Tópico das Casas

Preços da habitação sobem 7%. Vendas caem para nível mais baixo desde a pandemia

​Os preços das casas subiram 7% em termos homólogos, abrandando na comparação homóloga face ao trimestre anterior, mas as 33 mil transações realizadas estão ao nível mais baixo desde o primeiro embate da pandemia, no segundo trimestre de 2020.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...s-caem-para-nivel-mais-baixo-desde-a-pandemia

OriginalSize$2024_06_21_11_47_55_479702.jpg

Continua elevado.[:D]

A descida nas transacções não é significativa. Está difícil.

Já agora continuando com os dados do INE, que na minha opinião deverão ser os mais fidedignos.

Em relação ao número de transações totais, comparando os trimestres de cada ano (2022-2023) com mais vendas e tendo por comparação o 1T2024:

Desceram 4,2% em relação a 2023.

Desceram 24,15% em relação a 2022.

E esquecendo os dados de 2020 da pandemia, desde o 3º Trimestre de 2017 (32722) que não se vendiam tão poucas casas em Portugal.

Primeiro trimestre de 2013 foi mesmo o fundo com 13167 casas a serem transacionadas. Nunca mais desceu de 15000 no período da Troika entre 2012-2014.

Fonte: INE, 21 de junho de 2024 ÍNDICE DE PREÇOS DA HABITAÇÃO 1º trimestre de 2024

Se os preços continuarem assim vão baixar ainda muito mais as vendas, até os preços baixarem e têm que baixar ainda consideravelmente. O mercado da classe média não existe neste momento e é a classe média que faz o mercado.

Isto ficava bem era em gordas de jornais.[:D]

Outra vez, tirando os dados do 2º trimestre de 2020, início da pandemia.

Na Grande Lisboa desde o 1T2016 que não se vendiam tão poucas casas.

Contraponto, o valor gasto nos mesmo imóveis é o dobro.

No Algarve desde o 4T2014 que não se vendiam tão poucas casas.

Com a mesma diferença, o valor gasto no mesmo número de imóveis é praticamente o dobro.

Na Área metropolitana do Porto desde é desde o 1T2017 que não se vendiam tão poucas casas.

Valor não chega ao dobro mas está perto.

Last edited:
Na Grande Lisboa desde o 1T2016 que não se vendiam tão poucas casas.

Contraponto, o valor gasto nos mesmo imóveis é o dobro.

O problema destas comparações é que são tudo menos rigorosas.
Isto só teria algum valor ser os preços fossem corrigidos pela inflação, e sabemos que principalmente nos últimos anos, não tem sido nada baixa.

Hoje deparei-me com um apartamento que achei piada... RC com terraço interior, envidraçado à volta.

Nunca morei num imovel com terraço interior mas achei piada... Acho que dá um um toque original e esteticamente apelativo à coisa apesar de no fundo, ser um espaço algo que desaproveitado.

Curiosidade em saber as vossas opiniões sobre isso... Além disso, há algum ponto desfavorável inerente que não esteja a ver (manutenção, privacidade,etc)?

Hoje deparei-me com um apartamento que achei piada... RC com terraço interior, envidraçado à volta.

Nunca morei num imovel com terraço interior mas achei piada... Acho que dá um um toque original e esteticamente apelativo à coisa apesar de no fundo, ser um espaço algo que desaproveitado.

Curiosidade em saber as vossas opiniões sobre isso... Além disso, há algum ponto desfavorável inerente que não esteja a ver (manutenção, privacidade,etc)?

O que é um terraço interior? É tipo um saguão?

Referes-te a pátio interior, geralmente com a zona de sala, cozinha...aberta para lá?
Se sim, pessoalmente acho interessante (quando bem feito), sobretudo quando, mais do que uma forma de introduzir luz no interior da casa, permite uma maior vivência da casa através da utilização desse pátio.

Além da relação interior/exterior, também resulta bem como forma de aumentar a percepção espacial da casa a partir do interior, parecendo maior do que realmente é.

​​​​​​

O problema destas comparações é que são tudo menos rigorosas.
Isto só teria algum valor ser os preços fossem corrigidos pela inflação, e sabemos que principalmente nos últimos anos, não tem sido nada baixa.

Bem podias ter tu o trabalho[:p]

Supostamente, mais ou menos rigorosamente[:D],

Para a zona da Grande Lisboa

-Praticamente o mesmo número de imóveis em 2024 vendidos em 2016 numa comparação de trimestres

sem usar o factor de correcção o valor médio gasto por imóvel na Grande Lisboa em comparação a 2016:

Valor médio 2016 - 177 mil
Valor médio 2024 - 345 mil

+95%

Usando o coeficiente de desvalorização

Valor médio 2016 - 198 mil
Valor médio 2024 - 345 mil​

+76%

O meu predio tem um terraço interior para um dos apartamentos do rés de chão eu não acho grande piada a vista porque todos os condominos de cima vêm o terraço, não tem privacidade.

O meu predio tem um terraço interior para um dos apartamentos do rés de chão eu não acho grande piada a vista porque todos os condominos de cima vêm o terraço, não tem privacidade.

Eu voto com o brunomeleiro​, do que tenho visto em casa de outros não funciona mal. Umas plantas ou um chapéu de sol / toldo, mais uma dose de "insouciance" e o espaço pode ser agradável para usar, ou ver de dentro [:D].

A luz pode ser um grande factor - numa casa térrea de família meteram genialmente uma clarabóia rectangular estreita e longa sobre o espaço da cozinha, num lado onde só havia parede fechada, e resultou espectacularmente bem.

