Tópico das Casas

Qualidade de vida já eu tenho, só me falta ver livre do banco, não der dívidas pa mim é a melhor qualidade de vida mas isso depende dos critérios de cada um, não há certo nem errado mas sim o mais importante é que a taxa de esforço seja baixa.

Qualidade de vida continua a ser um conceito abstracto, cada um valoriza o que entender. Na verdade estou completamente à vontade porque tenho uma divida até aos 74 anos, mas se precisasse podia liquidar hoje essa dívida e isso, claro, dá uma tranquilidade tremenda. De maneira que, é um compromisso entre o que posso pagar e o que quero ter. Neste momento é uma casa grande com terreno, mas se tudo correr normalmente, quando os miúdos forem estudar, é para trocar por uma apartamento pequeno no centro do centro.

T1... 535.000€ [:D]

Assim entende-se porque é que as plantas estão em inglês...

Não deixa de ser irónico um T1 com uma MASTER Suite [:D][:D][:D]

Aliás, já é irónico um T1 desses ter uma suíte, porque neste caso é pior ser suíte do que não ser. Como só tens uma casa de banho, se recebes uma visita e ela quer usá-la, é obrigada a entrar no teu quarto.

É apenas uma estratégia de marketing que não faz o mínimo sentido, para poderem dizer que apesar de ser T1, tem uma suíte.

:sh)

Last edited:
Não deixa de ser irónico um T1 com uma MASTER Suite [:D][:D][:D]

Aliás, já é irónico um T1 desses ter uma suíte, porque neste caso é pior ser suíte do que não ser. Como só tens uma casa de banho, se recebes uma visita e ela quer usá-la, é obrigada a entrar no teu quarto.

É apenas uma estratégia de marketing que não faz o mínimo sentido, para poderem dizer que apesar de ser T1, tem uma suíte.

Por acaso prefiro assim, é um T1 mais premium, até porque tem uma área muito razoável para T1

Um quarto de 19 m2 num T1 é um desperdício. A não ser que seja um apartamento para ninho ou exercício de profissão. Naquela zona há muitos. [:D]

Por acaso prefiro assim, é um T1 mais premium, até porque tem uma área muito razoável para T1

Por acaso já vivi uns 2 anos com uma namorada num T1 muito semelhante à planta postada, a principal diferença era as 2 divisões estarem lado a lado em vez de sobrepostas.
curiosidade desse meu "premium", era na freguesia da buraca na amadora.

Alguém tem projetos para restaurar palheiros?

A casa que estou a restaurar não era um palheiro, mas já pouco faltava para o ser.
Por acaso tinha um palheiro anexo, deu origem a um pátio [:D]

Tenho desenhos do projeto e fotos da obra mais atrás neste tópico.

Dependendo do que tenhas ou do que queiras fazer, pode dar coisas muito interessantes.

Posso comprar uma casa de 300k?

Tenho 55k, idealmente esperaria pela isenção de IMT, salário líquido de 38k podendo ser menos ou mais ai uns 2k. Namorada tem salário aí de uns 10k. Dado que não tenha problemas no emprego, seria relativamente fácil mas não faço ideia o que vai acontecer futuro. Mas também para estar a comprar um apartamento, moradia em banda por 225-250k prefiro logo comprar algo melhor, não?

Do ponto de vista do espaço, au até compreendo, mas acho engraçado um T1 ser anunciado com uma "MASTER" suíte, até porque esse conceito costuma estar associado a apartamentos muito maiores, com vários quartos, e a própria origem do termo "master suíte" tem um contexto completamente diferente, e nos últimos tempos até há uma certa polémica associada a esse termo.

Mas não é um exclusivo deste caso. O que não faltam no mercado são casas pequenas com termos pomposos, descrições mais do que exageradas, e projetos de arquitetura que não adicionam nada em termos funcionais, mas que do ponto de vista do marketing fazem vender. Fazem lembrar aqueles restaurantes pretensiosos, com descrições de pratos enormes, mas que na prática servem carne com batatas.

Posso comprar uma casa de 300k?

Tenho 55k, idealmente esperaria pela isenção de IMT, salário líquido de 38k podendo ser menos ou mais ai uns 2k. Namorada tem salário aí de uns 10k. Dado que não tenha problemas no emprego, seria relativamente fácil mas não faço ideia o que vai acontecer futuro. Mas também para estar a comprar um apartamento, moradia em banda por 225-250k prefiro logo comprar algo melhor, não?

Sinceramente acho que deves comprar algo que sirva os teus propósitos de agora, não tens que comprar já uma casa para a vida toda.

Se estiver bem para o que prevês sejam os próximos 5/6 anos está bom, depois se houver contexto mudas para outra.

O ideal é teres 20% do valor da casa para a entrada e mais 5% para escritura e impostos. Será bom se o teu encargo mensal não ultrapassar 1/3 do teu rendimento liquido.

Ou seja é possível comprar com condições mais apertadas, mas é óptimo poder continuar a desfrutar da vida e não ficar escravo das casas.

Sinceramente acho que deves comprar algo que sirva os teus propósitos de agora, não tens que comprar já uma casa para a vida toda.

Se estiver bem para o que prevês sejam os próximos 5/6 anos está bom, depois se houver contexto mudas para outra.

O ideal é teres 20% do valor da casa para a entrada e mais 5% para escritura e impostos. Será bom se o teu encargo mensal não ultrapassar 1/3 do teu rendimento liquido.

Ou seja é possível comprar com condições mais apertadas, mas é óptimo poder continuar a desfrutar da vida e não ficar escravo das casas.

vou ver se consigo comprar, acho que o preço dá para baixar um bocado, e a localização é melhor do que estava à espera.

agora vou comprar e vem o mercado por aí todo a baixo 😄

quanto aos 20% eu basicamente tenho-os e a prestação fica nos 25% ou assim do rendimento total, se eu fosse arrendar agora algo muito pior ia pagar o mesmo que a prestação, não sei como isto é sustentável

Preços da habitação sobem 7%. Vendas caem para nível mais baixo desde a pandemia

​Os preços das casas subiram 7% em termos homólogos, abrandando na comparação homóloga face ao trimestre anterior, mas as 33 mil transações realizadas estão ao nível mais baixo desde o primeiro embate da pandemia, no segundo trimestre de 2020.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...s-caem-para-nivel-mais-baixo-desde-a-pandemia

não é de estranhar, maior parte que está à venda são casas muito antigas em muito mau estado onde pedem facilmente 250k+

Back