Tópico das Casas

Mas tambem ninguem conta com a inflação, há 10 anos tambem toda a gente dizia que estava caro, ha 20 a mesma coisa, e há 30 a mesma coisa.

E podes fazer uma taxa fixa e eliminar isso.

esquecendo o valor em si, um casal gastar metade do salario no credito não é nada de extraordinário em Portugal se olharmos para o passado, a ultima década com juros negativos e muitas casas disponíveis é que quebraram um bocado isso.

Onde eu cresci a maior parte das familias era assim, e tinham segundos trabalhos para pagar prestação, apesar de a malta nova achar que os boomers tiveram casas baratas..
isto n é verdade, havia "muita" gente a ganhar bem já nessa altura, pagava uma casa em 2 anos
Eu ando com ideias de comprar uma moradia.

Tenho um apartamento T2 recente ( 6 anos) numa zona nobre da cidade onde vivo, está pago e foi comprado numa altura em que não tinha dado o boom.

Ora, um apartamento é diferente de uma moradia. Estou na dúvida se é preferível comprar terreno e fazer um projecto à minha escolha ou se compre já em pre construção ou com projecto e chave na mão.

Como isto será uma brincadeira a rondar os 550 a 650k tenho de pensar bem no que faça. A mulher quer quartos espaçosos, eu quero uma garagem grande para pelo menos 4 carros e poder ter espaço para me entreter com carros.

Os terrenos que tenho visto ficam entre os 75 e os 150k, mas isto nos sites do costume, talvez uma procura mais presencial e até se encontre algum achado.

A cidade em questão é Viseu
75-150k em viseu? looool isso está super caro

Pois, fazer tudo de raiz vai demorar mais e vai dar mais dores de cabeça e trabalho, e para ser sincero não percebo grande coisas de construções, apesar de que o meu pai e sogro têm algumas bases e possam ajudar.

E sim, Viseu está caríssimo, pelo menos na oferta disponível nos sites do costume. Penso que procurando de outra forma talvez arranje um bom terreno a rondar os 50k que cumpra os requisitos.

Pois, fazer tudo de raiz vai demorar mais e vai dar mais dores de cabeça e trabalho, e para ser sincero não percebo grande coisas de construções, apesar de que o meu pai e sogro têm algumas bases e possam ajudar.

E sim, Viseu está caríssimo, pelo menos na oferta disponível nos sites do costume. Penso que procurando de outra forma talvez arranje um bom terreno a rondar os 50k que cumpra os requisitos.
epa isso é carissimo, especialmente onde é, eu não conheço mas não vivo "muito" longe, aqui também está caro mas não se vende, alguns já começam a descer e ha 2 anos era muito mais barato, se soubesse o que sei hoje tinha comprado, está tudo a tentar vender por 2x. não se vende mas como nao pagam grandes impostos por eles tbm nao querem saber

mas para teres noção tive agora uma oportunidade de um terreno espetacular bem localizado a menos de 100k, fiquei indeciso, e supostamente tinham um "investidor" tmb interessado e deixei ir... fui um bocado burro porque era mesmo o que queria, e é difícil de achar mas pronto é o que é

Tabem mas compraste mais baratinho, nao neste boom.
Ok, queres uma casa maior, mas mal por mal já tens uma.
Só é pena é o pára-arranca desde o avião inclinado até lá abaixo à zona comercial :mad:
É verdade, comprei barato em 2006.
2008 veio a bolha, estava a ver que perdia a casa, ia o meu ordenado todo para a casa. Isto, solteiro e a ganhar prai 700€..
A sorte foi que troquei o crédito para outro banco.

Sim, aqui ali á hora de ponta é horrível. Mas é a tal coisa, tem-se tudo ao pé.

É verdade, comprei barato em 2006.
2008 veio a bolha, estava a ver que perdia a casa, ia o meu ordenado todo para a casa. Isto, solteiro e a ganhar prai 700€..
A sorte foi que troquei o crédito para outro banco.

Sim, aqui ali á hora de ponta é horrível. Mas é a tal coisa, tem-se tudo ao pé.
700€ em 2008 não era nada mau, comecei a ganhar isso em 2017, como é que as prestações ficaram tão caras, a euribor não subiu assim tanto, e os preços das casas eram muito mais baratos

spreads altos?

Não me cheira nada bem o que vai acontecer com a inflação e a Euribor nos próximos tempos.
Ainda por cima depois dos Houthis terem paralizado a infraestrutura toda de petroleo da Arabia Saudita, que já veio inclusive dizer que não consegue fazer entregas a clientes europeus agora para o resto de Setembro!

