Tópico das Casas

Bonito.

0bc2f2ba-fc97-47cd-a3dd-5bfe283f10f4-295-0-c524eb5a-503b-4d55-a234-0f2fc4a676b1.jpg

Tem mesmo ar de futuro bairro social, parece aqueles complexos nos arredores de Paris...

Há uma questão adicional que também me chamou a atenção neste apartamento. Este open space parece bastante grande, e há uma área enorme que não tem nenhum ponto de eletricidade. Só vejo dois locais onde é possível aplicar candeeiros, sendo um deles na cozinha. Quem for morar para este apartamento e não gostar de ambientes escuros, como faz? Tem de refazer o teto quase todo?

0bc2f2ba-fc97-47cd-a3dd-5bfe283f10f4_295_0______54b74f92-185f-4682-9e5a-70f20de34f2d.jpg

Estou esperançado que ainda não tenham feito os furos no tecto.

A kitchenette não tem uma única luz por exemplo.

Conheço um caso de um imigrante que mandou recuperar uma casa, e na cozinha o empreiteiro não colocou nenhuma tomada..

Eu conheço um pior. Apartamento novo a estrear, um T2 de 350K+, tem open space com ilha, e nessa ilha não há uma única tomada. Se precisares de usar um eletrodoméstico naquele espaço, azar. Compras uma extensão de 5m no Leroy Merlin e ligas à parede mais próxima.

Há uma questão adicional que também me chamou a atenção neste apartamento. Este open space parece bastante grande, e há uma área enorme que não tem nenhum ponto de eletricidade. Só vejo dois locais onde é possível aplicar candeeiros, sendo um deles na cozinha. Quem for morar para este apartamento e não gostar de ambientes escuros, como faz? Tem de refazer o teto quase todo?

0bc2f2ba-fc97-47cd-a3dd-5bfe283f10f4_295_0______54b74f92-185f-4682-9e5a-70f20de34f2d.jpg

Tem um ponto em cima da ilha e um ponto em cima do local da mesa de jantar.

Ai o que me fez mais confusão é outro... As tomadas de TV pelo que vi nas fotos estão ali todas em baixo da letra E nessa imagem. A outra parede das costas não me pareceu ter nada.
Ou seja a localização vai ser péssima. Até pq essa zona pelo ponto de luz seria para a mesa de jantar.

image.png

Afinal tem aqui outro ponto de luz no tecto. Mas as tomadas de TV nada. Só duas únicas tomadas em duas pontas.

Depois implica cabos pendurados, bem, eu não me importo nada de interruptores à vista, tomadas, fichas, torneiras de gás, etc, aliás até queria susbstituir os interruptores discretos por uns estilo switch de aviões ou comboios, just for fun.

Mas cabos à vista, não, excepto se forem organizadinhos estilo as grelhas nos tuneis do metro, se não, tudo dentro de calha.

Uma sala ou quarto podem ser mt xpto, se tiverem 1 ou 2 cabos pendurados a sair da TV por ex, dá logo 1 ar de barraca [8b]

Eu já tive uma casa em que tínhamos um salão com uma tipologia de janelas parecida e tudo o que era tomadas e ligações estavam no chão.
Para mim o único ponto negativo era termos de usar candeeiros de pé.

Mais impressão tem-me feito a inexistência das cozinhas (independente de ser aberta ou fechada), substituída por um armário enfiado na sala ou até no que deveria ser o átrio da entrada [8b]

Ainda ontem vi uns casos desses aqui em Gaia, um prédio que por fora até é interessante qb, preços não são maus, mas estragam tudo com a "cozinha". Já para não falar nas salas dos T1's que mais não são que um quarto...

Fica o exemplo, tem aí as tipologias e preços
https://www.idealista.pt/empreendimento/31880396/

​​​​​

Mil vezes uma solução de cozinha + sala ( com áreas boas ) do que em separado com áreas mediocres.

Em termos de usabilidade parece-me melhor. Em cheiros, não ( não faço fritos em casa também )

Tem um ponto em cima da ilha e um ponto em cima do local da mesa de jantar.

Ai o que me fez mais confusão é outro... As tomadas de TV pelo que vi nas fotos estão ali todas em baixo da letra E nessa imagem. A outra parede das costas não me pareceu ter nada.

Afinal tem aqui outro ponto de luz no tecto. Mas as tomadas de TV nada. Só duas únicas tomadas em duas pontas.

Com box WIFI ou com ethernet é cada vez mais um problema do passado.

Já das tomadas de electricidade, pode ser um problema sim.

Last edited:
As boxes de TV já andam muito WiFi.

E ligar a TV aos 220V pode ser opcional: https://www.pcmag.com/news/this-wireless-tv-relies-on-swappable-batteries-for-power

O futuro não é só brilhante - também vem sem cabos [:)]

Editado pela última vez por Indigo; Hoje, 17:37.

