Tópico de camiões

O mundo dos camiões nos EUA é algo muito mais especial do que na Europa na minha opinião.
E ao longo destes anos todos tirando a aerodinâmica a ideia que tenho é que andaram quase sempre à frente.

O mundo dos camiões nos EUA é algo muito mais especial do que na Europa na minha opinião.
E ao longo destes anos todos tirando a aerodinâmica a ideia que tenho é que andaram quase sempre à frente.
Não tenho essa ideia, pois estive a ler uns artigos de quando a Scania se vendeu por lá (pouco tempo), e eles por exemplo ficaram espantandos por os camiões virem equipados com soufagem de parque de serie, pois por lá havia muitas marcas que nem sequer tinham isso como extra, e como podes ver no vídeo da Freightliner, em pleno ano 2012 mostram um concept equipado com travões de tambor.

Os camiões americanos estão a melhorar em todos os aspectos devido à influência das marcas Europeias, pois tirando as marcas do grupo Paccar, as restantes pertencem todas a marcas Europeias.

Mas que é um Mundo especial, lá isso é.

Última edição:

É precisamente o oposto, tecnlogicamente mais atrasados, são mais arcaicos, seja motores, seja segurança activa, vai ao tópico do Mercedes Actros 4, vê as inovações técnicas da Volvo, MAN, etc.

Já houve fabricantes americanos a utilizar o formato "cab over", mas ao contrário do resto do mundo, este estilo perdeu popularidade unicamente no mercado norte-americano.

Os maiores fabricante de pesados do mundo que são europeus, deixaram quase todos de fabricar camiões de estilo convencional e a forma que encontraram para dar a volta ao mercado americano foi simplesmente adquirir as próprias marcas americanas, a única que usa a sua própria marca é a Volvo.

Mas este não é o único exemplo de em que os americanos (por tradição ou outros motivos) ficam parados no tempo. Nos EUA já se vende há alguns anos a Mercedes Sprinter, inicialmente com o simbolo Dodge e Freightliner, agora vende-se com marca Mercedes e Freightliner (propriedade da Daimler AG (Mercedes)), um estilo tipicamnte europeu,
agora a Ford vai substituir finalmente sua antiquada e muito tradicional Econoline pela primeira vez por algo mais eficiente e de contrução mais moderna, - a Transit.

edit: vi agora o video da Freightliner postado pelo domfillas e é bastante esclarecedor quanto aos benefícios técnicos que que eles tiveram com a Daimler AG, são eles próprios que o dizem.

Última edição:
WH discordo da maioria dos pontos que referes.
Compara o modelo posto em comercialização que aparece no video da Freightliner em 1987 com o LFV(?) com o que tinhamos na Europa.
Outra nota, nos EUA já se utilizava há muito a suspensão pneumática e na Europa ainda era uma miragem, isto para não falar noutros itens como o conforto.
Mesmo ao nivel dos sistemas auxiliares de travagem e transmissões, tenho ideia que foram os percurssores durante décadas.
Quanto ao formato cabover, o meu pai ainda é do tempo em que cá na Europa também se conduzia cabinas tipo conventional e nunca teve dificuldades em dizer que era bem melhor do que as cabinas avançadas. Nos EUA ninguém quer cabovers e por isso nenhuma marca europeia lá conseguiu meter o bedelho.
Cá desapareceram apenas porque na Europa sempre se priviligiou o transporte em detrimento do motorista. Nos EUA foi sempre o inverso e esta é uma das razões pelas quais o tema da camionagem é de tal forma especial como em mais lado nenhum no mundo. Na década de 40 já havia camiões a fazer costa a costa e todo um mundo associado, seja o conceito das highways, sejam as stations service. Cá na Europa as coisas apareceram quase 30 anos depois.
Mas também me parece que nos últimos 20 anos os americanos ficaram para trás. Mas que foram o nº1 durante décadas não tenho dúvidas.

