Tópico do BTT

E bicicletas da Republica Checa??

Dizem que são de deixar um gajo sem fôlego!! [br:)] [:D]

575374_519590004768715_853374797_n.jpg

Essa não tem tomates para fazer descidas [:D]

Eu deixei a ressalva de que não sou um expert nem um rider experiente e daí poderem surgir erros na minha análise. Como é óbvio, não vou discutir o que cada um faz ao seu dinheiro. Isso não está em causa nem interessa a cada um de nós.

O que eu pretendi dizer é que, por vezes, vai-se do 8 ou 80 com muita facilidade. Vejo muita gente a dizer que as bicicletas que têm, muitas delas já com valores a passar os 500 euros, não chegam para aquilo que eles fazem. Pergunto: que coisas assim são tão difíceis fazem eles, que "obrigue" a ter uma bicicleta que custa três vezes mais?

Isto aplica-se também à "excessiva" preocupação com o peso. Será que um espigão ou um avanço em carbono é que vão fazer com que eu pedale mais, ou tenha coragem para aquele trilho?

Uns travões melhores trazem mais segurança? Sim, sem dúvida! A questão é que um gajo sem tomates para enfrentar aquela descida não vai passar a tê-los por trocar os Cantilever por uns hidráulicos, ou vai?

Eu passei por isso. A minha bicicleta de "500€" não chegava para o que eu gosto de fazer.

Mas não era por isso que eu deixava de ir andar na mesma com pessoal com bicicletas de + 2000€, algumas bem mais.

Fazia o mesmo que eles mas chegava todo partido, andava sempre com a preocupação de me aleijar ou de partir a bike toda, do que gozava.

Estava a ir para uma luta de pistolas com um canivete, o canivete tb mata mas não é a mesma coisa. :o

Enquanto continuam aqui a discutir vou aproveitar a minha tarde livre para dar uma volta de bike eheh [:cool:]
Vamos lá ver se o material parte ou não parte [:D][;)]

JGTB interessante essa tua opinião mas não concordo com ela. O fazer BTT com uma bike de 500€ ou uma de 2000€ é que não tem mesmo nada a ver em termos de eficácia, segurança e divertimento. Se alguns com um charuto de 100€ fazem descidas radicais cheias de calhaus e ficam para contar a história, acredito, mas isso tem mais a ver com a técnica do que com o material. Metam lá esse sujeito com uma bike melhor a fazer o mesmo e perguntem-lhe qual ele prefere. Agora se for para fazer ciclovias, qualquer treta serve desde que tenha pedais e selim (alguns preferem sem selim [:D]).
E por favor não venham com a história dos gajos com bikes de 4 digitos a ficarem para trás nas maratonas/passeios e outros com bikes do supermercado e ganharem aquilo tudo, cada um gasta os €€€ onde quer e lhe apetece mesmo que não tire sempre proveito disso a 100% [;)]

que cada um sabe quanto pode ou quer gastar? certo.
que cada um *acha* que com X compra algo que chega e sobra? para um inexperiente como eu era, falso.
que com <250€ se compra algo para fazer ciclovias e estradões? certo. que isso é BTT? eu acho que não.
que o BTT é, tal como em outras coisas da vida, uma feira de vaidades? certo.
há quem com maquinões fazem exclusivamente ciclovia e coisinhas sem jeito que até dá dó.
mas há outros que espremem as máquinas.
cada um tem que estar bem com o seu ego.
acho despropositado/inconclusivo/infrutífero/estéril a discussão de quanto cada um gasta pela bicicleta.

que coloquem dúvidas sobre o que devem comprar para que fim (lembro-me recentemente da discussão com o cadito), se X é melhor que Y em relação a preço qualidade, tudo ok.
agora criticar beltrano por ter dado 3500 mocas pela sua carbono é estar a abusar na discussão...

se alguém quer gastar 250€ interessa saber o que quer fazer com a montada e alertar que por algum mais pode comprar algo que lhe dê mais segurança/qualidade/fiabilidade no monte. mas se não quer fazer monte ou não quer/pode gastar mais, o papel de aconselhador fica deturpado.

continuo a achar que a GT por 250€ é uma boa aposta, nem que seja pelo quadro e valor de revenda.
sim v-brakes é melhor que discos mecânicos... excepto no upgrade para discos hidráulicos.

