Tópico do BTT

boas malta, comprei ontem a rockrider 9.1 e fui dar um passeio por monsanto, é espectacular a bike ..

abraço

Está a um preço excelente ! Também gosto muito dessa máquina.
Neste momento tenho 2 hipoteses ou melhorar a minha semi-rigida, ou comprar essa nova.
Preciso de meter uns travoes hidraulicos decentes e substituir as manetes das mudanças pois as que tenho têm os comandos todos incluidos, trocar os pedais e talvez o selim, resumindo, tenho k gastar umas massas.

Naõ tenho é maneira de a comprar sem a minha Maria dar por ela:sh)

Eu até já estava inscrito, mas quando ia pagar a inscrição, lembrei-me que não estou cá nesse fim-de-semana. Raisparta [8b]

No fim-de-semana anterior vou à Invernal na Guarda!
Eu estou inscrito mas ainda não paguei porque estou em dúvida se posso ir :(
Mas o tempo está a esgotar para quem ainda não pagou. Limitaram a 200 inscrições e já têm mais de 200 pré-inscrições.

Boas.

Aos poucos vou vendo algumas bikes que existem por aí e vi (ainda apenas no site) a Rockrider 5.3, que me pareceu adequada para mim.
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-3-36119434/
Os discos são mecânicos, mas posso pedir para mudar para uns hidraulicos.
O que acham da bike em geral?
Eu não costumo passar mt tempo nos montes e também costumo fazer passeios que envolvem estrada normal, portanto não vou puxar exageradamente pelo material.

Mas fiquei com umas dúvidas que tenho de tirar quando as for ver ao vivo, mas aproveito para colocar já aqui.
As manetes das mudanças SRAM, pelo que percebi no site (corrijam-me se estiver enganado), são de punho... baaahhhh.... não acho piada, nem funcionalidade a este tipo de manetes!

Sinceramente das duas uma: ou compras a 5.3 como está ou compras a 8.1.

Eu ia para a ultima opção. Parece-me uns furos acima e já tem um avid juicy hidráulicos. http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-8-1-36118813/

P.S. Tou todo partido pois de manhã foram 57km a rolar pelos campos do mondego.

Depois de ter comprado uma Fox, estou a pensar comprar uns aros usados para disco.

Não tenho andado muito, mas quando ando faço-o em percursos duros. A Trek 6500 tem sofrido.
A transmissão está a dar as últimas e os travões fartam-se de gastar calços. Por isso estou a pensar comprar uns aros usados e uns cubos para disco.
Rodas está fora de questão. Não posso gastar muito e usadas não compro.

Assim, compro aros usados, uns cubos novos e vou tentar enraiar. Não deve ser muito difícil [:cool:]

Alguém tem uns aros baratos?

Entretanto ando a ver preços para a transmissão. Preciso de cassete, corrente e pelo menos os pratos de 22 e 32 para a pedaleira Deore de 4 furos.

O Btt não é nada barato [s)]
Quando comprei a Fox disse que ía parar de gastar de dinheiro. Bem, consegui estar 2 meses sem gastar [:D]

Realmente tens razão, o BTT não é nada barato, mas o prazer que se tira compensa largamente os €€€€ gastos [;)].

Em relação ao que pretendes, em termos de transmissão, estive a ver numa loja online e dá para comprar o que queres por cerca de 38€ (+portes): 3 pratos truvativ (em aço) + cassete Deore + corrente Deore. Mais barato que isto é dificil, tens que ver quanto "podes" gastar [;)]

Em relação ás rodas, sinceramente não fazia o que pretendes. Primeiro não sei se é facil encontrar aros usados em bom estado e a bom preço. Também não estou a par dos preços dos cubos e raios, mas ainda se deve gastar algum. Já o montar a roda, é preciso muita (muita, muita, muita) paciência e ter sorte para ficar bem feito (e falo por experiência própria que já montei uma roda traseira [:blush:] ). No teu caso talvez opta-se por umas rodas completas novas. Por 60€ já compras um par de rodas novas (na tal loja online onde vi a transmissão).

Ou seja, na transmissão + rodas já vão 112€ (já com portes) e pelo que percebi, ainda te falta os travões de disco. É uma questão de fazer contas e ver até onde podes ir. Ou então vai aos poucos e investe primeiro na transmissão que é o que te faz mais falta

Olha que não.
A bike da minha esposa tem esse sistema "revoshift" da shimano e consigo trocar de velocidade muito mais rápido que no vulgar "rapidfire" que tenho na minha. Além disso tem demonstrado uma fiabilidade notável.
No entanto há quem não goste !

