Tópico das facas

Encontrei hoje este tópico, o forum motorguia é mesmo variado!

(É pena a publicidade estar a ser tão intrusiva, mas paciência, já sei que é preciso pagar as contas)

Não sou conhecedor, mas gosto do tema.
O meu porta-chaves, já me deu jeito diversas vezes

20200419-135853c.jpg

Foi oferta

E tenho também uma faca sueca com função especial de pederneira, mas nunca usei

swedish-fireknife.jpg

Foto tirada da internet

Tenho também alguns canivetes tipo suiço, mas não tenho fotos e no fundo são normais. Ando sempre com um em cada um dos meus dois carros

icon7.png

E tenho também uma faca sueca com função especial de pederneira, mas nunca usei

swedish-fireknife.jpg

Foto tirada da internet

Tenho também alguns canivetes tipo suiço, mas não tenho fotos e no fundo são normais. Ando sempre com um em cada um dos meus dois carros

icon7.png
As facas Mora são mesmo muito boas.apr:) Os preços das Mora básicas são bastante acessíveis.

Eu tenho uma Stanley FatMax 0-10-232 na minha mala de trabalho e a relação preço qualidade (na minha opinião) é excelente:

https://www.stanleyworks.pt/product...os+específicos/Faca+FatMax®+em+aço+inoxidável

10-232.jpg

Eu adoro facas ,ando sempre com uma faca no bolso, e sem exagero já tive mais de 100, uns perdi, outros estraguei a jogar ao "espeta" quando era adolescente, e outros foi apanhado em rusgas e a policia ficou com elas, para a coleção privada de alguns policias.

Hoje devo ter certa de 30 canivetes e varias facas de mato, tenho marcas nacionais(as minhas preferidas) e tambem suiços, franceses, e até chineses, tambem gosto muito de facas de aço sueco e de facas espanholas da região de Albacete

Eu não coloco um canivete icel atrás de um vitorinox....são diferentes mas de excelente qualidade.

As facas Mora são mesmo muito boas.apr:) Os preços das Mora básicas são bastante acessíveis.

Eu tenho uma Stanley FatMax 0-10-232 na minha mala de trabalho e a relação preço qualidade (na minha opinião) é excelente:

https://www.stanleyworks.pt/products/detail/Produtos/FERRAMENTAS+MANUAIS+/Facas+e+l%C3%A2minas+/Facas+/L%C3%A2minas+para+usos+espec%C3%ADficos/Faca+FatMax%C2%AE+em+a%C3%A7o+inoxid%C3%A1vel

10-232.jpg

Tenho um Mora parecido mas de aço carbonico, aquilo corta madeira como papel. Esse Da staley é bom mas tenho um parecido da Bahco. Ambos feitos na China mas com qualidade.

Eu adoro facas ,ando sempre com uma faca no bolso, e sem exagero já tive mais de 100, uns perdi, outros estraguei a jogar ao "espeta" quando era adolescente, e outros foi apanhado em rusgas e a policia ficou com elas, para a coleção privada de alguns policias.

Hoje devo ter certa de 30 canivetes e varias facas de mato, tenho marcas nacionais(as minhas preferidas) e tambem suiços, franceses, e até chineses, tambem gosto muito de facas de aço sueco e de facas espanholas da região de Albacete

Eu não coloco um canivete icel atrás de um vitorinox....são diferentes mas de excelente qualidade.
Acreditas que até hoje, só vi canivetes ICEL à venda num restaurante / café perto de Freixial do Campo?

Eu gosto de facas de cozinha
Tenho uma de estas Wüsthof classic
É confortável na mão bem equilibrada entretanto mais difícil de afiar a lâmina é um tanto grossa.
Acredito que as facas de cozinha da victorinox seja mais práticas para o uso do dia.

Entretanto a nível de corte ainda não vi nada melhor que uma shun.
e306da67b823de9ca63843b7bfb6e48a.jpg
238c7c9bc593cf91f704543e56509cad.jpg

Canivetes icel são faceis de comprar , podes comprar directamente no site... eu como disse acho-os um topo...

www.icel.pt
Eu sei, mas como estamos a falar de uma marca nacional, deveríamos ver em mais locais físicos (acho eu... ou se calhar para eles, os canivetes são apenas um nicho de mercado, que não interessa gastar muito dinheiro em promover).

Mas quem fala de canivetes ICEL, fala de canivetes IVO (as minhas facas de cozinha são IVO e na minha opinião têm uma relação preço / qualidade muito boa). Nunca vi canivetes IVO à venda em loja física (de certeza que se for ao site deles, vou encontrar algum distribuidor, mas estamos a falar de coisas que custam -20€ e que deveriam estar espalhadas por todo o lado... drogarias, casas de venda de sementes, casas de material de construção...).

