Tópico das Casas

Essa zona de Santo Estevão em Benavente acaba por ser um pouquinho fora da caixa.
parece-me ser mais adequada para quem quer uma casa de fim-de-semana, ou se for para viver diariamente, só para quem trabalha remotamente e sem filhos.

A zona tem imensos lotes bastante grandes (alguns com 1, 2ha...ou mais), com muito pinheiro manso, terreno de areia inclusive os acessos são em estradoes de terra/areia.
Construtivamente podem ter restrições de implantação devido ao risco de incêndio, e bastantes de impermeabilização do solo.

Parece-me ser algo na onda do que está a acontecer na Comporta, mas com menos notoriedade e mais barato, quase de certeza. Está na mesma bastante longe de Lisboa, e neste caso não tem praia.

Mesmo para regime hibrido , é mt considerável para quem trabalha em LX, claro, não é perto, mas também já fiz diariamente 130 km entre ir e vir e só começou a ser chato na questão do trânsito em redor de LX mas depende muito.

E electrico/hibrido/GPL / transportes publicos, se for o classico diesel/gasolina sai mt caro.

Se tiver autocarros pra lá é na boa.

Ainda andei a ver casas para esses lados há 3 anos atrás.

Mesmo para regime hibrido , é mt considerável para quem trabalha em LX, claro, não é perto, mas também já fiz diariamente 130 km entre ir e vir e só começou a ser chato na questão do trânsito em redor de LX mas depende muito.

E electrico/hibrido/GPL / transportes publicos, se for o classico diesel/gasolina sai mt caro.

Se tiver autocarros pra lá é na boa.

Ainda andei a ver casas para esses lados há 3 anos atrás.

São opções, e contas que se devem fazer quando se opta por ir viver para uma zona mais descentralizada.

Eu faço de momento cerca de 40km ida e volta, não é nada de especial, são cerca de 20/25 minutos, normasnte vou de mota e stresso menos com trânsito, mas se for de carro não é dramático.
Se trabalhasse em Lisboa, provavelmente faria como quando estava no Porto: ir muito mais vezes de mota, mesmo com chuva, para facilitar no transito e estacionamento.

Agora quem vive a distâncias tão grandes, já tive colegas a vir de Aveiro para o Porto e a mais valia era o combóio que, apesar do tempo diário, permite fazer outras coisas. De carro seria incomportável...

Fazer 130km diários, a 230 dias de trabalho por ano, são uns 30k km por ano só para ir trabalhar, e só nisto gasta-se fácil uns 4 ou 5k € em combustível, pneus, revisões e peças, desvalorização anual de um veículo que leva esta quilometragem...podemos falar já de 300 a 400€ por mês só para isto. Sem considerar sequer o tempo que se perde nesta andanças.
​​​​​​
multiplicar por duas pessoas vira o dobro, e isto para quem está a procurar casa pode fazer pensar: descentralizar para "poupar", ou pagar mais numa zona mais valorizada e ficar mais perto? [;)]

​​​​​

São opções, e contas que se devem fazer quando se opta por ir viver para uma zona mais descentralizada.

Eu faço de momento cerca de 40km ida e volta, não é nada de especial, são cerca de 20/25 minutos, normasnte vou de mota e stresso menos com trânsito, mas se for de carro não é dramático.
Se trabalhasse em Lisboa, provavelmente faria como quando estava no Porto: ir muito mais vezes de mota, mesmo com chuva, para facilitar no transito e estacionamento.

Agora quem vive a distâncias tão grandes, já tive colegas a vir de Aveiro para o Porto e a mais valia era o combóio que, apesar do tempo diário, permite fazer outras coisas. De carro seria incomportável...

Fazer 130km diários, a 230 dias de trabalho por ano, são uns 30k km por ano só para ir trabalhar, e só nisto gasta-se fácil uns 4 ou 5k € em combustível, pneus, revisões e peças, desvalorização anual de um veículo que leva esta quilometragem...podemos falar já de 300 a 400€ por mês só para isto. Sem considerar sequer o tempo que se perde nesta andanças.
​​​​​​
multiplicar por duas pessoas vira o dobro, e isto para quem está a procurar casa pode fazer pensar: descentralizar para "poupar", ou pagar mais numa zona mais valorizada e ficar mais perto? [;)]

​​​​​

Sim ainda tive 1 ano a fazer 120 / 130 por dia mas tb porque trabalho pra lá da capital logo tenho de a atravessar e ainda andar uns bons km.
Só em GPL era 100 e tal euros, fora tudo o resto e eu quase n usava portagens, se fosse mesmo só diesel ou só gasolina nossa senhora.

E sim as revisões, pneus , etc ao fim do ano até dói, mas eu nem equacionava nem equaciono ir pa mais perto de LX mas tive 1 grande vantagem, é que desde 2022 comecei a andar de transportes, assunto resolvido, agora quando estes não existem ou são pouco práticos é que é tramado.

Mas ja nao me imagino a viver mais numa linha de sintra ou similar, epah nao, que coisa sombria.

O habitante "tipo" da Mata do Duque, que trabalha em Lx, não precisa de fazer contas em €. Faz apenas o balanço entre os inconvenientes relativos ao tempo e as vantagens que a zona oferece.

Quanto aos gastos, para o final, quando fazia 160 km diários, eram cerca de 400€ em gasóleo. Abençoado trabalho remoto e carro de serviço... Não vou ao escritório há duas semanas 😎.