tenho dito

Enquanto continuam aqui a discutir vou aproveitar a minha tarde livre para dar uma volta de bike eheh [:cool:]
Vamos lá ver se o material parte ou não parte [:D][;)]
nunca te livras do material ceder, qualquer que seja preço dele... [;)]

eu sei que tu sabes...
mas vir para aqui meter inveja aos outros é de uma malvadez atroz...

espero que fures várias vezes. [:D] [:p]

Tenho alguma experiência (curta, é certo) com bicicletas, já que pratiquei ciclismo federado durante vários anos e agora faço (quando calha) BTT amador.
A qualidade da bicicleta faz toda a diferença, independentemente de estamos num contexto de competição. Comecei a praticar ciclismo (nos anos 80) com uma quase pasteleira e quando evoluí para uma bicicleta melhor (Altis alumínio) a mudança foi da noite para o dia, particularmente por causa do peso.

Com o BTT passou-se o mesmo. Andei com uma Berg de 500 euros durante 5 anos até que resolvi evoluir para uma bike de melhor qualidade (na casa dos 2.000 euros). As diferenças de uma para a outra são tão evidentes que apenas destaco o factor peso como o mais marcante, para não vos maçar com outros detalhes técnicos.

Quem tem verdadeiro prazer na prática do ciclismo ou do BTT nunca dirá que não a uma melhor bicicleta, sem, claro, seguir a máxima do "custe o que ela custar", mas a do "preço certo".
Eu, por exemplo, já não daria 3.500 euros (tendo-os disponíveis) por uma bicicleta para andar no meio do mato. Mas acho que adquirir uma entre os 1.500 e os 2.500 euros já é um preço razoável ou o preço certo - considerando a qualidade do material.
Evidentemente que isto só se aplica a quem os tem disponíveis ou a quem, não os tendo, os vai juntando...
É este o espírito.

Eu passei por isso. A minha bicicleta de "500€" não chegava para o que eu gosto de fazer.

Mas não era por isso que eu deixava de ir andar na mesma com pessoal com bicicletas de + 2000€, algumas bem mais.

Fazia o mesmo que eles mas chegava todo partido, andava sempre com a preocupação de me aleijar ou de partir a bike toda, do que gozava.

Estava a ir para uma luta de pistolas com um canivete, o canivete tb mata mas não é a mesma coisa. :o
bem, a questão não era o partir o material... poderia ser mesmo as capacidades dele...
se bem me lembro, entraste logo em despesas em trocar a suspa... não que a de origem estivesse estragada. mas sentiste-te limitado por ela.
a transmissão era tb 3x8, certo? a falta de 1 ou 2 carretos, e a falta de precisão do desviador podem ser um entrave ao divertimento.
e, claro, o peso.
o quadro da ktm é bom. aqui não terias problemas.

Agora é que tu tocaste num ponto fundamental. A diferença é que para o carro os motores já estão lá e só precisas de um kit de unhas. Enquanto que na bicicleta tens de levar tanto o kit de unhas como o motor. Claro que para certas exigências é preciso um nível mínimo de bicicleta. Mas para quem não faz competição pura e dura uma bicicleta de 300 e tal euros já serve. A diferença principal está em quem puxa por ela e a conduz.

Experimenta levar uma bike de 600€ para Monsanto com "vibroplate" instalada á frente e depois fazeres a mesma coisa com a mesma bike com uma suspenção decente.

Pergunta o NunoMCCII se notou diferença apenas só de mudar a suspenção da antiga KTM, as pernas eram as mesmas, o kit de unhas idem, o que mudou ? O material.
Já agora eu apenas mudei as rodas da minha, e ando como nunca andei, nem pensei andar. Rider igual, Kit de unhas igual, o que mudou ? O material.

Experimenta levar uma bike de 600€ para Monsanto com "vibroplate" instalada á frente e depois fazeres a mesma coisa com a mesma bike com uma suspenção decente.

Pergunta o NunoMCCII se notou diferença apenas só de mudar a suspenção da antiga KTM, as pernas eram as mesmas, o kit de unhas idem, o que mudou ? O material.
Já agora eu apenas mudei as rodas da minha, e ando como nunca andei, nem pensei andar. Rider igual, Kit de unhas igual, o que mudou ? O material.

um sintoma de ter uma suspensão da treta é após uns kms de percurso acidentado ficar com as mãos dormentes?

Sentiste assim tanta diferença nas rodas? Quais tinhas e quais tens agora? Quais as principais diferenças? Estou a pensar trocar. [:D]

Voltar
Superior