Tópico das Casas

quando entrei na Radio Popular para comprar uma máquina de lavar loiça reparei na fila de frigoríficos não encastráveis que tinham em exibição

todos ou quase todos em cinzento inox

eu pessoalmente gosto do contraste dos móveis em branco com eletrodomésticos em INOX ( frigorífico, micro-ondas, forno, máquinas de lavar loiça e roupa )

e li que o inox tem vantagens em higiene e limpeza

se algo não for encastrável e for branco, com móveis brancos, fica muito feio não ?

na minha sincera opinião, e se calhar por ter a experiência de ter 4 adultos em casa, temos que ter sempre um frigorífico grande, não encastrável e generoso em espaço entre móveis

o micro-ondas ficar encastrável e o forno também, e podem ser ambos um em cima do outro, não acho nada feio

os móveis todos brancos porque é uma cor intemporal, nunca cansa e nunca passa de moda, lembram-se que antigamente era tudo castanho ?!?!

Antigamente também havia muitos móveis de cozinha brancos, era o mais baratuxo que se arranjava, naquele aglomerado que mal apanhava alguma água empolava logo tudo. Poucos devem ter chegado aos dias de hoje...
Depois quem tinha algum dinheiro e queria uma coisa melhor investia na madeira com aqueles desenhos típicos dos anos 80/90 até início de 2000.

Entretanto o povo modernizou-se um pouco, mas é um pouco virado disco e toca o mesmo.
Continua a haver soluções que se tornam comuns, materiais com os quais os profissionais trabalham de forma mais recorrente e acabam por sugerir aos clientes.

Pessoalmente não sou grande apreciador dos armários brancos em cozinhas, principalmente com acabamento liso brilhante (é o mais comum), mas tudo depende do contexto, do desenho e dos restantes acabamentos.

Antigamente também havia muitos móveis de cozinha brancos, era o mais baratuxo que se arranjava, naquele aglomerado que mal apanhava alguma água empolava logo tudo. Poucos devem ter chegado aos dias de hoje...
Depois quem tinha algum dinheiro e queria uma coisa melhor investia na madeira com aqueles desenhos típicos dos anos 80/90 até início de 2000.

Entretanto o povo modernizou-se um pouco, mas é um pouco virado disco e toca o mesmo.
Continua a haver soluções que se tornam comuns, materiais com os quais os profissionais trabalham de forma mais recorrente e acabam por sugerir aos clientes.

Pessoalmente não sou grande apreciador dos armários brancos em cozinhas, principalmente com acabamento liso brilhante (é o mais comum), mas tudo depende do contexto, do desenho e dos restantes acabamentos.

Claro que cada caso é um caso.

Quando se faz um prédio com 10/20/30 casas nenhum promotor está disposto em arriscar em cozinhas muito elaboradas, são mais caras e depois é uma chatice para vender.
Por isso como também sei que sabes, a norma tem sido o branco e bancada branca e acabou. Por acaso em termos de cliente final e obras pequenas tenho visto muita gente escolher o brilhante. Mas promotores o que tenho visto é quase sempre o uso de materiais mate. Eu pessoalmente prefiro mate.

Alguns promotores vão introduzindo madeiras (ou imitações) nem alguns armários, ou nos superiores, ou nos altos, muitas vezes com prolongamentos de forras de paredes e afins. E depois conjugam com móveis brancos.

Depois em alguns casos e curiosamente em obras mais caras ou mais especiais. nota-se que alguns promotores têm aceite fazer algo diferente (talvez para se destacar) e têm-se visto novamente "caixotões" mais lisos e largos, mas para fugir as portas 100% lisas. E também o uso de cores pasteis, beje, cinza.
Uma cor que fica bem e diferente, mas não é para todos é o verde água pastel.

Penso que esta casa já aqui andou. Mas apareceu hoje outra vez como casa do dia do Idealista (devem andar a pagar bem...)

https://www.idealista.pt/imovel/32595906/

É a prova de como as coisas estão absurdas e exageradas.
A Casa é grande e tem uma localização com alguma "folga".
Mas em termos de acabamentos é uma casa completamente banal (até manhosa em alguns detalhes) que prima pelas áreas grandes e... pouco mais.
Era uma casa que há uns 10 anos não valeria mais de 1.2 / 1.3 milhões... Agora pedir 5 milhões por isto? 5?? Estamos a falar de valores "estratosféricos" que não se enquadram no que a casa oferece.
Arrisco a dizer que nem metade disto vale...

