Tópico do BTT

Vi uns users no Gpsies e no wikiloc que tem trilhos que me agradaram.
Ainda nao consegui adicionar os trilhos como "favoritos" ou adicionar o user como "amigo".
Isso é possivel?

Tenho é de ver como posso rolar como uns quantos tipos que vejo a passar por mim. Vou a pedalar com uma cadência elevada e de repente vejo uns quantos a pedalar metade do que eu e passam sem qualquer dificuldade. não sei se poderá ser do posicionamento na bike ou mesmo o equipamento não sei mas não percebo.

Boas pessoal alguem me pode indicar sites seguros que voces ja tenham experimentado para encomendar material online??? desde ja peço desculpa se nao for permitida esta pergunta...

A Bike-Discount já nem me responde aos mails. Enviei um na passada quarta-feira a dizer que, como já tinha passado um mês e eu sem receber nada, queria a situação resolvida com o reembolso do que paguei ou o envio de nova encomenda igual.

Até hoje nem sinal deles e das outras vezes responderam sempre no dia seguinte. Enfim... acho que vou abrir uma disputa via Paypal, sem 170€ é que não vou ficar.

Realmente ê estranho passar tanto tempo sem responderem.
So tive uma compra la, e correu tudo bem e tambem foram rapidos a responder aos emails

Continua a actualizar essa história com a BD...até porque parece que não é caso único.

Bem, já saiu a classificação da maratona e meia maratona do Gerês. A meia maratona na vertente lazer foi ganha pelo David Rosa em 2h18m. [br:)][br:)]
Dos 367 "atletas", 33 desistiram e eu fiquei sensivelmente a meio, a mais de 2h do David. :sh):sh)

o david rosa foi no lazer?:) Pelo que li,foi bem puxadinha. Com algumas alteracoes forcadas no percurso inicial e algumas falhas no abastecimento. Tambem li que na proxima edicao, a meia sera mais curta.
Aquela zona proporciona paisagens unicas e acumulados bem jeitosos:)
Na 6a feira andei por essa zona...fui ate ao s.bento

Os abastecimentos estavam bem. Havia água que chegue. Por exemplo na subida para a Pedra Bela, em 10kms existiam 3 pontos de água.
Critico a dureza extrema (paciência, deveria estar melhor preparado) e acima de tudo a demora no inicio da prova.

Os abastecimentos estavam bem. Havia água que chegue. Por exemplo na subida para a Pedra Bela, em 10kms existiam 3 pontos de água.
Critico a dureza extrema (paciência, deveria estar melhor preparado) e acima de tudo a demora no inicio da prova.
O que li, estava no facebook da prova e deve ter sido escrito por alguem da organizaçao.
Deixo aqui o post
"Bom dia máquinas, finalmente consigo vir cá deixar as minhas palavras e estarei aberto a todas as críticas.
Quanto a pontos que a organização considera ser abordados vou tentar elucidar da melhor forma.

1. Partida (Têm toda a razão, é inadmissível uma partida atrasar o que atrasou, além do atraso do secretariado também tivemos de alterar os km’s iniciais devido a questões de segurança, o início não era por aquela subida tão íngreme mas sim por outra mais abaixo, mas o estacionamento nessa zona estava tão lotado que não permitia a passagem sem problemas para os atletas, daí toca a mudar toda a logística para iniciar para outro lado.

2.Reforços (Faltou um reforço no final da 1ª Descida para preparar o pessoal para subir, aspecto a melhorar, já quanto aos restantes reforços, o primeiro chegou a uma altura que já só tinha carne assada e faltou Coca-Cola a 100 atletas, as minhas desculpas desde já por essa situação, depois o 2º reforço não acabou nada, e no 3º reforço cerca de 70% do que lá estava foi para o lixo pois ninguém parou, não percebo porque estava lá uma tenda e uma mesa com as coisas em cima, tenho de os identificar ainda melhor)

3.Subida Pedra Bela (Bem sei que era dura, no entanto queria trazer toda a gente a andar o mais próximo possível da barragem, na zona da quinta, mas depois lá está, para irmos à Pedra Bela temos de subir e muito)

4.Água (Nos reforços tivemos por condicionantes de natureza institucional que toda a gente já conhece, não nos é permitida a água de garrafa, como tal adquirimos estes depósitos de água de 1000L para abastecer toda a gente, faltou lá colocar a dizer que era controlado, já na última subida de 10km tinham 3 abastecimentos de água, porque não pararam? Abasteciam nas pontes de rio Caldo, abasteciam 4km depois numa zona identificada de uma fonte que até saía de um tronco de madeira, e mais 4km acima no tanque, toda essa água é boa, aliás não há água no Gerês que não seja, faltou a placa a informar isso, já na meta não colocamos garrafas na chegada pois estávamos em cima de mais uma fonte, alias o pódio era em cima dela, tínhamos dado indicações a quem estava na meta para informar isso aos atletas que chegavam, partilhamos da opinião que se temos água fresca e corrente para quê recorrer à engarrafada, não é apenas por questões monetárias mais sim ambientais)

5. Bifanas e bebidas (Apesar de apenas pelas 15h termos reunido as condições necessárias para as abrir, derivado ao número de staff que tivemos de colocar na recolha de atletas com problemas mecânicos, atletas acidentados (desde já as melhoras a todos, qualquer questão que precisem é só contactar) e atletas exaustos, após vencidas essas situações sempre conseguimos abrir e disponibilizar as belas das bifanas e bebidas)

6.Percurso (Era duro, muito duro até, no entanto o Gerês é assim, não a conseguimos tornar mais fácil, apenas de diminuirmos aos km’s, essa é uma aposta para o próximo ano, um percurso de no máximo 25km para os menos preparados, no entanto a data da Maratona do Gerês é no final do Verão pois aí o pessoal já está mais rodado e com melhor preparação, ponto a melhorar para o ano)

7.Actividades Complementares (O feedback que me chegou foi positivo, no entanto gostaríamos de ter mais gente para desfrutarem da Serra do Gerês)

Para finalizar, agradeço a todos os que se deslocaram a esta Serra e entregaram-se a dureza destas paisagens naturais, só queria ver a minha Serra todos os dias assim, e um agradecimento especial a todo o meu Staff que se entregou de corpo e alma a este projecto nestas últimas semanas e totalmente nas últimas 72h sem parar e ir a cama.

