Tópico das Lâmpadas

Vê este site aqui:

http://led.linear1.org/1led.wiz

Source Voltage = 12
diode forward voltage (para led's brancos) = 3.3
diode forward current (mA) (valor tipico) = 20

Dá uma resistência de 470 Ohms

O resultado aqui:

http://led.linear1.org/1led.wiz?VS=12;VF=3.3;ID=20

Este site é bastante útil para um cálculo rápido do dimensionamento de um circuito deste tipo mas não vai resultar em nada.

Passo a explicar, o que isto aqui "ensina" é a ligar um LED de 3.3V a um circuito que fornece 12V DC. Logo terá que ter uma resistência para reduzir tensão de modo a não queimar o LED, pois este trabalha a uma tensão bastante mais baixa. Portanto o LED que ligamos á ficha dos mínimos já tem esta resistência aplicada.
A questão é que a intensidade de corrente que um LED necessita para trabalhar é muito mais baixa que a de uma lâmpada (comparação do díodo com o filamento da lâmpada), então como o sensor de controlo do computador de bordo "dispara" quando a intensidade de corrente admitida ao sistema é nula, este vai interpretar que o circuito se mantém em aberto (não está lá nada ligado) pois o LED está a consumir essa tão baixa intensidade de corrente.

O não acender quando está ligado ao contrário, é porque um LED trata-se de um díodo emissor de luz (Light Emiting Diode), portanto só conduz quando está ligado na sua polarização correcta.

pict0121ajf1.jpg

É destes.
Muito do que disseram aqui eu sei... até pq eu ando em Eng. Electrotecnica.. embora n seja mt aplicado.. LOL

Realizei uma sessão fotográfica nocturna à iluminação da minha carriha numa estrada sem iluminação exterior e trânsito praticamente inexistente (por uma questão de segurança ;)).

Eis o resultado:

Médios:

Máximos (aqui o efeito da foto não ajuda, não deixa ver bem as diferenças e ainda pior saiu tremida devido à longa exposição da máquina e a irregularidades na estrada no momento do disparo da foto [xx(] [8]):

Que lampadas tens no carro em que tiraste estas imagens?

ok, vou ver e depois digo. obrigado pessoal

Desculpa não ter ajudado muito :(

Mas faz assim, como tens ópticas novas, elas são iguais às de origem?
Se sim tenta ver no manual do carro porque lá diz quais as lâmpadas que o carro usa.
Podes também visitar este site e descobrir quais as lâmpadas do teu carro.
Em último caso, tira de um dos faróis as lâmpadas para veres.

Espero ter ajudado agora [;)]

Fica bem,
Cumprs [;)]

Desculpa não ter ajudado muito :(

Mas faz assim, como tens ópticas novas, elas são iguais às de origem?
Se sim tenta ver no manual do carro porque lá diz quais as lâmpadas que o carro usa.
Podes também visitar este site e descobrir quais as lâmpadas do teu carro.
Em último caso, tira de um dos faróis as lâmpadas para veres.

Espero ter ajudado agora [;)]

Fica bem,
Cumprs [;)]

ajudaste bastante já. já fui ver no manual e é diferente caso a optica seja dupla. a minha é simples e não sei se percebi mal porque isto está em francês, mas por aqui parece que a lâmpada do médio é a mesma do máximo. posso estar a dizer uma grande asneira, mas aqui só diz como se deve mudar o mínimo "remplacement de la lampe de feu de position avant" e o médio "remplacement de la lampe", "type de la lampe à iode: H4". enfim

ajudaste bastante já. já fui ver no manual e é diferente caso a optica seja dupla. a minha é simples e não sei se percebi mal porque isto está em francês, mas por aqui parece que a lâmpada do médio é a mesma do máximo. posso estar a dizer uma grande asneira, mas aqui só diz como se deve mudar o mínimo "remplacement de la lampe de feu de position avant" e o médio "remplacement de la lampe", "type de la lampe à iode: H4". enfim

Se é H4, então sim... tem máximos e médios na mesma lâmpada [;)]

Que lampadas tens no carro em que tiraste estas imagens?
Ui, que post tão antigo foste desencantar! [:D]

Bom. Na altura (talvez há mais de um ano) tinha colocadas as seguintes lâmpadas:
  • Mínimos w5w Phillips Blue Vision (ainda lá estão);
  • Médios H7 Phillips Blue Vision (neste momento já não as tenho instaladas... fundiram! [:p] Tive que voltar às standard [s)]);
  • Máximos H1, mas não sei se na data da foto ainda eram as standard ou se já eram as Phillips Vision Plus.

Última edição:
Ainda bem que me disseram para nao colocar leds.. se cada vez que uma lampada se funde ja tenho que desmontar meia Laguna.. mais valia andar sem o choques [:)]

Lol... [:D]

Hoje as coisas andaram mais complicadas na empresa por isso é que só estou aqui agora.

Sobre as tuas Romao e as do Nitrofurano e JGTB amanhã, em princípio, já as vou mandar.

Digo em princípio porque as coisas aqui na empresa estão nestes dias complicadas (ainda bem que é muito trabalho) e não sei se conseguirei chegar antes das 18h. Mas se não poder amanhã 4ªfeira garanto que consigo.

Cumprs [;)]

Pah, sem stress.. [:cool:]

Voltar
Superior