Tópico das Lâmpadas

Queria mudar as lâmpadas interiores de leitura da minha Kia, que considero ter uma luz fraquinha, por umas de led mas não tenho noção de quais posso escolher para fazer a troca em segurança sem causar nenhum problema elétrico. Algum site que permita ver esta "conversão"?

Queria mudar as lâmpadas interiores de leitura da minha Kia, que considero ter uma luz fraquinha, por umas de led mas não tenho noção de quais posso escolher para fazer a troca em segurança sem causar nenhum problema elétrico. Algum site que permita ver esta "conversão"?

Não sei de nenhum site que permita ver o que pretendes, no entanto, basta veres o tipo de lâmpada e tentares encontrar equivalente em LED.
Não deverás ter problemas se tiveres em consideração o tamanho para que seja possível encaixar sem tocar no(s) suportes(s), pois aí sim, pode causar um curto-circuito.
Há lâmpadas de LED, especialmente as tubulares, que têm uma potência consideravel e dão muito boa luz, contudo aquecem bastante (geralmente têm um pequeno dissipador integrado) e podem queimar alguma parte do suporte.

Obrigado pela dica! é precisamente por isso que tenho tido receio em me aventurar sem ter qualquer certeza se vou fazer caca ou não. Ela tem 2 plafoniers, à frente 2 lâmpadas e atrás uma, mas a luz é muito amarela e insuficiente em ambientes muito escuros.

Encontrei um video de instalação num Kia Optima cujos pafoniers são muito parecidos, vou explorar: https://www.youtube.com/watch?v=XCuujp4rLHI

Entretanto, vi este pack, tenho que confirmar mesmo que tipo de lâmpadas estão montadas de série: https://www.audioledcar.com/en/offer-10-x-led-bulb-white-w5w-t10-canbus-rxtp.html

Last edited:
Obrigado pela dica! é precisamente por isso que tenho tido receio em me aventurar sem ter qualquer certeza se vou fazer caca ou não. Ela tem 2 plafoniers, à frente 2 lâmpadas e atrás uma, mas a luz é muito amarela e insuficiente em ambientes muito escuros.

Encontrei um video de instalação num Kia Optima cujos pafoniers são muito parecidos, vou explorar: https://www.youtube.com/watch?v=XCuujp4rLHI

Entretanto, vi este pack, tenho que confirmar mesmo que tipo de lâmpadas estão montadas de série: https://www.audioledcar.com/en/offer-10-x-led-bulb-white-w5w-t10-canbus-rxtp.html

Se colocares aqui os tipos de lâmpadas posso ajudar. Tenho uma Kia Proceed, não sei é se é igual mas tem 2 á frente e um atrás.

Esses packs geralmente não acertam com os tipos de lâmpadas que o carro tem. Dúvido que tenhas 10 lâmpadas no interior W5W, a não ser que queiras ficar com algumas de reserva e sinceramente não me parece que sejam muito melhores que as originais. Tem é a diferença da côr.

A propósito, pretendes mudar para a temperatura de côr de 6000k (mais branco) ou queres manter os 3500k (amarelo)?

A ideia era colocar 6000k.

As luzes são assim, tanto à frente como atrás (Type A):
page.h83(2).png
page.h87(2).png

Pelo manual online, parecem-se ser SV 8.5-8, será esta a ref. correta?

page.h30(5).png

Last edited:
Ok, tens lâmpadas tubulares, também conhecidas por C5W. A referência de SV 8.5-8 nunca vi.
Na minha Proceed são diferentes, tenho W5W á frente.
Estas:
W5W.jpg

Das que tens existem vários tamanhos: 31, 36, 39 e 41mm, é importante teres a certeza do tamanho para que as novas fiquem bem justas nas peças onde encaixam.
Só depois disso aconselho a ires procurar.

As minhas mandei vir do AliExpress e têm durado. Já as tinha na Astra K ST, depois coloquei-as na Proceed e lá andam, por isso já duram há uns 3 anos. Isto porque na Astra antes de pôr as de 6000k ainda andei com umas de 3500k LED.