Sim os americanos também tiveram as suas inovações, e também tenho a ideia que foram pioneiros em muita coisa não só nos camiões mas ligado a eles, mas como dizes, nas ultimas décadas deixaram-se ficar para trás em relação aos Europeus, embora estejamos a falar de mercados muito diferentes, em que um se foca mais nos motoristas e outro no espaço/peso de carga.

Quanto à suspensão pneumática tinha ideia do contrário, mas pelos vistos estava errado.

A Volvo viu-se e desejou-se para ter aceitação nos EUA, e teve um longo caminho a percorrer, que começou no final dos anos 70 pela compra da White e passando em 88 pela compra da divisão de camiões da GM (GMC), da qual surgiu a Volvo White GMC. Durante este caminho a Volvo produzia e vendia marcas americanas, mas por trás tentava vender os seu próprio produto (europeu), o qual tinha pouca procura, até que desistiu e nos anos 90 deixou cair o nome das marcas americanas e passou a vender camiões de marca Volvo mas construídos sob a filosofia americana.

A Scania também tentou e entrou no mercado nos anos 80 com os seus modelos 112, e até teve uma boa aceitação, mas a falta de de uma rede de revendedores e serviços pós-venda fez com que a Scania desisti-se e sai-se nos anos 90, mas deixando saudades e até nos dias de hoje há muitos americanos curiosos com o facto de Scania não se vender por lá, dizem que gostavam de ouvir pelas suas estradas os grandes V8.

Anda por lá um teimoso.[:D]

file0031q.jpg

EnglishtownTruckinDrags9-16-06041.jpg

A bandeira portuguesa está mal colocada, mas depois do euro 2004 já nada me espanta nesse aspecto.

Última edição:
Tirei estas fotos a algum tempo.. Não sei se este é o tópico mais indicado, mas aqui ficam.

Pesquisei um pouco, e a designação correcta é Tadano TG500E, certo? :confused:

20120128124907.jpg

20120128124912.jpg

Bem... isso é uma grua, mas por mim não há problema em ficar aqui.

Continuado pelos EUA.

A Kenworth apresentou o novo modelo T680.

herobillboard_t680.jpg

hm_billboard_t680_interior.jpg

t680_gphoto_7.jpg

t680_gphoto_8.jpg

O vídeo da apresentação.

[video]http://ustre.am/Ioko[/video]

A Peterbilt do mesmo grupo da Kenworth, também apresentou um novo modelo.

Peterbilt 579

579_18972.jpg

579_18975.jpg

579_18973.jpg

579_18974.jpg

579_18976.jpg

Vídeos

Peterbilt Model 579 | The Legend Continues | Features Specifications Videos Brochures Finance Dealer

Por sua vez, a Western Star do grupo Daimler Trucks apresentou novos pacotes de desenhos para personalização do camião.

1332680937.jpg

Sim os americanos também tiveram as suas inovações, e também tenho a ideia que foram pioneiros em muita coisa não só nos camiões mas ligado a eles, mas como dizes, nas ultimas décadas deixaram-se ficar para trás em relação aos Europeus, embora estejamos a falar de mercados muito diferentes, em que um se foca mais nos motoristas e outro no espaço/peso de carga.

Quanto à suspensão pneumática tinha ideia do contrário, mas pelos vistos estava errado.

A Volvo viu-se e desejou-se para ter aceitação nos EUA, e teve um longo caminho a percorrer, que começou no final dos anos 70 pela compra da White e passando em 88 pela compra da divisão de camiões da GM (GMC), da qual surgiu a Volvo White GMC. Durante este caminho a Volvo produzia e vendia marcas americanas, mas por trás tentava vender os seu próprio produto (europeu), o qual tinha pouca procura, até que desistiu e nos anos 90 deixou cair o nome das marcas americanas e passou a vender camiões de marca Volvo mas construídos sob a filosofia americana.

