Pessoal, estou aqui com um pequeno problema, pode ser que alguém tenha uma pista, apesar de ser complicado à distância.
À cerca de um ano troquei a luz interior por um Led e a nível de luminosidade não podia ter ficado mais satisfeito.
O interruptor onde a lâmpada está, tem 3 posições. ON, OFF e ON quando se abre as portas.
Acontece que no Verão, houve um dia que me alertaram que o carro tinha a luz interior ligada. Chego lá e de facto aquilo estava ligado, apesar de estar na posição para ligar apenas quando se abrem as portas. Tirei o "espelho", rodei um pouco a lâmpada, dei umas pancadinhas e tal e reparei que a luz ligava e desligava conforme a posição da lâmpada ou conforme desse umas pancadinhas. Entretanto lá desmontei aquilo tudo, limpei o máximo de possível os contactos e tornei a montar e nunca mais tornei a notar isso.
No entanto um dia destes tive de tornar a desmontar para fazer uma pequena reparação e no próprio dia (ou no dia seguinte, já nem sei), dei com a lâmpada outra vez ligada, mas com o carro todo fechado e o interruptor na posição intermédia para ligar apenas quando se abrem as portas.
Ou seja, o problema é que ele de vez em quando lembra-se e liga a luz na posição para ligar apenas com as portas abertas.
Tornei a desmontar o sistema todo e pelo que consegui perceber, um dos pólos da lâmpada está sempre ligado a 12V. Na posição ON, o outro pólo está ligado à massa. Na posição OFF apenas está ligado aos 12V e o segundo pólo não liga a nada. Na posição intermédia, o outro pólo vai ligar a um outro contacto que vem da mesma ficha dos 12V, presumo que também seja massa que está conectado aos sensores nas portas.
Ou seja, dá-me ideia que o que acontece é que apesar de estar na posição intermédia, de vez em quando faz contacto com a massa.
Já agora algo que pode ajudar no diagnóstico. Com o interruptor em OFF, não se passa nada nos LED´s, na posição intermédia, tem sempre uns pontinhos acessos (que sempre fez). Dá ideia haver sempre alguma massa algures, por pouco que seja. Tenho outro carro com o mesmo sistema e não acende pontinhos nenhuns em qualquer posição.
Infelizmente quando ele estava a ligar com o interruptor a meio e as portas fechadas, esqueci-me de verificar com uma lâmpada de halogéneo.
Para ajudar à festa, alguém tentou desmontar os interruptores das portas e moeu a cabeça toda de um dos parafusos. Era para o tirar e limpar mas não está fácil.
A minha dúvida é se o problema virá de algum dos sensores das portas ou do sistema onde a lâmpada é montada. Existe alguma forma de chegar a uma conclusão?