Tópico das Lâmpadas

qualquer oficina de chaparia, que tenha para o efeito os apretechos.
tem de polir a optica e depois aquecer um polimero (chamo-lhe isto porque não sei que é...e à falta de palavra melhor) e "encostar" o vapor que sai da "chaleira" à optica.

é mais ou menos isto:

https://www.youtube.com/watch?v=hK376ri7fg4&ab_channel=SobreRodasPT
é vapor de acetona.
Compram acetona, mete num recipiente com um pequeno tubo a servir de saida de vapor e dão calor com um secador ou pistola de calor.
O vapor ao passar na óptica faz esse milagre

Aprendi com um tiktok e resulta na perfeição sem ter de gastar €€ [;)]

Já ando afastado destas lides, das luzes.

No meu carro anterior apenas mudei para Philips Extreme Vision ou Osram...

Ando a pensar em melhorar as luzes do meu actual, Fiat Tipo III (2018)... acho que os médios são "olho de boi". As diurnas já são Led...

Dentro da legalidade, entre Xénon, Led, há hipótese de alterar? E se sim, qual a melhor opção?

Já ando afastado destas lides, das luzes.

No meu carro anterior apenas mudei para Philips Extreme Vision ou Osram...

Ando a pensar em melhorar as luzes do meu actual, Fiat Tipo III (2018)... acho que os médios são "olho de boi". As diurnas já são Led...

Dentro da legalidade, entre Xénon, Led, há hipótese de alterar? E se sim, qual a melhor opção?

Legalidade legalidade...não...nem Xénon nem Led será 100% legal.
O que não invalida que opte por aplicar uns bons leds e que faça o ajuste perfeito das ópticas e ganhe uma iluminação muito superior.

Como tem o "olho de boi" não terá problemas na aplicação de um kit led e conseguir ter um feixe perfeito de iluminação.
Agora tem de lidar com possíveis erros de "CanBus"...possível necessidade de tampas protectoras maiores por causa da ventilação dos leds...e o ajuste final numa máquina de alinhamento de faróis.

Sinceramente e é a minha opinião pessoal...apostar num kit de led's de marcas conhecidas (Philips / Osram) será uma boa aposta.
Kits de marcas chinesas, kits da amazon ou aliexpress não posso opinar porque nunca ser quis usar.

No meu caso, sabendo de antemão que ia ter problemas com o CanBus do carro...optei logo pelas Philips Ultinon Pro 9000 e fiquei com o problema resolvido de raiz.
Além de não trazerem aquela caixa externa típica dos kits led, já vêm preparadas para os sistemas de CanBus da grande maioria das marcas.

[;)]

Aproveito para perguntar ao amigo @eblase uma coisa.....

Tem como me confirmar se as ópticas de um Renault ZOE 2015 têm afinação lateral?

É que no último fim-de-semana "renovei" as lâmpadas dele e só consegui descobrir a afinação em altura (por meio de um parafuso no motor que regula a altura)...afinação lateral não consegui encontrar onde mexer :sh)

Obrigado [;)]

Aproveito para perguntar ao amigo @eblase uma coisa.....

Tem como me confirmar se as ópticas de um Renault ZOE 2015 têm afinação lateral?

É que no último fim-de-semana "renovei" as lâmpadas dele e só consegui descobrir a afinação em altura (por meio de um parafuso no motor que regula a altura)...afinação lateral não consegui encontrar onde mexer :sh)

Obrigado [;)]
Não tenho aqui nenhum à mão. Mas conheço um careca que tem um a ver se pergunto ao magano.

Legalidade legalidade...não...nem Xénon nem Led será 100% legal.
O que não invalida que opte por aplicar uns bons leds e que faça o ajuste perfeito das ópticas e ganhe uma iluminação muito superior.

Como tem o "olho de boi" não terá problemas na aplicação de um kit led e conseguir ter um feixe perfeito de iluminação.
Agora tem de lidar com possíveis erros de "CanBus"...possível necessidade de tampas protectoras maiores por causa da ventilação dos leds...e o ajuste final numa máquina de alinhamento de faróis.

Sinceramente e é a minha opinião pessoal...apostar num kit de led's de marcas conhecidas (Philips / Osram) será uma boa aposta.
Kits de marcas chinesas, kits da amazon ou aliexpress não posso opinar porque nunca ser quis usar.

No meu caso, sabendo de antemão que ia ter problemas com o CanBus do carro...optei logo pelas Philips Ultinon Pro 9000 e fiquei com o problema resolvido de raiz.
Além de não trazerem aquela caixa externa típica dos kits led, já vêm preparadas para os sistemas de CanBus da grande maioria das marcas.

[;)]

Quer dizer... em termos de legalidade, não há meio termo, ou é, ou não é. Digo eu...

O que pode acontecer é a fiscalização não incidir nesse aspecto... isto é, não ser a sua prioridade.

E ainda há o problema das inspecções, o carro ainda não as faz, mas há-de fazer.

Philips, Osram, Neolux, GE, Bosch... por aí.

Afina bem os faróis na máquina... direcção e altura claro.

Obrigado...

Por acaso, outra coisa que me deixa "apreensivo" é a regulação/alcance dos faróis. Estão na posição 0, no máximo de alcance... e acho que a distância coberta pela iluminação curta.

Não sei se haverá afinação física possível, ou se será das lâmpadas...

Bem, optei por umas Osram Night Breaker +200... já sei que em chuva perdem eficácia, mas este ano está a chover pouco... ��

Vou experimentar...

Estou aqui com uma dúvida.

Quão grande é o ganho de umas lâmpadas convencionais, para umas xpto tipo NightBreaker +200?

Dito de outro modo: faz sentido encostar as lâmpadas que tenho ao uso (que funcionam) e comprar umas para upgrade?

Ou vale mais, aquando de uma troca em que uma das lâmpadas se funda, optar por comprar umas de gama superior?

Não percebo muito bem se o ganho justifica estar a mandar para o lixo lâmpadas que funcionam. O retorno em iluminação compensa isso?

Quão grande é o ganho de umas lâmpadas convencionais, para umas xpto tipo NightBreaker +200?

Dito de outro modo: faz sentido encostar as lâmpadas que tenho ao uso (que funcionam) e comprar umas para upgrade?

Ou vale mais, aquando de uma troca em que uma das lâmpadas se funda, optar por comprar umas de gama superior?

Não percebo muito bem se o ganho justifica estar a mandar para o lixo lâmpadas que funcionam. O retorno em iluminação compensa isso?

Já fiz isso, de retirar lâmpadas funcionais por outras XPTO. Não vale a pena, mas fiz na mesma, tenho panca.

É aquela coisa...

Se há ganhos, há.

Agora se são de facto evidentes e irás notar verdadeiramente diferença, aí que poderá não se dar o caso ou ser marginal.

Não vês a diferença.

Ja usei várias.
Acho que é euro deitado á rua, e contra mim falo. Ja usei +110, +130 e agora ando com umas gigalight +120.

Não vês a diferença.

Ja usei várias.
Acho que é euro deitado á rua, e contra mim falo. Ja usei +110, +130 e agora ando com umas gigalight +120.

mais valia estar calado
2 anos e 4 meses depois, 1 gigalight +120 foi-se.
entraram duas H7 normalissimas da Bosch

Comprei uma megane sport tourer de 2020 com farois halogénio. Gostaria de tornar a luz mais branca e com um pouco de mais iluminação. Alguém recomenda algum kit em particular/lâmpadas?

Back