Sim o coaxial está a deixar de existir. Mas a verdade é que não se entende quem é que escolheu aquela localização.

De resto não é só isso. Na parede da TV tenho. TV, BOX, NAS, PS4, SoundBar, Mesh e ainda um velhinho telefone. 7 tomadas... Ali naquela sala há.... UMA!

Mil vezes uma solução de cozinha + sala ( com áreas boas ) do que em separado com áreas mediocres.

Em termos de usabilidade parece-me melhor. Em cheiros, não ( não faço fritos em casa também )

Obrigado, assim é fácil! [:D]

Mas geralmente nestes casos que falo (não confundir com soluções Open space com ilha e cozinha completa, bem definida apesar de aberta) as áreas são miseráveis e a funcionalidade ainda pior.
Essas do link as salas das tipologias pais pequenas pouco maiores são que um quarto, e a cozinha (diminuta) não é mais que um armário no átrio. Se isso é bom...

Deixa lá que estive recentemente num hotel 5 estrelas de 2014 e só tinha uma tomada de um lado da cama e outra na parede por baixo da TV, só o chefe de família é que pode levar o telemóvel de viagem pelos vistos, e depois vai carregando á vez o tablet, portátil e relógio. Parece que estão a gozar.

Deixa lá que estive recentemente num hotel 5 estrelas de 2014 e só tinha uma tomada de um lado da cama e outra na parede por baixo da TV, só o chefe de família é que pode levar o telemóvel de viagem pelos vistos, e depois vai carregando á vez o tablet, portátil e relógio. Parece que estão a gozar.

É uma das minhas maiores críticas de hotéis. Há pouquíssimos que têm a parte eléctrica bem pensada.

Muitos as tomadas ao lado das camas, estão muito baixas atrás das mesas de cabeceira, e estão ocupadas...
Depois sobra sempre só um ou duas longe da cama ou um gajo acaba a ter de desligar um candeeiro de pé.

São mesmo casos raros, onde tens pontos usb nas cabeceiras e diversas tomadas.
Alguns hotéis empresariais têm mais cuidado, mas são poucos.

image.png

Polo Universitário do Porto... Para venda. Suponho eu que para negócio e aluguer.

Um T2. Mas um dos quartos tem ali um pilar enorme mesmo a meio. [:D]

Preço? 320.000€. :sh)

E estes que são vendidos como T1+1... Com um quarto interior sem janelas de 9m2.

image.png

E metam lá duas camas?? Para estudantes?
Nem entendo a legalidade de vender isto assim. [8b]

Começam nos 220.000€ :sh)

Polo Universitário do Porto... Para venda. Suponho eu que para negócio e aluguer.

Um T2. Mas um dos quartos tem ali um pilar enorme mesmo a meio. [:D]

Preço? 320.000€. :sh)

E estes que são vendidos como T1+1... Com um quarto interior sem janelas de 9m2.

E metam lá duas camas?? Para estudantes?
Nem entendo a legalidade de vender isto assim. [8b]

Começam nos 220.000€ :sh)

Como é que isto é legal?

Aqueles 9m2 tem duas camas, duas secretarias e um roupeiro para partilhar.

Como é que os projectos são submetidos às Câmaras para licenciamento? Têm alguma representação dos usos que estão previstos com mobilia? Não há areas/volumetrias mínimas que tenham que ser garantidas?

Como é que isto é legal?

Aqueles 9m2 tem duas camas, duas secretarias e um roupeiro para partilhar.

Como é que os projectos são submetidos às Câmaras para licenciamento? Têm alguma representação dos usos que estão previstos com mobilia? Não há areas/volumetrias mínimas que tenham que ser garantidas?

Não é obrigatório ter mobilia nos projectos. O normal é até nem ter nada. Ou eventualmente uma retângulo da cama...

Esse de certeza que foi com o espaço vazio. Agora para vende mostram que cabem lá duas camas... Para quem comprar para rendimento saber que vai ali meter 4 estudantes a pagar uns 450€ a cama.

Não é obrigatório ter mobilia nos projectos. O normal é até nem ter nada. Ou eventualmente uma retângulo da cama...

Esse de certeza que foi com o espaço vazio. Agora para vende mostram que cabem lá duas camas... Para quem comprar para rendimento saber que vai ali meter 4 estudantes a pagar uns 450€ a cama.

Em algumas coisas somos/éramos picuinhas como tudo.. noutras parece quase o faroeste.

Lembro-me que até há bem pouco tempo as WC tinham que ter bidé... hoje em dia fazem-se cozinhas quase mais pequenas que um aparador... ou um quarto com um pilar a meio.

Back