Não deixa de ser irónico um T1 com uma MASTER Suite [:D][:D][:D]

Aliás, já é irónico um T1 desses ter uma suíte, porque neste caso é pior ser suíte do que não ser. Como só tens uma casa de banho, se recebes uma visita e ela quer usá-la, é obrigada a entrar no teu quarto.

É apenas uma estratégia de marketing que não faz o mínimo sentido, para poderem dizer que apesar de ser T1, tem uma suíte.

:sh)

Por acaso essa estratégia de Marketing acho que até pode sair um bocado tiro pela culatra.
Eu ando a namorar um T1 e é precisamente esse o tema que me está a fazer pensar duas vezes, nao acho piada nenhuma visitas a entrar no meu quarto, sobretudo porque tenho por hábito ter a porta do quarto sempre fechada.

T1%20Lagunas.JPG

Nao seria mais fácil meter o lavatorio e a retrete na parede exterior do apartamento e a porta naquele canto logo depois da entrada? É como está na minha casa actual...

Por acaso essa estratégia de Marketing acho que até pode sair um bocado tiro pela culatra.
Eu ando a namorar um T1 e é precisamente esse o tema que me está a fazer pensar duas vezes, nao acho piada nenhuma visitas a entrar no meu quarto, sobretudo porque tenho por hábito ter a porta do quarto sempre fechada.

T1%20Lagunas.JPG

Nao seria mais fácil meter o lavatorio e a retrete na parede exterior do apartamento e a porta naquele canto logo depois da entrada? É como está na minha casa actual...

Esse T1 como está, eu acho boa opção. Acho é estranho o Saraiva não ter tido a ideia de fazer ali uma porta de correr entre o armário e o quarto...
Nada que nunca tenha sido inventado. Já fiz isso mais que uma vez.
É a melhor opção, fica-se com um T1 com suite e ao mesmo tempo não é suite.

image.png

No dia a dia a porta de correr do quarto está tida aberta e é uma suite. Se vierem visitas basta fechar essa porta e está resolvido. E com a vantagem da casa de banho não ficar na sala... ​

Esse T1 como está, eu acho boa opção. Acho é estranho o Saraiva não ter tido a ideia de fazer ali uma porta de correr entre o armário e o quarto...

No dia a dia a porta de correr do quarto está tida aberta e é uma suite. Se vierem visitas basta fechar essa porta e está resolvido. E com a vantagem da casa de banho não ficar na sala... ​

Esperava o teu input [:D] e é uma excelente soluçao.

O tema é que na imagem que partilhas existe uma parede ali por trás do armário, parede essa que tanto na imagem como eu partilhei, como na do outro T1 postado acima nao existe, é o armário que faz a "divisao" da área do closet para o quarto. Onde desliza a porta entao? [:D]

Esperava o teu input [:D] e é uma excelente soluçao.

O tema é que na imagem que partilhas existe uma parede ali por trás do armário, parede essa que tanto na imagem como eu partilhei, como na do outro T1 postado acima nao existe, é o armário que faz a "divisao" da área do closet para o quarto. Onde desliza a porta entao? [:D]

Não consigo ver a tua imagem no PC, Já vi no telemóvel.

Assumindo que o closet abre todo para o hall da casa de banho,m dá para correr nas costas do armário do lado da cama. ou estar integrado dentro do armário.

Ando aqui a ir tirando umas ideias para se e quando no futuro, após esta casa estar paga, trocar ( ou manter as 2, logo se vê ) por uma casa no interior mais a sério, já que ainda tou só no " semi " interior.

ora, como já esperava: preços altos em todo o lado, mas no Alentejo anda um bocado absurdo não? Muitas casas são aquelas antigas, com 1 ou 2 janelas e quartos interiores, sem garagem e boa parte das vezes em banda, em mau estado, e muito caras !

Por outro lado em trás os montes encontram-se preços mais acessíveis mas aqui é tudo grandes casarões, fonix, depois pa manter pode ser mais dificil !!

O ponto bom é que, e corrijam-me se estiver errado, tanto em trás os montes como nas beiras ou alentejo ( ou seja no geral, no interior do país ) as casas têm paredes mt mais grossas ne?

Ando aqui a ir tirando umas ideias para se e quando no futuro, após esta casa estar paga, trocar ( ou manter as 2, logo se vê ) por uma casa no interior mais a sério, já que ainda tou só no " semi " interior.

ora, como já esperava: preços altos em todo o lado, mas no Alentejo anda um bocado absurdo não? Muitas casas são aquelas antigas, com 1 ou 2 janelas e quartos interiores, sem garagem e boa parte das vezes em banda, em mau estado, e muito caras !

Por outro lado em trás os montes encontram-se preços mais acessíveis mas aqui é tudo grandes casarões, fonix, depois pa manter pode ser mais dificil !!

O ponto bom é que, e corrijam-me se estiver errado, tanto em trás os montes como nas beiras ou alentejo ( ou seja no geral, no interior do país ) as casas têm paredes mt mais grossas ne?

penso que tipicamente no alentejo as paredes são bem grossas, mas depende.

Mas qual é a vantagem de um apartamento que só tem 1 casa de banho ter suíte? Numa casa grande há a questão da privacidade, porque a suíte é para ser usada apenas pelas pessoas daquele quarto. Numa pequena, onde toda a gente vai usar a mesma casa de banho, o facto de ser ou não suíte signifca dar mais 2 ou 3 passos para lá chegar. No meu ponto de vista é uma desvantagem, pois obriga as visitas a entrar no quarto.
Apenas compreenderia no caso de otimizar o espaço do apartamento.

Back