Tenho umas H11 halogêneo no meu Civic, estou a pensar trocar por umas Led sinto que tenho pouca visibilidade e já estou habituado às Led, o que recomendam? Não quero derreter nenhum plastico do carro portanto marcas já comprovadas e com bom dissipadores é o ideal
Preciso de ter algum cuidado em termos eletricos? canbus?

Vai ser ilegal alterar de halogêneo para Led?

Last edited:
Supostamente sim, mas não esperes diferenças brutais (como notarias para LED por exemplo).

Não esquecer que quanto mais performance de luz, menos durabilidade :(

A ideia era colocar 6000k.

As luzes são assim, tanto à frente como atrás (Type A):

Pelo manual online, parecem-se ser SV 8.5-8, será esta a ref. correta?

Ok, tens lâmpadas tubulares, também conhecidas por C5W. A referência de SV 8.5-8 nunca vi.
Na minha Proceed são diferentes, tenho W5W á frente.
Estas:
(...)

Das que tens existem vários tamanhos: 31, 36, 39 e 41mm, é importante teres a certeza do tamanho para que as novas fiquem bem justas nas peças onde encaixam.
Só depois disso aconselho a ires procurar.

As minhas mandei vir do AliExpress e têm durado. Já as tinha na Astra K ST, depois coloquei-as na Proceed e lá andam, por isso já duram há uns 3 anos. Isto porque na Astra antes de pôr as de 6000k ainda andei com umas de 3500k LED.
Segundo a Wikipedia, são C5W com casquilho SV8.5, mas também designadas de Festoon (https://en.wikipedia.org/wiki/List_o...ght_bulb_types).

Sendo SV8.5-8, diria que o "8" final é referente à potência, 8W.

A minha Honda Accord usa também C5W de 8W (SV8.5-8) nas luzes de leitura/interiores no teto. No caso, são de 31 mm, medidos de ponta a ponta. Comprei destas em cor branco quente e são significativamente mais fortes que as de halogéneo, sem ser demais, mantendo uma tonalidade próxima da original, mas talvez um nada mais para o branco: https://www.amazon.es/gp/product/B09...0?ie=UTF8&th=1
Nas zona inferior das portas e na mala usa W5W, que comprei aqui também em branco quente: https://pt.aliexpress.com/item/10050...yAdapt=glo2bra

Só para esclarecer:
Interface/Encaixe: SV8.5-8
Norma: C5W

A medida varia.

PS: Um par de leds de marca e com garantia de 3 anos já ronda os 8€ 😎

Só para esclarecer:
Interface/Encaixe: SV8.5-8
Norma: C5W

A medida varia.

PS: Um par de leds de marca e com garantia de 3 anos já ronda os 8€ 😎
Podes dar exemplos? Philips e Osram vejo sempre com preços exorbitantes... Ainda agora numa pesquisa rápida vejo a philips com 1 unidade à volta dos 12€ (C5W).

Podes dar exemplos? Philips e Osram vejo sempre com preços exorbitantes... Ainda agora numa pesquisa rápida vejo a philips com 1 unidade à volta dos 12€ (C5W).
Uma marca da OSRAM

Apaguei dados para não ser considerado publicidade.
170f9ed17b16b7e7e92a41e2f363a568.jpg

Só pesquisando pela referência é que se chega lá... o site está mesmo mal concebido. Obrigado.

Não conhecia a marca. Em todo o caso, para mim não serviriam pois só têm branco frio (6000K). Prefiro temperaturas de cor até um máximo de 4000K. Mas fica a referência para outras situações.

Só pesquisando pela referência é que se chega lá... o site está mesmo mal concebido. Obrigado.

Não conhecia a marca. Em todo o caso, para mim não serviriam pois só têm branco frio (6000K). Prefiro temperaturas de cor até um máximo de 4000K. Mas fica a referência para outras situações.

A marca pertence à Osram. [;)]

Já há muitos anos que se vem falando da dita, até em teste por cá colocados.

Tal como também tens a Narva que é Philips... etc etc.

Back