Agora vamos para outra maratona. Recolher as marcações e todo o lixo que alguns foram abandonando pelo trajecto.

Um abraço a todos e qualquer situação é só contactar."

Tenho é de ver como posso rolar como uns quantos tipos que vejo a passar por mim. Vou a pedalar com uma cadência elevada e de repente vejo uns quantos a pedalar metade do que eu e passam sem qualquer dificuldade. não sei se poderá ser do posicionamento na bike ou mesmo o equipamento não sei mas não percebo.

pernas e pulmão? [:D]

agora a sério, e sobre a cadência, o que tenho aprendido pela experiência é que a cadência depende de ciclista para ciclista. eu, por exemplo, dou-me melhor com cadências mais baixas. se for com cadência mais rápida, canso-me mais depressa.
edit: uso cadências baixas para descansar a rolar, p.e.; normalmento devo andar pelas 90rpm; em alturas de muito esforço em subidas tecnicas, aí dispara.

Last edited:
pernas e pulmão? [:D]

agora a sério, e sobre a cadência, o que tenho aprendido pela experiência é que a cadência depende de ciclista para ciclista. eu, por exemplo, dou-me melhor com cadências mais baixas. se for com cadência mais rápida, canso-me mais depressa.
edit: uso cadências baixas para descansar a rolar, p.e.; normalmento devo andar pelas 90rpm; em alturas de muito esforço em subidas tecnicas, aí dispara.

diferentes combinações de pedaleira e k7 somados com pernas e pulmão :-)

speccy

Pulmão tenho algum, 50km sem parar a mais de 20km por hora já é qualquer coisa. Mas a bicicleta que tenho é uma Berg 4.2 LTD uso na terceira mudança no andamento 5 e vejo toda a gente a passar com facilidade mesmo pedalando metade do que eu faço. E se eu vou a mais de 20km a pedalar assim fortemente eles vão a dormir e conseguem ir mais depressa.

Cadência elevada não é sinónimo de ir a andar muito. Podes ir a pedalar feito louco e quase não sair do sitio, se fores numa desmultiplicação muito leve. Quando falas na terceira mudança, referes-te à avozinha ou o prato grande da frente?

Essas pessoas que passavam por ti a pedalar muito menos, tinham de ir numa desmultiplicação mais pesada, logo, em cada pedalada cobriam muito mais terreno. Claro que, para pedalar pesado é preciso preparação, mas isso é treino.

E como já foi dito atrás, depende do ciclista, existem os que preferem pedalar pesado com menos cadência, e os que preferem ir mais leve, mas a pedalar mais. É tudo uma questão de confortabilidade em cima da bike.

Já agora, aos entendidos em raios de rodas, Sapim Laser, CN 424 ou Sapim CX-Ray? Pelo que andei a ver, os CX-Ray são os que oferecem uma melhor relação robustez/peso, mas gostava da opinião dos entendidos.

Last edited:
A Bike-Discount já nem me responde aos mails. Enviei um na passada quarta-feira a dizer que, como já tinha passado um mês e eu sem receber nada, queria a situação resolvida com o reembolso do que paguei ou o envio de nova encomenda igual.

Até hoje nem sinal deles e das outras vezes responderam sempre no dia seguinte. Enfim... acho que vou abrir uma disputa via Paypal, sem 170€ é que não vou ficar.

Já começa a ser uma situação revoltante! :mad::mad::mad:

Volta a enviar outro mail.. Vou colocar no face deles um textinho!!

CX-Ray ou CN 424. Raios planos para mim desde que existam medidas é o melhor que se pode usar. Raios redondos só em casos muito especiais.

Cadência elevada não é sinónimo de ir a andar muito. Podes ir a pedalar feito louco e quase não sair do sitio, se fores numa desmultiplicação muito leve. Quando falas na terceira mudança, referes-te à avozinha ou o prato grande da frente?

Essas pessoas que passavam por ti a pedalar muito menos, tinham de ir numa desmultiplicação mais pesada, logo, em cada pedalada cobriam muito mais terreno. Claro que, para pedalar pesado é preciso preparação, mas isso é treino.

E como já foi dito atrás, depende do ciclista, existem os que preferem pedalar pesado com menos cadência, e os que preferem ir mais leve, mas a pedalar mais. É tudo uma questão de confortabilidade em cima da bike.

Sim eu sei que não é sinónimo mas mesmo assim. A terceira penso que esteja relacionada com à avozinha e o 5 andamento seria no prato grande da frente.

O treino que faço é sempre esses 50km mas se conseguir ir numa desmultiplicação mais pesada para cobrir mais terreno melhor porque assim faço a mesma distância em menos tempo. Por vezes gosto de ir mais leve mesmo que pedale mais vezes mas noutras gosto de puxar a sério fazendo força só que todas elas me parecem o mesmo.

Back