Tópico das Casas

Em Braga além de largas centenas de vivendas, alguns prédios, e por exemplo uma residência universitária com 720 camas.
Tem emitido mais de 500 novas licenças por ano entre vivendas e prédios.
Mesmo assim tem tido dos maiores crescimentos de preços, embora ainda não seja das mais caras, porque tinha bastante oferta de reserva no passado.

Pois, no litoral norte não tenho dúvidas.

Aqui para além de não haver mão de obra, como o Topolino disse e bem, a câmara municipal está de tal forma falida que nem consegue fazer chegar a infraestrutura básica a zonas que têm loteamentos projetados.

Muitas das construções maiores mais recentes não foram construídas por empresas da zona.

Acho que acima de tudo é preciso dizer muitas vezes que o facto de nos ultimos 5-6 anos ter entrado em Portugal mais de 1,6M de imigrantes nada tem a ver com isto. 😅

Tambem é engraçado não haver mão de obra depois de ter entrado mais de 1.6M de imigrantes em Portugal, isso só se resolve com uns 10M.

Acho que acima de tudo é preciso dizer muitas vezes que o facto de nos ultimos 5-6 anos ter entrado em Portugal mais de 1,6M de imigrantes nada tem a ver com isto. 😅

Tambem é engraçado não haver mão de obra depois de ter entrado mais de 1.6M de imigrantes em Portugal, isso só se resolve com uns 10M.

Claro, porque só convém dizer que emigram jovens recém licenciados quando é para dizer mal do Costa. [:)]

Pois, no litoral norte não tenho dúvidas.

Aqui para além de não haver mão de obra, como o Topolino disse e bem, a câmara municipal está de tal forma falida que nem consegue fazer chegar a infraestrutura básica a zonas que têm loteamentos projetados.

Muitas das construções maiores mais recentes não foram construídas por empresas da zona.

Temos um estado a bater recorde em numero de funcionarios, não se percebe bem para quê. Há 30 anos era comum autarquias e outras entidades estatais fazerem projecto, fiscalização de obra e mesmo algumas obras. Hoje contratam tudo fora. Estão cheios de técnicos admitidos em concursos martelados, que não têm experiencia nem know how. Tornam-se uns burocratas sem autonomia, dependentes das chefias, feitas ao envelope.

Os imigrantes têm o mesmo problema dos jovens portugueses. Não sabem fazer uma parede e não há quem os ensine.

A olhometro, há 30/40 anos, em famílias ditas trabalhadoras, muitas vezes um dos salários era para a renda/emprestimo.

Ora atualmente, são 920€ de SMN, dá para um empréstimo de cerca 250k a 40 anos.

É este o novo mínimo.

Embirra melhor, pah. "Quilo" é a forma correta em português para a abreviação de quilograma. E este prefixo SI é minúsculo, 'k': kg, km, kW, etc. [:p]​

Picuinhices à parte, o facto básico do empobrecimento generalizado também me preocupa. Estava a apontar que o problema talvez não seja o preço em euros, mas a falta de poder de compra do dito, apesar dos números suaves que nos dão para a inflação.

Mas tu dizes um quilo de ouro, eu sei lá se em vez de te referires a um kg de ouro te referes a um kW de ouro [:)]

Não mas a sério, referiram aí aquilo dos 920 de ordenado minimo dar para uma prestaão de 250K a 40 anos, se assim o é, talvez seja este o limite dos T2 e T3 dos anos 80 e 90 à venda actualmente por esses preços, duvido que subam mais que isto, caso contrário ng os compra ( digo eu ?? ).

Ora, isto talvez vá de encontro à tua ultima frase né, então, mesmo que a populaçao fosse enriquecer muito, os preços continuam demasiado altos para casas que nao valem essa fortuna, embora, mais uma vez, como já referiste...oferta/procura....

A olhometro, há 30/40 anos, em famílias ditas trabalhadoras, muitas vezes um dos salários era para a renda/emprestimo.

É este o novo mínimo.

Pegando nisto, de 2010 a 2015 por ex, rendas que agora são 900/1000 eram na altura 400/500, bate certo com o SMN [:blush:]

Problema é que cada vez há mais gente a ganhar SMN, e já pa nao falar da energia mais cara, conta no supermercado, etc.

Continuo a bater na tecla que os impostos actuais sobre as casas estão desfasados da realidade (o IMT que se paga sempre que se faz compra/transação).

Ora sigam-me lá no raciocínio:

Um casal compra hoje uma casa por 200k. Sai do bolso 220k (200 + 20 de IMT).
Descobre passados 2 meses que os vizinhos são do piorio. Decidem-se pela mudança de casa. Para recuperar o dinheiro "perdido" terão que vender por no mínimo 220k.
Em 2 meses a casa "valorizou" 10%.

Antigamente as pessoas compravam casa e ficavam nas cidades/empregos para a vida.
Hoje em dia há mudança mais constante.

Ou o IMT é reformulado ou nunca sairemos desta ladainha da bolha imobiliária....

Continuo a bater na tecla que os impostos actuais sobre as casas estão desfasados da realidade (o IMT que se paga sempre que se faz compra/transação).

Ora sigam-me lá no raciocínio:

Um casal compra hoje uma casa por 200k. Sai do bolso 220k (200 + 20 de IMT).
Descobre passados 2 meses que os vizinhos são do piorio. Decidem-se pela mudança de casa. Para recuperar o dinheiro "perdido" terão que vender por no mínimo 220k.
Em 2 meses a casa "valorizou" 10%.

