Tópico das Lâmpadas

Tenho LEDs P21W e P21/5W na traseira da minha 159 e todos eles dão erro de luz fundida.
Têm todos referência de potência de 50W e um par deles tem de 80W mas, na verdade, rondam rodos eles os 8/9W reais.
Que resistências devo montar para acabar com os erros? 50W/6ohm?

Tenho LEDs P21W e P21/5W na traseira da minha 159 e todos eles dão erro de luz fundida.
Têm todos referência de potência de 50W e um par deles tem de 80W mas, na verdade, rondam rodos eles os 8/9W reais.
Que resistências devo montar para acabar com os erros? 50W/6ohm?

Se as lâmpadas consomem 8W precisas de duas resistências na casa dos 12W/12 ohms para no final as duas lâmpadas, consumirem cerca dos 21W que o carro espera e não dar mais o erro.
Podes procurar uma resistência deste género em casas de electrónica.

Ou há produtos já dimensionados e mais "cleans" por exemplo estes:
https://www.olx.pt/anuncio/resistencias-para-carros-com-lampadas-bay15d-ou-p21-5w-IDyYu7P.html
http://www.ebay.com/itm/1156-BA15S-P21W-Error-Free-Load-Resistor-Wiring-LED-Decoder-Warning-Flashing-/

Se as lâmpadas consomem 8W precisas de duas resistências na casa dos 12W/12 ohms para no final as duas lâmpadas, consumirem cerca dos 21W que o carro espera e não dar mais o erro.
Podes procurar uma resistência deste género em casas de electrónica.

Ou há produtos já dimensionados e mais "cleans" por exemplo estes:
https://www.olx.pt/anuncio/resistencias-para-carros-com-lampadas-bay15d-ou-p21-5w-IDyYu7P.html
http://www.ebay.com/itm/1156-BA15S-P21W-Error-Free-Load-Resistor-Wiring-LED-Decoder-Warning-Flashing-/
Obrigado, era mesmo isso que eu queria saber. Achei estranho que, tendo pesquisado pelo tipo de lâmpada por soluções idênticas, a esmagadora maioria dos casos passam pelas 50W e 6Ohm. E parece que tudo funciona assim. Será apenas uma questão de dimensionar com o famoso coeficiente de cagaço?

Obrigado, era mesmo isso que eu queria saber. Achei estranho que, tendo pesquisado pelo tipo de lâmpada por soluções idênticas, a esmagadora maioria dos casos passam pelas 50W e 6Ohm. E parece que tudo funciona assim. Será apenas uma questão de dimensionar com o famoso coeficiente de cagaço?

Os watts querem dizer o valor máximo que ele aceita por isso 50W parece bem.
Quanto à resistência 60ohms é demasiada alta e não vai consumir o suficiente.
Eu meteria algo entre os 8 e os 10 ohms, que a 12V já deve consumir +/- os 20W esperados.

Edit: Uma destas resistências vendidas no ebay diz que tem 8 ohms (para lâmpadas de 21W)
Mas essas lâmpadas têm um modo para acender a 21W e outro a 5W, portanto se calhar seriam precisas 2 resistências diferentes.
Por via das duvidas eu compraria algum daqueles kits para P21/5W que já trazem a resistência dentro de uma caixa em paralelo e provavelmente até mais que uma para os 2 modos.

Last edited:
Xinos.
São de uma tal de M-TECH.

Não te vou dar novidade nenhuma, mas devias ter optado por umas Philips ou Osram...

Algum motivo para teres optado por lâmpadas 6000K ? É que nessa "temperatura de cor" , a luminosidade é menor do que com lâmpadas de temperatura de cor "standard"

Como é trocar as lâmpadas num Renault Clio III 1.5 dCi de 2007?

​How hard can it be?

Não é difícil, no entanto é preciso algum jeito e tens pelo menos uma óptica que tem um acesso um pouco apertado.
Mas acho que com tempo e paciência consegues bem.

Não é difícil, no entanto é preciso algum jeito e tens pelo menos uma óptica que tem um acesso um pouco apertado.
Mas acho que com tempo e paciência consegues bem.

Se tiveres as mãos pequenas é difícil, se tiveres as mãos grandes prepara-te para umas duas horas de desespero.

Obrigado malta [;)]

Estive a ver uns vídeos e não parece pêra doce... Isto porque, sim, tenho umas mãos enormes [:D]:sh)

Obrigado malta [;)]

Estive a ver uns vídeos e não parece pêra doce... Isto porque, sim, tenho umas mãos enormes [:D]:sh)
Já mudei duas vezes e perdi a conta às vezes que deixei cair as lâmpadas para dentro do carro (resguardo da cava da roda). Só tenho um conselho a dar... muda por lâmpadas tipo osram original ou silverstar, que são as que duram mais tempo. As night breaker ou xtreme vision como normalmente só duram 1 ano vais ter que fazer isto mais regularmente.

Se calhar vou passar em qualquer lado para trocar as lâmpadas, porque eu tenho umas mãos enormes mesmo (condizem com corpo, tenho 1,92m [:D]) e estou a ver que provavelmente, não me vou ajeitar com isto... :sh):sh)

Se calhar vou passar em qualquer lado para trocar as lâmpadas, porque eu tenho umas mãos enormes mesmo (condizem com corpo, tenho 1,92m [:D]) e estou a ver que provavelmente, não me vou ajeitar com isto... :sh):sh)
Eu também tenho as mãos enormes e consegui. A parte mais difícil é a fixação da lâmpada à óptica. É feita com um pequeno arame que faz de mola.

Não te vou dar novidade nenhuma, mas devias ter optado por umas Philips ou Osram...

Algum motivo para teres optado por lâmpadas 6000K ? É que nessa "temperatura de cor" , a luminosidade é menor do que com lâmpadas de temperatura de cor "standard"

Por acaso foi um erro pensava que ia ser mais aproximada à cor dos LED. Deveria ter optado por 5000K, no entanto, dão MUITO mais luz do que as lampadas originais que lá estavam, já com 8 anos.

O facto de optar por uma marca barata é que o carro é da minha mulher e se não lhe dissesse ela nem reparava que tinha trocado as lampadas e a diferença é abismal. Para o meu carro claro que não dispenso OSRAM ou Philips mas as lampadas têm 4 anos e dão muito boa luz.

Olá a todos.

Alguém utiliza as Osram Cool Blue Hyper 5000k? Já tiveram algum problema com OPs e afins, visto que supostamente são ilegais para utilização em estrada.

A ideia seria colocá-las em ópticas com olho de boi.

Aproveito também para perguntar se posso ter problemas ao colocar iluminação Led na matrícula (lâmpadas como deve ser, nada de chinocas), visto que não é esse o tipo de iluminação que vem de origem.

(Seriam para aplicar num carro recente).

Back