Tópico das Casas

Há uma zona em Alfragide que foi toda de cooperativa. Os prédios foram construídos na próximidade de um bairro social (Bairro do Zambujal) e lembro-me de na altura ter entrado em alguns e as casas eram porreiras. Foi a primeira vez que ouvi falar neste conceito de cooperativa.

Hoje passados cerca de 20/25 anos desde que foram construídos encontram-se alguns à venda.

https://www.idealista.pt/comprar-casas/amadora/alfragide/pagina-2?ordem=precos-asc

https://www.idealista.pt/imovel/32274748/

Umas com melhor localização que outras. Se valem o que pedem por elas... não sei, mas alternativas nest gama de preço não me parecem existir muitas.

Mesmo no centro do bairro do zambujal chegaram a construir predios 2000/2004 de habitação de custos controlados

https://www.google.com/maps/@38.736...PAllg!2e0!7i13312!8i6656?coh=205409&entry=ttu

Há quem não faça quase nada tipo Portugal. É urgente fazer qualquer coisa pelo imobiliario em PT. Quando um t1 numa aldeia longe das 4 ou 5 grandes cidades custa 500€ de arrendamento ou 200000€ de compra, já batemos no fundo.
Isto pode parecer pouco urgente para quem tem casa e não se vê afetado por esta problática, mas isto é algo que para além de TODOS os problemas do país, fará com que seja impossivel alvancar a economia.

Portugal fez, pode ter feito mal mas modelos e opções não faltaram.

Fizeram uma escolha para um regime de banca a financiar habitação - construção e propriedade - agora vivam com ele.

Os prazos longuíssimos como 35/40 anos foram um presente envenenado.

Portugal fez, pode ter feito mal mas modelos e opções não faltaram.

Fizeram uma escolha para um regime de banca a financiar habitação - construção e propriedade - agora vivam com ele.

Os prazos longuíssimos como 35/40 anos foram um presente envenenado.

Enquanto o preço do imobiliário esteve em níveis "normais", o modelo privado de construção e venda funcionou bem e os 35/40 anos nunca foram nem são problema. Aliás, em Portugal não há um problema ainda maior, porque as gerações mais velhas são proprietárias e está livre da crise imobiliária. O problema começa a sentir-se agora e a não mudar nada estoira daqui por 2/3 décadas com a sociedade.
O modelo de habitação social, providenciou uma casa a muita gente mas criou outro sem fim de problemas sociais, foi um modelo fracassado a vários níveis.
O resto, portas 65 e cooperativas e outras que tais, é para enganar meninos. Não tem impacto absolutamente nenhum.

Isto para dizer o quê, temos que viver com o problema porquê, o mundo muda e nós temos que mudar com ele, ou os nossos filhos e netos voltam todos para barracas e favelas!

Enquanto o preço do imobiliário esteve em níveis "normais", o modelo privado de construção e venda funcionou bem e os 35/40 anos nunca foram nem são problema. Aliás, em Portugal não há um problema ainda maior, porque as gerações mais velhas são proprietárias e está livre da crise imobiliária. O problema começa a sentir-se agora e a não mudar nada estoira daqui por 2/3 décadas com a sociedade.
O modelo de habitação social, providenciou uma casa a muita gente mas criou outro sem fim de problemas sociais, foi um modelo fracassado a vários níveis.
O resto, portas 65 e cooperativas e outras que tais, é para enganar meninos. Não tem impacto absolutamente nenhum.

Isto para dizer o quê, temos que viver com o problema porquê, o mundo muda e nós temos que mudar com ele, ou os nossos filhos e netos voltam todos para barracas e favelas!

E quem é que elevou o preço dos niveis "normais" para os anormais ??

Ficaram ricos com dinheiro na mão ? Ou o mercado vai-se regulando capacidade de pagamento de prestações credito ?

Quanto mais prazo maior os valores em causa, dai que certos paises não tenham nada igual a PT - com 1000€ em PT consegues acesso a 120k , no uk apenas a metade disso.

Que grande exagero !

Nem há 15 ou 20 anos as coisas eram muito diferentes, nem são muito diferentesna generalidade dos sitios.

