Obrigado pelas opiniões/sugestões.
Em relação às manetes das mudanças eu tive a experiência à uns anos, quando este sistema dos punhos apareceu, que o rodar do punho era lento e difícil, sendo necessário fazer "bastante" força.
Talvez devido a serem de gama baixa tenha deixado essa impressão, mas na altura não gostei da ideia de largar o punho (e "quase largar" o volante) para alternar de mudança, quando bastava um "empurrar de dedo".
Mas vou experimentar para ver se já é mais "intuitivo".
Em relação à 8.1 são 150€ a mais.... e para o que farei com ela não sei se valerá a pena.
Estou a pensar nesta gama de preços porque já vêm preparadas para discos, o que previne alguns gastos extras no futuro (e suportes para vbrakes só nas mais baratas, o que poderia ser util para reduzir peso, mas nestas não há).
No entanto vi a 5 XC Disk
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-xc-disk-36120166/
que pela descrição fiquei na dúvida se tem hidraulicos ou mecânicos. Em cima dizem uma coisa e em baixo dizem outra.. lol.. mas analisando melhor devem ser hidraulicos.
Aqui a diferença é de 100€ e 50€ para a 8.1!
Assim já deve valer mais a 8.1 do que a XC disk, ou não?
Analizando PreçovsComponentes:
- Suspensão Suntour (5.3, 5XC) vs Rock Shox Tora com bloqueador no volante (8.1)
VANTAGEM 8.1 (tirando a parte do bloqueador no volante, a diferença entre as suspensões será muito acentuada?)
- Transmissão SRAM X5 (5.3, e uns pozinhos X7 na 5XC!! [

]) vs SRAM X7 (8.1)
VANTAGEM 8.1 (com a 5XC por perto. Será a diferença entre estes componentes desprezível a este nível ou não?)
- Discos mecanicos (5.3) vs discos hidraulicos Avid Juicy 3 (5XC) vs Avid Juicy 3 (8.1)
VANTAGEM 5XC
E pronto, foi uma análise (com os meus poucos conhecimentos!) rápida a estas opções da Decathlon, que me parecem as mais adequadas.
O que vos parece?
Depois há a questão das manetes das mudanças para verificar
in loco.
E parecem robustas qb para uma utilização moderada.
Ah, e os 549€ da 8.1 já é esticar o orçamento. Se descesse para 500€ nem valia a pena pensar muito não é?
Será que vai haver "promoções" para breve das bikes?