Eu tou em hibrido por opção, aliás nem tenho equipa no escritório.

Faço o longo commute 2 a 3x por semana mesmo por opção, faz-me bem andar na rua e constatar também que...não há nenhuma tiazorra jeitosa no comboio de cascais :(

É só malta feia como eu.

Se eu morasse na linha de sintra ja n gostaria tanto visto que os comboios lá andam atolados ao que consta.

A ser vendida a este preço dá um belo lucro em tão pouco tempo.

O lucro é uma beca.... meh....
Dá cerca de 53% (Se for comprada a 750k e vendida a esse preço de 1.150k)
Em 4 anos dá quase 10% ao ano, o mesmo que o SP500 entregou (e para isso basta um clique no computador)

E temos que pôr na equação o IMI, a manutenção da casa, o pagamento de mais valias, do IMT e todos os impostos na compra da casa, etc, etc....

O lucro é uma beca.... meh....
Dá cerca de 53% (Se for comprada a 750k e vendida a esse preço de 1.150k)
Em 4 anos dá quase 10% ao ano, o mesmo que o SP500 entregou (e para isso basta um clique no computador)

E temos que pôr na equação o IMI, a manutenção da casa, o pagamento de mais valias, do IMT e todos os impostos na compra da casa, etc, etc....

Mas no sp500 não dá para mergulhar na piscina, jogar volei na relva ou simplesmente ouvir o vento a bater na folhagem dos pinheiros. A vida não é só tangíveis....

bla bla a habitação está cara bla bla e nenhum politico fala do verdadeiro problema... é tabu...

já são 1 milhão em poucos anos e imigração a crescer em flecha...

400.000 acabados de chegar à espera de regularização.

o país não estava nem está preparado para receber esta avalanche avassaladora de imigrantes.

e só vai piorar pois o PS acabou com os vistos para os PALOP no ultimo ano

e os seus poucos recursos serão distribuidos por mais limitando o acesso à habitação para todos.​

Moradia que ultrapassa todos os padrões e expectativas. Esta é uma verdadeira obra-prima da arquitetura contemporânea, que reúne sofisticação, conforto e exclusividade em um cenário de beleza e tranquilidade.

Localizada numa zona serena e cobiçada, esta moradia é um oásis de calma e privacidade, onde a arquitetura moderna se combina com os melhores materiais e acabamentos para criar um espaço verdadeiramente excecional. A sua localização privilegiada nas proximidades da cidade do Porto oferece não apenas a serenidade do campo, mas também fácil acesso às principais vias de comunicação, bem como comércio, serviços e transporte público.

Ao entrar, será imediatamente cativado pela luminosidade que inunda todos os espaços, realçando os detalhes requintados e os pavimentos em pedra natural. Os cinco quartos desta casa, incluindo três deslumbrantes suítes, são espaçosos e bem iluminados, cada um projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

A cozinha é um exemplo de elegância e funcionalidade, com dimensões generosas e equipada com aparelhos de alta qualidade. Mas o verdadeiro destaque desta moradia é a espetacular sala de estar no piso superior, que se estende por todo o espaço. Daqui, pode aceder diretamente à piscina interior e ao terraço, onde momentos inesquecíveis aguardam, desde tardes ensolaradas até noites estreladas, em companhia de amigos e familiares.

A propriedade também dispõe de uma ampla garagem com espaço para até sete carros, além de áreas adicionais que oferecem flexibilidade para criar um escritório, sala de cinema ou até mesmo um quarto de hóspedes.

Esta é a casa dos seus sonhos, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para proporcionar o máximo de conforto, luxo e qualidade de vida. Não perca a oportunidade de tornar esta residência única na sua casa.​

https://www.idealista.pt/imovel/30456255

[:)][:)][:)][:)]

Bem longe da moda carneirada " clean " dos dias de hoje haha.

EDIT: tambem nao gosto.

Apreciso coisas com mais luz e mais clarinhas.

De qq forma a casa tá bem velha, isso seria pa substituir tudo, digo eu.

Last edited:
"Centro" ... LoL

O ponto assinalado no mapa é um prédio, não é a casa anunciada.

Ali nas redondezas não estou a ver aquele terreno/casa, mas posso estar enganado.

bla bla a habitação está cara bla bla e nenhum politico fala do verdadeiro problema... é tabu...

já são 1 milhão em poucos anos e imigração a crescer em flecha...

400.000 acabados de chegar à espera de regularização.

o país não estava nem está preparado para receber esta avalanche avassaladora de imigrantes.

e só vai piorar pois o PS acabou com os vistos para os PALOP no ultimo ano

e os seus poucos recursos serão distribuidos por mais limitando o acesso à habitação para todos.​

Escreve isso com letras gigantes em todos os lados, pode ser que alguém perceba que talvez seja bom abrandar.

Mas com o PR como este... dá cabo de 2M em tratamentos para pessoas naturalizadas á dias. E não foi demitido...

Poortugal cada vez pior.

Estão a insinuar que a cozinha não é "um exemplo de elegância e funcionalidade, com dimensões generosas e equipada com aparelhos de alta qualidade." ???

Estou chocado [:)][:)][:)]

Quanto custa uma demolição por completo de um mastodonte daqueles? Só para perceber se o terreno está muito caro.... :sh):sh)

Aparelhos? quais? devem ser de tanta qualidade que são invisíveis !

realmente olhando para os anos 80, era um estilo comum, diria eu.

Mas aquela piscina, vai lá vai.

Back