gente a não gostar de ver as grelhas no pavimento e/ou nos tectos falsos. A preferir ver a unidade na parede.

Mas em casas caras por norma é embutido. Seja que sistema for.
Nesse casos que mostras, não é propriamente caro. [:D] O anuncio é que tem um preço absurdo. Como vês pelo Krug isso custava 350k.

O que se está a caminhar será para sistemas de VMC mais até pela ventilação e ciclos necessários.

Back