Tópico do BTT

Tenho alguma nostalgia dos tempos em que o BTT era mais informal. Actualmente é quase impossível escapar à obrigação de comprar sapatos de ciclismo, calças elásticas de ciclismo, luvas especiais de ciclismo, óculos de sol próprios, mochilas de água, isto sem falar em velocímetros, GPS, etc. Um tipo que se faça ao monte sem um carradão de coisas até é olhado de lado. Quando se fala de BTT passa-se mais de metade do tempo a falar de componentes e equipamentos, do que propriamente a falar de ciclismo.
De vez em quando gosto de me fazer aos caminhos com capacete e cantil de água, e roupa de desporto normal, sem mais nada. Sou eu em cima da bicicleta "contra" o terreno e nada mais. Vocês também não se chateiam com toda a preparação e parafernália que hoje em dita o BTT obriga?

Todas estas "inovações" são, de facto, melhorias. E ainda bem. O vestuário que enumeras é mais confortável e quanto ao resto é uma consequência da evolução da técnica. Se não fosse isso, ainda hj andávamos todos de forqueta rígida, travões de ferradura e shimano SIS.
Os velocímetros e GPS, são acessórios mas dão jeito. No caso do GPS, a utilização em btt é uma mais valia pelo facto de poderes descarregar percursos e segui-los ou, mais não seja, de teres uma noção de onde estás.

Depois, com estas inovações todas...é natural qu haja discussão em seu torno. Tb faz parte.

Tenho alguma nostalgia dos tempos em que o BTT era mais informal. Actualmente é quase impossível escapar à obrigação de comprar sapatos de ciclismo, calças elásticas de ciclismo, luvas especiais de ciclismo, óculos de sol próprios, mochilas de água, isto sem falar em velocímetros, GPS, etc. Um tipo que se faça ao monte sem um carradão de coisas até é olhado de lado. Quando se fala de BTT passa-se mais de metade do tempo a falar de componentes e equipamentos, do que propriamente a falar de ciclismo.
De vez em quando gosto de me fazer aos caminhos com capacete e cantil de água, e roupa de desporto normal, sem mais nada. Sou eu em cima da bicicleta "contra" o terreno e nada mais. Vocês também não se chateiam com toda a preparação e parafernália que hoje em dita o BTT obriga?

Trata-se de uma evolução natural. Quando se anda a pedalar 4h numa manhã é preciso conforto (calções com almofada e jersey transpirável) e estar sempre preparado para um azar (ferramentas, câmaras, etc.).

Claro que como em tudo, o hobbie acaba por tornar as pessoas às vezes mais preocupadas com o acessório (falar dos componentes, pesos, etc.), do que a pedalar. Mas também faz parte, pois permite manter a motivação.

ninguém mais deu opiniões sobre a berg trail 4.0 hd que está em promoção na sportzone. queria mesmo ir comprar mas nao tenho noção se é boa e nao encontro grande informação na net.
no site nao a consigo apanhar... alguém sabe se é boa para o preço? 399

eu só comprei as calças para baixo, no decatholon. não uso jersey...
oculos ainda não tenho. Mas vo comprar
luvas são, agora, de dedos rasgados... é um risco numa queda eu sei...No inverno raramento ando e por isso sao as da queshua.
Gps não tenho. Conta Kms não tenho.
Sapatilhas são de encaixe (comprei Shimano, em 2012, e ja tinham um ano de tempo...eram da coleção de 2011. Foi a unica forma de pagar apenas 30€+portes por eles, pois não vi mais baratos).

Quando se fala de BTT passa-se mais de metade do tempo a falar de componentes e equipamentos, do que propriamente a falar de ciclismo.
concordo

Um tipo que se faça ao monte sem um carradão de coisas até é olhado de lado.
outra verdade...

Pelo que leio o meu equipamento deixa muito a desejar:

Capacete, luvas, calções com rede e almofada, Jersey, uma bolsa debaixo do selim com telemóvel, CC e chaves e no quadro uma garrafa .5L.

Para peso já chega a bicla.

E já ponderaste o mercado de usados?
Por ex, e numa pesquisa rápida (carece, obviamente, de comprovação in loco), encontrei isto . Pouco mais cara do que essa berg, usada mas...em termos de equipamento muito à frente de qlq berg nova a esse preço.

Pelo que leio o meu equipamento deixa muito a desejar:

Capacete, luvas, calções com rede e almofada, Jersey, uma bolsa debaixo do selim com telemóvel, CC e chaves e no quadro uma garrafa .5L.

Para peso já chega a bicla.

A desejar porquê? Não andas bem com ele?

Do meu equipamento, o capacete, as luvas, a jersey e os óculos foram dos mais baratos que existiam. Investi um pouco mais nos calções, e sinto que valeu a pena. O próximo investimento será numas luvas melhores.

Eu para as voltas que dava em miúdo também não precisava de nada disso (excepto capacete). Não fazia kms que o justificassem, não fazia dezenas de kms seguidos e provavelmente dispendia tanto tempo a pedalar como a fazer mais alguma asneira[:p]

Voltas de +20kms (seguidas) em alcatrão e/ou BTT preciso:

- calções, jersey - devido ao conforto

- capacete, luvas e dependendo do grau de dificuldade (cotoveleiras e joelheiras/caneleiras) - devido à segurança e porque em caso de outro acidente, gosto de ir trabalhar no dia seguinte.