Sinceramente das duas uma: ou compras a 5.3 como está ou compras a 8.1.

Eu ia para a ultima opção. Parece-me uns furos acima e já tem um avid juicy hidráulicos. http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-8-1-36118813/

P.S. Tou todo partido pois de manhã foram 57km a rolar pelos campos do mondego.

Obrigado pelas opiniões/sugestões.

Em relação às manetes das mudanças eu tive a experiência à uns anos, quando este sistema dos punhos apareceu, que o rodar do punho era lento e difícil, sendo necessário fazer "bastante" força.
Talvez devido a serem de gama baixa tenha deixado essa impressão, mas na altura não gostei da ideia de largar o punho (e "quase largar" o volante) para alternar de mudança, quando bastava um "empurrar de dedo".
Mas vou experimentar para ver se já é mais "intuitivo".

Em relação à 8.1 são 150€ a mais.... e para o que farei com ela não sei se valerá a pena.
Estou a pensar nesta gama de preços porque já vêm preparadas para discos, o que previne alguns gastos extras no futuro (e suportes para vbrakes só nas mais baratas, o que poderia ser util para reduzir peso, mas nestas não há).

No entanto vi a 5 XC Disk
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-xc-disk-36120166/
que pela descrição fiquei na dúvida se tem hidraulicos ou mecânicos. Em cima dizem uma coisa e em baixo dizem outra.. lol.. mas analisando melhor devem ser hidraulicos.
Aqui a diferença é de 100€ e 50€ para a 8.1!
Assim já deve valer mais a 8.1 do que a XC disk, ou não?

Analizando PreçovsComponentes:
- Suspensão Suntour (5.3, 5XC) vs Rock Shox Tora com bloqueador no volante (8.1)
VANTAGEM 8.1 (tirando a parte do bloqueador no volante, a diferença entre as suspensões será muito acentuada?)

- Transmissão SRAM X5 (5.3, e uns pozinhos X7 na 5XC!! [:D]) vs SRAM X7 (8.1)
VANTAGEM 8.1 (com a 5XC por perto. Será a diferença entre estes componentes desprezível a este nível ou não?)

- Discos mecanicos (5.3) vs discos hidraulicos Avid Juicy 3 (5XC) vs Avid Juicy 3 (8.1)
VANTAGEM 5XC

E pronto, foi uma análise (com os meus poucos conhecimentos!) rápida a estas opções da Decathlon, que me parecem as mais adequadas.
O que vos parece?

Depois há a questão das manetes das mudanças para verificar in loco.
E parecem robustas qb para uma utilização moderada.

Ah, e os 549€ da 8.1 já é esticar o orçamento. Se descesse para 500€ nem valia a pena pensar muito não é?
Será que vai haver "promoções" para breve das bikes?

Última edição:
Obrigado pelas opiniões/sugestões.

Em relação às manetes das mudanças eu tive a experiência à uns anos, quando este sistema dos punhos apareceu, que o rodar do punho era lento e difícil, sendo necessário fazer "bastante" força.
Talvez devido a serem de gama baixa tenha deixado essa impressão, mas na altura não gostei da ideia de largar o punho (e "quase largar" o volante) para alternar de mudança, quando bastava um "empurrar de dedo".
Mas vou experimentar para ver se já é mais "intuitivo".

Em relação à 8.1 são 150€ a mais.... e para o que farei com ela não sei se valerá a pena.
Estou a pensar nesta gama de preços porque já vêm preparadas para discos, o que previne alguns gastos extras no futuro (e suportes para vbrakes só nas mais baratas, o que poderia ser util para reduzir peso, mas nestas não há).

No entanto vi a 5 XC Disk
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-xc-disk-36120166/
que pela descrição fiquei na dúvida se tem hidraulicos ou mecânicos. Em cima dizem uma coisa e em baixo dizem outra.. lol.. mas analisando melhor devem ser hidraulicos.
Aqui a diferença é de 100€ e 50€ para a 8.1!
Assim já deve valer mais a 8.1 do que a XC disk, ou não?

Analizando PreçovsComponentes:
- Suspensão Suntour (5.3, 5XC) vs Rock Shox Tora com bloqueador no volante (8.1)
VANTAGEM 8.1 (tirando a parte do bloqueador no volante, a diferença entre as suspensões será muito acentuada?)

- Transmissão SRAM X5 (5.3, e uns pozinhos X7 na 5XC!! [:D]) vs SRAM X7 (8.1)
VANTAGEM 8.1 (com a 5XC por perto. Será a diferença entre estes componentes desprezível a este nível ou não?)