Como já referi tinha uma amiga a trabalhar na Apple em Silicon Valley, em 2017 casada com um francoamericano e a viver em São Francisco e tinha que partilhar casa com um amigo (portanto 3), uma casa modesta. Conduzia na altura um pequeno toyota com mais de 10 anos.

As pessoas adaptam-se, mas por cada 1 que compra um apartamento de 1 milhão, haverá uns 10 a comprar de 500 mil e uns 100 a comprar de 250 mil e uns 1000 a comprar de 125 mil euros.

Tipicamente é o que acontece.

E quem é que elevou o preço dos niveis "normais" para os anormais ??

Ficaram ricos com dinheiro na mão ? Ou o mercado vai-se regulando capacidade de pagamento de prestações credito ?

Quanto mais prazo maior os valores em causa, dai que certos paises não tenham nada igual a PT - com 1000€ em PT consegues acesso a 120k , no uk apenas a metade disso.

Quem elevou o preço para valores anormais foram um conjunto de circunstâncias já debatidas por cá diversas vezes, não vale a pena divagar muito sobre isso.
Neste momento o mercado não se consegue regular sozinho para baixar preços, isso é irreal. É necessária intervenção externa de politicas públicas. As que têm verdadeiro impacto são complexas, morosas e especialmente muito caras, é ver a discussão que gerou neste tópico, mas basicamente é preciso meter casas no mercado a preços controlados, seja para vender, fazer leasing ou para arrendar, e por ser complexo é que os governos andam a fugir delas e a fazer de conta que fazem alguma coisa.

O mercado imobiliário directo e indirecto, sempre foi um dos mais voláteis que existe, que facilmente entra numa espécie de bolha e que obriga a regulação estatal ou resgate estatal. Exemplo - a crise do sub-prime nos EUA que teve como consequência apenas e só, rebentar com o mundo (nuns países mais que outros, mas ninguém escapou).

Que grande exagero !

Nem há 15 ou 20 anos as coisas eram muito diferentes, nem são muito diferentesna generalidade dos sitios.

Como já referi tinha uma amiga a trabalhar na Apple em Silicon Valley, em 2017 casada com um francoamericano e a viver em São Francisco e tinha que partilhar casa com um amigo (portanto 3), uma casa modesta. Conduzia na altura um pequeno toyota com mais de 10 anos.

As pessoas adaptam-se, mas por cada 1 que compra um apartamento de 1 milhão, haverá uns 10 a comprar de 500 mil e uns 100 a comprar de 250 mil e uns 1000 a comprar de 125 mil euros.

Tipicamente é o que acontece.

Não sei se é um exagero, pode o espaço temporal ser diferente do que disse, mas o resto!
Os sinais estão todos aí.
Eu dou-te um exemplo real do nosso Portugal dos dias de hoje que eu conheço:

Multinacional a operar no Porto. Paga acima da média nacional.
Precisa de pessoas com determinado perfil, determinadas licenciaturas e contrata em todo o lado do país e fora do país.
Contrata duas jovens do interior do país, precisam vir viver para o Porto, salários +- 1800€ brutos
Estão neste momento a partilhar um quarto no Porto a pagar 300€ cada uma e é uma pechincha segundo elas.

Adaptaram-se, mas é enquanto têm 23 ou 24 anos! Têm que usar a tatica de deixar uma gravata na maçaneta para avisar a outra para não entrar.... Se tivessem que viver numa barraca feita de zinco também se adaptavam, mas é esse caminho que queremos!

Eu por acaso estudei no Porto no final da década de 90 quando o SMN andava pelos 50 contos e um T3 que arrendava com amigos, para estudantes (preços superiores à média) andava por 50 contos. Hoje por 820€ é um quarto numa casa partilhada!

É um exagero, para mim não.

Eu por acaso estudei no Porto no final da década de 90 quando o SMN andava pelos 50 contos e um T3 que arrendava com amigos, para estudantes (preços superiores à média) andava por 50 contos. Hoje por 820€ é um quarto numa casa partilhada!

E enquanto os empréstimos forem fáceis vai continuar a existir procura nem que seja para alugar a esses preços.