A Scania também tentou e entrou no mercado nos anos 80 com os seus modelos 112, e até teve uma boa aceitação, mas a falta de de uma rede de revendedores e serviços pós-venda fez com que a Scania desisti-se e sai-se nos anos 90, mas deixando saudades e até nos dias de hoje há muitos americanos curiosos com o facto de Scania não se vender por lá, dizem que gostavam de ouvir pelas suas estradas os grandes V8.

Anda por lá um teimoso.[:D]

file0031q.jpg

EnglishtownTruckinDrags9-16-06041.jpg

A bandeira portuguesa está mal colocada, mas depois do euro 2004 já nada me espanta nesse aspecto.
Domfillas, quem anda com essa Scania é um português. Salvo erro ele participa no forum Golf do Clube VW Golf Portugal.
Deve ser rarisima nessa configuração.

Domfillas, quem anda com essa Scania é um português. Salvo erro ele participa no forum Golf do Clube VW Golf Portugal.
Deve ser rarisima nessa configuração.
Sim é Português, e penso que é o dono de uma loja de peças e oficina de camiões, penso eu de que.

Eu já encontrei mais fotos e vídeos deste camião e da tal loja/oficina.

Na Serie 2 não encontrei maior que o normal, mas na serie 3 encontrei maior que essa.

ok385e.jpg

Aqui estão mais alguns camiões que ainda andam por lá.

http://www.saabhistory.com/category/scania-trucks-busses/

Esse modelo em topline com o comprimento de cama que ela tem nunca tinha visto.
Mas lá está, se eu percebo que as cabines avançadas não vendam nos EUA, não consigo entender o porquê da Scania não ter conseguido vender a série T tendo até um forte argumento:

O problema da Scania foi de não ter uma boa rede de venda e pós-venda, porque pelos testemunhos que li, os camiões tiveram uma boa aceitação.

Problema esse que a Volvo resolveu comprando marcas americanas, e de se servir das suas redes e fábricas.

Alguns desses testemunhos estão no link que te deixei, e outro foi num catalogo que encontrei na net, e foi a partir daqui que soube que a Scania se chegou a vender nos EUA, porque eu não tinha esse conhecimento.

Scania 112 US Spec album | modeltrucks25 | Fotki.com, photo and video sharing made easy.

Entretanto vou ver se encontro mais alguma coisa do português e a sua Scania.

WH discordo da maioria dos pontos que referes.
Compara o modelo posto em comercialização que aparece no video da Freightliner em 1987 com o LFV(?) com o que tinhamos na Europa.
Outra nota, nos EUA já se utilizava há muito a suspensão pneumática e na Europa ainda era uma miragem, isto para não falar noutros itens como o conforto.
Mesmo ao nivel dos sistemas auxiliares de travagem e transmissões, tenho ideia que foram os percurssores durante décadas.
Quanto ao formato cabover, o meu pai ainda é do tempo em que cá na Europa também se conduzia cabinas tipo conventional e nunca teve dificuldades em dizer que era bem melhor do que as cabinas avançadas. Nos EUA ninguém quer cabovers e por isso nenhuma marca europeia lá conseguiu meter o bedelho.
Cá desapareceram apenas porque na Europa sempre se priviligiou o transporte em detrimento do motorista. Nos EUA foi sempre o inverso e esta é uma das razões pelas quais o tema da camionagem é de tal forma especial como em mais lado nenhum no mundo. Na década de 40 já havia camiões a fazer costa a costa e todo um mundo associado, seja o conceito das highways, sejam as stations service. Cá na Europa as coisas apareceram quase 30 anos depois.
Mas também me parece que nos últimos 20 anos os americanos ficaram para trás. Mas que foram o nº1 durante décadas não tenho dúvidas.

O vídeo é muito explicito quanto a alguns avanços técnicos que a integração no grupo Daimler permitiu à Freightliner, ainda vi por aí uma foto de uma Freightliner a fazer testes num túnel de vento da Mercedes, a partir de 2004 passou a ter o seu próprio túnel de vento.

