Tópico das Lâmpadas

Mas a luz queima o plástico das óticas? :confused::sh)

Não faço puto de ideia [:D] :sh)

Mas porque não haveriam de estar?

Há lâmpadas que não podem ser utilizadas na via pública, por isso é que se falou na homologação.

Imagina que há um acidente de noite, a vitima diz que foi bater de frente no carro que vinha em sentido contrário porque ficou encandeada deixando de ver a estrada, as seguradoras vão verificar as lâmpadas do outro carro, descobrem que não são homologadas e por esse motivo quem tem que pagar danos materiais, despesas hospitalares, indemnizações por morte, etc é o condutor do carro com essas lâmpadas.

Não vale a pena arriscar, deve-se andar sempre dentro da legalidade e para isso em relação às lâmpadas é utilizar apenas as que forem homologadas.

Tenho comprado várias lâmpadas T10 w5w em led e aplicado nos interiores e como mínimos/matrículas.

Acontece que em mínimos a durabilidade tem sido pouca, o que me recomendam?

Há lâmpadas que não podem ser utilizadas na via pública, por isso é que se falou na homologação.

Imagina que há um acidente de noite, a vitima diz que foi bater de frente no carro que vinha em sentido contrário porque ficou encandeada deixando de ver a estrada, as seguradoras vão verificar as lâmpadas do outro carro, descobrem que não são homologadas e por esse motivo quem tem que pagar danos materiais, despesas hospitalares, indemnizações por morte, etc é o condutor do carro com essas lâmpadas.

Não vale a pena arriscar, deve-se andar sempre dentro da legalidade e para isso em relação às lâmpadas é utilizar apenas as que forem homologadas.

Epah, acho isso muito rabiscado...

Já tive um acidente em que ambas as seguradoras mandaram o perito para averiguar a viatura e em nenhuma das vistorias andaram a confirmar coisas desse género.

Aquilo foi tudo a "olhómetro" e siga... [:D]

Epah, acho isso muito rabiscado...

Já tive um acidente em que ambas as seguradoras mandaram o perito para averiguar a viatura e em nenhuma das vistorias andaram a confirmar coisas desse género.

Aquilo foi tudo a "olhómetro" e siga... [:D]

Depende do tipo de acidente e das declarações prestadas às autoridades, às seguradoras, ao apoio jurídico, etc

Se alguém invadir a faixa de rodagem contrária e for bater no carro que vinha de frente porque ficou completamente encadeado devido às luzes demasiado intensas e perdeu a noção onde era a faixa de rodagem correcta é claro que não se vai esquecer desse pormenor.

Se há várias situações em que as seguradoras não assumem a responsabilidade do pagamento dos estragos/indemnizações, havendo queixa e insistência que o motivo do acidente foi encandeamento devido a luzes demasiado intensas parece-me lógico que seja feita verificação se as lâmpadas instaladas são legais.

Já para não falar em multas e respectivas consequências quando as autoridades detectarem a ilegalidade.

Mas aquilo vale alguma coisa (ou seja a luz é potente) ou é só ligeiramente mais forte?

Eu tenho ideia que as ópticas do meu carro cortam um pouco a luminosidade das lâmpadas, daí querer umas mais fortes...

Tenho umas Phillips XPTO (não me lembro o modelo) mas aquilo ilumina pouco (andei agora umas semanas com um carro alugado e notou-se bem a diferença).

Mas aquilo vale alguma coisa (ou seja a luz é potente) ou é só ligeiramente mais forte?

Eu tenho ideia que as ópticas do meu carro cortam um pouco a luminosidade das lâmpadas, daí querer umas mais fortes...

Tenho umas Phillips XPTO (não me lembro o modelo) mas aquilo ilumina pouco (andei agora umas semanas com um carro alugado e notou-se bem a diferença).
Os farois estao queimados e bassos do sol? Por dentro do farol tambem acontece por vezes estar degradado devido a humidades/sol.

