Tenho alguma nostalgia dos tempos em que o BTT era mais informal. Actualmente é quase impossível escapar à obrigação de comprar sapatos de ciclismo, calças elásticas de ciclismo, luvas especiais de ciclismo, óculos de sol próprios, mochilas de água, isto sem falar em velocímetros, GPS, etc. Um tipo que se faça ao monte sem um carradão de coisas até é olhado de lado. Quando se fala de BTT passa-se mais de metade do tempo a falar de componentes e equipamentos, do que propriamente a falar de ciclismo.
De vez em quando gosto de me fazer aos caminhos com capacete e cantil de água, e roupa de desporto normal, sem mais nada. Sou eu em cima da bicicleta "contra" o terreno e nada mais. Vocês também não se chateiam com toda a preparação e parafernália que hoje em dita o BTT obriga?
Eu para as voltas que dava em miúdo também não precisava de nada disso (excepto capacete). Não fazia kms que o justificassem, não fazia dezenas de kms seguidos e provavelmente dispendia tanto tempo a pedalar como a fazer mais alguma asneira[

]
Voltas de +20kms (seguidas) em alcatrão e/ou BTT preciso:
- calções, jersey - devido ao conforto
- capacete, luvas e dependendo do grau de dificuldade (cotoveleiras e joelheiras/caneleiras) - devido à segurança e porque em caso de outro acidente, gosto de ir trabalhar no dia seguinte.
- mochila com bomba, câmara, telefone, carteira, comida e água com fartura - porque as voltas são grandes (voltar a pé é complicado...), são sempre a pedalar com poucas e breves pausas, a água vai toda e muitas vezes é preciso voltar a abastecer uma ou duas vezes por volta
- camelback vs tradicional cantil - porque leva mais água, é mais fácil de beber e não precisando de tirar uma mão do volante, mais seguro, beber água em andamento
- óculos uso os normais graduados, senão os tivesse comprava uns próprios para ciclismo - por uma questão de segurança
- sapatos e cleats de encaixe - por uma questão de ergonomia, conforto e saúde - os joelhos agradecem
- velocímetro nunca tive, GPS tenho mas só o uso para seguir trilhos e caso me perca para me voltar a orientar (já aconteceu)
Faltou-te aí mais uns blings que adiciono[

]:
- kit de luzes - por uma questão de segurança e porque dá jeito para iluminar a mata/estrada à noite
- pneus tubeless c/ líquido ou câmaras com líquido - porque dá jeito o pessoal não ficar apeado quase sempre que anda de bicicleta
- bicicleta/componentes xpto - por todas as razões e mais alguma (incluindo o factor bling)
- meia de compressão (por acaso não uso, mas já experimentei) - porque no dia seguinte estás pronto para outra
Olhar de lado em relação ao equipamento e/ou bicicleta de alguém nunca o fiz, costumo apenas fazer o olhar de desaprovação e abano a cabeça quando passo por ou ando com inteligentes sem capacete, o único acessório obrigatório em associações/clubes amadores ou profissionais de estrada ou de btt por esse mundo fora.