ABS, ASR, e mais recentemente controlo de proximidade, Lane Assist, ESP..., o mais recente travagem de emergência auxiliada por radar, etc, etc.
São tecnologias em que os grandes grupos europeus estão na vanguarda há cerca de 30 anos pelo menos,
(por ex. segundo a literatura no Outono de 1981 a Mercedes tinha já completado o desenvolvimento do ABS, para pesados de mercadorias e autocarros).

Sim durante muito tempo uma das queixas dos cabovers era precisamente maior desconforto por ir sentado em "cima do eixo", actualmente essa questão já deve ter mais resolvida.
A Freightliner por ex. ainda fabrica cabovers com o modelo Argosy.

Deduzo que os camiões americanos têm que fazer viagens mais longas e ficar mais vezes "parados" durante o percurso, daí terem que andar com aquela alojamento daquelas dimensões atrás.

Outro ponto, as highways, o sistema de auto-estradas americano, foi o maior projecto de obras públicas nos EUA no seu tempo, foi iniciado em 1956 pelo o presidente Eisenhower, e foi também inspirado por algumas poucas existentes nos EUA e pela rede de "autobahns" que observou na Alemanha como general na segunda guerra mundial.

Sim durante muito tempo uma das queixas dos cabovers era precisamente maior desconforto por ir sentado em "cima do eixo", actualmente essa questão já deve ter mais resolvida.
A Freightliner por ex. ainda fabrica cabovers com o modelo Argosy.
O camião ser cabine avançada ou convencional não tem nada a haver com se ser avançado ou atrasado no tempo.

Ambas têm prós e contras, e depois à sempre a questão de gostos, por isso é que na Holanda há uma empresa que monta a Iveco Strator por encomenda.

Cabine Convencional

Prós:
Mais aerodinâmicos
Mais confortável em viagem (Menos ruído do motor e Menos solavancos na cabine)
Mais estável
Mais seguro em caso de embate frontal
Menos calor no habitáculo
Maior facilidade na manutenção/reparação do motor (é só levantar o capô)
Mais espaço em altura (o que permite chão plano e logo maior liberdade dentro da cabine)

Contras:
Mais peso
Maior Consumo de combustível (com mecânica e espaço útil da cabine igual +- 5Lt/100 Km)
Maior raio de viragem (Mais difícil de manobrar)

Cabine Avançada

Prós:
Mais Leves
Menor Consumo de combustível
Menor raio de viragem (Mais fácil de manobrar)

Contras:
Menos aerodinâmicos
Menos confortável em viagem - Mais ruído do motor e Mais solavancos na cabine
Menos estável
Menos seguro em caso de embate frontal
Mais calor no habitáculo (aspecto melhorado ao longo dos anos)
Menor facilidade na manutenção/reparação do motor (implica levantar a cabine)
Menos espaço em altura (Túnel do motor invade a cabine, exceptuando na Renault Magnum)

Quanto ao chão ser plano, já se viu que é uma questão que se pode contornar através da concepção do veículo, basta ver o exemplo da Magnum, mas a Magnum foi um camião projectado com influência americana, devido à compra da Mack por parte da Renault.

Se reparares os camiões cab-over americanos, têm todos o eixo da frente no extremo do chassi, permitindo assim a descida do motor, o que permite um chão plano, e foi esta a solução adoptada pela Renault.

Este aspecto também anda a ser melhorado, através da montagem da cabine num ponto mais elevado, embora continue a existir um pequeno degrau, e daí lhes lhes chamarem de chão semi-plano.

Penso que o melhor chão deste género é o da MAN TGX, pois é o que eu conheço com o degrau mais baixo/pequeno.

E35021E.JPG

Deduzo que os camiões americanos têm que fazer viagens mais longas e ficar mais vezes "parados" durante o percurso, daí terem que andar com aquela alojamento daquelas dimensões atrás.

