Se olharmos ao preco por m2 e a localizacao... diria que esta barata...
Era oferecer 600K e gastar 100k numa remodelacao para se ficar com uma bela casa no centro da cidade.
E mesmo assim ficava com preco final abaixo dos 2000€/m2, que e o preco minimo para se construir hoje em dia.
100k numa remodelação parece-me muito pouco, só parar recuperar os exteriores deves gastar esses 100k, e ainda nem entraste dentro de casa. []
SilverArrow olha para estes precos, um T2 com 85m2 a 700K!!!:sh)
https://supercasa.pt/venda-apartamento-t2-loule/i1293241
Para os que se admiram de quem faz futurologia, segundo uma estatistica do INE, em 2022 foi construida apenas 1 casa nova por cada 9 vendidas e parece que em 2023 foi ainda pior.
Com numeros destes nao ha como enganar, a trajetoria dos precos so pode ser uma, a da subida.
Não consigotirar essas conclusões !?
Não me parece que a população esteja a crescer a grande ritmo e haja falta de casas !?
O ritmo de construção tem uma relevância relativa, desde que haja oferta de casas usadas. Uma casa dura facilmente 200 anos, não é preciso estar sempre a fazer novas.
Olha que nao sei, estamos a falar do norte do pais onde a mao de obra e muito mais barata. Se fosse em LX ou Algarve acredito que 100K nao chegasse.
É preciso entender que não há falta de casas... nem a população tem crescido muito no seu todo MAS.... há falta de casas nos centros urbanos e no litoral (e dão-se casas no interior) e há migrações de populações.
Não interessa haver dezenas de milhares de casas vazias na Beira Interior ou Trás os Montes quando as pessoas querem casas em Lisboa...
É assim difícil entender isso?
Olha que nao sei, estamos a falar do norte do pais onde a mao de obra e muito mais barata. Se fosse em LX ou Algarve acredito que 100K nao chegasse.
Acho que nem que fosses tu a fazer tudo gastavas apenas esse valor []
São 360m2 de área bruta, mais espaço exterior e uma fachada bastante grande. Com esse cenário não há milagres...
Uma casa com estas dimensões e características, para a deixar em condições, gasta-se fácil fácil uns 300k€, a atirar muito por baixo (750€/M2).
Para mim este tipo de casas (que é o que não falta em Portugal), e até basta ter metade da área, ou recebes de herança e tens de fazer alguma coisa com ela, ou então leva logo uma cruz []
Não me parece que a população esteja a crescer a grande ritmo e haja falta de casas !?
O ritmo de construção tem uma relevância relativa, desde que haja oferta de casas usadas. Uma casa dura facilmente 200 anos, não é preciso estar sempre a fazer novas.
Como assim mao de obra mais barata no norte para trabalhos de obras ?
Ou há mais empresas e a concorrência aumenta logo preço fica mais barato?
Dá-me um exemplo de casas com 200 anos que, sem intervenções profundas, estão perfeitamente adaptadas às exigências atuais?
É preciso entender que não há falta de casas... nem a população tem crescido muito no seu todo MAS.... há falta de casas nos centros urbanos e no litoral (e dão-se casas no interior) e há migrações de populações.
Não interessa haver dezenas de milhares de casas vazias na Beira Interior ou Trás os Montes quando as pessoas querem casas em Lisboa...
É assim difícil entender isso?
Tu es da area e por isso es garantidamente mais entendido do que eu, mas eu olho e nao vejo a casa assim em tao mau estado como querem fazer crer.
A casa tem ar de estar abandonada dai o mau aspeto. Uma pintura nova, um corrimao mais moderno e mais uns pequenos retoques/alteracoes e a casa ficava logo com outro aspeto.
300k era fazer praticamente uma casa nova apartir do esqueleto..
Eu sei que o que escreveste é assim, tu sabes que eu sei, mas o que eu não sei é se quem fez o post inicial sabe !? []
Dá-me um exemplo de casas com 200 anos que, sem intervenções profundas, estão perfeitamente adaptadas às exigências atuais?
Há 200 anos não havia sequer coisas básicas como saneamento, abastecimento de água e eletricidade. A estrutura era em pedra e madeira.
Eu sou a favor que se mantenham e recuperem esse tipo de casas, mas temos de ter consciência que o custo de uma reabilitação é, por norma, mais elevado do que construção recente. Além disso, há cada vez mais escassez de profissionais que percebam das várias artes que uma reabilitação como deve ser exige, fora a luta que é compatibilizar essas construções com os novos regulamentos e exigências, que muitas vezes só destroem, desde o cumprimento de coisas estruturais como por exemplo a resistência sísmica, o plano de acessibilidades, até à eficiência energética dos vidros e caixilhos, trabalhos em madeira no geral (caixilhos, rodapés, rodatetos, escadas, apainelados...).
mesmo casas com 30/40 anos para reabilitar com construção em pilar/viga de betão é sempre um risco. Com essa idade o betão já está a passar o "prazo de validade" e ainda é preciso saber se não foram cometidas atrocidades na construção.
Infraestruturas eléctricas, abastecimento de água, saneamento...com essa idade o melhor é fazer de novo porque, ou estão já a pedir substituição, ou estão simplesmente obsoletas.
Na minha opinião, os preços praticados em habitações usadas com mais de 20 anos são completamente absurdos, principalmente nas construções dos anos 60/70/80.
Mas porque é que não podem ter intervenções profundas ? e porque é que têm que estar perfeitamente adaptadas às exigências actuais ? O Mundo não é perfeito, longe disso. []
Vivi bastantes anos num prédio nas Amoreiras, numa paralela ao Jardim das Amoreiras, num apartamento que era do século XIX, ou seja tinha sido construído ainda nos anos 1800 e tal.
Paredes de tabique, escada do prédio de madeira e sem elevador claro. Inicialmente marquise aberta e uma casa de banho e 1 "pia", tinha 3 quartos, um deles interior. Quando fiquei com ele já tinha 2 casas de banho. Fiz umas boas obras, ficou um T2 razoavelmente adaptado aos tempos que corriam (pouco antes de 2000).
Estas casas vão sendo progressivamente actualizadas e vão durando. As localizações são muito boas e isso é o mais importante.