Tópico das Lâmpadas

Eu em todos os fóruns que frequento limito-me a ajudar os outros quando posso.

Quando não posso ajudar... limito-me a aprender, jamais perco o meu tempo a opinar sobre o que os outros fazem de certo ou errado, era só o que faltava !

Qualquer das maneiras digo-te apenas, Vipauer, que estou bem informado em relação ao xenon .

Fiquem bem

Eu em todos os fóruns que frequento limito-me a ajudar os outros quando posso.

Quando não posso ajudar... limito-me a aprender, jamais perco o meu tempo a opinar sobre o que os outros fazem de certo ou errado, era só o que faltava !

Qualquer das maneiras digo-te apenas, Vipauer, que estou bem informado em relação ao xenon .

Fiquem bem

hKRny.png

Coloquei estas no domingo, na feuvert queriam 45 € na norauto mais acima 35€.
Primeira impressão foi uma desilusão , estava á espera de luz branca e muito pouco mudou em relação ás linha branca de origem.
menos contraste e nada de branco.
Hoje noto de facto que pode ter mais qualidade, mas continuo arrependidissimo, amarela por amarela teriam sido as extreme.
Qualquer das maneiras já mandei vir xenon em 4300k que não gosto do branco xuning.
Se quiseres vendo-te estas por 25€ com fatura de domingo ,têm 2 horas no maximo.

Ai é? Pensava que era assim branco como o xénon. Tenho agora umas Osram NBU e fico sempre com a sensação que uma luz mais branca era capaz de iluminar melhor. Mas posso sempre estar enganado.
É sempre daquelas cenas que pode muito depender da óptica. Eu tenho um Vectra Gts com olho de boi (óptica para halogéneo, como é óbvio).

Também eu, como o xenon nunca seria, mas pelo menos pensei que fossem como algumas xuning que há por aí com luz branca mas com a qualidade philips, mas enganei-me, acho que estás bem servido, não vais ter melhoras a olhos vistos.

Talvez nas tuas opticas fique melhor!

Mas se quiseres... já sabes , mais honesto não posso ser.

Fica bem

É impossível comprovarem que Xénon é ilegal. O xénon torna-se ilegal Unicamente quando ultrapassa os 6000º Kelvin, e passa de uma luz permitida de cor Amarela ou Branca, para uma azul. Ou então quando incomoda indevidamente ou encandeia os condutores que venham em sentido contrário ou os outros utentes da estrada.

Em relação aos Lava-Faróis, Auto-niveladores e a Parábola (ou olho de boi, como muita gente chama), a lei é clara. É apenas, repito, Apenas aplicável em carros novos Ou importados.

Em relação a quem utiliza os Kit's Xénon em óptica aberta, utilizem apenas os Kit's de 35w e tenham atenção à altura/regulação dos faróis.

Cumprimentos [;)]

É impossível comprovarem que Xénon é ilegal. O xénon torna-se ilegal Unicamente quando ultrapassa os 6000º Kelvin, e passa de uma luz permitida de cor Amarela ou Branca, para uma azul. Ou então quando incomoda indevidamente ou encandeia os condutores que venham em sentido contrário ou os outros utentes da estrada.

Em relação aos Lava-Faróis, Auto-niveladores e a Parábola (ou olho de boi, como muita gente chama), a lei é clara. É apenas, repito, Apenas aplicável em carros novos Ou importados.

Em relação a quem utiliza os Kit's Xénon em óptica aberta, utilizem apenas os Kit's de 35w e tenham atenção à altura/regulação dos faróis.

Cumprimentos [;)]

Duvido que assim seja

Como é que é?

Está a par da iluminação auto, mesmo apenas o mais básico?

A verdade é que não existe Legislação sobre o Xenon. O que existe sim, foi o que eu expliquei acima
A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Em relação à inspecção técnica, se se detectar que um veículo tem instaladas l.âmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março

A legislação apresentada acima só entrou em vigor no dia 01.01.2007, dirigida a todos os carros novos, com matricula a partir dessa data ou carros importados.

Em artigo nenhum, encontrei expressa a proibição de instalar kit's Xenon. Se ela existe, agradecia que me enviasse o decreto lei, pois não o encontrei.

Deixo aqui um testemunho de outro site, do Cmabreu:

Boas,

Hoje sou eu que aqui venho contar a minha história do Xénon na inspecção.
Passou-se hoje de manhã no centro de inspecções da Madeira.