- mochila com bomba, câmara, telefone, carteira, comida e água com fartura - porque as voltas são grandes (voltar a pé é complicado...), são sempre a pedalar com poucas e breves pausas, a água vai toda e muitas vezes é preciso voltar a abastecer uma ou duas vezes por volta

- camelback vs tradicional cantil - porque leva mais água, é mais fácil de beber e não precisando de tirar uma mão do volante, mais seguro, beber água em andamento

- óculos uso os normais graduados, senão os tivesse comprava uns próprios para ciclismo - por uma questão de segurança

- sapatos e cleats de encaixe - por uma questão de ergonomia, conforto e saúde - os joelhos agradecem

- velocímetro nunca tive, GPS tenho mas só o uso para seguir trilhos e caso me perca para me voltar a orientar (já aconteceu)

Faltou-te aí mais uns blings que adiciono[:p]:

- kit de luzes - por uma questão de segurança e porque dá jeito para iluminar a mata/estrada à noite

- pneus tubeless c/ líquido ou câmaras com líquido - porque dá jeito o pessoal não ficar apeado quase sempre que anda de bicicleta

- bicicleta/componentes xpto - por todas as razões e mais alguma (incluindo o factor bling)

- meia de compressão (por acaso não uso, mas já experimentei) - porque no dia seguinte estás pronto para outra

Olhar de lado em relação ao equipamento e/ou bicicleta de alguém nunca o fiz, costumo apenas fazer o olhar de desaprovação e abano a cabeça quando passo por ou ando com inteligentes sem capacete, o único acessório obrigatório em associações/clubes amadores ou profissionais de estrada ou de btt por esse mundo fora.

E já ponderaste o mercado de usados?
Por ex, e numa pesquisa rápida (carece, obviamente, de comprovação in loco), encontrei isto . Pouco mais cara do que essa berg, usada mas...em termos de equipamento muito à frente de qlq berg nova a esse preço.
ponderei sim senhor, mas como sou um bocado nabo vou la chegar e nao sei se as coisas estao em condiçoes.. para alem de que nunca se sabe se foi roubada ou o catano... gostava mesmo de comprar nova e como há alguns anos que nao ando tambem nao me vou meter em grandes aventuras que possam danificar equipamentos mais fracos.
assim como assim depois o que se for danificando e eu nao achar muita piada posso ir trocando por melhor.
outra razao é a sportzone estar a fazer o pagamento em 10 vezes o que ajuda[;)]

ponderei sim senhor, mas como sou um bocado nabo vou la chegar e nao sei se as coisas estao em condiçoes.. para alem de que nunca se sabe se foi roubada ou o catano... gostava mesmo de comprar nova e como há alguns anos que nao ando tambem nao me vou meter em grandes aventuras que possam danificar equipamentos mais fracos.
assim como assim depois o que se for danificando e eu nao achar muita piada posso ir trocando por melhor.

Entendo. Tu é que sabes.

Há lojas de bikes que vendem usadas revistas e com garantia. Sei quem tenha feito bons negócios assim. [;)]

A desejar porquê? Não andas bem com ele?

Do meu equipamento, o capacete, as luvas, a jersey e os óculos foram dos mais baratos que existiam. Investi um pouco mais nos calções, e sinto que valeu a pena. O próximo investimento será numas luvas melhores.

Eu ando bem com esse material, mas há quem leve câmaras, ferramenta, etc, se um dia furar no monte tenho de vir a pé.

Eu ando bem com esse material, mas há quem leve câmaras, ferramenta, etc, se um dia furar no monte tenho de vir a pé.

Acho que interpretei mal o teu post. Com o "a desejar" estavas a referir a quantidade e diversidade, e eu pensei que estavas a referir a qualidade [;)]

Já andei com câmaras e bomba, mas agora o meu "material" é o telemóvel (excepto se for mesmo para o meio do monte, onde o carro não chegue [:D])

Eu por acaso também já notei olhares por causa de bikes menos vistosas.

Nunca notei, e numa prova que participei, estava a comentar com um colega que tinha de investir numa bike, e nisto o tipo que está ao meu lado (tinha uma Cube) diz-me "Ah pois tem! Olhe que isto faz muita diferença!" e o amigo dele disse-lhe logo "Oh pá, se calhar ainda vai ficar à tua frente!!!". Eu ri-me e fiquei na minha. Só lá ia para me divertir...

ferramenta, desmontas, descrava correntes, elos rápidos, bomba "à homem", havia pouco tempo levava também duas câmaras e dropouts; ainda levo remendos.

Falta-me o kit primeiros socorros...mas isso já era ser "bttista" (autónomo) demais[:p]

P.S. Já usei tudo o que trago na mochila mais que uma vez e já ajudei pessoal enrascado

É por essas e por outras que ando cada vez mais sozinho...

A parte social/status de alguns grupos faz-me confusão. Eu sei que há por aí muito boa gente, mas também há muitos "novos ricos"... [;)]

Voltar
Superior