Eu já fiz alguns serviços Nacionais que devido à distância ou porque correram mal, uma cabine com mais espaço não me tinha feito mal nenhum, quanto mais serviços internacionais.

E para isso não era necessário uma cabine convencional, bastava uma como a da Scania R Longline.

videos+de+camiones+scania+longline+cabina.jpg

videos+de+camiones+scania+longline+por+dentro.JPG

4738810994_c516e302b9.jpg

2139531292_f9d7725a16.jpg

Última edição:
O camião ser cabine avançada ou convencional não tem nada a haver com se ser avançado ou atrasado no tempo.
Aonde é que eu disse isso?? A popularidade a nível mundial de uma outra é bastante diferente isso é um facto

Quanto ao chão ser plano, já se viu que é uma questão que se pode contornar através da concepção do veículo, basta ver o exemplo da Magnum, mas a Magnum foi um camião projectado com influência americana, devido à compra da Mack por parte da Renault.

Se reparares os camiões cab-over americanos, têm todos o eixo da frente no extremo do chassi, permitindo assim a descida do motor, o que permite um chão plano, e foi esta a solução adoptada pela Renault.

Este aspecto também anda a ser melhorado, através da montagem da cabine num ponto mais elevado, embora continue a existir um pequeno degrau, e daí lhes lhes chamarem de chão semi-plano.

Penso que o melhor chão deste género é o da MAN TGX, pois é o que eu conheço com o degrau mais baixo/pequeno.

Existiu uma solução ainda melhor do que essa de alguma décadas atrás em que o chão da cabine era plano MAN e Bussing unterflur, o motor não estva sequer debaixo da cabine, estava em posição central entre ambos os eixos.

E para isso não era necessário uma cabine convencional, bastava uma como a da Scania R Longline.

Eu conheço isso e era para ter postado também essa imagem, mais uma vez, aonde é que eu disse era necessário uma convencional?

Já agora o MAN UXT foi o último a ser comercializado com motor "unterflur", o motor estava posicionado horizontalmente entre os eixos, por isso o chão da cabine era plano, este camião era muito silencioso e tinha um baixo centro de gravidade, a caixa de velocidades ficava à frente do motor, este foi apresentado em 1989 no Salão de Frankfurt e causou sensação. De acordo com os engenheiros da MAN tinha excelente comportamento em estrada devido à boa distribuição de pesos e baixo centro de gravidade, era mais complexo e dispendioso que o habitual.

História: o conceito "unterflur" começou a ser utilizado em 1949 pela Büssing, que foi adquirida pela MAN em 1971.

image03l.jpg

uxt9513.jpg

Não chegou a ser comercializado, o modelo experimental MAN UXT 4x4, marcou a sua época, foi apresentado no Salão de Hannover em 1992 tinha um motor em posição horizontal 420cv, caixa de de 16 velocidades ZF Ecosplit, com comando semi-automático junto ao volante e indicador de mudança no painel de instrumentos, redutoras em posição central e diferencial traseiro bloqueável pneumáticamente, suspensão pneumática integral.
Sem motor por baixo da cabine, esta não era basculante, com chão plano na cabine, oferecia conforto máximo aos seus ocupantes. Só foram construídos 4 exemplares do modelo 4x4.
Nunca foi produzido em série devido aos elevados custos de produção, apesar das magnificas performances do veículo, que surpreendeu os observadores na sua época.
O comportamento em estrada era excepcional, grande conforto em estrada e silêncio de funcionamento, faziam-no demasiado perfeito, prova que a perfeição não é sinónimo de sucesso comercial, mas marcou quem no seu tempo teve a possibilidade de conduzir...

19422uxt.jpg

194222.jpg

zubehoer800.jpg

(Esta imagem não é do UXT, mas de uma empresa alemã que convertia MAN F2000 para "unterflur", mas é similar)

Última edição:
Voltar
Superior