Como já ia mais ou menos preparado e não me apeteceu mudar as lâmpadas, fiz a viagem até ao local de xenon ligado, para qd me pedissem para ligar não fizesse aquele tremer das lâmpadas xénon.
Assim que finalmente cheguei com o carro ao interior do centro, aproximou-se o inspector e começou logo a olhar para os faróis. Eu dentro do carro só me apetecia rir, e fui preparando o patuá para a argumentação (desde já mt obrigado aos users do fórum, que ajudaram imenso neste tópico).
O gajo insistia em olhar para os faróis. Ia fazendo as outras coisas, mas sempre que lá passava não resistia...
lol.gif

Tudo se desenrolou normalmente, e assim que saí com a carrinha para o parque dirigi-me para receber as notícias...
"Olhe, sabe... Você não pode andar com as lâmpadas que tem na carrinha..."
Ainda não tinha acabado de dar o raspanete... Disse-lhe logo "Podia mostrar-me o Decreto-lei que regulamenta a proibição da utilização de lâmpadas xénon no meu carro?"
Bem, o inspector ficou azul, roxo, amarelo. E disse "Sim, eu vou mostrar-lhe" Chegou com umas folhas rascunho, de um tal Jornal oficial, não sei quê.
Continuei a insistir "Desculpe mas se me vai passar carta vermelha, tem que me mostrar o documento oficial e não um apontamento"
Respondeu-me: "O que lhe posso fazer é indicar-lhe o meu chefe"
Lá fui eu falar com o chefe do centro.
A conversa repetiu-se, mantive sempre a minha opinião.
Ao final de algum tempo, o chefe admitiu que os meus faróis estão mais que preparados para receber xénon, mas que DEVIAM ter lava faróis e auto-nivelação.
Foi aí que lhe disse: "Daqui a dois anos, eu venho com as mesmas lâmpadas à inspecção"
Ao qual ele respondeu: "Venha falar comigo primeiro"
mrgreen.gif

Pessoal da Madeira... Não hesitem em falar com o responsável do centro antes da inspecção no caso de terem xénon nos vossos carros.

Desculpem o testamento.

Em relação à policia, deixo outro testemunho, desta vez do Major/Antigo Major (Não sei precisar de momento) da Bt/Gnr:

Aqui vai um esclarecimento sobre xenon da BT:

"Aqui vai o esclarecimento da BT!

o meu mail :

Boa noite

Estou a pensar adquirir um Kit Xenon para o meu carro, no entanto ja me deparei com várias versões:
1- centro de inspecção que diz que o carro basta ter lava farois!
2- centro de inspecção que diz que o carro precisa de lava farois e de niveladores automaticos!
3- centro de inspecção diz que não é necessario nada!

E tanto quanto percebi, mesmo nos centros de inspecção, os inspectores estão algo desconfortaveis para responder a esta pergunta.
Gostava então de saber se é preciso algum deste equipamento ou o que é necessario?

Grato pela atenção

a resposta:

Exmo Senhor,

Acusamos a recepção do seu "Mail" datado de 13 de Março do ano corrente, cumprindo-nos tecer os comentários seguintes:

1. A legislação que vigora, obriga a que os sistemas luminosos e de iluminação obedeçam às características, previstas na Portaria nº 851/94, de 22.09.

2. Ali se expressa que :

- Luzes mínimos: Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de
150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
- Luzes médios: Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar
encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz
de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)

3. Assim, no momento em que se decide pelo uso de um qualquer sistema de iluminação, deve considerar-se o que está regulamentado sobre esta matéria, devendo conformar-se com aquelas características .

4. Não poderíamos, contudo, deixar de sugerir que pode contactar a DGV, enquanto entidade que aprova os veículos e sistemas que os equipam.

Com os melhores cumprimentos,

Barão Mendes, Major em serviço na BT/GNR "

A legislação apresentada acima só entrou em vigor no dia 01.01.2007, dirigida a todos os carros novos, com matricula a partir dessa data ou carros importados.

Em artigo nenhum, encontrei expressa a proibição de instalar kit's Xenon. Se ela existe, agradecia que me enviasse o decreto lei, pois não o encontrei.

Não existe LEI com proibições, mas sim LEI com o que se pode usar.

Senão repara, amanhã saía para o mercado uma lâmpada baseada em tecnologia de gambuzinos e que produzia um feixe que cegava. Ora, como não existe proibição, quer dizer que se poderia usar. :sh)

Acho que não há nada tb que proíba lâmpadas fluorescentes nos automoveis.
Vou por no meu duas destas:

dulux-de-for-ecg-and-dimming-operation.jpg

Irei ler o Decreto com atenção :sh)

Em relação à lâmpada fluorescente no automóvel iria ser considerada alteração às características, visto que tinhas de alterar o casquilho e as ópticas, devido ao suporte da mesma. E também não iria iluminar eficazmente numa distancia de 30mt, ocorrendo numa infracção [;)]

Voltar
Superior