Antigamente as pessoas compravam casa e ficavam nas cidades/empregos para a vida.
Hoje em dia há mudança mais constante.

Ou o IMT é reformulado ou nunca sairemos desta ladainha da bolha imobiliária....

Concordo que os impostos IMT + IS são um autêntico roubo. [8b]

Percebo o exemplo que queres transmitir. Mas por acaso para valores de 200K (que praticamente já não existem imoveis por esses valores), os valores corretos de impostos em 2026 são:

IMT = 3542,04€
IS = 1600€
Total = 5142,04

O imposto depois começa a subir de forma muito abrupta à medida que o preço do imóvel aumenta. :sh)
Uma casa de 400K compra HPP, já paga:

IMT = 18236,65€
IS = 3200€
Total = 21436,65

Uma casa de 800K compra HPP, já paga:

IMT = 48000€
IS = 64000€
Total = 54400
​​

Se forem jovens com menos de 35 anos e cumprirem todos os critérios de isenção de IMT e IS, até 330539€ de valor de compra estão isentos de impostos na 1ª compra de habitação própria permanente.

• Like
Reactions: DMA
Para afagar e envernizar 25€/m2 é bom preço? O soalho é bom, mas com 20 anos de uso (10 arrendamento) nota-se algumas marcas de uso em especial na zona da sala que recebe sol intenso

Para afagar e envernizar 25€/m2 é bom preço? O soalho é bom, mas com 20 anos de uso (10 arrendamento) nota-se algumas marcas de uso em especial na zona da sala que recebe sol intenso

Em 2021 paguei 14,50€ +iva. Não sei como está hoje o preço.

Já que falam em IMT, expliquem-me uma coisa. Alguém que compre uma casa ainda em planta, como investimento para depois revender, terá de pagar o IMT na altura da escritura. Se vender logo a seguir, ou passados alguns meses, tem algum direito de crédito sobre o que pagou?

Pergunto isto porque, caso não haja nenhum tipo de crédito, o possível lucro que se possa ter com um investimento ainda em planta ficará anulado ou muito reduzido pelos custos com o IMT, não?

Já que falam em IMT, expliquem-me uma coisa. Alguém que compre uma casa ainda em planta, como investimento para depois revender, terá de pagar o IMT na altura da escritura. Se vender logo a seguir, ou passados alguns meses, tem algum direito de crédito sobre o que pagou?

Pergunto isto porque, caso não haja nenhum tipo de crédito, o possível lucro que se possa ter com um investimento ainda em planta ficará anulado ou muito reduzido pelos custos com o IMT, não?

Se és um particular e escriturares a casa, pagas e nunca mais recuperas, nem que vendas passado 1h.

Ou vendes com lucro contabilizando os impostos ou vendes antes de escriturar a tua posição sobre a casa.

Se és um particular e escriturares a casa, pagas e nunca mais recuperas, nem que vendas passado 1h.

Ou vendes com lucro contabilizando os impostos ou vendes antes de escriturar a tua posição sobre a casa.

Pois, eu imaginei que fosse assim. A questão que se coloca é que para vender a posição, ou tem de ser antes do prédio estar pronto, ou só se conheceres muito bem o construtor, que permita que não faças a escritura até conseguires vender, o que para ele também não deve interessar muito por causa do €€€€.

Vejo muitos apartamentos desses de revenda em prédios que já estão habitados há muito tempo, e fico sempre a imaginar que tipo de negócio é que foi feito.

Entao e aquela bronca das moradias em palmela que nunca foram construidas mas o valor do sinal já foi? e os clientes ficaram a arder....alguém comeu o dinheiro e do lado da Remax assobia para o lado.....

Ana Leal é tramada.

Nao sei se já foi fadado por aqui.

Entao e aquela bronca das moradias em palmela que nunca foram construidas mas o valor do sinal já foi? e os clientes ficaram a arder....alguém comeu o dinheiro e do lado da Remax assobia para o lado.....

Ana Leal é tramada.

Nao sei se já foi fadado por aqui.

É tabu falar das agências imobiliárias, são sempre inocentes, parte lesada e nunca incentivam aumentos ou negócios manhosos.....até porque ganham zero com isso.
é que nem vendedores auto de beira de estrada!!

Edit
Então atualmente com redes sociais e até amizades nos meios de comunicação social, estão mais imparaveis que nunca.

Last edited:

É este o novo mínimo.

há 30 anos era assim, o "problema" é a comparação com a década anterior a esta, em que as casas eram baratas e os juros baixos, havia tambem mais gente a ir trabalhar e a juntar trapos mais cedo, casais que em conjunto ganhavam 1200-1300 euros ai por 2015 quando o ordenado minimo era 500 euros compraram casa na decada anterior a esta, faziam um credito pessoal de 15K para a entrada, compravam uma casa por 80-100K. E o mais interessante da coisa, é que há 6-7 anos criticavam muito esta opção, mas visto agora foi a melhor coisa que fizeram e se não o tivessem feito nunca teriam comprado casa.

o turismo de massas e imigração em massa e a subida da euribor mudou completamente este paradigma em Portugal

Em relação a 30 anos atrás as pessoas tambem tinham outro tipo de vida as pessoas como tambem juntavam trapos mais cedo poupavam desde mais cedo, não iam a restaurantes e mandavam vir uber como agora

Back