Aqui o catálogo da IVO Cutelarias (os canivetes estão na pag. 148):

https://www.ivocutelarias.com/imgs/produtos/catalogo.pdf

Última edição:
Eu sei, mas como estamos a falar de uma marca nacional, deveríamos ver em mais locais físicos (acho eu... ou se calhar para eles, os canivetes são apenas um nicho de mercado, que não interessa gastar muito dinheiro em promover).

Mas quem fala de canivetes ICEL, fala de canivetes IVO (as minhas facas de cozinha são IVO e na minha opinião têm uma relação preço / qualidade muito boa). Nunca vi canivetes IVO à venda em loja física (de certeza que se for ao site deles, vou encontrar algum distribuidor, mas estamos a falar de coisas que custam -20€ e que deveriam estar espalhadas por todo o lado... drogarias, casas de venda de sementes, casas de material de construção...).

f

Ha 20 e tal anos quando comprei casa, uns tempos antes comprei na loja dos 300 para desenrascar umas facas, na compra de um pacote deram-me outro, e fiquei com uma monte de facas de linha basica e com serrilha, depois reparei que eram da IVO... ainda hoje as tenho e nunca foram afiadas...aquilo duram uma vida inteira.apr:) e sao com cabo entrada de gama.

o português é burro, tem produtos de alta qualidade e pouco valor dá, prefere comprar porcarias estrangeiras...:sh) nas facas, no calçado, nos queijos, etc.... calçado é igual, se for de trabalho vais a um Leroy e tens belota, mas se comprares uns portugueses da "No RisK" entra-se noutro "campeonato" que pouco portugueses conhecem...

na amazon espanhola vendem algumas coisas da icel e tem boa cotação e opiniao de consumidores.

https://www.amazon.es/ICEL-Cuchillo...&dchild=1&keywords=icel&qid=1600702239&sr=8-8

Última edição:
As minhas

1.jpg

As respectivas lâminas

2.jpg
3.jpg

A de madeira tem uma lâmina espetacular. Dá para esfolar na boa um javali.

Edit: Como fazer para "endireitar" o saca-rolhas?

Última edição:
Ha 20 e tal anos quando comprei casa, uns tempos antes comprei na loja dos 300 para desenrascar umas facas, na compra de um pacote deram-me outro, e fiquei com uma monte de facas de linha basica e com serrilha, depois reparei que eram da IVO... ainda hoje as tenho e nunca foram afiadas...aquilo duram uma vida inteira.apr:) e sao com cabo entrada de gama.

o português é burro, tem produtos de alta qualidade e pouco valor dá, prefere comprar porcarias estrangeiras...:sh) nas facas, no calçado, nos queijos, etc.... calçado é igual, se for de trabalho vais a um Leroy e tens belota, mas se comprares uns portugueses da "No RisK" entra-se noutro "campeonato" que pouco portugueses conhecem...

na amazon espanhola vendem algumas coisas da icel e tem boa cotação e opiniao de consumidores.

https://www.amazon.es/ICEL-Cuchillo...&dchild=1&keywords=icel&qid=1600702239&sr=8-8

Eu diria que não é burrice mas confiança

Eu não tenho facas portuguesas e as poucas que experimentei não me inspiraram confiança isso claro não quer dizer que não existam boas eu não experimentei todas as marcas.

Entretanto as que uso são facas do melhor aço que podem levar um monte de porrada e duram 20 anos sem problema.

Admito que me sinto tentado a comprar um jogo de facas da marca que comentas até pelo preço mas sinto-me indeciso porque não as conheço mas o preço interessa-me mais porque nem é um único jogo que preciso mas indeciso também porque já me meti em uma aventura antes e sinceramente as facas ja foram para o lixo em menos de 5 anos foi um investimento consideravel.

Última edição:
... se for de trabalho vais a um Leroy e tens belota, mas se comprares uns portugueses da "No RisK" entra-se noutro "campeonato" que pouco portugueses conhecem...
Isso é verdade e tenho que ser sincero, não conheço a "No Risk". Já tive várias conversas acerca de calçado de trabalho e a maior parte nem sabe a qualidade que tem dentro de "portas". Eu sempre usei botas da Lavoro (marca nacional) e na minha opinião são excelentes. Tanto em conforto como em durabilidade. E lá está, também é um "pincel" para encontrar à venda o calçado da Lavoro.[8b]

https://www.lavoroeurope.com/pt/

Última edição:
Isso é verdade e tenho que ser sincero, não conheço a "No Risk". Já tive várias conversas acerca de calçado de trabalho e a maior parte nem sabe a qualidade que tem dentro de "portas". Eu sempre usei botas da Lavoro (marca nacional) e na minha opinião sou excelentes. Tanto em conforto como em durabilidade. E lá está, também é um "pincel" para encontrar à venda o calçado da Lavoro.[8b]

https://www.lavoroeurope.com/pt/

A no risk é a mesma frabrica da Lavoro lá em Guimarães

https://www.noriskeurope.com/pt/produtos/geral

Voltar
Superior