Tópico do BTT

Alguém encontra explicação para a mudança da frente da minha RR 8.1 continuar a falhar após terem mudado a pedaleira? [s)]

Antes diria que trocar de mudança falhava 98% das vezes, ontem começou novamente a falhar mas de forma intermitente.. 60/70% não mudava de carreto [8b]

se é apenas afinação, porque é que umas vezes entra á primeira e outras não!?? já estou farto de andar a levar a bicicleta é decathlon.. [8b]

E agora estou mesmo a ver que levo lá a bicicleta, vai entrar bem á primeira e dizem que é sisma meu [s)]

Resolve o assunto de uma vez indo a uma loja de bikes de rua, sem ser decathlon. Se o problema for afinação é barato. Se for algo mais complicado levas à decathlon. Vai a uma loja e vê o que te dizem ;)

Alguém encontra explicação para a mudança da frente da minha RR 8.1 continuar a falhar após terem mudado a pedaleira? [s)]

Antes diria que trocar de mudança falhava 98% das vezes, ontem começou novamente a falhar mas de forma intermitente.. 60/70% não mudava de carreto [8b]

se é apenas afinação, porque é que umas vezes entra á primeira e outras não!?? já estou farto de andar a levar a bicicleta é decathlon.. [8b]

E agora estou mesmo a ver que levo lá a bicicleta, vai entrar bem á primeira e dizem que é sisma meu [s)]

Boas.

Vi a tua mensagem, mas hoje não consegui vir ao forum para te responder.

No geral, concordo com o que diz o Rui.
Se na Deca não resolvem, pede uma segunda opinião numa oficina. E depois baseado no que o mecânico te disser, confronta a Deca com o que te foi transmitido. E em último caso, apresenta a conta na Deca. [;)]

Quanto ao problema em si, sem a ver e experimentar não te consigo ajudar.

Espero que acima de tudo, o problema se resolva.

Abraço.

Aconteceu-me algo parecido quando troquei pela ultima vez parte da transmissão e cabos/bichas na Believe. Não conseguia meter o prato pequeno à frente por mais folga que desse ao cabo, por mais que regulasse o limitador, a corrente não passava para o prato pequeno!!! Lá descobri que o desviador estava ligeiramente fora do lugar e uma vez ajustado tudo voltou a funcionar.

Claw-hammer.jpg

e lá deixei na menina na decathlon, amanha é que o técnico vai mexer nela.. existe a hipotese de trocar o desviador ou trocarem por uma bike nova.

Eu até dei ao bcoado umas voltas no parque na decatlhon e entraram todas bem, está embruxada. Agora é uma falha intermitente, mas quando falha não entra nem a martelo [:cool:]

Se não ficar pronta para o fim de semana, disponibilizam uma bike para eu andar..

Ligaram-me agora da decathlon, trocaram a corrente e o desviador da frente.

Eles exprimentarem e nunca falhou a trocar a mudança.

No entanto ao desmontar o desviador o mecanico notou um pequeno "atraso" na mola e talvez fosse disso.. espero que seja desta.

Last edited:
Estou com um 'problema'. Preciso de um desviador da frente top-swing, mas ainda uso roda livre 7v, os desviadores Shimano 8v também funcionam com 7? E a corrente de 8 dá para 7?

Tenho um desviador Acera 2012 novo para trás? Consigo pô-lo a funcionar com as 7v?

Companheiro TommyTosser

Desviadores/shifters 7/8/9 velocidades (Shimano) são compativeis entre si.

Podes usar o Acera com 7 velocidades.

A corrente é a mesma para 6, 7 e 8 velocidades.

Um abraço

ny12xx

Companheiro TommyTosser

Desviadores/shifters 7/8/9 velocidades (Shimano) são compativeis entre si.

Podes usar o Acera com 7 velocidades.

A corrente é a mesma para 6, 7 e 8 velocidades.

Um abraço

ny12xx

Sendo assim, óptimo, já agora, pergunto o que seria um bom desviador para a frente e para trás? XT? Algo do género?

Companheiro

O desviador faz o que o shifter "manda".

Tirando o peso (e a estética), pouca ou nenhuma diferença encontras entre um Alivio e um XT.

Coloca antes uns shifters razoáveis em vez de mudares o desviador.

Um abraço

ny12xx

Sem saber o preço normalmente praticado nas lojas, diria que se calhar a melhor relação qualidade/preço está na gama SLX.

Obrigado, vou ver como estão os preços nas lojas.

Companheiro

O desviador faz o que o shifter "manda".

Tirando o peso (e a estética), pouca ou nenhuma diferença encontras entre um Alivio e um XT.

Coloca antes uns shifters razoáveis em vez de mudares o desviador.

Um abraço

ny12xx

Não equaciono comprar shifters novos pelos menos para já, de gatilho para 7 (Alivio) já tenho e não encontro de gama mais alta, só mesmo mudando de roda e cassete (8/9).

Agora um desviador Alivio trabalhar da mesma forma que um XT... hum, duvido.

Hoje finalmente recebi a encomenda da Bike-Discount.

Travões XT já montados e a diferença de comprimento dos tubos para os Avid acabou por não ser muita.

Como nestas coisas tem sempre de haver alguma dificuldade, não consigo afinar o travão da frente, já tentei inúmeras vezes, mas o disco fica sempre a roçar nas pastilhas, prende mesmo a roda. :(

O que será?

Fotos:

296157_528731527187896_268465307_n.jpg

1013655_528731557187893_379624768_n.jpg

1011153_528731593854556_915502250_n.jpg

1012765_528731637187885_2053588165_n.jpg

As anilhas acabei por as tirar mas continua a fazer o mesmo. Será o disco empenado? Só roça na pastilha da esquerda e o disco parece-me estar abaulado para esse lado.

As anilhas acabei por as tirar mas continua a fazer o mesmo. Será o disco empenado? Só roça na pastilha da esquerda e o disco parece-me estar abaulado para esse lado.

Os shimano não deixam muito espaço entre disco e pastilhas.

Desaperta ligeiramente os parafusos da maxila, vira a bina ao contrário e coloca a roda em movimento livre. Faz travagens fortes (a maxila deve mexer ligeiramente) repetidamente. Verifica que não roça. Se não roçar aperta com CUIDADO segurando na maxila para evitar ligeiros movimentos quando dás o(s) aperto(s) finais.

Os shimano não deixam muito espaço entre disco e pastilhas.

Desaperta ligeiramente os parafusos da maxila, vira a bina ao contrário e coloca a roda em movimento livre. Faz travagens fortes (a maxila deve mexer ligeiramente) repetidamente. Verifica que não roça. Se não roçar aperta com CUIDADO segurando na maxila para evitar ligeiros movimentos quando dás o(s) aperto(s) finais.

Concordo plenamente! Ainda à duas semanas andava eu ás aranhas para afinar depois de montar as pastilhas, mas lá conseguir meter no ponto.

Back