Isso também é aplicável às DRL? Porque no meu caso as DRL são lâmpadas de halogéneo e estão dentro da óptica feita para estas.
Substitui os minimos de hologenio por mnimos em led mas estes minmos em led nao estao homologados.Quanto as DRL nao conheco ninguem q as use e q tenha passado na inspeccao.

Última edição:
Boas, vou precisar de algumas T10 em led para colocar em interior e mínimos. Tinha um conjunto que comprei há 1 ano de led branco (o link acho que até foi partilhado aqui) e quero mandar vir mais um (entre 15 a 20 lâmpadas).

O difícil é encontrar mesmo branco (vá lá, que não passe dos 5000/5500K, que para mim já não fica como quero, mas quem pediu não se importa).
Tenho para aí 10 lâmpadas encostadas, por causa do tom azulado, que mandei vir para experimentar.

Têm algum vendedor de referência nos Ebay/Ali/Bangood da praxe?

Os que uso na matricula e mínimos de matricula do meu carro já passaram os 2 anos e funcionam como em novos. Foram super baratos. Pena não conseguir aceder ao anuncio dessa altura...

Tenho visto cada vez mais carros velhos com essas lâmpadas LED ou então com as suas "brutas" lâmpadas do chinês azuis só para mandar palheta, cada vez mais acho que as pessoas estão a ficar sem noção, a brincar com a iluminação desta maneira ainda por cima no inverno... Devem ser os mesmos génios que compram pneus usados.

Das duas uma, ou os que têm LED apontam para o céu com uma potência absurda a ofuscar tudo o que vem de frente ou à frente deles, ou os que têm as lâmpadas do chinês iluminam mais a óptica que a estrada, enfim, parece-me ser a nova moda da bimbalhice que ainda por cima afecta outros condutores.

Tenho visto cada vez mais carros velhos com essas lâmpadas LED ou então com as suas "brutas" lâmpadas do chinês azuis só para mandar palheta, cada vez mais acho que as pessoas estão a ficar sem noção, a brincar com a iluminação desta maneira ainda por cima no inverno... Devem ser os mesmos génios que compram pneus usados.

Das duas uma, ou os que têm LED apontam para o céu com uma potência absurda a ofuscar tudo o que vem de frente ou à frente deles, ou os que têm as lâmpadas do chinês iluminam mais a óptica que a estrada, enfim, parece-me ser a nova moda da bimbalhice que ainda por cima afecta outros condutores.

Nada de diferente em relação aos kits Xénon que sempre se viram em óptica de Halogéneo, a dar a mesma luz que um holofote de estádio de futebol e com aquele tom azulado mesmo de mau gosto.
A diferença é que com os kit de Led é só ligar como uma lâmpada normal e está feito. Veio uma parolice substituir outra.

Cá por casa temos Night Breaker Unlimited num carro e X-treme Vision +130 outro e quando estas fundirem, vêm outras iguais.
Tendo boas lâmpadas, ópticas originais, em bom estado, com o alinhamento bem feito, não é preciso inventar para se ter uma boa iluminação.

Claro que os mais esquisitinhos que não aceitam ter um carro sem os faróis de Xénon ou LED oem, "porque abaixo disso não há qualidade de luz", vão sempre dizer que não é suficiente.
Mas, no nosso caso, o upgrade para umas boas lâmpadas foi o suficiente para não sentir falta de mais nada.

Uma das minhas lâmpadas minimos (T10 W5W) LED começou a piscar de vez em quando (deve ser por estar a chegar o Natal...).
São 'made in china' mas a verdade é que só a de um lado é que apresenta esse piscar.

Hoje desmontei o farol desse lado, e verifiquei todas as ligações,fichas e lâmpada: Ok

Vi na net que esse fenómeno é frequente.

Pergunto:
- Se as lâmpadas forem de qualidade também acontece, ou o circuito eléctrico do carro não estará preparado para este tipo de lâmpadas e tenho de voltar ás lâmpadas convencionais?

Voltar
Superior