- Discos mecanicos (5.3) vs discos hidraulicos Avid Juicy 3 (5XC) vs Avid Juicy 3 (8.1)
VANTAGEM 5XC

E pronto, foi uma análise (com os meus poucos conhecimentos!) rápida a estas opções da Decathlon, que me parecem as mais adequadas.
O que vos parece?

Depois há a questão das manetes das mudanças para verificar in loco.
E parecem robustas qb para uma utilização moderada.

Ah, e os 549€ da 8.1 já é esticar o orçamento. Se descesse para 500€ nem valia a pena pensar muito não é?
Será que vai haver "promoções" para breve das bikes?

Não me parece que a 8.1 tenha mais alguma promoção, visto que se não estou em erro, o preço dela à bem pouco tempo era por volta dos 750€ mas na Decathlon nunca se sabe [:D]

Por 50€ de diferença, eu optava pela 8.1 [;)]

Realmente tens razão, o BTT não é nada barato, mas o prazer que se tira compensa largamente os €€€€ gastos [;)].

Em relação ao que pretendes, em termos de transmissão, estive a ver numa loja online e dá para comprar o que queres por cerca de 38€ (+portes): 3 pratos truvativ (em aço) + cassete Deore + corrente Deore. Mais barato que isto é dificil, tens que ver quanto "podes" gastar [;)]

Em relação ás rodas, sinceramente não fazia o que pretendes. Primeiro não sei se é facil encontrar aros usados em bom estado e a bom preço. Também não estou a par dos preços dos cubos e raios, mas ainda se deve gastar algum. Já o montar a roda, é preciso muita (muita, muita, muita) paciência e ter sorte para ficar bem feito (e falo por experiência própria que já montei uma roda traseira [:blush:] ). No teu caso talvez opta-se por umas rodas completas novas. Por 60€ já compras um par de rodas novas (na tal loja online onde vi a transmissão).

Ou seja, na transmissão + rodas já vão 112€ (já com portes) e pelo que percebi, ainda te falta os travões de disco. É uma questão de fazer contas e ver até onde podes ir. Ou então vai aos poucos e investe primeiro na transmissão que é o que te faz mais falta
Não sei em que loja viste.
Também já vi em algumas e aquilo que quero vai para cerca de 60€. Os pratos têm que ser para pedaleira shimano. Acho que os truvativ não dão (corrige-me se estou enganado).

A comprar material novo, pretendo algo um pouco melhor. Pelo menos ao nível da cassete. Estou a pensar na Lx ou na Sram Pg970. Os valores das 2 são idênticas, mas ainda não sei qual será melhor opção.

Corrente vou comprar Sram. Tive algumas (grandes) desilusões com uma corrente shimano e confio mais nas Sram.

Em relação às rodas ando a ver as "ofertas" para analisar se vale a pena.

Penso fazer isto porque não posso gastar muito dinheiro (pelo menos de uma só vez) mas também porque não pretendo trocar a bike.

Enquanto que a maioria faz grandes compras e gasta muito dinheiro de uma só vez, eu tenho um sistema diferente:
Só gasto o que posso e quando posso vou "investindo" (se é que se pode chamar investimento [:D]).

Por exemplo, na suspensão:
Tinha 1 Manitou Slate. Avariou e comprei 1 Manitou Skareb usada. Passados 2 meses vendi-a e comprei uma Fox F100X.
Quando comprei a Skareb não conseguia "investir" numa Fox.

De resto, a bicicleta está quase de origem. Estou a ponderar tentar vender as rodas. Se o fizer, então já dá para comprar umas novas. Claro que aí ficam a faltar os travões (mais 1 dor de cabeça [:D]).

Estive a ver na Fizzbikes [;)]

Pelo que sei, os pratos são todos compatíveis (existem as medidas de furação dos pratos, confirma isso com os teus), mas penso que existem para pedaleiras "normais" e pratos com furação especial para um modelo da XTR (isto falando de pratos com 4 "apertos")

Em relação a isto dos pratos, cheguei a comprar em tempos pratos da Stronglight e montei-os sem problemas numa XT, por isso [;)].

Correntes concordo contigo, dou preferência à SRam principalmente por causa do powerlink, mas nada impede de usar uma corrente XT com o powerlink. Em relação ás cassetes, se são ao mesmo preço, compra a mais leve [:D] a qualidade de ambas é semelhante (já tive ambas)

Voltar
Superior