Tópico do BTT

É verdade cheguei a comprar a Mobi V-15 e hoje testei aquilo. Com depósito cheio (15L) dá para lavar uma bicicleta na boa. A pressão indicada pelo fabricante (máx 130psi) é para esquecer, lol Por isso não há receio de lixar vedantes e rolamentos. O ruído em funcionamento é reduzido.
Estou satisfeito. Perco menos tempo depois de andar para limpar a bicicleta. Não sujo o carro e não sujo a casa. Está aprovado. Falta apenas um "nível" para ver a quantidade de água no reservatório e a ligação pistola-mangueira-compressor devia ser universal.

Sim foi criada nos EUA tanto que usam isso na publicidade deles.

Mas parte de bicicletas é de Italia.

É americana.
A divisão europeia da Scott nem está na Itália mas sim na Suiça. [;)]

1978
European Headquarters
In 1978, SCOTT opened its European Headquarters in Fribourg, Switzerland, an hour away from the world-renowned ski resort of Verbier.

Mas isso é quase tudo, ou China ou Taiwan.. lol

Depende das marcas e dos produtos da marca que se está a comprar.

É normal que uma Scott, Trek, Specialized, etc em bicicletas de gama baixa e se calhar até média mandem fazer na China. Já gama alta por norma é feito na Europa, Américas...por enquanto:sh)

Eu já tive uma má experiência com esta coisa do ser feito em Taiwan.

Em tempo pertencia á equipa da Banshee que corria por cá.
Já tive 3 Banshee Scream que são feitas no Canada, mas eles mudaram isso nos ultimos modelos, eu troquei o meu quadro por um desses e que tinha só a diferença da pintura ,mas eu troquei por ser um S e a minha actual era um M e como tenho 1,83 um M é grande.
Mas esta nova já não era feita no Canada era em Taiwan, com o tempo estes modelos iam estalando todos perto do pedaleiro, tudo devido a uma falha dos chinocas que se esqueceram de por uma tira de solda.:sh)
Passado isto voltei a trocar o quadro novamente por um ainda feito no Canada mas S e já o tenho á 2 anos e continua a estar em perfeitas condições, até já o personalizei, mesmo sabendo que perdeu a garantia.

É sempre melhor quando as coisas sãos construídas por estes lados, mas infelizmente isso esta a desaparecer.
É como a Marzocchi, as Made in Italy nunca mais se vai ver, agora só Taiwan desde que estão nas mãos da RS Suntour[8b]
Eu cá ainda tenho uma Made in Italy e não a troco por nada...apr:)

Ambas as coisas [;)] Tive umas rodas de disco com esses aros e não tive nenhum problema com eles

Então são uma boa compra, pelo que vou lendo também pela net.
Mais opiniões?

Já tinha ouvido (porque não tenho nenhum nem nunca usei) que a malha de carbono tinha uma "elasticidade" muito grande mas nunca imaginei que aguentasse aquele aperto.
Aquilo não deixa marcas visiveis no tubo? A resistência mantém-se?
No entanto os tubos estavam em aberto, apenas fechado com caixa de direcção. Será que se tivesse a caixa da pedaleira (ou seja, estava preso dos dois lados) o aperto não teria piores consequências?

Há uns tempos (meses) ouvi uma reportagem de um atleta numa prova de BTT do circuito nacional, que cruzou a linha de meta com a bike na mão, por a mesma se ter partido. Era da marca Stevens, e parece que foi devido a uma queda e ao toque da manete de travão no tubo superior.

Última edição:
Muito bom esse teste e era disso precisamente que falava. Segurar o quadro com a máo ou tê-lo numa base fixa (como este da cannondale) é completamente diferente.

Gostei de ver o quadro em alumínio que entra logo em deformação plástica.

Também reparei nisso :sh) Numa situação daquelas, apesar do quadro não estar partido, era bom para ir para o lixo com uma mossa daquelas...

Um dia ainda quero ter um quadro de carbono [:cool:]

Macavenco também vi fotos desse quadro da Stevens, mas também já vi algumas fotos de quadros de alumínio rachados/partidos. Nestas coisas acho que o factor qualidade/peso tem muito a dizer. Quanto mais leve for um quadro, menos resistência deverá ter, penso eu.

Por falar em pesos, aproveitei o facto de ter em casa emprestada uma balança própria para pesar bicicletas e pesei a minha Tuareg, 10,6kg com os pneus de estrada, foram mais 600grs que o que marcou com a minha balança de WC. Se a relação de erro se mantiver, a Koncept deve de pesar 11,6kg e a BH uns jeitosos 13,6kg

Depende das marcas e dos produtos da marca que se está a comprar.

É normal que uma Scott, Trek, Specialized, etc em bicicletas de gama baixa e se calhar até média mandem fazer na China. Já gama alta por norma é feito na Europa, Américas...por enquanto:sh)

A scott é americana, no entanto desenvolvida na suiça , eu tb pensava que era suiça, alias é o que me disseram na loja da scott inclusive.

Os quadros de carbono sao de quase todas as marcas caras feitos no oriente e em saldos, alias ha uma polemica que os orientais vendem os quadros em bruto em saldos a quem quiser comprar e so "iguais" ao de marca muito superiores a nivel de custo nas que ha quem diga que sao exactamente iguais e isso é até hoje um fenomeno, pois ha quem compre quadros a 300euros de carbono em bruto igual ao de uma marca e esteja muito satisfeito. E que os chineses tem os moldes de todos os quadros que fabricam e devem fazer alguns extra para venderem por fora.

Agora o acabamento e letring é qu é feito no pais da marca em muitos casos.

A scott é americana, no entanto desenvolvida na suiça , eu tb pensava que era suiça, alias é o que me disseram na loja da scott inclusive.

Os quadros de carbono sao de quase todas as marcas caras feitos no oriente e em saldos, alias ha uma polemica que os orientais vendem os quadros em bruto em saldos a quem quiser comprar e so "iguais" ao de marca muito superiores a nivel de custo nas que ha quem diga que sao exactamente iguais e isso é até hoje um fenomeno, pois ha quem compre quadros a 300euros de carbono em bruto igual ao de uma marca e esteja muito satisfeito. E que os chineses tem os moldes de todos os quadros que fabricam e devem fazer alguns extra para venderem por fora.

Boa ! bem me parecia que te tinhas enganado. É sempre um acto de alguma elevação reconhecermos que errámos. [;)]

Nos quadros as diferenças de preço são gigantescas, há bicicletas em carbono por pouco mais de 1.000 Euros (Berg) e há quadros (só quadros) que custammais de 4.000, como é o caso da specialized epic mais cara.

Há quem diga que nenhum quadro de carbono é exactamente igual[:cool:]

Há também vários tipos de carbono assim como aluminio!

Acho que nas marcas de topo americanas,os quadros de topo não são feitos no oriente e mesmo que fossem,logo que respeitem as normas,não vejo problema nenhum!

Hoje não fui trabalhar devido á neve,por isso da parte da tarde vou dar uma volta de bike na neve!

Voltar
Superior