...
A prestação de quem ia comprar a minha casa? Nem faço ideia mas apontaria pa no minimo 1000 aéreos.
..
Nem um nem outro foram iluminados na gestão deste tema, mas de longe o maior impacto no preço da habitação, reside no facto de termos recebido 1 milhão de imigrantes desde o covid.
Isto tem um nome: António Costa.
não é preciso um simulador, dá 500 euros média por cada 100.000 de empréstimo, isto já com certa margem da euribor e a um prazo de 40 anos
quem pede 200.000 terá de pagar 1000 euros
ou meu filho comprou, ou está em vias de comprar porque ainda não assinou contrato, um T2 em Alverca, vai pedir 260.000
500+500+250 = 1300 mensais
pediu a taxa mista a 2 anos no Santander, eu disse-lhe para fazer pelo menos a 3 anos, mas casmurro disse que não que a ideia seria mudar de banco
o Bankinter é o melhor, mas não empresta a jovens não efetivos
a casa custou 280.000, usufrui da isenção do IMT e de selo, só aqui poupou quase 10.000 euros, e deu algum dinheiro do bolso dele
Olissippo Lapa Palace ( basta pesquisar no google, 5 estrelas de absoluto luxo )
ganha 1300 +/- líquidos e em gorjetas uns 400 euros por mês ( pode ser mais ou menos )
e em Personal Trainer ganha tipo uns 800 euros
e a namorada é contabilista e tem emprego fixo e outro part-time, tudo junto ganha mais de 1300 liquidos
não estão mau de todo, mas realmente assusta-me este empréstimo que fizeram de 260.000 euros ao banco
mas acho que agora é a norma, pedir 200.000 ou mais
Contabilista fixo + part time e tudo isso só dá 1300 euros de ordenado pa ela?
Mas de 2024 pa 2026 houve um grande disparo nos preços. Isto, pelo menos, em casas mais modestas que estavam por 130 / 150 e que rapidamente passaram para 220 / 240.
Não há volta a dar em relação a isto, repito, pelo menos nos T1 / T2 modestos, que quem os compra costuma ter menos poder financeiro e vê nos financiamentos a 100% + isenção IMT uma lufada de ar fresco e claro, dispara o preço.
não
fixo deve ser 1300, mas não sei, e acresce o part-time
o santander dá 900 e tal euros ( inclui seguros ) nos 2 primeiros anos
não acho mau, pior é depois dos 2 anos
se a euribor passar dos 3%.... começa a doer
Porque chega cada vez mais gente. Um caso que conheço bem é o dos brasileiros. É tipo exponencial cada um trás 2, esses dois trazem 4 e por aí fora. Isto é insustentável.
Claro que é, e monhés no centro acontece o mesmo, já ouvi relatos de quem lá mora, morais soares / pc chile etc.
Mas que a cena dos 100% e IMT nao ajudou nada, isso nao ajudou....se tens fogo botas auga, não gota, e ao preço que ela tá.
Isso só em.impostoa de mais valias .... ia o lucro todo !
As pessoas tambem não vendem pois não querem entregar uns 50% do lucro ao estado !
E/ou não querem comprar 1 casa nova de 2M ou 3M com a venda desses 2
Também é por aí...
Ouvi contar (conversa de café) que um andar grande (T4 ou T5, não sei) ali para as bandas do Lumiar/Telheiras foi vendido por uma quantia bem acima de um milhão. Perto do ano 2000 quando foi comprado novo custou para aí um terço disso...
Os vendedores reformaram-se, vão para a terrinha e para não pagar uma fortuna em mais-valias aceitaram cerca de metade do pagamento em cash! Ou seja, algo como mais meio milhão em dinheiro vivo!!!
Não faço ideia como vão colocar esse dinheiro a "circular" sem dar nas vistas e se nas finanças não vão achar o valor da transação muito baixo, mas vendo a história ao preço a que a comprei!!!
e uma cozinha assim numa moradia nova ? que tal ? aprovam ?
... O mercado imobiliário está hoje mais do que nunca assente na especulação de quem vende
...
Sim isso é um facto.
Tentaram "ajudar" os jovens mas quem tem aproveitado mais as benesses tem sido a malta de fora.
De uma forma ou de outra, está criado um caldo perigoso com a garantia do Estado para financiar os imóveis a quem não tem rigorosamente nada, adicionado à isenção de custos de escritura.
Enquando a economia for andando, ok. Os problemas virão ao de cima no momento em que as condições do mercado se alterem. As pessoas não passaram de remediadas num momento a gente com poder de compra efectivo noutro. O mercado imobiliário está hoje mais do que nunca assente na especulação de quem vende, e num poder de compra artificial sustentado em quem financia.
Tal como o mar vai e vem buscar o que lhe pertence, o mercado haverá de corrigir estes desiquilibrios.
Não faltam exemplos disto. Basta analisarmos o que se passou neste século.
verdade
está completamente virado para o foco de quem vende e não de quem compra
por exemplo tenho visto muita propaganda no facebook de imobiliárias, só os ouço a falarem para os vendedores
não vejo uma única a dirigir-se ao comprador e dizer algo como :
- venha ter connosco que ajudamos a encontrar a sua casa
nada !!
Sim exacto, a intenção foi boa mas...
E de resto é como dizes aliás eu tava a ler o teu post e a lembrar-me do que já ouvia há uns 20 anos, acerca de quem compra sob arames de fiadores, era a alegria dos anos 90 e 2000, malta a assinar papeis à grande.
Ok o contexto é algo diferente mas no fundo coincide com o que dizes, aliás basta ver a tua última frase.
Em 2008 / 2011 este país parecia sombrio....é certo que houve uma crise forte mas se houver outra similar, isto tá tudo sob estacas podres e volta a acontecer o mesmo.
Casas compradas com falsas possibilidades.
Sim isso é um facto.
Tentaram "ajudar" os jovens mas quem tem aproveitado mais as benesses tem sido a malta de fora.
De uma forma ou de outra, está criado um caldo perigoso com a garantia do Estado para financiar os imóveis a quem não tem rigorosamente nada, adicionado à isenção de custos de escritura.
Enquando a economia for andando, ok. Os problemas virão ao de cima no momento em que as condições do mercado se alterem. As pessoas não passaram de remediadas num momento a gente com poder de compra efectivo noutro. O mercado imobiliário está hoje mais do que nunca assente na especulação de quem vende, e num poder de compra artificial sustentado em quem financia.
Tal como o mar vai e vem buscar o que lhe pertence, o mercado haverá de corrigir estes desiquilibrios.
Não faltam exemplos disto. Basta analisarmos o que se passou neste século.
Muita Bom!
Bankinter?