700€ em 2008 não era nada mau, comecei a ganhar isso em 2017, como é que as prestações ficaram tão caras, a euribor não subiu assim tanto, e os preços das casas eram muito mais baratos

spreads altos?
A Euribor passou de 2% para 4,3% em 2 anos. Houve malta a passar mal, principalmente os que ficaram sem emprego, e os que tinham contratado empréstimo com pouca folga.

Ainda não tinha casa própria, viria a comprar em 2011, mas foi uma lição para mim, ver aquele cenário.

KEqlNXD.png

Euribor 6 meses

A Euribor passou de 2% para 4,3% em 2 anos. Houve malta a passar mal, principalmente os que ficaram sem emprego, e os que tinham contratado empréstimo com pouca folga.

Ainda não tinha casa própria, viria a comprar em 2011, mas foi uma lição para mim, ver aquele cenário.
Entretanto, os preços das casas continuou a subir e as pessoas foram fazendo cada vez empréstimos de maior valor.

Tens PARI e PERSI, que ajudam a travar um pouco o processo, e as consequências de incumprimento demoram a fazer efeito.

Mas já vemos o mercado imobiliário ali da classe "média" a abrandar um pouco; o que será se começarem a entrar muitas casas no mercado?

Se juntares a isso inflação, continuação de preços altos no combustivel, desemprego e Euribor a subir em flecha, lá vamos novamente ver uma crise em menos de nada.

Um pouco OT, mas com tanta construção ali no alto da montanha em carnaxide (vazconstroi começou agora outro condominio), porque razão o Dreamliving do Rui Costa está naquele estado? parece que está já numa fase muito final, mas não passa daquilo há meses.

Não me cheira nada bem o que vai acontecer com a inflação e a Euribor nos próximos tempos.
Ainda por cima depois dos Houthis terem paralizado a infraestrutura toda de petroleo da Arabia Saudita, que já veio inclusive dizer que não consegue fazer entregas a clientes europeus agora para o resto de Setembro!
O que já aconteceu noutros ciclos económicos.
Mas quem está à espera de preços a descer nas casas, que espere deitado.

Já estão a baixar, casas na ordem dos 500-800K, zona da AML.

casas que ficam no mercado alguns meses.
Sempre existiu variações de 1 ou 2 desvios padrão para cima ou para baixo, são normalidades estatísticas, o que interessa é a tendência, que mostra uma evolução significativa desde o início do ano. No final do ano, o aumento dos preços comparativamente ao período homologo estima-se em 15%.

Para chegar o dia em que os imóveis aumentem de acordo com a inflação é preciso sentarmo-nos, para o dia em que descem de preço é melhor deitarmo-nos.

spreads altos?
Conforme a experiência que o @PauloJorge e @Ruie34 te disseram, 2008 foi uma altura péssima para muita gente, em 2012 eu andava a sondar casas e eram pilhas e pilhas e casas entregues aos bancos, à venda quase ao desbarato, apartamentos T2 na linha de sintra, a uns 60 / 70 mil euros, margem sul a mesma coisa, e ninguém lhes pegava.
Muito menos transito na altura fruto do grande desemprego, creio que alcançou os 17%....

Enfim, os dias de hoje são dificeis, sem duvida, mas malta nova ainda não tem noção que já existiram tempos muuuito complicados e não era só rosas antes de 2020.

E a malta mais velha, alguma dela, esquece-se com facilidade....

Conforme a experiência que o @PauloJorge e @Ruie34 te disseram, 2008 foi uma altura péssima para muita gente, em 2012 eu andava a sondar casas e eram pilhas e pilhas e casas entregues aos bancos, à venda quase ao desbarato, apartamentos T2 na linha de sintra, a uns 60 / 70 mil euros, margem sul a mesma coisa, e ninguém lhes pegava.
Muito menos transito na altura fruto do grande desemprego, creio que alcançou os 17%....

Enfim, os dias de hoje são dificeis, sem duvida, mas malta nova ainda não tem noção que já existiram tempos muuuito complicados e não era só rosas antes de 2020.

E a malta mais velha, alguma dela, esquece-se com facilidade....
eu percebo, eu lembro-me que às vezes queria comer, lanche e assim, e não havia nada lol

mas tinhas subsidio de desemprego, etc etc, teoricamente devia de ser suficiente para aguentar

para alem que nessa altura havia gente a ganhar muito dinheiro, esses 60k eram peanuts, eu nem percebo, conheço um gajo que ganhava mais do que ganha agora e de alguma maneira diz que perdeu dinheiro nas duas vezes que comprou casa 😅

Voltar
Superior