Penso que já tinha passado por cá sim.

A cozinha é autentico desastre. O tectos metem-me medo! [:D]

Até gosto!
Ainda tenho de decidir como fazer a cozinha na casa que vou construir

fdx os gavetões ou armários de baixo parecem isto:

36814e_8177bbd944f74256b6942af54e652ae3~mv2.jpg

Até gosto!
Ainda tenho de decidir como fazer a cozinha na casa que vou construir

Sendo casa de praia, e pelo tipo de arquitectura que foste falando aqui, com micro-cimento e afins. Diria que o que acho melhor (opinião pessoal claro) seria branco mate e madeiras nórdicas muito claras ou branqueadas. Podes depois se quiseres jogar com o "black-splash" em mosaico mais pequeno (10x10) azul àgua para dar ainda mais conceito de praia.
Tipo isto (back-splash)

image.png
Um mosaico pouco convencional numa cor suave e pastel, mas também pouco vista.

Se quiseres arriscar, podes fazer a cozinha mesmo azul, também claro, pastel:

image.png​​

Anexos

• image.png
    image.png
    169,5KB · Visualizações: 0
A cena é que se for tudo mt branco e rectilineo e "clean " e tal fica tipo laboratório/clinica :sh)

Mas eu nao sou esquisito e gosto de qq coisa, devo dizer. Mas, não consigo deixar de associar isso, tal como as de inox às cantinas [:D]

Gosto bastante das cozinhas modernas, não por estarem na moda, mas porque realmente aprecio a combinação de preto e branco na cozinha, e mais nada.

Na minha atual não tenho nada em inox. Tudo branco mate de cima a baixo com electrodomésticos encastrados, e lava-loiças, puxadores e torneiras em preto.

Última edição:
Por mim umas quantas portas com algum vidro, fosco se quiserem, para não parecer um jogo de "adivinha o que está aqui atrás deste painel igual aos outros todos."

A minha é moveis brancos estilo daqueles madeira dos anos 90 mt comum, mas brancos lisos.
Até que nem fica mal, mais nao seja porque só os troco quando estiverem velhos e ainda estão mt bons, ao contrário do tal lava loiça em inox do estilo que o topolino adora hehe.

A cena é que se for tudo mt branco e rectilineo e "clean " e tal fica tipo laboratório/clinica :sh)

Mas eu nao sou esquisito e gosto de qq coisa, devo dizer. Mas, não consigo deixar de associar isso, tal como as de inox às cantinas [:D]

Por norma quando o branco está muito presente, está associado a vãos de grandes dimensões para o exterior, que dá sempre um enquadramento diferente.

O próprio acabamento do pavimento por norma também nunca é branco. Seja soalho, micro cimento, cerâmico, alcatifa ou outras soluções auto alisantes. Acaba por haver contraste entre os planos.

A dimensão dos espaços tem também bastante influência na percepção da qualidade arquitectónica. Espaços muito grandes geralmente ficam mais controlados e agradáveis se exagerarem no branco. Agora espaços mais diminutos, com pouca luminosidade, o contraste pode ajudar.

​​​​​

Sendo casa de praia, e pelo tipo de arquitectura que foste falando aqui, com micro-cimento e afins. Diria que o que acho melhor (opinião pessoal claro) seria branco mate e madeiras nórdicas muito claras ou branqueadas. Podes depois se quiseres jogar com o "black-splash" em mosaico mais pequeno (10x10) azul àgua para dar ainda mais conceito de praia.
Tipo isto (back-splash)

​​

Esta cor verde da imagem de baixo geralmente resulta bastante bem.
No desenho da minha cheguei a pensar em fugir da madeira e ir para um cinzento mate.
Ou melhor, ainda não está formalizado, mas acho que tratando-se de uma reabilitação vai ficar melhor em madeira mesmo.

Tenho de ver bem é a cor das paredes e teto, se branco mesmo ou algo a fugir para o bege/pastel, tendo em conta o cromatismo do pavimento, das madeiras e da pedra de granito no exterior.

Tipo isto (back-splash)

​​

Será algo muito clean e claro, sem dúvida!

Voltar
Superior