Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Os apartamentos novos têm melhores isolamentos, por exemplo. Algo que nos velhos mesmo que possas financeiramente muitas vezes é-te impedido fazer.
Em Londres, Paris, Roma, etc... existem apartamentos fantásticos em prédios centenários. Por causa disso o centro dessas cidades não está vazio como acontece em Lisboa.
Um andar novo é sempre melhor que usado. Até porque estar novo é contrário de estar usado []
Cabe ao comprador ter olho vivo.
Por exemplo, é preferível sempre comprar o andar sem obras, andares "totalmente remodelados" podem parecer apetecíveis mas são um perigo. A pintura nova pode esconder as humidades, fendas, tocas dos ratos[] etc.
Por outro lado, convém fugir a 7 pés dos últimos pisos pois normalmente os prédios antigos metem água nos telhados e ouve-se muito mais o barulho do elevador que por sua vez tb avaria com maior frequência.
A diferença é que em Lisboa quase não existe oferta dessa. No centro da cidade ou esses prédios já foram demolidos para construir escritórios, ou então estão a cair de podres com recuperação financeiramente inviável.Por cá um apartamento centenário recuperado é vendido por preços proibitivos... tem tudo a ver! []
Quando procurei casa, um dos pré-requisitos era que fosse no ultimo andar e que fosse duplex (com sala no piso de baixo e quarto no de cima), por dois motivos: 1) as vistas e 2) quando estiver a dormir no quarto não ter vizinhos em cima e o vizinho de baixo ser eu próprio. Resultado: barulho = zero![]()
A diferença é que em Lisboa quase não existe oferta dessa. No centro da cidade ou esses prédios já foram demolidos para construir escritórios, ou então estão a cair de podres com recuperação financeiramente inviável.
Cada caso é uma caso e estou a generalizar. Em todos os prédios onde vivi, sempre me lembro de haver infiltrações e barulho do elevador no último piso...
A diferença é que em Lisboa quase não existe oferta dessa. No centro da cidade ou esses prédios já foram demolidos para construir escritórios, ou então estão a cair de podres com recuperação financeiramente inviável.
Na zona do Chiado tens apartamento T3 recuperados com 150m2 por... 1 milhão de euros. Por esse preço compro uma quinta com 6 quartos, com piscina, campo de ténis, etc.
Por acaso, nas traseiras de minha casa estão a recuperar um prédio antigo, daqueles em que até as casas de banho eram na varanda. Ainda vou cuscar para ver quanto vão pedir pelos apartamentos.
Na zona do Chiado tens apartamento T3 recuperados com 150m2 por... 1 milhão de euros. Por esse preço compro uma quinta com 6 quartos, com piscina, campo de ténis, etc.
Para mim o problema da recuperação de um andar apenas, e não do prédio totalmente - como já vi alguns projectos no chiado/bairro - é o que o Rasec indica. Para mim morar numa zona dessas e não ter garagem é impensável. Recuperar um andar e continuar com problemas de infiltrações e de insonorização, só para dizer algumas, porque o prédio está todo a precisar de obras...
É verdade que passarei a usar transportes muito mais na cidade. Mas não ter carro, nem que não seja para diversão, e não ter onde o deixar não quero. Procurei agora só para ter uma ideia - T1 renovado no bairro alto, 82m2 e garagem para 1 carro: 350mil€![]()
O mercado existe, mas é preciso saber explorar.
Quanto ao duelo Casa Vs Apartamento, tal como disse a MrsX, é tu uma questão de gostos ou mudança dos mesmos.
Há quem comece a vida num apartamento pequeno e ambicione uma moradia com um amplo jardim, assim como também existe quem se farta de moradias e mude para apartamentos para fugir às escadas, ter mais segurança, menor manutenção, etc.
Quando andei para mudar de casa, num dos prédios que vi, os dois apartamentos (t5s com 240 área útil + 120 de varandas internas + garagem para 4 carros (x2) ) do último andar tinham sido comprados por um casal que ia precisamente deixar uma moradia.
Como esta estava bem localizada e em boas condições, assim que arranjaram comprador permutaram com o construtor e lá trocaram uma casa com 15 anos por 1 mega apartamento novo e acabamentos de luxo, poupando quase 100'000€ de IMT, tributação de mais valias e sem recorrer praticamente a capital próprio.
Cada cabeça a sua sentença.
Um Gaioleiro...esses então só vejo uma solução para 90% deles: TUDO ABAIXO! Sobretudo na zona onde a maioria se encontra - Campo de Ourique, Avenidas Novas, Almirante Reis - é fundamental uma nova estrutura de betão armado e anti-sísmica. É pena porque são em geral os mais bonitos, com a tal art decó da altura...infelizmente são os piores da nossa história de engenharia de estruturas.
Se estão a reabilitar infra-estruturas e pouco mais, é preciso ter cuidado para não comprar gato por lebre! É fundamental ver as caves destes edifícios!!
(...)
Pelo que se vê do meu prédio a cave e logradouro estão a ser transformados em estacionamento. Paredes interiores, varandas e telhado já foi tudo ao ar. De resto não se consegue ver mais nada.