As condições nunca podiam ser iguais para casas de rendimento, AL , etc etc , mas é possivel ter emprestimos de hpp com casas arrendadas.

É o mesmo sistema que cria oportunidades que o prejudica a prazo, quem tenha algo nesse sistema vai defende-lo , etc etc

Acho bem.

A malta tem de compreender que há terrenos urbanos, com plano de pormenor, ou alvará de loteamento, ou em PDM com capacidade de construção e que custam milhões e onde os promotores pagam milhares em Impostos todos os naos.
Depois um dia quando as condições estão reunidas o Promotor quer avançar para a construção nos moldes previstos.
As pessoas acham quem um terreno por estar vazio há 20 anos, deve ser um jardim, um parque infantil ou um campo de jogos.
Mas não são terrenos privados e com projectos para construção.

Muitas vezes depois das críticas as Câmaras até acabam por prejudicar o promotor e reduzir áreas ou obrigar a mais cedências e afins.

E ai até entramos noutro capítulo que as pessoas também acham que ecopontos, ciclovias, estradas, iluminação, quiosques, parques infantis são todos feitos pelas Câmaras.... Quando a grande maioria são feitos precisamente pelos promotores nos loteamentos. Obrigados pelas Câmaras.

Há uns tempos soube de uma história que num condomínio de moradias, ao longo dos anos todos foram construíndo as suas casas, e ficou um lote vazio, um dia esse vizinho começou a construir e todos os outros se juntaram para embargar a obra, porque era o único lote "verde" da urbanização e que devia ser um parque infantil. É o que dá cada um olhar só para o seu umbigo.

Compreendo..

Eu próprio olhava para aquela mata mais como estacionamento à sombra sempre que ia a Carcavelos, do que propriamente outra coisa.

Tenho pena se mandarem abaixo as árvores.. Também é um facto..

Mas não contesto minimamente aquilo que descreveste, apesar de não saber das condições daquele terreno em particular. Sei que fiquei surpreendido este ano quando lá cheguei e vi aquilo tudo vedado.

Também ouvi dizer que será um empreendimento mais direcionado a clientela estrangeira, mas não cheguei a perceber a veracidade/fundamentação desta afirmação.

Compreendo..

Eu próprio olhava para aquela mata mais como estacionamento à sombra sempre que ia a Carcavelos, do que propriamente outra coisa.

Tenho pena se mandarem abaixo as árvores.. Também é um facto..

Mas não contesto minimamente aquilo que descreveste, apesar de não saber das condições daquele terreno em particular. Sei que fiquei surpreendido este ano quando lá cheguei e vi aquilo tudo vedado.

Também ouvi dizer que será um empreendimento mais direcionado a clientela estrangeira, mas não cheguei a perceber a veracidade/fundamentação desta afirmação.

A maior parte da construção fica na zona que não tem arvoredo quase nenhum. São descampados e mato.

image.png

Será para manter uma enorme zona verde.

De resto isso do "ser para estrangeiros" já se sabe que tem sido a política por causa dos preços actuais.
Como é óbvio casas ali vão ser caras, como são na linha toda.

Mas ainda há pouco tempo um estudo em oeiras mostrou que as vendas são mais de 70% a Portugueses... ​

Não sei se é um exagero, pode o espaço temporal ser diferente do que disse, mas o resto!
Os sinais estão todos aí.
Eu dou-te um exemplo real do nosso Portugal dos dias de hoje que eu conheço:

Multinacional a operar no Porto. Paga acima da média nacional.
Precisa de pessoas com determinado perfil, determinadas licenciaturas e contrata em todo o lado do país e fora do país.
Contrata duas jovens do interior do país, precisam vir viver para o Porto, salários +- 1800€ brutos
Estão neste momento a partilhar um quarto no Porto a pagar 300€ cada uma e é uma pechincha segundo elas.

Adaptaram-se, mas é enquanto têm 23 ou 24 anos! Têm que usar a tatica de deixar uma gravata na maçaneta para avisar a outra para não entrar.... Se tivessem que viver numa barraca feita de zinco também se adaptavam, mas é esse caminho que queremos!

É um exagero, para mim não.

Desculpa a sinceridade mas não me parece nenhum drama o que descreves.

Essas duas raparigas estão-se a safar, podiam partilhar um apartamento mais afastado ou um apartamento pequeno na zona gastando mais dinheiro, optaram por um quarto, nada a dizer.

A ideia de que as condições materiais devem ser cada vez melhores à medida que o tempo passa não se verificam, há muitas cidades praticamente incomportáveis, provavelmente essa questão que apresentas em tokyo era muito pior.

Desculpa a sinceridade mas não me parece nenhum drama o que descreves.

Essas duas raparigas estão-se a safar, podiam partilhar um apartamento mais afastado ou um apartamento pequeno na zona gastando mais dinheiro, optaram por um quarto, nada a dizer.

A ideia de que as condições materiais devem ser cada vez melhores à medida que o tempo passa não se verificam, há muitas cidades praticamente incomportáveis, provavelmente essa questão que apresentas em tokyo era muito pior.

Não é um drama, é a palavra e semântica que entenderes aplicar.
A ideia deveria ser essa, cada vez melhor qualidade de vida.

As miúdas vão crescer, provavelmente casar, formar família, ter filhos, etc, isto se for possível ter as condições materiais para o fazer e isto deveria ser algo que nos preocupa enquanto sociedade, porque quem não herdar uma casa, tem uma montanha bem difícil de transpor.

SilverArrow 0bservador acerca desse vosso assunto e das pessoas quererem parques e afins, eu só digo que cada vez me faz mais confusão a selva de predios que tanto existe.....mas bem, é certo que são precisas casas, mas o cinzentismo exagerado e o excesso de pessoas e trânsito pelo menos a mim tira-me logo o ânimo todo e os arredores de LX para dar exemplo, estão carregados disso, tudo sombrio, talvez por isso haja gente a suspirar por lugares verdes...

SilverArrow 0bservador acerca desse vosso assunto e das pessoas quererem parques e afins, eu só digo que cada vez me faz mais confusão a selva de predios que tanto existe.....mas bem, é certo que são precisas casas, mas o cinzentismo exagerado e o excesso de pessoas e trânsito pelo menos a mim tira-me logo o ânimo todo e os arredores de LX para dar exemplo, estão carregados disso, tudo sombrio, talvez por isso haja gente a suspirar por lugares verdes...

Certo..

Eu onde vivo graças a Deus tenho muito desafogo.. Parques, muita zona verde, estou no concelho de Lisboa e é como se não estivesse.

Selvas de betão como Odivelas, por exemplo, causam-me claustrofobia.

Certo..

Eu onde vivo graças a Deus tenho muito desafogo.. Parques, muita zona verde, estou no concelho de Lisboa e é como se não estivesse.

Selvas de betão como Odivelas, por exemplo, causam-me claustrofobia.

Sim, tal como monte abraão, entre outros.

Eu estou já fora da AML é um desafogo brutal e ja nao me consigo imaginar no cinzentismo.

E depois há selvas e selvas, por ex eu sinto-me mais à vontade em Alvalade do que por ex em Queluz/Massamá/Monte Abraão, apesar de Alvalade ser mesmo lisboa com tudo o que isso implica, mas acho menos claustrofóbico e nem sou apreciador de Lx logo nem sou suspeito.

Eu gostava mais da lx velha e com estradas esburacadas :sh)[:D]

Mas agora imagina que nessa zona desafogada onde estás, iam construir mais 1 pilha de monos....ias detestar, e bem, imagino eu.

Fogem porque as pessoas também aceitam pagar por fora OU não têm outro remedio se não pagar por fora pa poupar uns trocos....

Se o imposto fosse mais baixo tb ajudava.

Viva o xuxalismo, onde o estado ganha muito e todos perdem!​

A pergunta que se coloca é, queres pagar 1000 mais 25% de imposto, ou 1000 sem imposto... your choice!!

:sh)

És as favor da fuga aos impostos no geral ou só dos senhorios?

Há quem faça contrato por um valor baixinho pa pagar pouco imposto e o resto por fora.

Enfim, pelo menos já tanto senhorio como inquilino ficam com a coisa oficializada caso haja algum azar ou seja preciso mostrar contrato de arrendamento ou afins.

Back